Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil cai para 1,01, diz estudo

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

A taxa de transmissão de casos de Covid-19 no Brasil chegou a 1,01 em 9 de agosto, de acordo com o estudo divulgado nesta semana pela universidade Imperial College, do Reino Unido. O dado está em queda em relação à semana anterior, mas ainda indica que a doença está em expansão.

Uma taxa de 1,01 significa que cada 100 pessoas infectadas pelo novo coronavírus transmitem a doença para outras 101 pessoas, e que, portanto, o número de novos doentes continua crescendo. Na semana passada, o indicador do país era de 1,08 – uma transmissão de 108 novos casos a cada 100, segundo a Agência Brasil.

O relatório do Imperial College trouxe nesta semana dados sobre 69 países em que a transmissão da doença é considerada ativa. Na semana passada, havia 65 países nesse grupo. Para ser considerado na pesquisa, é preciso ter ao menos 100 mortes reportadas desde o início da pandemia e pelo menos 10 em cada uma das duas últimas semanas.

As maiores taxas de transmissão foram estimadas para a Palestina, com 1,69, e para Porto Rico e Japão, ambos com 1,55. Já as menores taxas estão na Espanha (0,42), Suécia (0,51) e Egito (0,51). Dos 69 países pesquisados, 34 ainda apresentam uma taxa de transmissão maior do que um, e 35 chegaram ao patamar em que 100 casos geram menos que 100 novas infecções.

A taxa de 1,01 inclui o Brasil na lista dos países com pandemia classificada como “estável ou crescendo lentamente”. Na América do Sul, a maioria dos países se encontra neste mesmo grupo, com exceção do Equador, onde há declínio (0,82), e da Argentina, onde a taxa está em crescimento (1,22).

Com a taxa de transmissão estimada para o Brasil, o estudo prevê que o país pode ter cerca de 7,4 mil mortes por Covid-19 nos sete dias seguintes da pesquisa, divulgada ontem. O número é o maior entre os 69 países pesquisados, lista que não inclui os Estados Unidos.

Bahia passa dos 200 mil infectados pelo coronavírus; mortos são 4.135

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia ultrapassou a marca de 200 mil infectados pelo coronavírus. O boletim da Secretaria da Saúde (Sesab) informa que desde o início da pandemia 203.020 casos foram confirmados, sendo 4.253 nas últimas 24 horas. A  Sesab ainda registrou 68 novas mortes nesta quarta-feira (12), o número é o maior desde 1º de agosto. Com os registros de hoje a Bahia passou a 4.135 mortes causadas pela infecção.

Do número total de infectados, a pasta considera 184.444 recuparadas da doença e 14.441 casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos. Salvador segue com a maior proporção (32,64%).

Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Dário Meira (4.407,10), Almadina (4.282,58), Gandu (3.866,93), Itapé (3.698,21) e Itajuípe (3.674,78).

Governador de São Paulo testa positivo para Covid-19

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi diagnosticado com o novo coronavírus. Ele informou que testou positivo para a doença nesta quarta-feira (12).

“Estou bem, sem sintomas. Seguirei trabalhando de casa, cumprindo as recomendações médicas de isolamento. Tenho fé em Deus que vou superar a doença”, disse o tucano em mensagem compartilhada no Twitter.

De acordo com o G1, Doria é o 11º governador a ter esse diagnóstico. Além dele, outros que já tiveram a doença foram Wilson Witzel (Rio de Janeiro), Renan Filho (Alagoas), Helder Barbalho (Pará), Paulo Câmara (Pernambuco), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Renato Casagrande (Espírito Santo), Mauro Mendes (Mato Grosso), Antonio Denarium (Roraima), Carlos Moisés (Santa Catarina) e Belivaldo Chagas (Sergipe).

Juazeiro registra 56 novos casos e seis curas da Covid-19 em Juazeiro nesta quarta-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta quarta-feira (12) a Secretaria da Saúde (SESAU) informa que 56 pessoas tiveram resultado positivo para a Covid-19. Os novos casos são 29 do sexo feminino, 27 do sexo masculino com faixa etária de 09 meses a 79 anos e, destes, 04 são profissionais de saúde. Dos resultados obtidos 34 foram por meio do teste rápido, 16 swab rápido e 06 pelo LACEN de Salvador. Destes, 55 estão em isolamento domiciliar e 01 está internado.

Com estes dados, Juazeiro chega a 3.327 pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus. Com as 06 novas curas, 1.481 pacientes já se recuperaram da doença, ou seja, estão clinicamente curados.

Juazeiro já realizou 13.092 testes com 9.765 resultados negativos, sendo considerados descartados. Dos 3.327 casos confirmados, 1.808 são do sexo feminino e 1.519 do sexo masculino, sendo 221 profissionais de saúde. O município ainda tem o registro de 66 óbitos ocasionados pela Covid-19. Nesta quarta-feira 1.751 pessoas estão em isolamento domiciliar, 29 internadas, sendo 13 em leitos de UTI e 16 em leitos intermediários.

Hospital Universitário capacita profissionais da região para enfrentamento à Covid-19

O Hospital Universitário vem atuando de diversas maneiras no enfrentamento da pandemia. Além de oferecer atendimento aos casos críticos da doença, com a disponibilização de leitos de UTI, o hospital também vem oferecendo treinamentos para outras unidades de saúde pública da região.

A primeira capacitação aconteceu no mês de julho, quando uma equipe de fisioterapeutas do HU, sob a liderança do chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico Fabrício Olinda, ministrou um curso prático sobre o uso de respiradores mecânicos para profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro-BA.

Neste mês de agosto, uma parceria entre a Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital e a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), instruiu mais de 150 profissionais da atenção básica sobre: Coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas para o diagnóstico da Covid-19.  O curso, ministrado pela Chefa do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Dra. Carine Naue, foi oferecido via videoconferência e foi transmitido para 08 municípios do sertão de Pernambuco.

LEIA MAIS

Pernambuco não aposta em vacina russa e espera sinalização do governo federal

No mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, divulgou a primeira vacina registrada no mundo, o governo do Paraná confirmou que assinará convênio com o país para produzir a imunização chamada Sputinik V. Pernambuco, porém, não seguirá os mesmos passos. De acordo com o secretário de Saúde, André Longo, o estado ainda espera sinalização do governo federal.
“Saudamos a iniciativa da realização russa, mas é preciso ter muita prudência em relação a essa vacina, para não criarmos falsas expectativas. Há necessidade de avaliação pela comunidade internacional dos ensaios clínicos que foram desenvolvidos para a validação dessa vacina. Em princípio, a gente precisa aguardar mais detalhes sobre esse anúncio da vacina russa e aguardar as próximas manifestações”, disse o secretário durante coletiva realizada nesta terça-feira. “A gente não pode, em nenhum momento, deixar de dizer que obrigação e coordenação desse processo de imunização é do governo federal. É de responsabilidade dele e da Anvisa a possível importação de um insumo como a vacina”.
O secretário municipal da Saúde, Jailson Correia, aproveitou o momento para pontuar algumas oservações sobre a vacina. “Do ponto de vista dos estudos clínicos, ainda há, no cenário internacional, muitas dúvidas em relação a efetividade das vacinas e sobre sua segurança. É impotante que essas questões sejam respondidas”, comentou. “Essas vacinas, lembrando, não são usadas em situações limites, entre vida e morte. Elas são usadas para proteger, para a prevenção. São usadas em pessoas saudáveis para a prevenção enventual de uma doença, como no caso a Covid. Então, para isso o seu perfil de segurança precisa estar muito bem estabelecido.”

Ainda de acordo com Jailson, mesmo que a vacina tenha sua eficácia comprovada, a distribuição dessa imunização não acontecerá de forma rápida. “Outras iniciativas globais que buscam agentes imunizantes para as vacinas apontam para um cenário um pouqinho mais pra frente”, diz. “Não é possível, a essa altura do campeonato, gerar uma expectativa de que muito em breve 7 bilhões de habitantes serão vacinados e tudo será resolvido, então não é assim. É preciso entender que há um período necessário de observação da experiência russa. Quando a vacina estiver disponível, podem ter certeza que os município cumprirá o seu papel, que é mobilizar todas as suas equipes para organizar estratégias de vacinação.”

Mais sobre a Sputinik V
Embora tenha sido o primeiro método registrado, a vacina russa ainda não é uma convergência da comunidade internacional e sua eficácia é posta em xeque por não apresentar a terceira fase de testes recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa, também, que não houve qualquer pedido de análise desta vacina pelo órgão regulador.
“Até o momento o laboratório russo responsável pelo desenvolvimento da vacina não apresentou nenhum pedido de autorização de protocolo de pesquisa ou de registro da vacina para a Anvisa. Também não há solicitação de qualquer entidade ou parceiro da referida vacina. A análise da Anvisa começa a partir da solicitação do laboratório farmacêutico”, disse por meio de nota. “Desta forma, não é possível para a Agência fazer qualquer avaliação ou pronunciamento em relação a segurança e eficácia deste produto antes que tenha acesso a dados oficiais apresentados pelo laboratório. Também não é possível fazer qualquer afirmação sobre expectativa de aprovação e de tempo antes que haja uma solicitação formal à Anvisa desta vacina específica”.
Ainda nesta quinta-feira (12) o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e o embaixador da Rússia, Sergey Akopov, devem firmar o convênio que estava sendo estudado desde julho.  Porém, os trabalhos só terão início com a liberação de testes pela Anvisa. Caso a resposta seja sim, as pesquisas e distribuições das vacinas estarão a cargo do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que prevê distribuição apenas no segundo semestre de 2021.

Petrolina tem mais dois óbitos por covid-19

Imagem ilustrativa

O boletim epidemiológico da Prefeitura de Petrolina desta terça-feira (11) mostra que o município tem 68 novos casos da covid-19, totalizando 3.514. Mais 240 pessoas foram testadas nesta terça, com 51 positivados: 26 pessoas do sexo feminino com idades entre 15 a 75 anos, e 25 do sexo masculino, entre 13 a 73 anos. O boletim ainda traz 17 resultados positivos de exames laboratoriais. São 13 pessoas do sexo feminino, entre 22 a 61 anos, e 4 do sexo masculino, entre 24 a 81 anos.

Dos casos confirmados até o momento, são 2.829 por testes rápidos da prefeitura e 685 diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas são 1903, equivalente a 54,1% dos casos confirmados.

Petrolina tem mais dois óbitos por covid-19, mas nenhum ocorreu nesta terça-feira. O primeiro foi no último dia 5, mas só foi confirmado agora com o recebimento do exame analisado pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). A paciente era uma idosa de 62 anos, sem informações de comorbidades, que faleceu em casa. O outro óbito foi nesta segunda-feira (10), em uma unidade de saúde da rede pública da cidade. Era um homem de 34 anos, com histórico de comorbidades. Com isso, o total de óbitos subiu para 63.

Ampliação de leitos de UTI

A Prefeitura de Petrolina oficializou, nesta quarta-feira, junto ao Hospital Neurocárdio, a contratação de 6 leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes do município com a covid-19. Mesmo com a diminuição da taxa de ocupação de UTIs em Petrolina, a gestão municipal segue com seu plano de reforçar a rede de saúde e já está em trâmite a contratação de mais 5 leitos em outro hospital da rede privada. Os 6 leitos do Neurocárdio já estão disponíveis de imediato.

Com estas novas unidades de terapia intensiva disponíveis até esta terça-feira, Petrolina conta com 56 leitos de UTI, sendo 20 abertos pela prefeitura em parceria com o Hospital Universitário (HU). Com isso, a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública nesta terça é de 37,5%. Dos 56 leitos disponíveis, 20 estão ocupados, sendo que 12 pacientes são de Petrolina e 8 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo.

Taxa De Ocupação De Leitos 11.08.2020 (1)

Mais de 4.600 novos casos de Covid-19 foram registrados na Bahia nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.670 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,4%), 56 óbitos (+1,4%) e 3.540 curados (+2,0%). Dos 198.767 casos confirmados desde o início da pandemia, 180.488 já são considerados curados, 14.212 encontram-se ativos e 4.067 tiveram óbito confirmado para coronavírus.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (32,64%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Dário Meira (4.407,10), Almadina (4.282,58), Gandu (3.866,93), Itapé (3.698,21) e Itajuípe (3.674,78).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 384.491 casos descartados e 80.621 em investigação. Na Bahia, 17.084 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 4.067 mortes pelo novo coronavírus.

No boletim desta terça-feira (11) Juazeiro registra 83 novos casos de Covid-19

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta terça-feira (11) a Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) registra que 83 pessoas tiveram resultado positivo para a Covid-19. Os novos casos são 48 do sexo feminino, 35 do sexo masculino com faixa etária de 02 a 77 anos e, destes, 03 são profissionais de saúde.

Dos resultados obtidos 75 foram por meio do teste rápido, 05 swab rápido e 03 pelo LACEN de Salvador. Destes, 81 estão em isolamento domiciliar e 02 estão internados.

Com estes dados, Juazeiro chega a 3.271 pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus. Com as 57 novas curas, 1.475 pacientes já se recuperaram da doença, ou seja, estão clinicamente curados.

Juazeiro já realizou 12.944 testes com 9.673 resultados negativos, sendo considerados descartados. Dos 3.271 casos confirmados, 1.779 são do sexo feminino e 1.492 do sexo masculino, sendo 217 profissionais de saúde. O município ainda tem o registro de 66 óbitos ocasionados pela Covid-19. Nesta terça-feira 1.708 pessoas estão em isolamento domiciliar, 22 internadas, sendo 12 em leitos de UTI e 10 em leitos intermediários.

Petrolina fecha segunda-feira com mais 125 curados da covid-19 e total vai a 1.902

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

O boletim epidemiológico da Prefeitura de Petrolina desta segunda-feira (10) traz uma boa notícia para os petrolinenses: mais 125 pessoas estão curadas da covid-19, totalizando 1.902. Esse número de recuperados representa 55,2% do total de casos confirmados até o momento: 3.446.

Só nesta segunda-feira, mais 359 pessoas foram testadas para a covid-19. Desse total, 52 positivaram para o novo coronavírus: são 35 pessoas do sexo feminino com idades entre 02 a 64 anos, e 17 do sexo masculino, entre 02 meses de vida a 61 anos. Os dados ainda trazem 4 resultados positivos de exames laboratoriais. São 3 pacientes do sexo masculino, entre 26 a 64 anos, e 1 do sexo feminino, de 33 anos.

Foram 56 novos positivados nesta segunda. Dos casos confirmados até o momento, são 2.778 por testes rápidos da prefeitura e 668 diagnosticados através de exames laboratoriais. Petrolina com 61 óbitos.

A prefeitura aguarda o resultado da análise do material biológico que foi coletado de uma mulher de 47 anos, com histórico de comorbidades, que faleceu no domingo (9), em uma unidade de saúde da rede pública de Juazeiro (BA). O óbito foi notificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Internamentos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 38%. Dos 50 leitos disponíveis, 19 estão ocupados, sendo que 10 pacientes são de Petrolina e 9 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo.

Taxa De Ocupação De Leitos 10.08.2020 (1)

Bahia registra 1.068 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.068 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%), 58 óbitos (+1,5%) e 1.661 curados (+0,9%). Dos 194.097 casos confirmados desde o início da pandemia, 176.948 já são considerados curados, 13.138 encontram-se ativos e 4.011 tiveram óbito confirmado para coronavírus.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (32,53%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Dário Meira (4.295,05), Almadina (4.245,97), Gandu (3.854,58), Itajuípe (3.665,02) e Itapé (3.629,72).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 378.104 casos descartados e 79.917 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (10).

Na Bahia, 16.830 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 4.011 mortes pelo novo coronavírus.

Veja como está a ocupação de leitos destinados a pacientes de Juazeiro com a Covid-19

Juazeiro já realizou 12.809 testes com 9.621 resultados negativos, sendo considerados descartados. Dos 3.188 casos confirmados, 1.731 são do sexo feminino e 1.457 do sexo masculino sendo 214 profissionais de saúde.

LEIA TAMBÉM

Criança de três meses de vida está entre os 56 novos casos de Covid-19 registrados em Juazeiro; acesse e veja a idade dos demais

O município ainda tem o registro de 66 óbitos ocasionados em decorrência da COVID-19. Nesta segunda-feira 1.686 pessoas estão em isolamento domiciliar, 18 internados, sendo 13 em leitos de UTI e 05 em leitos intermediários.

Confira a lista completa dos casos internados clicando aqui.

Criança de três meses de vida está entre os 56 novos casos de Covid-19 registrados em Juazeiro; acesse e veja a idade dos demais

Nesta segunda-feira (10), o boletim da Secretaria da Saúde (SESAU) registra que 56 pessoas tiveram resultado positivo para a Covid-19 em Juazeiro (BA). Os novos casos são 29 do sexo masculino e 27 do sexo feminino com faixa etária de 03 meses de vida a 71 anos.

Dos resultados obtidos 54 foram por meio do teste rápido e 02 pelo LACEN de Salvador, todos estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde da família do município.

LEIA TAMBÉM

Hospital de Campanha de Juazeiro começou a funcionar nesta segunda-feira (10) para atendimento de pacientes com Covid-19

Pernambuco registra 247 novos casos e 29 óbitos por Covid-19

Com estes dados, Juazeiro chega a 3.188 pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus. Com as 39 novas curas, um total de 1.418 pacientes já se recuperaram da doença. Isso significa que aproximadamente 45% dos que contraíram a doença já estão clinicamente curados.

O município ainda tem o registro de 66 óbitos ocasionados em decorrência da Covid-19.

Facape reabrirá o Núcleo de Práticas Jurídicas na próxima semana

(Foto: Ascom/Facape)

Na próxima segunda-feira (17), a Facape reabrirá o Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade. O serviço está fechado desde o mês de Março, pelo isolamento social de prevenção ao coronavírus. O atendimento estava limitando aos processos em andamento e às audiências virtuais.

São duas professoras do Colegiado do curso de Direito, acompanhando o trabalho de dezenove estagiários. O núcleo atende em média 80 pessoas por mês. Em 95% são de causas cíveis, especialmente de direito de família, como pensão alimentícia, divórcio, união estável, guarda familiar, direito de visita e retificação de registro público.

O núcleo é um importante auxílio à população de baixa renda, acelerando os processos e desafogando a Defensoria Pública e a Procuradoria. “O nosso núcleo possibilita que as pessoas que precisam de assistência possam entrar na justiça sem pagar pelas custas processuais, e com atendimento gratuito.” Ressaltou a Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Facape, Jaiza Sammara.

O atendimento ao público será reaberto seguindo os protocolos de segurança à saúde e prevenção à Covid-19, às segundas e terças-feiras, das 14h às 17h. É preciso agendar o atendimento pelo telefone (87) 3866-3248.

Petrolina receberá quarta etapa de pesquisa do Ibope para mapear Covid-19

Entrevistadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) retornarão a Petrolina para a quarta etapa da pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”. O levantamento é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Na ação, prevista para a segunda quinzena deste mês de agosto, serão realizadas coletas para testes rápidos da Covid-19, com resultado em 15 minutos. A pesquisa não tem qualquer vínculo com a Prefeitura de Petrolina, mas a presidência do Conselho Municipal de Saúde continuará fazendo a interlocução e dando apoio aos colaboradores do Ibope.

A quarta etapa segue a mesma metodologia das três anteriores, com a realização de 250 testes. Nas casas visitadas, a família responde um questionário e uma pessoa é convidada a fazer o teste. Caso o morador positive para a Covid-19, os demais residentes serão testados.

Além disso, a equipe entregará um informativo com orientações e repassará o contato dos positivados para acompanhamento junto à Secretaria Municipal de Saúde. As localidades a serem visitadas ainda não foram divulgadas.