Atletas de Casa Nova obtém resultados positivos em competição de Muay Thai

Casa Nova (BA) sediou no último final de semana o 1º Open Vanderley Fight de Muay Thai, evento que reuniu atletas da cidade em uma disputa intensa e casa cheia. Realizada na quadra poliesportiva da cidade, no sábado (1º) a competição terminou com avaliação positiva da organização.

Os casanovenses lutaram contra atletas de Petrolina, Juazeiro e Sobradinho e fizeram bonito. Segundo o Mestre Vanderley, três de seus lutadores venceram suas lutas, apesar de essa ter sido a primeira competição deles. “Eles tiveram 100% de aproveitamento: foram três lutas e três vitórias, duas por pontos e uma por nocaute técnico”, destacou.

As vitórias dos lutadores de Casa Nova vieram nas categorias até 50 kg; até 60kg e até 65 kg. A competição teve apoio da Prefeitura de Casa Nova, através da secretaria de Esporte e Lazer.

Corpo de líder comunitário assassinado em Petrolina será sepultado em Casa Nova

A Redação do Blog recebeu informações no começo dessa terça-feira (4) de que o velório de Sirlael Lamarque, morto a tiros na segunda-feira (3) no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 08, em Petrolina acontecerá a partir das 10h30, na residência de Sirlael, na Vila Nova do N8.

Em seguida o corpo seguirá para Casa Nova (BA), onde será sepultado, no interior do município baiano. Sirlael foi morto a tiros na noite de ontem, após um homem armado chegar em uma moto e disparar contra ele. O suspeito fugiu e até o momento não foi localizado.

Líder comunitário do N8, ele também era assessor parlamentar do vereador Major Enfermeiro (MDB). Diversas entidades e políticos lamentaram a morte. O ex-deputado estadual e atual diretor-presidente do IPA, Odacy Amorim (PT) assinou uma nota conjunta com sua esposa, a deputada estadual Dulcicleide Amorim (PT).

“[Ele] era conhecido por estar sempre reivindicando melhorias para a sua comunidade e para as regiões circunvizinhas. Apresentamos nossos sinceros sentimentos a toda família, amigos e líderes comunitários”, destacou o casal.

LEIA MAIS

Marcia Felipe é a primeira atração confirmada na Festa do Interior de Casa Nova

Em julho Casa Nova (BA) realizará mais uma edição da já tradicional Festa do Interior. Nesse ano o tema do evento – que chega a sua 20ª edição – é “Casa Nova, Capital da Fruta” e acontecerá entre os dias 12 e 14 de julho no Pátio de Eventos da cidade.

“Este ano já confirmamos grandes nomes da música brasileira no palco da Festa do Interior. O primeiro nome é o de Márcia Felipe, um megassucesso, que sempre leva milhares de fãs à suas apresentações e este ano não será diferente. Esperamos você lá”, antecipou o prefeito Wilker Torres.

Todas as atrações serão anunciadas ainda nesse mês junino, ressalta o gestor. “Durante todo o mês de junho estaremos anunciando as atrações dos três dias da Festa do Interior. Este ano vamos repetir e aumentar o sucesso de 2018. Será a maior festa de todos os tempos”, continuou.

Casa Nova: vereador Paulo Sérgio afirma ter confiança na reeleição do prefeito Wilker Torres

Vereador Paulo Sérgio (Foto: Reprodução/Facebook)

Em entrevista ao Blog do Banana, o vereador Paulo Sérgio (PR), da bancada do governo em Casa Nova (BA), disse que tem confiança na reeleição do prefeito WilKer Torres (PSB). Caso o atual gestor emplaque o novo mandato, será o primeiro prefeito reeleito da história do município.

“O prefeito tem uma equipe de trabalho afiada e tem todas as chances de ser reeleito o que seria inédito na história política de nossa cidade. Ele vem com toda a estrutura e as ferramentas necessárias para quebrar esse tabu”, disse o parlamentar.

Paulo Sérgio ressaltou o sucesso do prefeito Wilker Torres na disputa eleitoral de 2016, que largou na corrida com apenas 1% das intenções de voto, e foi vitorioso. Ainda de acordo com o vereador, o gestor tem tudo para continuar como chefe do executivo, já que conta com o apoio do governo da Bahia.

“Tum é filho daqui, é parceiro de nossa cidade. Temos que implementar as obras na cidade com pavimentações, pois o trabalho já é bem conhecido no interior. Agora a gestão deve investir mais na sede”, frisou Paulo Sérgio.

Bahia: recadastramento biométrico pode ser agendado pela internet ou telefone

(Foto: Internet)

Desde o dia 5 de maio os eleitores da Bahia podem utilizar os canais de comunicação na internet, para agendar o recadastramento biométrico. Aqui na região, pelo menos 10 municípios exigem que o eleitor vá aos postos de atendimento para não terem o título cancelado.

Nessa semana o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-BA) lançou o 0800 071 6505 para agendamento do serviço. Eleitores de Casa Nova, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Canudos, Uauá, Curaçá, Sento Sé e outras cidades devem fazer o recadastramento.

Para agendar atendimento é necessário informar nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe. O CPF é só pra quem não tem título. Todos os municípios mencionados acima estão em processo obrigatório de convocação.

Produtores baianos serão contemplados com palhada doada pela Agrovale

(Foto: Ascom/Agrovale)

A palhada, alimento animal oriundo da casa de açúcar produzida pela Agrovale – beneficiará cerca de 36 mil pequenos produtores rurais dos municípios baianos de Casa Nova e Tucano. Desde junho de 2018 15 mil pequenos agricultores já foram contemplados, tanto na Bahia quanto em Pernambuco.

De acordo com a Agrovale, a palhada é alimento forrageiro com elevados índices produtivos e altos teores de carboidratos. O produto é utilizado na alimentação de rebanhos caprinos, ovinos e bovinos em Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Jaguarari, Itiuba, Sobradinho, Andorinha e Petrolina.

O secretário de Agricultura de Casa Nova, Pedro dos Santos Costa, celebrou a parceria com a Agrovale. “Este será um benefício para aproximadamente 28 mil pequenos produtores rurais. Temos o maior rebanho caprino do Brasil com 269 mil cabeças. A palhada da Agrovale com certeza também vai fazer a diferença na alimentação animal de Casa Nova”, disse.

LEIA MAIS

Última quinta-feira de maio começa violenta na Bahia

(Foto: Ilustração)

A quinta-feira (30) começou violenta na região. Uma tentativa de homicídio e um assassinato foram registrados em duas cidades baianas, vizinhas a Petrolina. Em Juazeiro, um jovem foi baleado durante a madrugada, no bairro Expedito Nascimento.

Segundo testemunhas, a vítima estava em uma praça do bairro quando foi abordado por dois homens em uma moto, que dispararam contra ele e fugiram. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Universitário de Petrolina.

Nossa produção confirmou a ocorrência juntamente a Polícia Civil de Juazeiro, contudo até o momento não há informações oficiais acerca do óbito da vítima baleada.

Já em Casa Nova um homicídio foi registrado nessa manhã, na Estrada do Angical. A vítima apresentava perfuração por arma de fogo, mas até o momento nossa produção não conseguiu mais detalhes da ocorrência.

Tum propõe CPI para discutir preço das passagens aéreas

Tum propôs debate durante sessão na Alba (Foto: Ascom)

O preço das passagens aéreas – impulsionado pela crise da Avianca – pode ser tema de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta pelo deputado estadual Tum (PSC). Durante discurso na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na segunda-feira (27) o casanovense disse ser necessário discutir essa pauta.

Tum lembrou que o preço da passagem entre Petrolina e Salvador até o começo do ano custava R$ 250 e ultimamente é encontrada a R$ 2.500. “No entanto, sabe-se lá com base em quê, as empresas reajustaram a passagem desse trecho para 2500 reais, nada menos que um mil por cento de aumento, uma prova de esse problema afeta o turismo e os negócios não só da capital, mas de toda Bahia”, destacou o deputado.

O deputado esteve presente em uma audiência pública sobre o turismo, que contou com a participação do senador Jaques Wagner e deputados federais eleitos no estado. Tum aproveitou o momento para reunir assinaturas para a instalação da CPI no Congresso Nacional.

Ameaças de ataques a escolas de Casa Nova suspendem aulas e vereador cobra segurança

Escola Odete Viana seria um dos alvos do suposto ataque.

Desde o início desta semana, circula nas redes sociais de Casa Nova postagens de ameaças de ataques às escolas do município. Na noite da segunda-feira (27), o medo havia tomado de conta de alunos, professores e profissionais da educação, levando à suspensão das aulas nas escolas Julia Borges, citada em uma das postagens, e na Odete Viana.

Acompanhado da Secretaria de Educação, o prefeito Wilker Torres percorreu as unidades escolares da cidade, tranquilizando os profissionais e alunos e esteve na delegacia e no batalhão da Polícia Militar, solicitando informações do andamento das investigações e reforço na segurança.

O vereador Uilian Pereira (PMDB) ocupou a tribuna na noite dessa terça-feira (28) para falar das ameaças. “Desde ontem à noite e hoje pela manhã fomos bombardeados pelas redes sociais com suposto atentado nas escolas municipais de Casa Nova, em especial a Escola Julia Borges e Odete Viana”.

LEIA MAIS

Usuários de transporte alternativo denunciam superlotação após determinação da ANTT que proíbe vans de Casa Nova em Petrolina

O Blog já mostrou há alguns meses o problema vivido pelos usuários do transporte alternativo de Petrolina. Para se locomover da sede ao interior, ou vice-versa, eles têm a disposição as vans e segundo alguns relatos recebidos pela nossa produção através do WhatsApp e email, falta segurança e conforto.

Para tentar ilustrar a situação uma leitora encaminhou um vídeo ao Blog, mostrando a superlotação em uma van: estudantes do IF-Sertão são obrigados a fazer a viagem em pé, alguns estão parados próximo a porta e correm risco de cair. Confira a seguir:

Segundo ela, o problema começou quando a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deflagrou a Operação Carranca, próximo ao carnaval desse ano. Vans de Casa Nova (BA) ficaram proibidas de pegar passageiros em Petrolina e com isso, há uma superlotação nos veículos municipais.

“A proibição foi entre o mês de fevereiro e março. Pego micro ônibus e van do projeto diariamente e todos que utilizam desse meio de transporte só fazem reclamações. Os moradores dos núcleos n4, n5 e moradores do c2 vivem em constante reclamação, porque os transportes além de sucateados, vivem lotados, pessoas tendo que ficar em pé. A situação nos dá impressão de abandono”, afirmou a estudante.

LEIA MAIS

Casa Nova: Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo e tira de circulação armamento de calibre restrito

(Foto: Divulgação/25ª CIPM)

Na madrugada desta segunda-feira (20), durante a realização de patrulhamento e abordagens, Policiais Militares da 25ª CIPM prederam um homem por porte ilegal de arma de fogo, no bairro Borges, em Casa Nova (BA).

Com o imputado, os policias encontraram uma Pistola .40, Marca Taurus, modelo 840, com um carregador e doze munições. O indivíduo juntamente com a arma foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil para serem tomadas as medidas cabíveis.

População de Casa Nova vai ás ruas em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

(Foto: Ascom)

Com uma participação muito além da prevista e o envolvimento de todas as escolas da cidade, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal de Assistência Social, aconteceu na manhã da última sexta-feira (17) em Casa Nova (BA), a Caminhada em Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças Adolescentes.

A caminhada deste ano, que começou às 7h30 na sede do Conselho Tutelar, percorreu as ruas e avenidas da cidade e terminou com uma grande concentração na Quadra Poliesportiva Alano Viana de Araújo. Durante o percurso, alunos, pais, professores, gestores e funcionários bradavam palavras de ordem alertando para o abuso e a exploração infantil.

LEIA MAIS

Casa Nova: Prefeito Wilker Torres discute melhoria no abastecimento de água e ampliação da rede de esgoto

(Foto: Ascom)

O Prefeito de Casa Nova (BA), Wilker Torres, em reunião com o Secretário de Estado de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Leonardo Góes, acompanhado do Deputado Estadual Tum (PSC), na tarde da última quarta-feira (15) discutiu a realidade do abastecimento de água no município.

De acordo com o prefeito, apesar das melhorias efetivadas no fornecimento de água, ainda há bairros e localidades do município que passam por dificuldades para receber água tratada. “Herdamos uma situação muito ruim em termos de abastecimento, da cobertura da rede de água, com equipamentos antigos e tratamento inadequado. Estamos mudando esta realidade, melhorando a qualidade da água oferecida à população, ampliando o fornecimento a diversos bairros e localidades, melhorando a captação e a distribuição”, disse Torres.

LEIA MAIS

Casa Nova: Prefeito Wilker Torres defende universidades públicas e apoia manifestações

O Prefeito Wilker Torres defendeu nas redes sociais, a unidade de luta contra os cortes propostos pelo governo federal e a participação da população nos atos previstos para esta quarta-feira (15), em todo o País.

“Casa Nova tem o dever de se posicionar contra estes cortes e contra o sucateamento dos Institutos Federais. Nosso município se tornou um polo de educação superior, com universidades públicas e privadas, com um IF (Instituto Federal), a ser inaugurado. Abrimos perspectivas de formação, capacitação e inserção no mercado de trabalho para nossos jovens. O fechamento destas instituições é um retrocesso e um atentado ao desenvolvimento de Casa Nova. Todos na rua para defender a educação”, conclama.

“Casa Nova mais uma vez é chamada e não fugirá à luta”, diz um trecho do post do gestor, convidando a população casanovense a participar do ato, que terá concentração em frente ao INSS de Juazeiro, a partir das 8h30, nesta quarta-feira (15).

Grilagem de terra é tema de Audiência Pública em Casa Nova

(Foto: Ascom)

Pequenos produtores, agricultores familiares, trabalhadores rurais e camponeses sem terra, participaram de uma audiência pública realizada  durante a manhã de sábado (11), na localidade de Rancho Alegre, a 50 quilômetros da sede de Casa Nova (BA). O encontro teve como  foco, discutir a ação de duas empresas originárias de Minas Gerais, que estão tentando tomar posse de terras do município.

Rancho Alegre nunca tinha visto tanta gente reunida, superando até mesmo a expectativa do prefeito Wilker Torres. “Perdemos o medo! Quando vejo esta gente assim, disposta a defender suas terras, sinto que o povo de Casa Nova não se entrega” – disse entusiasmado, lembrando as lutas do Pau da Colher. “Sinto-me orgulhoso de estar à frente desta batalha, de liderar mulheres e homens livres, capazes de dizer não à dominação, de resistir à afronta e desafiar os medos para garantir a terra e a casa de sua família”, concluiu.

No mesmo tom, diversas autoridades, abrangendo pastor e padres, representantes de movimentos sociais como a  Pastoral da Terra e o Movimento Sem Terra, sindicato dos trabalhadores rurais, vereadores, secretários municipais e o representante do governo da Bahia, Secretário Josias Gomes, além dos deputados estaduais Tum e Zó.

LEIA MAIS