Nas redes, Michelle critica alegoria na Sapucaí de Bolsonaro como palhaço atrás das grades

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou, no domingo, 15, a representação do ex-presidente da República Jair Bolsonaro durante o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói. Durante o desfile, no Carnaval do Rio de Janeiro, o ex-presidente e marido de Michelle, atualmente preso, foi retratado como um palhaço encarcerado.

Em publicação nas redes sociais, Michelle reagiu à alegoria. “Só pra registrar um fato histórico: quem foi preso por corrupção foi Luiz Inácio Lula da Silva. Isso é registro judicial, não opinião”, escreveu, referindo-se ao atual presidente da República. A manifestação ocorreu durante o desfile da escola na Marquês de Sapucaí, que foi a primeira a se apresentar na noite do domingo. A escola levou à avenida o samba-enredo que celebrou Lula, destacando sua origem como operário, além de episódios marcantes da política brasileira recente.

Homenagens e críticas

O enredo da Acadêmicos de Niterói, além da homenagem a Lula, também incluiu sátiras a adversários políticos. Na comissão de frente, um ator representando Jair Bolsonaro apareceu caracterizado como um palhaço e, em seguida, foi mostrado atrás de grades, em uma encenação que repercutiu nas redes sociais e gerou reações de aliados do ex-presidente. Lula acompanhou o desfile de um camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes e de ministros do governo. A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, também esteve presente, mas não desfilou.

Oposição reage

Além de Michelle Bolsonaro, a homenageando feita a Lula no Carnaval recebeu mais críticas da oposição. Pelo X, antigo Twitter, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) acusou o presidente de usar dinheiro público para fazer homenagem a ele mesmo. Já o senador e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR) diz que “faltou o carro da Odebrecht”, fazendo alusões à operação Lava Jato.

Estadão Conteúdo

Pérsio chama Edinaldo Lima de “Barbie” e diz que candidatura do peemedebista é uma imposição de Lossio

Pérsio Antunes - Edinaldo

Vereador Pérsio Antunes bate forte na pré-candidatura a prefeito de Edinaldo Lima

Em conversa reservada com a imprensa na manhã desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Pérsio Antunes (PV), ex-aliado de Julio Lossio (PMDB), disse que a indicação do nome do vereador Edinaldo Lima, ex-secretário de Habitação, foi uma imposição do prefeito.

“É preciso o prefeito explicar ao Cel Leite, a Tolentino e a Guilherme Coelho. Quero saber se esse povo todo vai engolir essa ditadura, que foi imposta nestes últimos oito anos, onde o rei manda e os escravos obedecem. De repente o prefeito tira do bolso um candidato, como se fosse uma moeda de troca, que a população não quer. A verdade é que a população não vai querer um candidato que não tem história na cidade, que não tem trabalho, que tem propaganda e só isso não vai convencer a população”.

Neste contexto, o edil reiterou que a propaganda que esse governo faz é de enganação, sobretudo no que diz respeito ao programa Minha Casa Minha Vida. “Essa bandeira das casas foi a única que eles acharam viável para tentar emplacar um candidato e não vão emplacar por que a população sabe que não foi o prefeito que construiu e sim o Governo Federal com o nosso dinheiro”, salientou.

Em tom pejorativo Pérsio também disse que Edinaldo era apenas um boneco comandado por Lossio. “Edinaldo é mais um boneco que está sendo colocado para tentar enfeitar como se fosse uma grande boneca, uma Barbie maquiada de prefeito”, ironizou.