Hospital Regional de Juazeiro adere Campanha: Dia Mundial da Voz

(Foto: Internet)

Dia 16 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Voz e, em decorrência da data, o Hospital Regional de Juazeiro realizará ações para promover a prevenção e diagnóstico precoce de patologias que prejudiquem sua saúde vocal. A ação, que é aberta para a população, acontecerá na quarta feira (18), onde serão passadas orientações sobre saúde vocal, dinâmica e aplicação de instrumentos para rastrear possíveis problemas vocais.

A direção do HRJ sinaliza que a ideia de abraçar a Campanha consiste em frisar a importância dos cuidados e prevenção de problemas vocais, focando nos recursos que cada pessoa possui, utilizando-os em benefício de sua vida.

De acordo com a especialista em cirurgia de cabeça e pescoço da unidade, Cibele Coelho, os problemas da voz são mais comuns em profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. Professores, por exemplo, têm de duas a três vezes mais distúrbios da voz que o restante da população. Outro alerta é sobre a rouquidão persistente. Ela pode ser um sintoma indicativo de câncer de laringe.

LEIA MAIS

Acidentes de trânsito representam 90% dos atendimentos do HU aos finais de semana, segundo Gerente de Atenção à Saúde

(Foto: Divulgação/HU)

O atendimento de pacientes com necessidade de ventilação mecânica no Hospital Universitário (HU) de Petrolina segue interrompido e segundo o Gerente de Atenção à Saúde do HU, Luiz Otávio Nogueira, um dos motivos da super lotação da unidade são os constantes atendimentos a politraumatizados da Rede PEBA.

Na terça-feira (10), nossa equipe conversou com o médico, que informou haver uma carência de profissionais – médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas – no HU. Ainda segundo o Gerente de Atenção à Saúde, existe uma grande demanda na unidade para poucos profissionais.

LEIA TAMBÉM:

Hospital tem carência em várias especialidades médicas, afirma Gerente de Atenção à Saúde do HU

“Temos a carência de 10 clínicos, profissionais de enfermagem com nível superior é entre 30 e 40 profissionais, os técnicos fica entre 60 e 80”, diz Dr. Luiz Otávio, citando apenas algumas das áreas com necessidade de novos profissionais.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina reforça ações de imunização contra sarampo; crianças e adultos devem se vacinar

(Foto: Internet)

Para evitar a reintrodução do vírus causador do sarampo no estado de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) recomendou aos municípios que reforcem as ações de controle e de vigilância da doença. Por isso, a Prefeitura de Petrolina destaca a importância de intensificar as ações de imunização para que os pernambucanos atualizem sua situação vacinal e fiquem protegidos.

Em Petrolina, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município. A indicação é utilizar a vacina tríplice viral, que evita, além do sarampo, a rubéola e a caxumba. A vacina tríplice viral deve ser aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Para crianças acima de dois anos, além de jovens e adultos até os 29 anos, não vacinados anteriormente ou que não se lembram, devem ser feitas duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas. Adultos entre 30 e 49 anos (não imunizados ou que não lembram) devem tomar uma dose da tríplice.

LEIA MAIS

Hospital tem carência em várias especialidades médicas, afirma Gerente de Atenção à Saúde do HU

(Foto: Divulgação/HU)

A notícia de superlotação do Hospital Universitário (HU) de Petrolina veio a público no feriadão da Semana Santa. Pacientes os quais precisam de ventilação mecânica não estão mais sendo recebidos por falta de leitos na unidade, mas segundo o Gerente de Atenção à Saúde do HU, dr. Luiz Otávio Nogueira, em momento algum houve o fechamento do hospital.

“Essa palavra ‘fechamento’ é inadequada, o que houve foi uma restrição de algum tipo de paciente que precisasse de ventilação mecânica” afirma o médico. Ainda segundo Luiz Otávio, o aviso emitido pelo HU às vésperas do feriado se deu pela necessidade de avisar a população sobre a super lotação.

LEIA TAMBÉM:

Hospital Universitário de Petrolina está superlotado e informa que não pode receber mais pacientes este fim de semana

De acordo com o Gerente de Atenção à Saúde, nesses períodos de feriados e finais de semana os atendimentos a politraumatizados cresce consideravelmente na unidade e todos os equipamentos de respirador mecânico permanecem ocupados.

“Se chegar paciente com essa necessidade a gente não tem como resolver“, explica o médico. Dr. Luiz Otávio ainda acrescenta que a designação de profissionais para a ventilação manual resultaria no comprometimento do atendimento a outros pacientes, já que a equipe médica hoje é reduzida.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde desta quarta-feira atenderá aos moradores do Distrito de Itamotinga em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A Caravana da Saúde atenderá nesta quarta-feira (11) aos moradores do Distrito de Itamotinga na vila da CAJ, zona rural de Juazeiro (BA). A Caravana será a 114º edição do programa que há três anos vem reduzindo as demandas reprimidas nas unidades do município.

Os usuários terão atendimento especializado nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico e serão realizados ainda exames laboratoriais, eletrocardiogramas e atualização do recadastramento do Bolsa Família pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade  (SEDES), através da Estação Cidadania.  A Caravana já registra mais de 25 mil atendimentos ao longo desses três anos do programa.

Após problema com operadora, telefone do SAMU volta a funcionar em Juazeiro

(Foto: ilustração)

Quem precisa de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Juazeiro já pode utilizar o 192.

Na sexta-feira (6) o telefone do SAMU em Juazeiro apresentou problemas e a Secretaria de Saúde (SESAU) precisou providenciar um número emergencial, para não afetar o atendimento a população.

Na noite do sábado a SESAU informou que o 192 já está operando normalmente e a comunidade juazeirense pode voltar a utilizar esse número.

Leitor registra descaso na Maternidade de Juazeiro, Prefeitura afirma que hospital está superlotado

(Foto: Reprodução)

Grávidas aguardando sentadas na recepção do Hospital Materno Infantil, em Juazeiro durante a madrugada. Essa é a realidade das pacientes que precisam ser atendidas na cidade vizinha e a situação tem provocado revolta da acompanhantes e familiares das gestantes.

Um leitor que preferiu permanecer anônimo enviou um desabafo ao nosso Blog, onde relata uma situação ocorrida nessa semana na maternidade. Ele estava acompanhando uma amiga gestante e se deparou com várias grávidas em trabalho de parto, sem poder dar a luz por falta de leito.

Descaso

“É uma covardia, sem um leito para poder ter seu filho com dignidade e respeito. Só levam a gestante para um quarto quando ela já sofreu bastante”, relembra o leitor.

Ainda segundo a denúncia, a mulher grávida que ele acompanhava entrou em trabalho de parto, porém não havia um profissional para atendê-la. “Pior ainda foi quando percebi que ela estava começando a dar a luz em um quarto sozinha, sai correndo atrás de um médico e não tinha ninguém no posto médico”, afirma.

Outro lado

Por meio de uma nota, a Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro informou que o Hospital Materno Infantil está superlotado e na última segunda-feira (2), foi solicitado a não regulação de pacientes para a maternidade. Em relação ao atendimento, a SESAU afirma que as pacientes são avaliadas pelos médicos e equipes do hospital.

A nota lembra ainda que o Hospital Materno Infantil realizou 1.350 partos nos três primeiros meses do ano e é a única unidade de baixo risco da região. Confira a seguir a íntegra da nota:

NOTA SESAU

A Secretaria Municipal da Saúde informa que o Hospital Materno infantil encontra-se superlotado, assim como os demais hospitais da região e do Brasil. Na noite da última segunda-feira, 02 a direção da unidade solicitou À Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) a não regulação de pacientes para a maternidade municipal. Durante o plantão noturno foi fechado o plantão para regulação sem condições de receber as pacientes, mesmo assim os municípios que fazem parte da Rede PE-BA continuam enviando as gestantes para Juazeiro.

Na chegada à maternidade as pacientes são informadas sobre a superlotação e que não há leitos disponíveis para acolhê-las, mesmo assim o município realiza o atendimento e as mesmas ficam aguardando a liberação dos leitos para serem acomodadas com mais conforto. Todas as pacientes são avaliadas pelos médicos, os exames são realizados, as gestantes são assistidas pelas equipes. De janeiro a março foi realizado mais de 1.350 partos, uma média de 450 partos por mês, a maternidade de Juazeiro é a única de baixo risco na região e não existe outra unidade que possa atender essas gestantes.

Hospital Regional de Juazeiro promove evento para alertar pacientes por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Câncer

(Foto: ASCOM)

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado no dia 8 de abril, próximo domingo, mas o Hospital Regional de Juazeiro (BA) se antecipou e realizou na manhã desta sexta-feira (6), um evento para lembrar a data.  O evento organizado pela Comissão de Humanização, em parceria com a equipe da oncologia objetivou principalmente informar aos participantes sobre a prevenção e tratamento do câncer.

A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde, tem o objetivo de conscientizar a população e os governos das várias nações sobre a necessidade de políticas de prevenção, de medidas para o rápido diagnóstico da doença e, ainda, de acesso aos tratamentos existentes, como forma de reduzir o grande número de mortes causadas pelo câncer em todo o mundo.

A psicóloca do Hospital, Lais Campos, falou da importância do evento: “As ações desenvolvidas  buscam  esclarecer e desmistificar  estigmas atrelados ao diagnóstico do câncer, possibilitando reflexão e busca do cuidado mostrando as formas de evitar o desenvolvimento da doença. É um espaço de troca de informação entre a comunidade e o hospital. Enriquece o trabalho da equipe pois agrega conhecimentos empíricos”.

João Henrique Araújo, enfermeiro da Comissão de Humanização, destacou que, “durante as palestras são abordados  não só a questão do diagnóstico, mas o direito deles ao tratamento. O câncer tem chances de cura, e neste dia nós procuramos mostrar isso, surgiram muitas perguntas e dúvidas, algumas pessoas ainda questionam se o câncer passa pelo contato e nós sabemos que o contato, o abraço, o afeto, hoje faz parte do tratamento”.

Juazeiro: distrito de Itamotinga recebe unidade de saúde

A inauguração será a partir das 18h na UBS do Distrito de Itamotinga. (Foto: Ilustração)

O prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim deve entregar nesta sexta-feira (06), durante o programa “Toda Sexta tem Obra”, a Unidade Básica de Saúde Maria Luzia da Silva Ferreira – Dona Tetê, que vai atender a população do distrito de Itamotinga.

A obra foi construída como parte do programa ‘Requalifica UBS’, do Ministério da Saúde. O investimento total foi orçado em R$ 269.973,63, contando com recursos do Governo Federal e da gestão municipal.

Os moradores do distrito de Itamotinga estão sendo contemplados com uma ampla estrutura composta por: consultório odontológico, médico e de enfermagem, sala de espera, triagem, sala de procedimentos, sala de vacina, sala de curativo, copa, farmácia, sala de esterilização, sala de expurgo, área de serviço, banheiros, almoxarifado e DML.

Esta será a nona UBS inaugurada na Gestão do Prefeito Paulo Bomfim. Hoje, Juazeiro conta com 93% de cobertura na rede de Atenção Básica. A inauguração será a partir das 18h na UBS do Distrito de Itamotinga.

Programa ‘Farmácia Popular’ é encerrado em Juazeiro

(Foto: Reprodução)

O Decreto nº 374/2018, publicado no Diário Oficial de Juazeiro na quarta-feira (4), determina o encerramento do programa Farmácia Popular na cidade. A justificativa do prefeito Paulo Bonfim (PC do B) para a decisão foi o “fim do repasse financeiro para manutenção e operacionalização das unidades, por parte do Governo Federal, através do Ministério da Saúde”.

O encerramento do programa foi anunciado pelo Ministério da Saúde em junho de 2017, através da Portaria nº 1.630, a qual desabilita os municípios e estados sobre a manutenção das farmácias. Dessa forma, em Juazeiro estão autorizados o fechamento de duas unidades, localizadas no bairro Itaberaba e no Centro.

Outro lado

Nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Juazeiro, para saber como a população mais carente será assistida no município, já que o acesso a medicamentos mais baratos acontecia na Farmácia Popular. Até o fechamento dessa matéria não tivemos retorno. O espaço do Blog fica aberto para as prestações de informações a comunidade juazeirense.

Grupo realiza mutirão de cirurgias de fissuras labiopalatais em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Entre 12 e 18 de outubro, um grupo de médicos realizará um mutirão de cirurgias labiopalatais, mas as triagens já estão sendo agendas em Petrolina. Os interessados podem buscar a equipe responsável pela ação, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Rua Engenheiro Carlos Pinheiro, 171, Centro.

De acordo com o médico cirurgia Márcio Novaes, o evento é gratuito e acontecerá no Hospital Universitário, através de uma parceria com a instituição.

O evento é totalmente filantrópico, desde a consulta até o tratamento da cirurgia. Nossa equipe de cirurgia vai atuar junto com o doutor Assis Felipe, de Fortaleza e o mínimo de cirurgias que iremos fazer é de 10 pacientes, o limite a gente ainda não determinou”, explicou o médico.

Cirurgias

Ainda segundo Márcio, o último mutirão realizado em Sobral (CE) terminou com 40 pacientes atendidos. Durante o mutirão, o primeiro dia será para confirmar as triagens realizadas agora. A programação também contará com um momento de capacitação para a comunidade médica da cidade e os últimos dias, para a realização das cirurgias.

Para a realização da triagem, é necessário apresentar documentação pessoal do paciente (RG ou certidão de nascimento) e os mesmos precisam ter idade mínima de seis meses. As consultas podem ser agendadas através dos telefones (87) 3862-3867 e (87) 9 9925 3232. O grupo também disponibiliza o WhatsApp (87) 9 9802-8985 para as marcações.

Serviço

“Operação Fissuras Labiopalatais”

Quando: 12 a 18 de outubro de 2018

Triagens e consultas: agendamento pelos telefones: (87) 3862-3867, (87) 9 9925 3232 e WhatsApp (87) 9 9802-8985

Consultas: Rua Engenheiro Carlos Pinheiro, 171, Centro.

Hospital Universitário realizou mais de 3 mil atendimentos de urgência em março

(Foto: Internet)

O Hospital Universitário (HU) de Petrolina está sem receber pacientes com necessidade de ventilação mecânica ou encubação há uma semana, mas mesmo assim os atendimentos de urgência continuam e não foram paralisados, como informou no começo da semana o chefe do HU.

LEIA TAMBÉM:

“Jamais vai haver o fechamento”, afirma Chefe de Regulação do HU

Hospital Universitário de Petrolina está superlotado e informa que não pode receber mais pacientes este fim de semana

Nessa quinta-feira (5), o Hospital divulgou o balanço dos atendimentos realizados em março. No total, a unidade teve 3.849 casos de urgência recebidos pelos médicos da unidade. Também foram feitas 2.558 consultas ambulatoriais e 469 cirurgias.

O Hospital Universitário atende pacientes de 53 municípios, porém sofre com a falta de profissionais e seis leitos estão fechados na unidade. A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores está acompanhando a situação.

Caso de H1N1 em Petrolina foi encerrado, garante secretaria de Saúde

Paciente continua internada.

A secretaria de Saúde de Petrolina afirmou em nota que o caso da gripe H1N1 que foi confirmado na cidade foi encerrado. Ainda de acordo com a secretaria, os primeiros sintomas foram diagnosticados no dia 11 de fevereiro, após viagem a Salvador, e a confirmação saiu na última semana.

A paciente, de 56 anos, recebeu todo o tratamento necessário, mas continua internada por complicações devido à medicação. A secretaria disse ainda que se trata de um caso isolado e que o registro não apresenta uma situação de alerta.

LEIA TAMBÉM

Pernambuco registra primeiros casos da gripe H1N1, uma das pacientes é de Petrolina

Confira a íntegra da nota

Com relação à notícia dos dois casos da gripe H1N1 confirmados em Pernambuco, em que um deles foi registrado em Petrolina, a Secretaria de Saúde esclarece que a paciente, de 56 anos, teve todo o acompanhamento necessário e o caso já foi encerrado pelo setor

Os primeiros sintomas foram diagnosticados no dia 11 de fevereiro, após viagem a Salvador, e a confirmação saiu na última semana. Reforçamos que a mesma recebeu todo o tratamento e só está internada por complicações devido à medicação, porém, trata-se de um caso isolado.

Informamos ainda que os registros não representam uma situação de alerta máximo e que todas as unidades de saúde estão sendo monitoradas“.

Senado aprova licença-maternindade de 180 dias

(Foto: Ilustração)

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado Federal aprovou nessa quarta-feira (4) o Projeto de Lei do Senado 72/2017, que amplia o prazo da licença-maternidade para todas as mulheres, de 120 para 180 dias. O novo prazo já é praticado por algumas empresas, mas com a votação, deve se tornar obrigatório no país.

No Projeto, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) também permite ao pai acompanhar a mãe do bebê em consultas e exames durante a gravidez. Como foi aprovado em caráter terminativo, caso não haja recurso para que a proposta seja analisada pelo plenário do Senado, o texto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

O texto aprovado também amplia o tempo da licença para os pais, para haver uma aproximação do genitor com os bebês.  A proposta ainda prevê a concessão de licença-maternidade em dobro, no caso de filho com deficiência ou com necessidade especial, com previsão de compartilhamento por até a metade do prazo, com o cônjuge ou companheiro, de forma alternada.

Paciente de Petrolina com H1N1 continua sendo atendida, afirma Secretaria Estadual de Saúde

(Foto: Reprodução/Internet)

O registro de uma paciente de 56 anos de idade moradora de Petrolina com a gripe H1N1 tem gerado preocupação na comunidade petrolinense e segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a mulher cuja identidade não foi revelada, segue em atendimento necessitando de cuidados.

Ainda segundo a SES, não foi possível identificar onde a paciente se infectou com o vírus. Em Pernambuco a secretaria está monitorando o vírus da influenza em duas frente: casos de síndrome gripal, classificados como leve e dos mais graves, conhecidos como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

LEIA TAMBÉM:

Pernambuco registra primeiros casos da gripe H1N1, uma das pacientes é de Petrolina

A Secretaria também alerta a comunidade petrolinense que adote medidas de prevenção, para evitar a propagação do vírus. Ações simples como cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, lavar as mãos com água e sabão após tossir e espirrar, evitar tocar olhos, nariz ou boca e evitar o contato com pessoas doentes são as recomendações da SES.

De acordo com a SES, além dos casos de H1N1, Pernambuco já registrou a ocorrência do H3N2 da influenza B, os quais seguem monitorados pela pasta. Mesmo com as notícias recentes, a secretaria afirma que houve uma queda se comparado o mesmo período de 2018 com o ano passado.

Confira a seguir a nota emitida pela SES com mais informações sobre o caso:

LEIA MAIS