Raquel envia projeto da reforma administrativa à Alepe

Encerrando a primeira semana da sua gestão, Raquel Lyra (PSDB) encaminhou na sexta-feira (6) o projeto de Lei do Executivo que trata da reforma administrativa do Governo de Pernambuco. A matéria será analisada e votada na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).

De acordo com a gestão estadual, a reforma “permitirá execução do Plano de Governo com foco nas áreas estratégicas para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos, como Mobilidade, Recursos Hídricos e Saneamento, Defesa Civil, Desenvolvimento Regional e Metropolitano e Transformação Digital”.

Outra proposta do projeto é valorizar o servidor, a partir do aumento de 43% nas gratificações das funções técnico-pedagógicas. Além da reforma, o Governo enviou para a Alepe outro projeto que renova o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) por mais dois anos, buscando a garantia do equilíbrio fiscal do Estado.

Emissão de CNHs é suspensa em Pernambuco após exoneração de servidores do Estado

(Foto: Ilustração)

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) suspendeu a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas novatos e para quem precisa da renovação. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Detran-PE (Sindetran-PE), o diretor-presidente do Detran-PE da antiga gestão, Gustavo Carneiro Leão, responsável por assinar os documentos, também foi exonerado no decreto assinado pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Desta forma, não é possível liberar documentos desde a publicação do decreto, na terça-feira (3). “Quando você faz a renovação da CNH ou a emissão da primeira CNH, tem que ter a assinatura do diretor-presidente do Detran. Como ele foi exonerado, está sem diretor-presidente e não tem ninguém para assinar. Qualquer ato que ele fizer dando legalidade a uma CNH dessa é nulo”, afirma o presidente do Sindetran-PE, Alexandre Bulhões.

Na ausência de Bulhões, a documentação poderia ser assinada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, pasta que o órgão fazia parte. Porém, o Detran ficará na Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura.

Arena de Pernambuco ficará ao menos três meses sem sediar partidas de futebol

Foto: Divulgação

A Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, ficará pelo menos três meses sem receber partidas de futebol. Na quarta-feira (4), a Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur e constatou que o estádio não tem condições para sediar jogos do Campeonato Estadual.

A Arena chegou a ser cogitada para ser palco do jogo entre Sport x Íbis, pela 1ª rodada, no final de semana. Porém, após a vistoria, não será possível realizar o jogo. A Ilha do Retiro, casa do Leão da Ilha, também não tem condições de jogo e a partida foi adiada.

“A análise técnica deixou clara a falta de condições do campo. É lamentável que um equipamento como esse esteja nessa situação. Ele precisa ser colocado novamente em condições de atender a população”,  comentou Daniel Coelho, Secretário de Turismo e Lazer.

Raquel tem primeiros compromissos como governadora nesta quarta


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), está reunida com seus secretários na manhã desta quarta-feira (4). Este é o primeiro compromisso oficial dos titulares das pastas e de Raquel, que tomou posse no domingo.

A reunião começou por volta de 10h, no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. A Secretaria de Comunicação não informou a pauta do dia. A imprensa da capital pôde acompanhar os primeiros minutos da agenda.

Compromisso diplomático

Durante a tarde, por volta de 15h, Raquel se reúne com a ministra do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, Steffi Lemke. O encontro acontecerá na sede do Governo de Pernambuco.

Em novo decreto, Governo de Pernambuco mantém gestores de educação para não afetar calendário 2023

Um dia após publicar a exoneração de servidores comissionados, o Governo de Pernambuco editou o decreto e optou por manter as equipes gestoras das escolas estaduais. A decisão foi divulgada no Diário Oficial desta quarta-feira (4) e visa não causar atrasos no calendário do ano letivo.

“O texto garante a normalidade dos trabalhos de matrícula e volta às aulas. Conforme a matéria, estão mantidas as funções gratificadas de todos os servidores elencados no Decreto nº 45.507, de 28 de dezembro de 2017: diretor, diretor adjunto, secretário escolar, educador de apoio e analista educacional“, afirma o Governo do Estado.

Além da educação, a saúde e segurança pública também foram consideradas exceções. “Conforme o texto da norma, as áreas essenciais estão resguardadas e todos os serviços que envolvem o atendimento ao público estão sendo priorizados“, diz a nota.

Exonerações de comissionados visam “reorganizar a máquina pública”, afirma Governo de PE

O Governo de Pernambuco enviou uma nota à imprensa, nesta terça-feira (3), para comentar a decisão de Raquel Lyra (PSDB) de exonerar servidores comissionados e suspender a cessão de trabalhadores a outros órgãos.

LEIA TAMBÉM

Raquel renomeia secretarias e revoga licenças de servidores

De acordo com a gestão estadual, a medida da nova governadora busca “reorganizar a máquina pública” e visa garantir condições para os secretários estaduais iniciarem seus trabalhos, montando então, suas equipes.

Leia a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Raquel renomeia secretarias e revoga licenças de servidores

Além de empossar seu secretariado, um dos primeiros atos de sua gestão, Raquel Lyra (PSDB) promoveu mudanças no “desenho” das pastas, renomeando algumas, extinguindo uma e dividindo mais uma em duas. As mudanças anunciadas pela governadora são:

Secretaria de Desenvolvimento Agrário: renomeada para Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca;

Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação: renomeada para Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo;

Secretaria de Meio Ambiente de Sustentabilidade: renomeada para Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha;

Secretaria de Imprensa: renomeada para Secretaria de Comunicação;

Secretaria de Planejamento e Gestão: renomeada para Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional;

Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas: foi extinta e passa a estar vinculara a outra pasta, renomeada para Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas;

Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos: dividida em duas, Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento.

LEIA MAIS

Secretariado de Raquel Lyra tem o maior número de mulheres da história de Pernambuco

Nova governadora, Raquel Lyra empossa secretários estaduais em Pernambuco. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Primeira mulher a ser eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) montou o secretariado com o maior número de mulheres da história do estado. Dos 27 nomes escolhidos para a equipe, 13 são mulheres. A maioria da equipe, porém, é composta por homens: eles são 14 em todo o secretariado.

O número de mulheres, no entanto, é bem superior aos demais governos. A equipe que encerrou o mandato do ex-governador Paulo Câmara (PSB) tinha cinco mulheres entre 23 secretários (21,73% da equipe).

LEIA MAIS

Lucinha Mota se diz honrada com convite para ser secretária estadual

O primeiro escalão do governo de Raquel Lyra (PSDB) toma posse às 10h desta segunda-feira (2). Entre os nomes anunciados pela governadora está o de Lucinha Mota (PSDB), secretária da Justiça e dos Direitos Humanos. A cerimônia acontece no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

LEIA TAMBÉM

Lucinha Mota é indicada para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

Antes da solenidade, Lucinha conversou por telefone com Waldiney Passos no programa Super Manhã da Rádio Jornal Petrolina. E falou sobre a nova missão que assume a partir de hoje. “Pra mim é uma honra esse convite, ele está legitimando de fato a nossa luta de sete anos de justiça. Raquel Lyra é uma mulher sensível e ela mostra, quando ela faz esse convite, que o governo dela terá espaço para todos“, afirmou a nova secretária.

LEIA MAIS

“Não iremos governar de cima para baixo”, destaca Raquel durante posse

Pernambuco vivenciou um domingo histórico no começo de 2023. Ontem (1°), o estado viu a primeira mulher assumir o posto de governadora. Raquel Lyra (PSDB) tomou posse ao lado da vice, Priscila Krause (Cidadania), em uma cerimônia prestigiada por prefeitos, deputados e autoridades estaduais.

Raquel tomou posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) durante a tarde. Na sequência, participou da solenidade de transmissão de cargo. E à noite, discursou como governadora empossada. Hoje (2), seus secretários estaduais tomam posse para um governo inédito na história pernambucana.

Leia a seguir a integra do discurso de Raquel:

LEIA MAIS

“Desejo sorte e sucesso para a governadora Raquel Lyra”, afirma Miguel Coelho

Raquel Lyra (PSDB) começou a anunciar, na quinta-feira (29), os primeiros nomes para compor seu governo. Especulado como possível secretário estadual, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB) não foi contemplado pela governadora eleita.

Apesar da negativa, Miguel disse acreditar no trabalho de Raquel e que seguirá na política. “Mesmo não sendo convidado a integrar sua equipe, estarei à disposição para contribuir para Pernambuco voltar a ser grande de novo. Como já havia dito publicamente, entrei na vida pública com o desejo de transformar a vida das pessoas. Meu único compromisso é trabalhar pelo nosso Pernambuco”, afirmou.

Leia a seguir a nota enviada pelo ex-prefeito de Petrolina:

LEIA MAIS

Instituto de Genética Forense de Pernambuco ganha nova sede

Nova sede será mais moderna

O Instituto de Genética Forense Eduardo Campos, implantado no Recife (PE), ganhará nova sede nesta quarta-feira (28). A solenidade começou há pouco e a inauguração do prédio é um dos últimos atos da gestão de Paulo Câmara (PSB) à frente do Governo Estadual.

A nova sede possui laboratório de ponta, com oito salas que abrigarão os laboratórios de Genética Forense, de Biologia Forense e do Banco de Perfis Genéticos de Pernambuco.

Além da entrega da nova unidade, o governador lançará o Sistema Multiespectral de Impressões Digitais, equipamento tecnológico 4K e Contactless, que irá contribuir para agilizar a identificação de vestígios papiloscópicos.

Raquel Lyra deve anunciar secretários nesta quinta-feira

Os nomes que vão compor o secretariado de Raquel Lyra (PSDB), a primeira governadora de Pernambuco, serão anunciados nesta quinta-feira (29). A governadora eleita tomará posse no dia 1° e no dia seguinte, os secretários serão empossados.

Raquel prega cautela e não reveleou nenhum nome. “Estamos procurando os melhores nomes, dentro da nossa proposta de reforma administrativa e dando visibilidade aos temas que a gente precisa, como habitação, água, saneamento, desenvolvimento metropolitano, desenvolvimento regional. Para isso estamos trazendo as pessoas que têm sensibilidade política a capacidade técnica para fazer a liderança do movimento de mudança que Pernambuco escolheu para os próximos anos”, disse em entrevista ao Jornal do Commercio.

No começo da semana, o governo de transição apresentou um balanço dos números encontrados na gestão de Paulo Câmara (PSB), os quais foram criticados pela atual gestão estadual, afirmando que a vice-eleita, Priscila Krause (Cidadania) não “desceu do palanque”.

Governo de Pernambuco apresenta balanço fiscal nesta terça-feira

Um dia após o governo de transição apresentar um balanço dos números observados pelo novo governo de Pernambuco, a atual gestão estadual fará uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (27), para detalhar o resultado financeiro deste ano.

A coletiva está marcada para 11h, na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e contará com a presença do secretário Décio Padilha. Ainda ontem, quando a vice-governadora eleita Priscila Krause (Cidadania) apresentou o balanço da transição, Paulo Câmara (PSB) afirmou que ela deveria descer do palanque, dando a entender que os números não seriam verdadeiros.

Público feminino será prioridade no governo, afirma Raquel Lyra

Foto: Twitter/Reprodução

A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) afirmou nas redes sociais que sua gestão será pautada pelo diálogo com o público feminino. Em mensagem divulgada na segunda-feira (26), ela disse que se trata de eleger prioridades.

“Governar é eleger prioridades, e fiz uma escolha importante: ter um diálogo reto com as mulheres. É por isso que, em nosso governo, vamos conversar primeiro com elas: construir novas maternidades, dobrar o número de creches, promover qualificação profissional, oportunidades de empreendedorismo e, claro, criar uma política pública eficiente de combate à violência. Somente assim, cuidando delas e das suas crianças, vamos superar desafios antigos e focar no desenvolvimento de todas e todos”, afirmou.

Raquel tomará posse no domingo (1°), se tornando a primeira mulher a governar Pernambuco. Ela terá ao seu lado Priscila Krause (Cidadania).

89101112