SESAU realiza ‘CAPS na Praça’ nesta sexta-feira em Juazeiro 

(Cartaz/Divulgação)

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro (BA), através do setor de Saúde Mental promove o ‘CAPS na Praça’ com objetivo de antecipar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial que é no sábado (18). O evento está marcado para às 8h e segue até às 11h, na praça ao lado do Caps AD III, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, bairro Country Clube.

O ‘CAPS na Praça’ vai proporcionar aos usuários das três unidades dos Centros de Atenção Psicossocial de Juazeiro uma manhã de atividades e exposições fora das unidades de acompanhamentos. No período da manhã, contará com apresentação cultural, exposições com material produzido pelos usuários, recital de poesia e demais atividades culturais.

“Essa ação visa potencializar esse modelo de cuidados com os pacientes. Além de propor reflexão, é um dia de luta onde não podemos deixar voltar o modelo antigo quando os pacientes eram temidos e não recebiam cuidados. Convidamos toda a comunidade juazeirense a se fazer presente e prestigiar esse momento com nossos usuários do CAPS”, explicou Siane Cavalcante, diretora de Saúde Mental da SESAU.

Último dia de inscrição para a I Meia Maratona urbana de Petrolina

(Foto: Divulgação)

Neste domingo (19), ocorrerá a primeira meia maratona urbana de Petrolina (PE). A competição é realizada pelo River Shopping e vai distribuir mais de R$ 20 mil em prêmios. A largada está marcada para às 6h30 do estacionamento do River.

Vão ser três os percursos disponíveis para os competidores: 5Km (corrida e caminhada), 10Km (corrida) e 21Km (corrida), que vão passar pelas principais vias da área central da cidade, incluindo a orla, o trevo e a avenida Sete de Setembro. A chegada da meia maratona também vai ser no estacionamento do River Shopping.

LEIA MAIS

Dia do Gari: SESP promove café da manhã em homenagem aos agentes de limpeza de Juazeiro

(Foto: Ascom)

Acordar cedo, deixar a família em casa, e receber todos os dias a missão de restaurar a cidade é um desafio diário que os agentes de limpeza urbana da Prefeitura de Juazeiro encaram com muita coragem e disposição. Por isso, a Secretaria de Serviços Públicos nesta quinta-feira (16), promoveu um café da manhã em homenagem ao Dia do Gari.

O diretor de limpeza, Jorge Medrado, ressaltou o papel social dos servidores para a cidade e agradeceu a dedicação com que eles cuidam da limpeza. “Essa é uma forma singela de agradecermos àqueles que colaboram com a limpeza pública do município. Os garis representam muito para a sociedade, pois eles contribuem para reduzir o impacto ambiental causado pelo lixo e os riscos à saúde pública”, destacou Jorge.

LEIA MAIS

Estão abertas as inscrições para o “I Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva do HU-Univasf”

(Cartaz/Divulgação)

O “I Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva do HU-Univasf” acontecerá entre os dias 18 e 19 de julho e reunirá profissionais e estudantes de toda a região para discutir o papel da fisioterapia na reabilitação de pacientes críticos. O período de inscrições começou na última sexta-feira (10), disponibilizando 120 vagas.

A programação conta com palestras, mesas-redondas, cursos e apresentações de trabalhos científicos. As atividades e discussões serão baseadas em quatro eixos temáticos: Fisioterapia em Terapia Intensiva-Adulto; Fisioterapia em Terapia Intensiva-Neonatal e Pediátrica; Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Cardiovascular. Serão oferecidos também cursos em: Interpretação de imagens, Fisioterapia pediátrica, Neurointensivismo e Fisioterapia cardiorrespiratória.

As inscrições e submissões de trabalhos científicos estão sendo realizadas pela internet. Para participar do evento, os profissionais deverão pagar uma taxa de R$ 40,00 e estudantes R$ 20, 00. Os cursos também custam R$ 20,00. Toda a programação acontecerá na Biblioteca da Univasf, Campus sede, em Petrolina (PE).

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina promove uma série de ações em comemoração ao Dia das Mães

(Foto: Ascom)

O Dia das Mães definitivamente não passou em branco esse ano no Hospital Dom Malan. Uma série de ações marcaram as comemorações da data, a começar pela semana passada. Quem abriu os festejos foi o Alojamento Conjunto, na sexta-feira (10), com um café da manhã especial, com direito a porta-retratos com fotos das mães e seus bebês.

Em seguida, foi a vez da Pediatria e Berçário Externo que realizou a entrega das fotos do ensaio “Amor de Mãe” feito pela fotógrafa e farmacêutica do HDM, Denise Brecci. Nesse dia, as mamães também receberam presentes e compartilharam um lanche.

Já nesta segunda-feira (13) foi a vez do Voluntariado comemorar o seu já tradicional Dia das Mães. Esse ano eles promoveram um dia de beleza, em parceria com o Instituto Embelleze.

LEIA MAIS

Parceria entre Sebrae, Rede Mulher Empreendedora e Google capacita mulheres em Juazeiro

(Foto: Ascom)

Mulheres que buscam empreender, planejar seus negócios, se recolocar no mercado de trabalho e aumentar a renda familiar participaram das capacitações do programa “Ela Pode”, promovido em Juazeiro (BA) pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com apoio do Google e do Sebrae. O encontro aconteceu nas últimas terça e quarta-feira, 7 e 8 de maio, no auditório da agência do Sebrae.

Durante 16 horas de imersão, foram abordados temas sobre negociação, finanças, liderança, comunicação, networking e ferramentas digitais. As capacitações são oferecidas gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de diminuir a desigualdade no mercado de trabalho e incentivá-las também a criar suas próprias oportunidades, como a abertura de um empreendimento.

LEIA MAIS

Ação em Petrolina alerta sobre o alto índice de automedicação pelos brasileiros

(Foto: Ascom)

Tomar remédios sem prescrição médica é uma realidade preocupante no Brasil. De acordo com Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), o país é recordista mundial na automedicação, com 79% da população tendo essa prática. Pensando nisso, e para celebrar o Dia Nacional do Uso de Medicamentos (5 de maio), a Faculdade UNINASSAU Petrolina promoveu atividades de conscientização no processo de administração dos fármacos.

Estudantes do 1ª período do curso de Farmácia produziram banners informativos com orientações sobre o uso, armazenamento, dosagem e descarte. “A intenção dessa mobilização nacional é, realmente, conscientizar sobre o uso adequado dos medicamentos, evitando a automedicação. É necessário que a população tenha a ciência que o medicamento que serve para um pode não servir para outro”, alertou a farmacêutica e professora da Instituição, Maria Alice Bezerra.

LEIA MAIS

5ª Conferência Territorial do Idoso acontece nesta sexta-feira em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

Juazeiro sediará nesta sexta-feira (10), das 7h30 às 17h ,no IFBA, a 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema ‘Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas’, o evento contará com a participação de outros municípios baianos como Curaçá, Uauá, Sento Sé, Casa Nova, Canudos e Sobradinho.

A conferência é convocada por uma comissão constituída por representantes do Poder Público, representantes da Sociedade Civil Organizada e membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

LEIA MAIS

CERPRIS realiza manhã de cuidados para as mães das crianças atendidas na unidade de Juazeiro

(Foto: Ascom)

Nesta quarta-feira (8) ao chegarem no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) as mães das crianças atendidas na unidade de Juazeiro (BA) tiveram uma recepção diferente. Uma manhã de cuidados e atenção foi preparada para elas, que cuidam exclusivamente dos filhos todos os dias.

Café da manhã, cuidados com a pele, designer de sobrancelhas e realização de auriculoterapia. Essas foram as atividades promovidas com a finalidade de mostrar para as mães a importância de ter um momento só para elas. “Tenho uma criança de quatro anos com paralisia cerebral e meu tempo é totalmente dela, Eu e meu marido alternamos para vir ao CERPRIS para que os dois possam participar do tratamento e, chegar aqui hoje encontrar tudo tão lindo foi de uma emoção tão grande. Meu filho já ama esse lugar e eu só tenho a agradecer por isso, fiz pela primeira a auricoloterapia e aproveitei para arrumar as sobrancelhas”, contou Clenilda de Lima Rocha.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde e Cuidar da Gente atendem  moradores do bairro João Paulo II nesta quarta-feira 

(Foto: Ascom)

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) realiza nesta quarta-feira (8) a 164º edição da Caravana da Saúde no bairro João Paulo II, em Juazeiro (BA). Os moradores terão atendimentos especializados nas áreas de cardiologia, endocrinologia, odontologia, realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma.

Através do Programa ‘Cuidar da Gente’, a SESAU vai ofertar serviços como: realização de testes rápidos, vacinação, avaliação de pacientes com manchas suspeitas para Hanseníase e pacientes sintomáticos respiratórios. Além disso, também haverá serviços realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade que toda semana está presente com o Estação Cidadania para atualização os cadastros dos moradores para os programas sociais.

Em pouco mais de três anos, a Caravana da Saúde já realizou mais de 38 mil atendimentos e zerou demandas de cardiologia e endocrinologia em inúmeras unidades de saúde.

Guarda Municipal de Juazeiro participa dos festejos do distrito de Rajada

(Foto: Ascom)

No último sábado (4), em comemoração ao aniversário de 86 anos de fundação do distrito de Rajada, zona rural de Petrolina (PE), foi realizado um desfile cívico que contou com a participação do Exército, Guarda Civil de Petrolina, Guarda Civil Municipal de Juazeiro (BA) e escolas municipais e estaduais de Petrolina e Afrânio.

A participação da Guarda Municipal de Juazeiro foi pensada para estreitar os laços entre as forças de segurança das cidades de Juazeiro e Petrolina.

“Um dos projetos que implantamos na GCM de Juazeiro é essa aproximação com outras forças de segurança e com os municípios vizinhos. A nossa vinda também foi para homenagear e prestar nossa solidariedade à família do Guarda Civil de Petrolina, Josivaldo Coelho Gomes, que lamentavelmente faleceu depois de um acidente automobilístico”, disse o inspetor chefe Israel Marcos, enfatizando a importância de uma maior integração entre as forças de segurança da região.

Inovação, marketing e atendimento são destaques da Semana do MEI em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

Oferecer orientações e capacitar os microempreendedores individuais (MEI) e incentivar a formalização dos potenciais empresários. Esse é o objetivo principal da Semana do MEI, que acontece em 98 municípios baianos e oferece, aproximadamente, 15 mil vagas em programação gratuita de 20 a 24 de maio.

Em Juazeiro (BA), as capacitações estarão voltadas para o MEI que deseja melhorar o desempenho dos pequenos negócios e para quem está na expectativa para realizar o sonho do próprio negócio. As capacitações vão abordar temas sobre vendas, finanças, marketing, atendimento, planejamento e inovação.

Além de Juazeiro, os municípios de Paulo Afonso, Sobradinho, Remanso e Curaçá também terão palestras e oficinas na Semana do MEI. No total, serão 510 vagas em capacitações oferecidas pela regional do Sebrae no Norte da Bahia.

LEIA MAIS

Casa Plínio Amorim celebra o Dia do Líder Comunitário no próximo dia 10

(Foto: Arquivo)

Neste domingo (5) é comemorado o Dial Nacional do Líder Comunitário, a data foi instituída a partir do decreto de lei nº 11.287, de 27 de março de 2006. Em Petrolina (PE), a celebração que ressalta a importância de cidadãos e cidadãs que se colocam à disposição das comunidades onde moram, acontecerá no próximo dia 10 de maio, na Câmara de Vereadores da cidade.

De acordo com a Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE), responsável pela organização do evento, a data seria comemorada no dia 5 de maio, no CRAS do bairro João de Deus, mas foi adiada para o próximo dia 10, em virtude da realização da ExpoRajada, que acontece neste fim de semana.

O evento está marcado para às 10h, na Casa Plínio Amorim, e segundo a CUBAPE, contará com a presença do prefeito Miguel Coelho e secretários municipais.

APAE Petrolina é contemplada com espetáculo da Companhia Balançarte nesta quinta-feira  

(Foto: Ascom)

Entre espetáculo e exposição, na manhã desta quinta-feira (2), os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Petrolina) puderam vivenciar a linguagem da dança. O pátio da instituição foi palco para o projeto ‘Batuques nos terreiros’ da Cia. Balançarte, que levou sua temporada gratuita de apresentações e também uma exposição que conta a história do trabalho que desenvolvem na região há 13 anos.

Para o professor Nilson Castro, momentos como esse são importantes para a inclusão dos alunos. “Quanto mais eles estiverem expostos a manifestações de cultura como foi o espetáculo Batuques, sem dúvidas vão agregar muito na convivência diária de cada um”, afirmou.

LEIA MAIS

Celebração do 8º ano da Hora da Graça acontece neste sábado em Juazeiro

(Foto: Ascom)

A Paróquia Nossa Senhora das Grotas, se prepara para celebrar neste sábado (4), o 8º ano da Hora da Graça, na cidade de Juazeiro (BA). O momento de fé acontecerá na Via Show, às 19h30.

A Hora da Graça acontece todas as quintas-feiras na Catedral – Santuário, quando a comunidade se reúne para adorar Jesus no santíssimo sacramento, ao meio dia, e revelam a forma mais expressiva de ouvir a palavra de Deus movidas pelo Espírito Santo.

LEIA MAIS