Sem acesso ao E-SUS, boletim da Covid-19 de Juazeiro permanece sem atualização

O boletim deste sábado (11) não aponta novos casos de Covid-19 em Juazeiro, já que a Secretaria de Saúde (Sesau) não conseguiu ter acesso ao E-SUS-VE, sistema do Ministério da Saúde.

Assim, são 19.455 casos confirmados, 18.821 recuperados e 409 mortes. Atualmente são 225 casos ativos no município baiano.

Ocupação de leitos

A notícia preocupante é que não há leitos disponíveis na rede municipal, que está com 100% de ocupação. Já na Rede PEBA, a ocupação está em 36% (75 vagas na UTI).

Petrolina registra mais 53 casos de covid

(Foto: Ascom PMP)

O boletim divulgado neste sábado (11), referente aos dados de ontem (10), indica que mais 53 casos de covid-19 foram confirmados em Petrolina. Também foram registrados mais dois óbitos em decorrência da doença. Agora são 37.259 pacientes infectados, dos quais 34.551 recuperados e 599 mortes.

Dos novos casos, 21 são do sexo masculino e 32 do feminino. Eles têm entre cinco meses de vida e 72 anos. Já as mortes são de duas mulheres com 69 anos (com comorbidades) e uma de 39 (sem comorbidades). Elas vieram a óbito em 9 e 10 deste mês, na rede privada.

LEIA MAIS

Exu: Eventos públicos do Festival Viva Gonzagão são cancelados

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma recomendação à prefeitura de Exu, no Sertão, para cancelar os eventos em espaços públicos, dentro da programação do Festival Viva Gonzagão, que seriam realizadas a partir desta sexta-feira (10) até a segunda-feira (13), data de aniversário do rei do baião, Luiz Gonzaga. A medida visa assegurar o respeito às normas sanitárias previstas no decreto estadual, já que, em locais abertos, não é possível ter o controle de público.

Devem ser suspensas a sanfoneata, a cavalgada e a alvorada festivas. O texto, assinado pela promotora de justiça Nara Alencar, foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do MPPE e pede que as Polícias Militar e Civil comuniquem ao MP as medidas tomadas para uma atuação preventiva ou repressiva para impedir a realização dos eventos.

Covid-19:Boletim registra 87 novos casos em Petrolina

O boletim epidemiológico dessa quinta-feira (9) informa que dos 122 leitos de UTI disponíveis para a Rede PEBA, 43 estão ocupados, sendo 11 pacientes de Petrolina e 32 de outras cidades da região. Assim, a taxa de ocupação está em 36%.

O boletim traz ainda a atualização de pessoas infectadas, foram registrados 87 novos casos. Dos casos positivos 36 são do sexo masculino, com idades de oito meses a 94 anos, e 51 do sexo feminino, com idades de 10 meses a 89 anos. Dos resultados, 83 foram obtidos por meio de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina, e quatro por exames laboratoriais. Com isso, o município está com 37.206 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 34.451 já estão recuperadas, isso representa 92,6% de cura clínica.

Não há registros de óbitos. O município segue com 597 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Vacinação contra Covid-19: Prefeitura de Juazeiro realiza plantão neste sábado

Foto: Ascom PMP

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) vai realizar neste sábado (11) um intensivo de vacinação contra a Covid-19. Todas as vacinas para primeira dose, segunda dose e dose de reforço estarão disponíveis no ponto da Univasf.

A vacinação será pela manhã, das 8h às 11h30. A Sesau convoca adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina, como também pessoas com 18 anos ou mais que também não iniciaram o esquema vacinal. Devem procurar pelo ponto da Univasf neste sábado quem precisa tomar a segunda dose, seja com Pfizer, Oxford ou CoronaVac. Também devem ir para a Univasf quem já está no prazo para receber a dose de reforço.

LEIA MAIS

Pernambuco autoriza uso da Pfizer como reforço para quem tomou vacina da Janssen

Foto: Hélia Scheppa/Arquivo/SEI

Pernambuco autorizou o uso da vacina da Pfizer/BioNTech como reforço para quem tomou a Janssen (dose única). A decisão foi anunciada na quinta-feira (9) e leva em conta o pouco quantitativo de doses enviadas ao Estado pelo Governo Federal, que contemplará apenas 11% da população a qual precisa da segunda dose da Janssen.

A autorização é baseada em recomendação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e também leva em consideração a falta de previsão pelo Ministério da Saúde (MS) para envio de mais insumo da Janssen para o Estado.

LEIA MAIS

Vacinação contra Covid-19 será nos pontos de demanda livre em Petrolina

A partir de agora quem precisar se vacinar contra a Covid-19 não precisará agendar a imunização na plataforma da Prefeitura de Petrolina. Segundo a gestão municipal, desta sexta-feira (10) em diante, basta procurar um dos polos da vacinação por demanda espontânea para se proteger.

Os polos funcionam das 9h às 17h. Confira a seguir onde se imunizar:

  • Coronavac: UNIVASF – apenas 2ª dose;
  • Astrazeneca: Parque Josefa Coelho – apenas 2ª dose;
  • Pfizer: Havan e Porta do Rio. Polos fixos: Univasf, IGEPREV, SESI e Sesc – 1ª, 2ª e 3ª doses;

Podem se vacinar quem tem 12 anos ou mais e resida em Petrolina. É obrigatório apresentar comprovante de residência, CPF ou Cartão SUS para a 1ª dose. Os menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. A Secretaria de Saúde lembra que o intervalo entre as doses deve ser observado no cartão da vacina.

Bahia: a partir de hoje acesso a órgãos estaduais passa a ser feito mediante apresentação do cartão de vacina contra Covid-19

A partir desta sexta-feira (10) o acesso a unidades administrativas e entidades ligadas ao Governo da Bahia passa a ser feito mediante a apresentação do Cartão de Vacinação contra a Covid-19. A medida foi anunciada pelo governador Rui Costa (PT) na noite de quinta-feira (9).

LEIA TAMBÉM

Em Pernambuco, comprovante de vacinação será obrigatório para acesso a estabelecimentos públicos

Costa atualizou o decreto n° 20.907 e agora passa a exigir o comprovante vacinal. A medida também vale para parques estaduais, zoológicos e escolas da rede estadual. Órgãos como o Detran e o SAC já estavam condicionando o acesso à apresentação do comprovante.

A partir de hoje também está valendo a exigência da apresentação do comprovante para utilização de transporte rodoviário intermunicipal público e privado em toda a Bahia. Ou seja, quem não tomou as duas doses ou dose única contra o coronavírus estará impedido de ter acesso a esses serviços.

Juazeiro confirma novos casos da Covid-19 nesta quinta-feira

Juazeiro confirmou 14 novos casos da Covid-19 nesta quinta-feira (9). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Não houve registro de óbito por complicações da doença. O município permanece com 409 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o levantamento, 19.455 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.809 já estão recuperados. Os casos descartados somam 35.485. Juazeiro tem 237 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Vacinação itinerante contra Covid-19 é realizada em Juazeiro; Confira cronograma de vacinação para esta sexta-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar nesta sexta-feira (10) vacinação itinerante contra a Covid-19. Além dos pontos estratégicos, também haverá vacinação no Educandário João XXIII, que fica localizado no bairro Piranga, em frente à UBS, com todas as vacinas.

 

A Secretaria também montou o cronograma para primeira dose, segunda dose e da dose de reforço: Confira cronograma:

LEIA MAIS

Juazeiro tem 75% da população imunizada contra a Covid-19, afirma prefeitura

75% da população de Juazeiro já concluíram o esquema vacinal com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19. Os dados são contabilizados no vacinômetro, da Secretaria de Saúde (Sesau), divulgado na quarta-feira (8). Esse percentual indica que 132.984 pessoas com 12 anos ou mais já foram imunizadas com a segunda dose ou a dose única no município.

Juazeiro já aplicou 165.381 doses da primeira dose da vacina na população a partir dos 12 anos de idade, o que representa 93% da população estimada. “Estamos avançando na vacinação contra a Covid-19. Os dados são positivos, mas não podemos parar agora. É preciso que as pessoas fiquem atentas ao prazo para tomar a segunda dose da vacina”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

LEIA MAIS

Boletim confirma mais 85 casos de covid e registra mais duas mortes em Petrolina

(Foto: Ascom PMP)

Mais 85 casos de covid-19 foram registrado em Petrolina no boletim de quarta-feira (8). Desse total, 40 são do sexo masculino e 45 do feminino. Eles têm entre um e 93 anos de idade. Com a atualização de ontem já são 37.119 pacientes infectados e 34.351 recuperados.

O boletim também confirmou mais duas mortes por covid, elevando para 597 as vítimas fatais. Os novos óbitos são de duas mulheres, com 62 e 85 anos. As pacientes não tinham histórico de comorbidades, as mortes ocorreram em um hospital privado de Petrolina, nos dias 6 e 7 de dezembro.

LEIA MAIS

Pelé é internado para continuar tratamento de tumor do cólon em SP

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, para dar continuidade no seu tratamento do tumor de cólon, de acordo com nota divulgada pelo hospital.

Em setembro deste ano, o ex-atleta de 81 anos permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e realizou uma cirurgia de retirada do tumor no intestino. Segundo o hospital, Pelé tem quadro estável e a previsão é de que ele receba alta nos próximos dias.

Surto de lesões que provocam coceira pode ter sido causado por mariposa, diz prefeitura do Recife

A principal hipótese considerada pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife na investigação da causa do surto de lesões na pele que provocam coceira é de que os sintomas sejam provocados por uma espécie específica de mariposa, a Hylesia.

Ela pode causar dermatite urticante, caracterizada pela pele avermelhada acompanhada de feridas e intensa coceira pelo corpo. Como as análises ainda não foram concluídas, outras hipóteses continuam sendo investigadas.

As notificações começaram no Recife, em outubro deste ano. Também são investigadas ocorrências em cidades da Região Metropolitana, da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão. Até esta quarta-feira (8), 21 cidades notificaram pacientes com sintomas do surto em Pernambuco.

LEIA MAIS

Covid-19: Juazeiro registra um óbito no boletim desta quarta-feira

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 nesta quarta-feira (8). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O óbito foi de uma pessoa do sexo masculino, de 58 anos, e ocorreu em um hospital particular de Juazeiro. O paciente possuía histórico de comorbidade. Com isso, o município contabiliza 409 mortes em decorrência da Covid-19.

Foram confirmados 54 novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 19.441 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.803 já estão recuperados. Os casos descartados somam 35.404. Juazeiro tem 229 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS