Alerta sonoro com a palavra ‘misantropia’ em celulares durante a madrugada assusta moradores em Salvador e outras capitais

Mensagem foi enviada para celulares por volta de 1h24 deste sábado (20). Defesa Civil de Salvador afirma que não emitiu o alerta e Defesa Civil Nacional investiga possível invasão ao sistema.

Moradores de Salvador se assustaram na madrugada deste sábado (20) após receberem, nos celulares, uma mensagem de alerta extremo acompanhada de um som alto e característico de emergência. O aviso, que continha apenas a palavra “misantropia”, foi disparado por volta de 1h24 e acordou diversas pessoas.

Nas redes sociais, usuários relataram ter sido surpreendidos pelo alerta, que tocou mesmo em aparelhos configurados no modo silencioso ou “não perturbe”.

“Tomei um susto, mas não cliquei para saber mais informações. Fiquei tão nervosa e desconfiada que só fiz reiniciar o celular. Minhas pernas estão tremendo até agora”, relatou.

O episódio também foi relatado por moradores de cidades como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Campo Grande.

LEIA MAIS

Suspeito de participar de ataque hacker ao Ministério da Saúde é preso na Bahia

A Polícia Federal (PF) prendeu, na quarta-feira (19), um homem suspeito de participar do ataque hacker contra o Conecte SUS, do Ministério da Saúde. O investigado foi preso em Feira de Santana e é apontado como principal alvo da PF.

O homem é natural da Paraíba e foi detido na companhia da namorada em um hotel. Ele é suspeito de integrar uma organização criminosa internacional chamada Lapsus Group, responsável por ataques cibernéticos contra diversos órgãos governamentais no ano passado.

Ainda ontem ele foi encaminhado à Brasília (DF). Além da invasão ao sistema do Ministério da Saúde, o grupo é investigado por invadir sistemas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da Localiza Rent a Car, além de diversos outros na América do Sul, Estados Unidos e Europa.

Aplicativo ConecteSUS é restabelecido, diz Ministério da Saúde

Aplicativo Conecte Sus.

O Ministério da Saúde informou em nota na noite desta quinta-feira (23) que o aplicativo ConecteSUS foi restabelecido após ter ficado fora do ar desde o dia 10 deste mês em decorrência de um ataque hacker. Segundo a pasta, a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 ainda pode apresentar instabilidade, devido ao grande volume de acessos.

No dia 10 de dezembro, o site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers. O site do ministério voltou a funcionar no mesmo dia do ataque, mas o ConecteSUS estava inacessível desde então.

LEIA MAIS

Hacker de Belém do São Francisco é preso em operação da PF

Agentes da Polícia Federal (PF) estão nas ruas, nesta terça-feira (8), cumprindo mandados de prisão para desarticular uma organização criminosa voltada a ataques cibernéticos contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos mandados foi cumprido em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

Mandados em Pernambuco

No total, são cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, cumpridos também nas cidades de Itumbiara (GO), Bragança Paulista (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Olinda (PE). Ainda segundo a PF, todos os presos são dos municípios pernambucanos. A investigação teve início após o ataque sofrido em 3 de maio deste ano.

Crimes

A PF identificou os endereços de onde partiram os ataques, bem como as pessoas que atuaram de “forma sistemática e organizada”, segundo a polícia. Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 154-A, §3º e 288, ambos do Código Penal, com penas que, somadas, podem chegar a cinco anos de reclusão.