
Reunião em Brasília debate melhoramento genético das frutas do Vale

Nesta quarta-feira (09), o deputado estadual Lucas Ramos (PSB/PE) participou de reunião com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE). Atuando em conjunto, os parlamentares discutiram com o presidente a liberação de convênios entre a Companhia e o Governo de Pernambuco.
Segundo Ramos na reunião. “Tratamos da liberação de um convênio de mais de R$ 1,05 milhão para o Governo de Pernambuco aplicar na pesquisa e no melhoramento genético das frutas do Vale do São Francisco, o que aumentará a qualidade dos nossos produtos. A Codevasf desempenha um papel importante para o desenvolvimento da região do Sertão do São Francisco e queremos que as parcerias sejam ampliadas”, destacou o parlamentar.
A proposta prevê a realização dos estudos junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.
O encontro discutiu, ainda, a viabilidade de um convênio para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento necessário para a regularização fundiária e para o acesso a políticas públicas e crédito bancário.
Os bastidores da política em Petrolina
Depois de confirmar que levará o apoio do PP ao candidato do PT a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, na próxima segunda-feira, o deputado federal Fernando Monteiro (PP) foi visto, ontem, em Brasília, num animado almoço com o deputado estadual Lucas Ramos, um dos pré-candidatos do PSB a prefeito daquele município. Como Monteiro já bateu o martelo para subir no palanque de Odacy é bem provável que esteja já articulando o fortalecimento da coligação do petista, na hipótese de Lucas não vir a entrar no páreo.
Com informações de Magno Martins
Fantasma do bate chapa volta a assombrar o PSB de Petrolina

A disposição da dupla Gonzaga Patriota e Lucas Ramos, deputados federal e estadual respectivamente, em confrontar com o grupo liderado por Fernando Bezerra Coelho é bem maior do se imagina. Os dois não aceitam em hipótese alguma votar em candidato indicado pelo senador, muito menos em um dos filhos (Fernando Filho e Miguel Coelho) e pretendem mesmo disputar o pleito para prefeito de Petrolina pelo PSB.
A estratégia dos dois políticos é apoiar um ao outro, ou seja, quem estiver em melhor condição recebe o apoio do aliado. Fora isso, o caminho certo mesmo é o bate chapa como ocorreu em 2008 quando Gonzaga e o então prefeito Odacy Amorim disputaram a condição de candidato do partido, Gonzaga ganhou no voto, mas perdeu a eleição por não ter obtido o apoio na prática de Fernando Bezerra, Odacy e cia.
O fantasma do bate chapa, portanto, pode ser a alternativa para se definir o nome do candidato do PSB a disputar a prefeitura de Petrolina mais uma vez. Os reflexos desta possível disputa é que serão, neste cenário, devastadores, pois quem vencer no voto não vai contar com o apoio do vencido, pelo menos, esse é o pensamento de Gonzaga e Lucas, se não avançarem no bate chapa os dois vão declarar apoio a um outro candidato e aí pode ser Adalberto, Odacy ou mesmo um nome indicado por Júlio Lossio. É chumbo grosso, é racha na certa se FBC não recuar, desistir do sonho e apoiar um outro candidato que não seja um dos seus filhos.
Não apoiamos candidato de FBC e o de Júlio Lossio é só para se torrar” afirma Gonzaga Patriota

Irredutível, essa é a palavra certa para traduzir o posicionamento do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) em relação a decisão de não apoiar em hipótese alguma o candidato que for apresentado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) para prefeito de Petrolina.
Em entrevista exclusiva ao Blog Waldiney Passos o parlamentar reiterou que se Fernando Bezerra apoiar mesmo a candidatura do filho (Miguel Coelho), ele e o deputado Lucas Ramos (PSB) vão trabalhar para saírem candidatos, se não conseguirem viabilizar o nome de um dos dois então devem procurar alguém para apoiar. ” Fernando vai correr com o dele e nós vamos correr com o nosso”, ratificou.
Descartada a possibilidade de aceitar um candidato de FBC, Gonzaga informou poder apoiar qualquer um outro nome mesmo que não seja do PSB. “A gente não tem no momento o nome porque somos pré-candidatos, eu sou candidato e Lucas é candidato, mas na hora que disser assim não tem jeito, nós vamos discutir outra alternativa. Odacy e Adalberto já falaram comigo, de Júlio Lossio ninguém falou diretamente, mas indiretamente a gente já escutou alguém, então se o candidato não puder ser Gonzaga ou Lucas a gente vai ver um candidato desses que estão aí para nos juntarmos e corrermos atrás da vitória”, disse.
Em uma outra avaliação do cenário político Gonzaga disse acreditar que o prefeito Júlio Lossio (PMDB) não está muito interessado em fazer o sucessor. “Aqui pra nós, ele não quer eleger ninguém, ele vai ficar na moita, assim como ficou na eleição de deputado, ele fica na moita caladinho ali. Vai aparecer um cabra dele para ser candidato, mas ele vai deixar esse cabra ser candidato para se torrar”, garantiu.
Lucas Ramos faz visita rodovias com diretor de obras do DER nessa sexta
Na próxima sexta-feira (04) o deputado estadual de Pernambuco, Lucas Ramos (PSB), visitará juntamente como diretor de obras do DER, as rodovias mais críticas de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
Em Petrolina, o primeiro compromisso, será a visita as PEs que dão acesso ao balneário da Pedrinhas e a Ilha do Rodeadouro. Em seguida, será feita uma visita também a estrada do aeroporto e a Transnordestina.
A visita tem a finalidade de fotografar as condições das vias para que seja elaborado um documento que dará subsídio
Deputado Lucas Ramos comemora o desempenho da educação em Pernambuco

Os números do levantamento ” Todos pela Educação”, trouxe indicativos os quais demonstram que entre os anos de 2005 e 2014, o estado de Pernambuco dobrou o número de estudantes com até 19 anos de idade que concluíram o Ensino Médio, todo esse resultado “é fruto de uma nova visão implantada na gestão da educação pernambucana”, afirmou o Deputado Lucas Ramos (PSB) no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco,nesta segunda (22).
De acordo com o estudo, nesse período, o percentual de estudantes que concluíram o Ensino Médio antes dos 20 anos saltou de 27,2% para 56,3%. “A ampliação do número de escolas integrais, de escolas técnicas e de mais investimentos na área, tanto em requalificação da infraestrutura quanto na valorização dos recursos humanos, promoveram esse salto de qualidade na nossa educação”, argumentou.
O socialista ressaltou, no entanto, que, embora o Estado tenha se destacado nacionalmente nesse quesito, é necessário avançar ainda mais. “Precisamos contar com o apoio das prefeituras e de outros parceiros para que a distorção idade-série seja corrigida ou minimizada nas etapas iniciais do Ensino Fundamental.” Por fim, Ramos destacou o esforço de estudantes e professores pernambucanos nas campanhas de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Deputado Lucas Ramos discute legislação ambiental em Pernambuco

Vara de Violência contra a Mulher será inaugurada na próxima terça-feira em Petrolina

Deputado estadual Lucas Ramos (PSB/PE)
Na próxima terça-feira (02) o Tribunal de Justiça de Pernambuco instala, no Fórum de Petrolina, a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A notícia foi dada pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB/PE) ao radialista Waldiney Passos, no programa Bom Dia Vale. Será a segunda unidade judicial especializada no direito da mulher a funcionar no interior de Pernambuco, somando-se à de Caruaru, inaugurada no dia 14 de janeiro. A chegada da Vara atende a um pedido do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) apresentado ao presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves.
“Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, trabalhamos pela defesa do projeto de lei enviado pelo Tribunal e conseguimos a aprovação por unanimidade na Casa”, comemora o parlamentar. “Petrolina receberá um importante instrumento no combate à violência contra a mulher, que vai acelerar processos e julgamentos”, acrescenta Lucas.
De acordo com números do Tribunal de Justiça, a instalação das varas é necessária para dar maior celeridade nos trâmites judiciais. “O número de casos que atentam contra a integridade da mulher representa 30% de todo o acervo processual das Varas Criminais”, destacou Neves. “É muito importante que o nosso projeto tenha o respaldo de um jovem deputado da região, preocupado com a questão, procurando unir o Legislativo e o Judiciário para trabalharem juntos, em prol dos pernambucanos”, complementou o presidente.
A Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher funcionará no Fórum de Petrolina, localizado na Praça Santos Dumont, s/n, Centro. Na ocasião, também será inaugurado o 2º Juizado Cível e das Relações de Consumo.
Em resposta a Lucas, Miguel diz que o foco é discutir o futuro de Petrolina

A queda de braços protagonizada pelos socialistas petrolinenses Lucas Ramos e Miguel Coelho ganha mais um capítulo, mais uma vez os dois trocam farpas pela condução do PSB em Petrolina.
Presidente do Partido Socialista Brasileiro em Petrolina, Miguel afirmou que Lucas insiste em fazer um debate que na opinião dele está superado e afronta a direção estadual da legenda.
“Desde agosto do ano passado, o deputado Lucas Ramos insiste nessas críticas desnecessárias. Isso já cansou, está superado e ele permanece nessa discussão para se promover. Estamos focados em unir o partido, em buscar o diálogo, mas se ele quer criar uma rinha e fazer futrica é uma vontade apenas dele”, condenou Miguel.
Para Coelho, a hora não é de dividir o partido, mas de ouvir a população e discutir o futuro do município sertanejo. “Vamos realizar neste mês mais duas agendas 40 atendendo a orientação do governador de aumentar a escuta à população. Então, se o deputado Lucas Ramos quiser trabalhar pela população de Petrolina vamos trabalhar em conjunto. É hora de ouvir a população, saber quais as principais demandas dos petrolinenses e construir um projeto para a cidade”, destacou Miguel.
Sobre o processo eleitoral, o presidente do PSB de Petrolina disse que somente a partir de abril será iniciada a discussão sobre as candidaturas. “Temos um senador, dois deputados federais, dois estaduais, vereadores e todos estão legitimados a disputar. O candidato será aquele que tiver mais condições de agregar. Estamos em janeiro ainda e este é momento de escuta. A partir de abril, dentro do que determina o prazo eleitoral, aí sim vamos chamar os partidos aliados para discutir nomes”, explicou.
Lucas Ramos alfineta partido e afirma que PSB é tratado como patrimônio familiar em Petrolina
Em entrevista a uma emissora de rádio no Recife nesta quinta-feira (07), o deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Lucas Ramos (PSB), afirmou que o ano de 2016 será fundamental para o estado se planejar e garantir mais recursos para investimentos públicos. “Depois de um 2015 difícil, este é o momento de planejar e também de tirar do papel ações, entregar obras, fazer uma mudança na qualidade de vida dos pernambucanos”, disse o parlamentar.
Lucas destacou a prudência do governador Paulo Câmara com as contas públicas no seu primeiro ano de mandato. “O estado deixou de arrecadar R$ 1,5 bilhão e foi preciso aplicar planos de contingenciamento para não estourar as contas públicas e garantir a prestação de serviços essenciais à população”. Para 2016, o parlamentar espera do Governo Federal a abertura de mais linhas de crédito que podem resultar em até US$ 700 milhões para investimentos em Pernambuco.
Segundo Lucas, mesmo enfrentando um cenário de crise econômica, o Estado conseguiu investir mais de R$ 1,1 bilhão. “São obras, ações, investimentos no FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), que garantiram ao povo pernambucano, especialmente nos municípios menores que têm recursos próprios limitados, a promoção do desenvolvimento. Avançamos em muitas áreas, mas ainda temos muito o que fazer”, avaliou.
Agenda 40 – Sobre a presença nas reuniões da Agenda 40 em Petrolina promovidas pelo Partido Socialista Brasileiro, Lucas Ramos foi enfático: “enquanto o PSB for tratado, em Petrolina, como patrimônio familiar não participo de nenhuma Agenda 40”. O parlamentar citou a falta de lideranças regionais socialistas que não integram as discussões. “Os encontros configuram apenas a promoção pessoal dos que estão à frente do diretório, mas continuo contribuindo com o partido e estarei no lançamento do Programa Chapéu de Palha no Sertão do São Francisco marcado para o dia 18”, explicou. (Blog do Finfa)
Lucas Ramos faz balanço do primeiro ano de mandato
O deputado Lucas Ramos (PSB) apresentou, nesta terça (15), durante o Pequeno Expediente da Reunião Plenária, um balanço de seu primeiro ano na Assembleia Legislativa.
O parlamentar comemorou a aprovação de leis de sua autoria, como a 15.636/2015, que institui o cardápio inclusivo (informações em braile e também com fonte ampliada) nos restaurantes e bares do Estado; e a 15.653/2015, que aplica sanções a estabelecimentos comerciais que permitirem ou fizerem apologia à pedofilia, exploração sexual e prostituição de crianças e adolescentes.
Em seguida, Ramos registrou as proposições de sua autoria que incluíram a “Vinhuva Fest”, realizada na cidade de Lagoa Grande, e o Dia Estadual em Defesa do Rio São Francisco, no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Pernambuco.
“Foi um ano de conquistas e avanços, mesmo diante de tantas dificuldades. Entraremos em 2016 com fôlego renovado e muita disposição para pegar no serviço, fazer a máquina moer para quem mais precisa”, disse.
O deputado defendeu, ainda, a aprovação dos PLs 486/2015, que torna obrigatório o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas, e 448/2015, que determina a oferta de 5% dos leitos em hotéis e motéis para pessoas com deficiência de locomoção ou com mobilidade reduzida. As matérias são de sua autoria.
O socialista pediu também que a Transposição do Rio São Francisco beneficie a população que mora nas proximidades das obras e destacou a importância de um novo pacto federativo, garantindo mais recursos para as prefeituras municipais.
Fernando Filho e Miguel Coelho questionam lealdade de Lucas Ramos ao governador Paulo Câmara

Seja pelos rumos do processo de impeachment da presidente Dilma, ou mesmo devido aos entendimentos para as eleições municipais de 2016, a política tem sido o assunto mais discutido nas festas de confraternização de final de ano aqui em Petrolina.
No último sábado os deputados e irmãos Fernando Filho (federal) e Miguel Coelho (estadual), ambos do PSB, estiveram reunidos com a imprensa e não foram poupados dos questionamentos sobre a sucessão municipal do ano que vem, sobretudo, a respeito dos atritos com o também pessebista Lucas Ramos, que já reiterou por diversas vezes o desejo de sair candidato a prefeito, com ou sem o apoio dos fernandistas.
Mais comedido, Fernando Filho disse que apesar de adotar uma postura de conciliador espera que a vontade do povo que o elegeu, majoritariamente, ao lado do Miguel, seja respeitada. “E a vontade da população dentro do PSB foi ter me colocado como o deputado federal mais votado do partido e Miguel Coelho também como o mais votado. Isso resultou na formatação da Comissão Provisória que deixou, digamos assim, algumas pessoas incomodadas”, alfinetou, acrescentando que o que o governador Paulo Câmara (PSB) fez na realidade foi respeitar a decisão das urnas.
Apesar dos desentendimentos o parlamentar salientou ainda acreditar na unidade do partido em Petrolina, que segundo ele tem uma fartura de nomes legitimados para disputar o pleito. “É o único partido que tem diversos deputados e nós queremos construir uma aliança. Se não for possível, paciência, faz parte da política”, frisou.
Sobre as declarações de Lucas Ramos de que o PSB não tem liderança em Petrolina, Fernando Filho disparou. “Isso para quem não tem ninguém sobre a liderança dele é muito fácil falar. Na verdade ele lidera apenas o mandato. É querer antecipar uma futrica política menor para poder se manter em evidência, eu não vou entrar nesse tipo de debate”.
Já Miguel Coelho foi mais taxativo, ele avalia que o discurso do deputado Lucas vai chegar arranhado e cansado até a eleição. “Eu assumi o partido em agosto, estamos fechando o ano e o discurso dele é a mesma coisa. Eu nunca vi do deputado Lucas uma contribuição para o PSB em Petrolina desde que assumi o partido, sempre foi para criticar e reclamar”, lamentou.
Miguel falou do esforço que tem feito para unir a todos e disse ter certeza que a proposta do partido, oriunda das agendas que vem realizando, vai consolidar o apoio dos que realmente querem o melhor para Petrolina. O deputado também questionou a lealdade do colega Lucas ao governador Paulo Câmara. “É muito fácil dizer que é leal ao governador Paulo Câmara e conversar com outros quatro partidos. Acho que quando você é leal, é leal a um. E se você achar que não tem mais espaço, é legitimo querer fazer a sua manutenção em outro território”, concluiu.
PSB pode bater chapa novamente em Petrolina, afirma Lucas Ramos

As eleições municipais do ano que vem estão sendo o cardápio principal nas confraternizações realizadas pelos políticos na cidade de Petrolina (PE). Nesta quinta-feira (11) reunido com amigos, correligionários e imprensa o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) não fugiu a regra e afirmou o desejo de sair candidato a prefeito com ou sem o apoio do grupo liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), estando disposto até mesmo a ir para um bate chapa como ocorreu no ano de 2008 com Gonzaga Patriota e Odacy Amorim. “Para ser candidato Miguel Arraes dizia que basta ter título e está filiado. Todas as lideranças do PSB têm o direito e estão buscando esse espaço e se não houver um entendimento é possível que haja novamente um bate chapa nas convenções para avaliação dos filiados”, assegurou.
O deputado não descarta, inclusive, a possibilidade de sair do PSB para ingressar em outra legenda caso não conquiste o espaço para viabilizar sua candidatura, ele ressalta apenas que o governador Paulo Câmara (PSB) e a viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos, são elementos importantíssimos nesta discussão. “O governador Paulo Câmara terá certamente participação em todo o processo de discussão da mesma forma dona Renata Campos, tendo em vista o nosso respeito, nosso carinho e nossa relação com a família Campos”.
Lucas, que disse “não vê liderança, nem comando no grupo de FBC”, justificou ainda o motivo de não ter participado de nenhum evento promovido pela executiva municipal do partido, que tem como presidente o seu colega Miguel Coelho. “Exponho uma opinião pessoal aos ataques que sofri por não ter participado da Agenda 40. Vimos que foi algo direcionado ao nosso grupo político, talvez pelo resultado que tivemos nas urnas, e pela aceitação nas ruas de Petrolina”.
As declarações de Lucas serviram para colocar mais pano quente na relação com os fernandistas que estão de orelha em pé com a postura do parlamentar.
Deputado Lucas Ramos (PSB) se posiciona sobre impeachment
O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) se manifestou há pouco em uma rede social sobre o posicionamento dele diante o cenário político brasileiro dos últimos dias. Lucas apoiou a atitude do governador de não dividir o país entre os pró-impeachment e os que estão do lado da presidente. Segundo ele, o processo deve ser investigado e cabe ao Congresso Nacional o trâmite.
Confira a carta completa:
“Logo que foi publicada pela Câmara Federal a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma, o governo federal tratou de buscar apoio dos governadores do Nordeste em uma clara tentativa de dividir o Brasil em duas partes: os que apoiam o impeachment e os que são contra esse processo de afastamento da presidente.
Alguns governadores assinaram um manifesto em apoio à Dilma Rousseff. Fez diferente o nosso governador Paulo Câmara, que cuidou em esclarecer que o processo é de competência restrita do Congresso Nacional e que o mais importante é encaminhar uma solução definitiva para o grave momento político que passa nosso país.
Como vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, militante há mais de 10 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), venho prestar apoio irrestrito ao posicionamento do nosso governador e reagir a essa atitude desrespeitosa do governo federal, que fratura a unidade que o povo brasileiro precisa ter para, juntos, sairmos dessa crise profunda que esse governo nos levou e colocarmos o país de volta ao rumo do desenvolvimento.
Tenho absoluta certeza de que o grande governador Eduardo Campos, se aqui estivesse, teria reagido a essa atitude divisionista com o povo brasileiro. Esperamos do Congresso uma decisão absolutamente isenta, com vistas exclusivamente a retirar o país desse caos.”










