Policial Militar do BEPI morre durante curso intensivo realizado na Ilha do Fogo

(Reprodução/WhatsApp)

Na tarde desta quarta-feira (6) o policial Luciano Souza Menezes, aluno do Curso Intensivo de Operações de Sobrevivência em Área de Caatinga (CIOSAC), do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), morreu durante uma etapa do treinamento, que exige transposição de curso d’água, realizada na Ilha do Fogo, na divisa entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco afirmou que segundo a coordenação do curso, o aluno, como todos os demais, passou por um teste realizado na véspera do exercício, no qual foi avaliado que tinha condições de participar da atividade. No entanto, quase ao término do percurso, o soldado sentiu cansaço e pediu uma boia, que foi prontamente entregue por uma equipe dos Bombeiros que acompanhava a movimentação. Em um dado momento, ele desfaleceu, sendo imediatamente retirado  da água.

Ainda de acordo com a PMPE, um enfermeiro e os bombeiros fizeram todos os procedimentos previstos para este tipo de mal súbito, enquanto aguardava uma UTI Móvel, acionada pelos instrutores. Com a chegada dos médicos, foi usado um desfibrilador, mas o recurso não foi o bastante para reanimá-lo, sendo declarado o óbito poucos minutos depois.

LEIA MAIS

Polícia Federal prende traficante mais procurado de PE em reserva de Cabrobó

Material apreendido com Jociel Jacinto. (Foto: Divulgação)

Na madrugada de hoje (12) uma operação conjunta entre o Batalhão Especializado de Polícia do Interior (BEPI) e a Polícia Federal, resultou na prisão de Jociel Jacinto da Silva conhecido também como ‘Calango’, de 48 anos. Calango responde a processos por tráfico e por homicídios, tendo em seu desfavor dois mandados de prisão, expedidos pela Comarca de Cabrobó.

O acusado era integrante da quadrilha de índios Truká assaltante de bancos. Jociel é réu confesso em dois homicídios. A prisão ocorreu dentro da reserva indígena Truká, localizada na Ilha da Assunção, em Cabrobó.

Com Jociel foram apreendidas uma escopeta calibre 12, com marca e números raspados, vários cartuchos e 400g de maconha, além de uma pedra de raxixe. O preso, juntamente com o material apreendido, foi conduzido a Delegacia de Policia Federal em Salgueiro e após as formalidades legais, foi encaminhado ao presídio local.

Segurança será reforçada no interior de Pernambuco, garante Governador

Governo de Pernambuco segurança

Nesta terça-feira (29), a política de fortalecimento da segurança pública no Interior do Estado foi reforçada com o lançamento da Companhia do Batalhão Especializado de Polícia do Interior (BEPI) de Toritama, no Agreste.

A frente de trabalho se junta às novas companhias de Palmares, na Mata Sul, e de Custódia, no Sertão. As três unidades nascem do desdobramento da Companhia Independente de Operações de Sobrevivência na Caatinga (CIOSAC), que segue dando nome à última.

Juntas as companhias, elas contam com 480 homens, que realizam ações em 171 municípios das três regiões. O reforço foi oficializado pelo governador Paulo Câmara durante solenidade no município agrestino.

O chefe do Executivo estadual destacou que o lançamento da nova companhia faz parte de uma estratégia pensada pelo Estado para oferecer mais segurança à população. “Esse ato reitera o nosso compromisso com a segurança pública de Pernambuco. A chegada de novos policiais será fundamental para a redução da violência na região. Tenho certeza de que os homens que atuarão no BEPI serão incansáveis na busca de mais harmonia para o Agreste “, afirmou Paulo.

12