Covid-19: Prefeitura de Juazeiro divulga planejamento de vacinação deste fim de semana

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), divulgou o planejamento do plantão de vacinação contra a Covid-19 para este sábado (28) e domingo (29). Haverá vacinação neste sábado na zona rural do município para a população geral com 20 anos e mais e na zona urbana haverá a aplicação da segunda dose.

No domingo haverá vacinação de gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), lactantes (do 46º dia pós-parto aos 11 meses e 29 dias do bebê), comorbidades, a partir de 18 anos e público geral na zona rural.

No domingo também será a vacinação dos industriais a partir de 18 anos e nova chamada para a população geral com 30 anos e mais que ainda não tomou a primeira dose. Ambos terão que realizar agendamento no site vacina.juazeiro.ba.gov.br.

LEIA MAIS

Sento Sé: Comitê discute retorno às aulas semipresenciais na rede municipal de ensino

Nesta quinta-feira (26), no Salão do Júri do Fórum Desembargador Osvaldo Nunes Sento Sé, o Comitê de Governança Intersetorial para o planejamento do retorno às aulas de Sento-Sé, esteve reunido para dialogar sobre a futura retomada das aulas na rede municipal de ensino no município baiano, em formato semipresencial.

Representantes das secretarias municipais de educação, saúde e ação social, dos conselhos de ação social, do CACS-FUNDEB, dos Sindicatos dos professores (APLB), e dos Servidores Públicos do Município de Sento Sé (Sinsersb) reuniram-se e optaram de forma consensual pela retomada das aulas de forma gradativa, com data prevista para início no dia 20 de setembro.

LEIA MAIS

Petrolina confirma mais 26 casos de covid e permanece com ocupação de leitos em 5,5%

O boletim de quinta-feira (26) registra mais 26 casos de covid-19 em Petrolina. A boa notícia é que a ocupação de leitos permanece na faixa dos 5%. Em números totais, já são 31.668 casos confirmados, 30.416 recuperados e 558 óbitos.

Novos casos

São 13 pacientes do sexo masculino e 13 do feminino, com idade entre dois e 75 anos. Em relação à ocupação dos leitos, atualmente dos 82 disponíveis, quatro permanecem ocupados e nenhum é paciente de Petrolina.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.023 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: duas pessoas se declararam pretas, 15 pardas; sete brancas e duas optaram por não declarar.
  • Casos descartados: Até agora, 120.127 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos
  • Casos ativos: O município tem 694 casos ativos do novo coronavírus.

Pernambuco começará a aplicar 3ª dose da vacina contra covid em setembro

A Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB-PE) definiu que a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aos pernambucanos será aplicada nas pessoas com imunossupressão e de idosos a partir dos 70 anos, já a partir de setembro.

Segundo informações repassadas pelo Ministério da Saúde, a expectativa é que a terceira dose comece a partir de 15 de setembro. Essa imunização deve ser feita, prioritariamente, com a vacina da Pfizer/BioNTech. A dose de reforço chega para fortalecer o sistema imunológico dos mais vulneráveis, já que estudos apontam uma queda na imunidade após seis meses.

Pernambuco segue imunizando a população geral e adolescentes. Somente ontem, mais de 300 mil doses chegaram ao Estado, para dar início à imunização dos mais jovens.

Pernambuco recebe mais 133 mil doses de vacina da Pfizer

Foto: Heudes Regis/SEI

Pernambuco recebeu, na noite de quinta-feira (26), mais um lote com 133.380 doses da Pfizer/BioNTech, que se somam a outras 214.600 da CoronaVac/Butantan, entregues no início do dia. O quantitativo será distribuído aos municípios ainda hoje, para dar continuidade à vacinação contra covid-19.

LEIA TAMBÉM

3ª dose da vacina em PE será discutida nesta quinta-feira, afirma André Longo

De acordo com o Governo de Pernambuco, os municípios estão sendo orientados a utilizar os imunizantes da Pfizer para a primeira dose da população em geral e de adolescentes de 12 a 17 anos de idade, e como segunda dose para gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. Já as vacinas da Coronavac são destinadas ao esquema completo da população em geral.

LEIA MAIS

Novo lote com mais de 200 mil doses de vacinas Coronavac chega a Pernambuco

Por volta das 15h desta quinta-feira (26) um novo lote com mais 214,6 mil doses da vacina contra Covid-19 da Coronavac/Butantan chegou a Pernambuco. A remessa, que será destinada ao avanço da imunização por faixa etária, garantindo a primeira e segunda doses, foi encaminhada à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para verificação, armazenamento e separação dos quantitativos por município. A entrega às Gerências Regionais de Saúde (Geres) está prevista para a madrugada desta sexta-feira (27).

“Cerca de 65% da população entre 18 e 59 anos já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Queremos garantir que todos os inclusos nessa faixa etária tenham acesso ao imunizante, e que completem o esquema vacinal, com as duas doses. Esse novo lote vai nos ajudar a avançar ainda mais na proteção dos pernambucanos”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

LEIA MAIS

Juazeiro registra dois óbitos e 22 novos casos da Coivid-19 nesta quinta-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), registrou 2 óbitos e 22 novos casos da Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta quinta-feira (26).

Os óbitos são de um homem de 39 anos, sem relato de comorbidade, ocorrido num hospital particular de Petrolina. O outro, que ocorreu no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), é de uma mulher de 46 anos, com comorbidades. Com isso, Juazeiro contabiliza 378 mortes em decorrência da Covid-19.

O levantamento aponta que o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 28%, com 114 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 é de 35%, com 13 leitos disponíveis

LEIA MAIS

Vigilância Sanitária interdita estabelecimento do ramo alimentício em Petrolina

Em uma visita de rotina, na noite desta quarta-feira (25), fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina interditaram uma pizzaria localizada no bairro Areia Branca. Durante a visita técnica, os fiscais constataram inúmeras irregularidades, a começar pela ausência da licença sanitária do estabelecimento. O local foi interditado e os responsáveis têm um prazo de três dias para regularização, no entanto, o funcionamento só voltará após nova visita da fiscalização e constatação do estabelecimento regular, caso contrário, permanecerá interditado.

Durante a fiscalização foi constatada uma série de irregularidades, começando pela certificação de autorização que estava vencida. Além disso, a cozinha funcionava em um local separado do estabelecimento onde foi identificada muita sujeira, vários materiais em desuso, alimentos vencidos, irregularidade da dedetização, área de produção aberta, falta de telas de proteção nas janelas, falta de fardamento completo dos funcionários, além da presença de insetos.

LEIA MAIS

Pfizer/BioNTech firma parceria com farmacêutica para produção de vacinas contra covid no Brasil

Vacina da Pfizer será produzida no país

A farmacêutica brasileira Eurofarma vai produzir vacinas contra covid-19 da Pfizer/BioNTech no país. O anúncio foi
realizado pelo laboratório norte-americano nesta quinta-feira (26). A expectativa é que mais de 100 milhões de doses sejam produzidas em solo brasileiro.

A Eurofarma será responsável pela distribuição das doses na América Latina. No ritmo de produção, a Pfizer estima que quatro milhões de doses sejam entregues até 2022. Para isso acontecer, a empresa estrangeira deve aumentar de nove para 20 o seu número de fábricas.

A Pfizer é uma das vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive para uso em jovens. O anúncio da parceria com a Euroforma vem na semana na qual o Ministério da Saúde debate a terceira dose aos brasileiros.

Boletim da covid aponta ocupação de 5,5% nos leitos de Petrolina

O boletim de quarta-feira (25) confirmou mais 23 casos de covid-19 em Petrolina. Dessa forma, a cidade soma 31.642 pacientes infectados, dos quais 30.314 estão recuperados. As mortes somam 558. Já a ocupação de leitos está em 5,5%.

Novos casos

Dos 23 novos pacientes, oito são do sexo masculino e 15 do feminino. Eles têm entre quatro e 49 anos. Sobre a ocupação de leitos de UTI, das 82 vagas nos hospitais, quatro estão ocupados. Nenhum paciente é de Petrolina.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.010 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: uma  pessoa se declarou preta, 19 pardas e três brancas;
  • Casos descartados: Até agora, 119.950 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 770 casos ativos do novo coronavírus.

Petrolina abre mais 3 mil vagas para agendamento da 1ª dose contra covid-19

Petrolina abrirá mais três mil vagas para quem ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19. A população geral com 25 anos ou mais poderá acessar a plataforma vacina.petrolina.pe.gov.br a partir das 14h e agendar o dia da imunização.

A aplicação da 1ª dose dos novos agendamentos começará na próxima terça-feira (31). A Secretaria de Saúde lembra que, os públicos pertencentes às forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores da indústria e da construção civil; e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, irão seguir o critério por faixa etária.

Profissionais da Saúde e Educação, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e indígenas entre 18 e 59 anos precisam realizar o agendamento. Situação diferente da população com 55 anos e mais, que precisa se encaminhar ao polo do SESC sem agendamento prévio.

3ª dose da vacina em PE será discutida nesta quinta-feira, afirma André Longo

Foto: Heudes Regis/SEI Data: 17-02-2021 Ass: Covid19: Coletiva com o secrtério André Longo

Pessoas do grupo prioritário devem receber a terceira dose das vacinas contra covid-19. Foi o que afirmou o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, durante coletiva de imprensa de quarta-feira (25). Contudo, o tema ainda será ajustado com as autoridades estaduais.

LEIA TAMBÉM

Pernambuco avança no Plano de Convivência com a Covid-19 e libera solicitação para eventos-teste

“Pernambuco vai reunir [quinta-feira] o Comitê Estadual de Imunização contra a Covid-19. Nós devemos também fazer uma reunião de reunião intergestores municipais e esse será um dos temas que será discutido. Essa decisão da 3ª dose vem sendo amadurecida de uma série de constatações e estudos“, disse ontem.

LEIA MAIS

Fiocruz: mortes mantêm queda, mas Delta requer cautela

Dados divulgados hoje (25) no Boletim do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), informam que o cenário de queda de hospitalizações e óbitos se mantém na pandemia, mas indicam que a variante Delta do SARS-CoV-2 deve ser acompanhada com atenção. Para os pesquisadores da Fiocruz, o progresso na vacinação tem sido lento, com média de cerca de 1 milhão de doses por dia, enquanto a capacidade de distribuição e aplicação de doses do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 2 milhões.

“Embora as vacinas venham claramente contribuindo para a redução de casos graves, internações e óbitos no país como um todo, o surgimento e crescimento da presença de novas variantes de preocupação, como a Delta, deve manter em alerta os serviços de vigilância em saúde, com amplo uso de testes, detecção de casos, isolamento e quarentena”, diz o boletim, que reforça a necessidade de continuar com medidas como uso de máscara e distanciamento físico mesmo entre vacinados e especialmente no contato com pessoas com maior risco de agravamento da doença.

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico registra dois óbitos por Covid-19 em Juazeiro nesta quarta-feira

Juazeiro registrou dois óbitos por complicações do novo coronavírus e 19 novos casos nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta quarta-feira (25).

Os óbitos foram de duas pessoas do sexo feminino, de 22 e 76 anos. A paciente mais jovem possuía histórico de comorbidade. O município contabiliza 376 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o levantamento, 17.295 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 16.792 já estão recuperados. Os casos descartados somam 30.826. Juazeiro tem 127 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Pernambuco avança no Plano de Convivência com a Covid-19 e libera solicitação para eventos-teste

O Governo de Pernambuco anunciou por meio de coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (25.08), novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. A partir da próxima segunda-feira (30.08), eventos-teste de até 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, poderão ser solicitados à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. O anúncio foi feito pela secretária executiva da pasta, Ana Paula Vilaça, que explicou os detalhes da nova medida.

Segundo ela, esses eventos-teste poderão ter duração de, no máximo sete horas e com horário limite de até meia-noite e será necessário controle seguro de esquema vacinal. “Oitenta por cento da venda dos ingressos será para pessoas com 2ª dose da vacina, com acesso permitido a partir do 15° dia após a aplicação ou 1ª dose, no caso de vacina de dose única, e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado no mínimo 24h antes do evento ou teste RT-PCR negativo realizado 48h antes do evento”, pontuou Ana Paula.

LEIA MAIS