Pernambuco registra primeiros casos da gripe H1N1, uma das pacientes é de Petrolina

Dois primeiros casos da gripe H1N1 foram confirmados em Pernambuco nesse ano. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), apenas um dos pacientes evoluiu para o quadro conhecido como Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) e foi internado. A paciente é uma moradora de Petrolina, tem 56 anos e apresentou os primeiros sintomas no dia 11 de fevereiro.

Ainda segundo a SES, o outro paciente não precisou ser internado e Pernambuco também já registrou nesse ano os vírus das influenzas B e H3N2. “Isso (confirmação do H1N1) não representa uma situação de alerta máximo. Estamos atentos e monitorando as unidades. Os dados não significam preocupação aumentada, mas o tom também não deve ser de tranquilidade”, afirmou a gerente de Prevenção de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Antunes.

Em relação a paciente de Petrolina, nossa equipe solicitou mais informações sobre o estado de saúde da mulher em questão e também quais medidas preventivas a Secretaria Estadual de Saúde está tomando para evitar novos casos na cidade. Nós estamos aguardando as respostas da SES.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Juazeiro presta contas e é sabatinada pelos vereadores

Secretária de Saúde presta conta na Câmara de Vereadores de Juazeiro.

A Secretária de Saúde de Juazeiro (SESAU), Fabíola Ribeiro, foi à Câmara Municipal, nessa terça-feira (03), para prestar contas das despesas, atividades e metas fiscais realizadas e desenvolvidas pela SESAU até o terceiro quadrimestre de 2017.

Segundo Fabíola, a SESAU tem 126 funcionários na folha do SUS; Assistência farmacêutica, 31; MAC (Média e Alta Complexidade), 240; SAMU, 144; CEREST, 6; Materno Infantil, 321; UPA, 164; Atenção Básica, 999; Vigilância, 330; Vigilância DST-AIDS, 10. Em 31 de dezembro um total de 2.227 funcionários.

Além disso, a secretária destacou a relação entre o número de equipes de saúde da família e a população, com uma média de 3.520 famílias atendidas por cada equipe. Um número bem menor que a média dos municípios, que fica entre 6 a 7 mil pessoas para cada equipe. Isso, de acordo com a secretária leva à conclusão que “Juazeiro não tem uma necessidade de novas equipes de saúde da família”.

LEIA MAIS

“Jamais vai haver o fechamento”, afirma Chefe de Regulação do HU

(Foto: Internet)

O funcionamento do Hospital Universitário de Petrolina segue sem receber novos pacientes. A medida foi tomada na noite da quinta-feira (29), tendo em vista a falta de leito na unidade que atende 53 municípios da região. De acordo com o Chefe de Regulação e Avaliação em Saúde do HU, Saulo Bezerra Xavier, a unidade não fechará, mas são necessárias políticas públicas para solucionar o problema.

“Quando a gente reforçou [essa necessidade], foi na tentativa de minimizar a situação. 75% dos atendimentos do hospital são resultado de acidentes no trânsito, causadas por excesso de velocidade, ingestão de bebida alcoólica e falta de cinto de segurança“, disse o Chefe de Regulação e Avaliação em Saúde do HU, Saulo Bezerra Xavier, durante uma entrevista no programa Nossa Voz, nessa terça-feira (3).

Ainda segundo Saulo, em nenhum momento a nota emitida pela coordenação do hospital alegou que a unidade estava fechada. Os atendimentos seguem normais para as urgência, somente não estão sendo recebidos pacientes com necessidade de ventilação mecânica.

“Gostaria de deixar bem claro que jamais houve o fechamento, nem vai haver, porque nós somos o hospital principal na rede de violência, nós somos pactuados e habilitados na rede de urgência como a única unidade de 24h. Isso não pode acontecer e nem vai e a gente reforça que foi uma tentativa de cada um assumir seu papel” afirma Saulo.

Hoje o Hospital Universitário tem seis leitos fechados, há mais de um ano por falta de recurso humanos. O HU tem capacidade para 19 leitos, dois são utilizados para cirurgias eletivas. De acordo com, há um déficit de profissionais e a convocação de aprovados no último concurso pode resolver essa situação. “Rediscutimos todo o processo de redimensionamento e nós esperamos que em breve a gente consiga a contratação desses profissionais”, afirmou Saulo.

Projeto leva atendimento bucal gratuito a estudantes do Cacheado

Estudantes da escola municipal do bairro Cacheado, em Petrolina estão participando de um projeto da Secretaria de Saúde. ‘Sorrisinho’ atua na prevenção e eliminação da cárie dentária nas crianças da comunidade.

A ação realizada no Cacheado é um projeto piloto e a Secretaria de Saúde já estuda ampliar o atendimento. Os alunos recebem os serviços gratuitamente e também são contemplados com a higienização e aplicação de flúor, como explica a profissional responsável pelo projeto, Tamires Coelho.

“Nós realizamos uma técnica conhecida como restauração traumática que é recomendada pela Organização Mundial de saúde para tratamento da cárie em locais onde não tem consultório odontológico. Existem diversos estudos que comprovam os benefícios aos pacientes”, frisou.

CCZ Móvel atenderá zona rural de Petrolina neste fim de semana

(Foto: Divulgação)

Dando continuidade aos serviços prestados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, as equipes de médicos veterinários estarão na zona rural do município neste fim de semana.

O CCZ Móvel vai até a Caatinguinha e o Roçado neste sábado (7). O atendimento será feito das 8h às 12h. De acordo com a Prefeitura de Petrolina, serão oferecidas vacinas a cães e gatos, tudo gratuito.

Além disso, as equipes do CCZ oferecerão orientações aos donos dos animais. Os trabalhos do CCZ Móvel tiveram início em fevereiro e mensalmente, duas comunidades são contempladas com as visitas.

Vereadores de Petrolina se reúnem com coordenação do HU para ouvir demandas urgentes

(Foto: Internet)

Desde sexta-feira (29) o Hospital Universitário de Petrolina não está mais atendendo pacientes, devido a superlotação. O caso mais grave é para pacientes os quais precisa de ventilação mecânica. Na manhã dessa segunda-feira (2), o vereador Gilberto Melo (PR) , presidente da Comissão de Saúde Municipal da Câmara de Vereadores de Petrolina se reuniu com a coordenação do HU.

“A gente sabe da demanda do Trauma que recebe pacientes de 53 municípios, se não me engano e vamos ver o que a gente pode fazer. A gente tem uma força política muito grande em Petrolina e vamos conversar com a coordenação do Traumas para ver qual é a maior dificuldade que eles têm hoje”, disse o edil durante uma participação no programa Super Manhã, da Rádio Jornal.

LEIA TAMBÉM:

Hospital Universitário de Petrolina está superlotado e informa que não pode receber mais pacientes este fim de semana

Ainda segundo Gilberto, a Prefeitura de Petrolina cedeu alguns médicos para ajudar no atendimento do Hospital Universitário e que a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque está no Recife buscando soluções para o HU. Enquanto isso, os vereadores da Casa Plínio Amorim continuarão acompanhando a situação, tentando mediar as discussões do Hospital.

O Hospital Universitário é gerenciado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), desde 2015.

Governo Temer vai liberar R$ 1 bilhão para apoiar a saúde nos municípios brasileiros

(Foto: Ilustração)

O Governo Federal vai destinar um bilhão de reais para garantir o funcionamento das ações e serviços públicos de saúde para todos os municípios brasileiros e o Distrito Federal. A medida é uma resposta às dificuldades financeiras emergenciais que as cidades estão tendo para garantir o acesso à saúde pública.

O recurso vai custear ações na atenção básica, média e alta complexidade, assistência farmacêutica, vigilância em saúde e gestão do SUS. Segundo o ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, que deixou o ministério nesta segunda-feira (2), os gestores terão autonomia para definir onde o recurso será aplicado.

“A Medida Provisória foi um crédito feito, na Saúde, de um bilhão de reais, que estão sendo repassados aos municípios brasileiros. Então, esse decreto que eu assinei, tem um anexo que diz cada cidade e o quanto recebe desse um bilhão e depois tem mais um bilhão que está em outros ministérios”, afirmou Barros.

A ação está prevista na Medida Provisória número 815. O recurso total previsto deve ser destinado preferencialmente às áreas da saúde e educação. Cada município deve prestar contas sobre a aplicação dos recursos relativos ao apoio financeiro.

Moradores do bairro Tabuleiro, em Juazeiro, recebem atendimento especializado de saúde nesta quarta-feira

(Foto: ASCOM)

A Caravana da Saúde atenderá nesta quarta-feira (04), os moradores do bairro Tabuleiro, em Juazeiro (BA). Esta será a 113º edição do programa que há três anos vem reduzindo as demandas reprimidas nas unidades do município e já registra mais de 25 mil atendimentos.

Os usuários terão atendimento especializado nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico e serão realizados ainda exames laboratoriais, eletrocardiogramas e atualização do recadastramento do Bolsa Família pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), através da Estação Cidadania.

Mês de conscientização sobre autismo terá exposição fotográfica e concerto especial em Petrolina

(Foto: Internet/lustração)

Uma programação diversificada será realizada em Petrolina durante todo o mês de abril para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na próxima segunda-feira (2). Com objetivo de informar à população sobre a complexidade do distúrbio, foram programadas exposições fotográficas, concerto no Parque Municipal Josepha Coelho e também uma formação para profissionais da área de saúde.

As ações fazem parte de uma parceria entre a prefeitura e a Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (Amavasf).  A secretária executiva da Juventude e Direitos Humanos de Petrolina, Bruna Ruana, destaca que o dia 2 de abril é fundamental para a sociedade conhecer mais sobre o autismo.

“Nós precisamos aproveitar este dia comemorativo para mostrar que também é uma data de lutas. Trabalhamos pelos direitos humanos e para que a inclusão seja de fato para todos, com compromisso e respeito, sempre”, disse.

LEIA MAIS

Hospital Universitário de Petrolina está superlotado e informa que não pode receber mais pacientes este fim de semana

(Foto: Internet)

Devido a diversas reclamações sobre o atendimento no Hospital Universitário de Petrolina (HU), o órgão emitiu nota explicando os motivos pelos quais não está atendendo diversos pacientes que chegam a unidade, principalmente, enfermos que precisem de ventilação mecânica ou que estejam na iminência de necessitar de entubação e consequente ventilação mecânica.

De acordo com a nota, o hospital atende pacientes de mais de 50 municípios e desde a última quinta-feira (29) encontra-se com toda a infraestrutura de suporte à vida (nas Salas de Emergência e Unidade de Tratamento Intensivo) totalmente ocupada e sobrecarregada.

O HU informou ainda, que a Central Interestadual de Regulação de Leitos (CRIL) e a Rede Interestadual Pernambuco e Bahia (PEBA) já foram comunicados sobre esta situação, assim como suas possíveis consequências e estão cientes da total extrapolação da capacidade de atendimento hospitalar que hoje se reflete em uma taxa de ocupação de quase 150%.

Clique aqui e leia o comunicado na íntegra.

Hospital Regional de Juazeiro celebra Páscoa com distribuição de chocolates

(Foto: Ascom/HRJ)

Pacientes, funcionários e colaboradores do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) participaram de uma ação social em comemoração a Páscoa, nessa quinta-feira (29). Foram entregues chocolates e mensagens de alegria e esperança aos pacientes e familiares.

A ação agradou quem passará a Páscoa no Hospital, como Maria Luiza, moradora da zona rural. “Eu e meu pai  ficamos felizes com a lembrança, até porque já sabemos que vamos passar o domingo de Páscoa longe da família e isso é muito difícil“.

Os doces foram distribuídos por membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com o objetivo de humanizar o atendimento do hospital. Enfermeiro do CCIH, João Henrique Araújo falou mais sobre a ação. “Hoje em dia as pessoas ficam pensando na Páscoa apenas pelo lado consumista. Abordamos com os pacientes o verdadeiro sentido da Páscoa”,  disse.

Emenda parlamentar garante aquisição de equipamento de ultrassom para Juazeiro

(Foto: Ascom)

Uma emenda parlamentar do deputado federal Irmão Lazaro (PSC-BA) contemplou Juazeiro com R$ 100 mil reais para a aquisição de um aparelho de ultrassom.

A emenda foi entregue por uma assessora do deputado, na quarta-feira (28), no gabinete do prefeito Paulo Bonfim. Segundo a Prefeitura, o aparelho auxiliará nos serviços oferecidos no Hospital Materno Infantil da Cidade.

“Como afirmamos durante o programa de governo, saúde é nossa prioridade e estamos trabalhando para melhorar os serviços e equipamentos para a saúde de Juazeiro”, disse o prefeito Paulo Bonfim.

Tecnologia: Agentes Comunitários de Saúde de Juazeiro recebem tablets para agilizar trabalho no município

Agentes comunitários de Saúde em Juazeiro receberam tabletes que vão auxiliar no trabalho realizado na cidade. A nova ferramente de trabalho será utilizada na coleta e armazenamento de dados na Secretaria de Saúde (SESAU). A entrega do material aconteceu nessa quarta-feira (28), no Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Segundo a Prefeitura de Juazeiro, 431 Agentes Comunitários receberam o equipamento. Os profissionais passaram por capacitação, para manusear o equipamento e coletar os dados dentro do sistema implantando na SESAU.

A Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro destacou a importância do novo sistema e da aplicação das novas tecnologias no trabalho dos Agentes Comunitários. “Com os avanços tecnológicos e toda a modernização na era da informação não poderíamos deixar que os profissionais ficassem com um método antigo, que comprometia o levantamento de informações”, afirmou.

O novo sistema de armazenamento é implantado pela empresa Horizon. Os dados coletados serão armazenados em tempo real na Secretaria e dessa forma, a captação de informações será mais ágil e auxiliará na formulação de políticas públicas na saúde.

Secretaria de Saúde de Petrolina atualiza política de análise sobre mortalidade infantil materna

(Foto: Reprodução)

Uma portaria publicada pela Prefeitura de Petrolina no Diário Oficial da última sexta-feira (23) alterou algumas medidas no trabalho de análise de óbitos infantis, fetais, maternos e de mulheres em idade fértil (MIF), na cidade.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, a Portaria nº 01 de 15 de março desse ano atualiza Política do Ministério da Saúde sobre a redução da mortalidade infantil materna.

Com a medida, passam a integrar o Grupo Técnico profissionais da Vigilância Epidemiológica, da Diretoria de Atenção Básica, da Regulação do Município, da Atenção Primária/Saúde da Família, do Programa Mãe Coruja, da Atenção Hospitalar, da VIII Regional da Saúde, Médicos pediatras e obstetras e codificadores da Saúde Básica.

LEIA MAIS

Hospital Dom Malan se pronuncia sobre troca de bebês mortos

(Foto: Arquivo)

O Hospital Dom Malan (HDM) se pronunciou a respeito da troca de bebês mortos na unidade. Por meio de uma nota, o HDM disse que o fato já foi esclarecido e que a instituição prestou todo o apoio possível ao casal.

O fato aconteceu na segunda-feira (26), quando Adauto Pereira foi até a unidade buscar o corpo da filha para o sepultamento e lhe foi entregue o corpo de um menino.

Adauto e Edinaiane da Silva deram entrada na unidade no domingo (25), mas logo após o parto Edinaiane foi informada que o bebê havia morrido.

Confira a nota do Hospital

“Nota de esclarecimento

A direção do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina informa que todas as medidas administrativas cabíveis foram tomadas com relação ao caso envolvendo a família de Adauto Pereira e Edinaiane da Silva. O ocorrido, inclusive, foi esclarecido pela Polícia Civil, que já deu o caso por encerrado.

Em tempo, a unidade materno infantil ressalta que colaborou todo o tempo com as autoridades para o esclarecimento dos fatos, visto que, não compactua com o erro”.