De Petrolina para o Brasil: merenda escolar servida em unidades da cidade é destaque em concurso nacional

Concurso é promovido pelo FNDE e valoriza profissionais do PNAE

O cuidado com a alimentação nas escolas municipais de Petrolina segue conquistando reconhecimento em nível nacional. O município avançou no Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar 2026, promovido pelo FNDE, que valoriza profissionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e incentiva a criação de pratos saudáveis, nutritivos e com identidade regional.

Após a primeira etapa, duas escolas da rede municipal garantiram vaga na fase de votação popular, que terá início no próximo dia 15 de maio. Representando Petrolina estão as receitas “Charque Cremoso na Moranga à Moda Nordestina”, da Escola Municipal Félix Manoel, e “Formas geométricas que alimentam”, da unidade de educação infantil Nossa Infância Rita Luiza.

LEIA MAIS

Escolas de Petrolina avançam para etapa classificatória de concurso nacional de alimentação escolar

Mais do que garantir refeições diárias, a merenda escolar é um gesto de cuidado, acolhimento e aprendizado dentro das escolas. Em Petrolina, esse trabalho ganha ainda mais destaque com a dedicação de merendeiras e merendeiros que transformam ingredientes simples em pratos nutritivos e cheios de significado. Esse compromisso com a alimentação de qualidade levou unidades da rede pública do município a conquistarem espaço na etapa classificatória da 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar (2026).

Após a etapa eliminatória, nove unidades de Petrolina seguem na disputa. Foram classificadas as escolas Manoel Januário, João Batista, Valdemar Barbosa, Félix Manoel, São Domingos Sávio, Moisés Barreto, Miguel Arraes e João Neto, além da unidade de educação infantil Nossa Infância Rita Luiza.

LEIA MAIS

Afrânio: Prefeitura inova com distribuição de cartão alimentação a alunos da rede municipal

Afrânio, no Sertão do São Francisco, tem uma novidade aos estudantes da rede municipal. O município é um dos primeiros no estado a contar com o auxílio alimentação. O benefício no valor de R$ 50,00 por aluno será pago através de um cartão de débito.

Os pais ou responsáveis receberão o benefício para comprar a merenda do estudante. A Prefeitura estima que sejam investidos aproximadamente R$ 150.000,00 por mês, com recursos próprios. A ajuda vem em um bom momento levando em conta que as aulas estão paralisadas desde o início da pandemia do novo coronavírus.

“É importante destacar que não será aplicado recurso de merenda escolar nesse programa“, explica a Prefeitura. Além de ajudar as famílias dos alunos a Prefeitura prevê aquecimento no comércio local com as compras futuras dos pais.

‘1º Encontro da Agricultura Familiar’ de Petrolina discutiu o fortalecimento da merenda escolar no município

(Foto: Ascom)

Visando o fortalecimento da alimentação escolar de Petrolina, foi realizado na sexta-feira (14), no auditório do SEST/SENAT, o ‘1º Encontro da Agricultura Familiar’. A iniciativa da Prefeitura Municipal com o apoio dos colaboradores do Programa Nacional da Alimentação Escolar do Município, abordou questões pertinentes aos cuidados com a qualidade dos alimentos inseridos na alimentação de crianças, jovens e adultos da rede municipal de ensino.

Com a presença de cerca de 200 pessoas, o evento contou com a participação de agricultores, autoridades do município, como o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando e representantes das unidades de ensino da rede municipal. O público teve a oportunidade de conhecer mais sobre a evolução do cardápio da merenda escolar nos últimos anos e participar de mesas redondas sobre o Papel da Agricultura Familiar no cardápio das escolas de Petrolina. O evento contou ainda com a exposição de produtos de comunidades da região e um lanche preparado somente com produtos da Agricultura Familiar.

LEIA MAIS

Escola municipal de Petrolina é premiada em concurso nacional de alimentação escolar

(Foto: Ascom/PMP)

A comunidade escolar do bairro Santa Luzia, em Petrolina (PE), tem motivos de sobra para comemorar. É que a Escola Municipal Luiz Rodrigues de Araújo foi uma das dez vencedoras da 2ª edição do ‘Prêmio Crianças Mais Saudáveis’, promovido pela Fundação Nestlé Brasil com o objetivo de incentivar educadores na promoção de novos hábitos no âmbito escolar.

O projeto de autoria da professora Maria Carleene Maciel Canuto, com o tema “Boa alimentação faz bem para o coração”, propõe melhorias nas condições nutricionais, físicas e cognitivas dos alunos, por meio de teatro de fantoches, criação de mini horta e elaboração de livro de receitas. O trabalho também prevê uma atenção especial para os estudantes com necessidades especiais que possuem seletividade alimentar e a capacitação de professores, gestores e funcionários da escolar, e a participação das famílias e comunidade do entorno.

LEIA MAIS