Petrolina registra mais 14 casos de covid-19

O boletim divulgado nesta quarta-feira (16) confirma mais 14 casos de Covid-19 em Petrolina. Os números são referentes aos testes realizados na terça-feira (15) nos polos montados pela Secretaria de Saúde. Ao todo, foram 400 exames realizados ontem e apenas 4% deles tiveram retorno positivo.

Com essa atualização, Petrolina soma 52.905 pacientes infectados, 49.704 recuperados e soma ainda 665 mortes. Atualmente o município contabiliza 2.536 casos ativos da Covid-19.

O boletim de hoje também registra ocupação de 29,4% dos leitos de UTI disponíveis na Rede PEBA. Isso significa que, dos 102 disponíveis, 30 estão ocupados.

Ministro pede ao Senado para rebaixar covid-19 à situação de endemia

A possibilidade de o país flexibilizar o estado de emergência sanitária foi o assunto de uma reunião entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD – MG) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira (15). “Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China. Mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado”, publicou o presidente do Senado em sua rede social.

Queiroga, que na semana passada, encontrou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para tratar do mesmo assunto, também deve se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, sobre o tema.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro divulga boletim desta terça-feira com dados atualizados da Covid-19

Nesta terça-feira (15), foram confirmados 64 novos casos da Covid-19 em Juazeiro. A informação está no boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

De acordo com o levantamento, 25.061 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 24.152 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.315. Juazeiro tem 444 casos ativos do novo coronavírus. Não houve registro de óbito. O município contabiliza 465 mortes em decorrência da Covid-19.

LEIA MAIS

Juazeiro segue com vacinação contra a Covid-19; Confira o cronograma para esta quarta-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), divulgou o planejamento com os pontos de vacinação contra a Covid-19 para esta quarta-feira (16). Confira os locais:

Primeira dose- crianças de 5 a 11 anos, segunda dose (Pfizer pediátrica) e segunda dose (CoronaVac)

– UBSs Antônio Guilhermino, Quidé, Tabuleiro, Maringá, Jardim Vitória/Penha, CSU e Vila Jacaré, das 8h30 às 11h30;

Primeira dose- a partir de 5 anos

– Juá Garden Shopping, das 10h às 16h.

As crianças precisam possuir CPF ou Cartão SUS, documento oficial de identificação e cartão de vacina. Crianças imunossuprimidas precisam estar com original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida). Adolescentes e adultos precisam levar CPF ou Cartão SUS e RG.

LEIA MAIS

Ministro da Saúde confirma dois casos de deltacron no Brasil: um no Pará e outro no Amapá

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta terça-feira (15) dois casos da variante deltacron no Brasil: um no Pará e um no Amapá. Estudos preliminares apontam que a deltacron seria uma mistura da delta com a ômicron.

“Essa variante que seria uma junção da omicron com a delta, né? Deltacron, que tem mais na França e alguns outros países da Europa. Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá, outro no Pará. E nós monitoramos todos esses casos, isso é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil”, afirmou Queiroga a jornalistas na entrada do ministério.

Questionado se o governo vê esses casos com preocupação, o ministro disse que essa variante requer monitoramento, mas que o papel das autoridades sanitárias é tranquilizar a população.

“É uma variante de importância, que requer o monitoramento. Então as variantes são classificadas como variantes de importância, variantes de preocupação, e as autoridades sanitárias estão aqui para, diante dessas situações, tranquilizar a população brasileira”, completou Queiroga.

Ele repetiu, como vem fazendo nas últimas semanas, que o foco das pessoas no momento deve ser tomar a dose de reforço da vacina, para quem ainda não tomou.

“As medidas são as mesmas, e, se eu tivesse, meu amigo e minha amiga que me ouve, que indicar uma medida, é a aplicação da dose de reforço. Aplicar a dose de reforço é importante”, orientou o ministro.

LEIA MAIS

10 mil pessoas: Governo de Pernambuco aumenta limite de pessoas em eventos

O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 definiu novas flexibilizações no Plano de Convivência, que entram em vigor a partir desta quarta-feira (16), com validade até 31 de março. Fica autorizada a realização de eventos em geral – incluindo sociais, corporativos e culturais – com limite máximo de 10 mil pessoas ou 70% da capacidade do local, o que for menor, e segue obrigatória a apresentação do passaporte vacinal. Para pessoas entre 12 e 17 anos de idade será exigida a segunda dose da vacina, e a partir dos 18 anos, a dose de reforço será obrigatória para aqueles que já tiverem cumprido o prazo de quatro meses desde a segunda aplicação.

Durante coletiva de imprensa do Governo de Pernambuco, o secretário de Saúde, André Longo, ressaltou a necessidade de avançar ainda mais na vacinação para que o Estado continue colhendo resultados positivos no enfrentamento à Covid-19. “Apesar de um cenário promissor, a pandemia ainda não acabou, tampouco virou uma endemia. As pessoas estão ansiosas pelo seu fim e com um desejo enorme de retirar as máscaras, mas isso só será possível se conseguirmos aumentar o número de pessoas efetivamente protegidas, porque nossa prioridade precisa continuar sendo com a saúde e com a vida dos pernambucanos”, afirmou.

LEIA MAIS

Petrolina registra dois óbitos por Covid-19

O boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria de Saúde de Petrolina contabilizou, nas testagens feitas no sábado (12) e na segunda-feira (14), um total de 25 novos casos de Covid-19 na cidade. Foram realizados mais de 330 testes nos polos montados pela secretaria, cerca de 8% do público que acessou os locais de testagem saiu com resultado positivo para a doença.

O boletim ainda apresenta dois óbitos, de uma pessoa do sexo masculino e outra do sexo feminino, de 79 e 86 anos, apenas a mulher não possuía comorbidades. Os óbitos ocorreram nos dias 07 e 12 de março, em hospitais privados da cidade, no entanto, a secretaria só recebeu as declarações de óbitos nessa segunda-feira.

Petrolina registra agora 52.891 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 49.204 já estão recuperadas, isso significa 93% de cura clínica. Com os registros dos óbitos, a cidade contabiliza 665 mortes pela doença. O município está agora com 3022 casos ativos da Covid-19.

LEIA MAIS

Covid: ministro da Saúde confirma dois casos de variante Deltacron

(Foto: Itamar Crispim/Fiocruz)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta terça-feira (15), dois casos positivos da variante Deltacron, uma combinação das mutações Delta e Ômicron. Os casos foram registrados no Amapá e no Pará, disse em conversa com jornalistas nesta manhã.

“Essa é uma variante de importância que requer monitoramento“, disse Queiroga. Apesar do alerta, o ministro informou que não é momento para pânico e que a identificação dos casos “é fruto do fortalecimento da capacidade genômica no Brasil.”

“Vivemos em um ambiente pandêmico, surgem variantes do vírus, algumas variantes são de importância, outras são de preocupação. Tudo o que acontece nos países nós observamos”, completou.

Ao menos 11 unidades federativas flexibilizaram uso de máscaras

(Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio)

Ao menos dez estados brasileiros e o Distrito Federal já flexibilizaram suas regras de uso de máscaras de proteção respiratória, autorizando prefeituras locais a seguirem o mesmo caminho. Embora haja, entre os especialistas, quem julgue prematuro o relaxamento da medida de proteção contra o novo coronavírus, os governantes alegam que o avanço da vacinação e o menor número de casos da covid-19 no país tornam seguro que as pessoas voltem a descobrir seus rostos após dois anos de pandemia.

Entre as 11 unidades federativas consultadas pela Agência Brasil, a última a implementar as novas normas foi Minas Gerais. Desde o sábado (12), o governo estadual tornou opcional o uso de máscaras em locais abertos. A decisão final, contudo, cabe aos municípios, que podem não adotar o que o governo estadual classifica como uma “orientação”, adotada “a partir da melhoria dos indicadores da pandemia” no estado. Qualquer que seja a decisão das prefeituras em relação aos espaços abertos, a máscara deve continuar sendo exigida em locais fechados de cidades onde menos de 70% da população com idade para ser imunizada tenham completado o ciclo vacinal.

O governo do Rio de Janeiro autorizou que as prefeituras fluminenses liberassem a população da obrigação de usar máscaras em ambientes ao ar livre, desde que obedecidos critérios como o respeito ao distanciamento social e o percentual da população imunizada. Inicialmente, o avanço da variante Ômicron desestimulou muitas cidades a relaxarem as regras. Até que, no começo deste mês, o governo estadual liberou os municípios a flexibilizarem as regras também em lugares fechados. Na ocasião, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, recomendou às pessoas com sinais e sintomas de quaisquer doenças respiratórias que continuassem a utilizar o protetor ao se aproximarem de outras pessoas. Na capital fluminense, o prefeito, Eduardo Paes, revogou a obrigatoriedade do uso de máscaras na última segunda-feira (7).

LEIA MAIS

Juazeiro registra 65 novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira

Juazeiro confirmou 65 novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira (14). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Não houve registro de novos óbitos por complicações da doença. Com isso, o município permanece com 465 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o levantamento, 24.997 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 24.143 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.315. Juazeiro tem 389 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 53.371 testes rápidos pela prefeitura e 8.395 pelo Lacen, em Salvador.

LEIA MAIS

Paciente com sequelas pós COVID-19 tem saúde bucal reestabelecida em Petrolina

 

Em Petrolina, os pacientes que apresentam sequelas devido a Covid-19 continuam recebendo assistência especializada pelas equipes da Atenção à Saúde do município. A manhã desta segunda-feira (14), foi diferente para uma paciente de 35 anos, com sequelas, traqueostomizada e com comprometimentos motores devido a doença. Ela recebeu atendimento especializado na Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab VI e graças ao empenho e união das equipes teve sua saúde bucal reestabelecida.

Foram realizadas múltiplas exodontias (extração de dentes e suas raízes), raspagem, alisamento dentário, e profilaxia (limpeza) por uma equipe multidisciplinar tanto da UBS quanto do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO III): a cirurgiã dentista Jaciara Matos, o buco-maxilo-facial Golber Belchior, a periodontista Cariane Cardoso e a coordenadora do CEO, Graciete Coelho. Além dos dentistas, houve o acompanhamento da médica Maysa Coelho, das auxiliares de Saúde Bucal, Rosângela Santos e Elizângela Pereira, e da coordenadora da UBS, Caline Aquino.

LEIA MAIS

Confira o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para esta terça-feira em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue com a vacinação contra a Covid-19. Confira os locais onde haverá vacinação nesta terça-feira (15):

Primeira dose- crianças de 5 a 11 anos, segunda dose (Pfizer pediátrica) e segunda dose (CoronaVac)

– UBSs Quidé, Penha/Jardim Vitória, Maringá, Tabuleiro, Residencial Juazeiro e Vila Jacaré, das 8h30 às 11h30;

Primeira dose- a partir de 5 anos

– Juá Garden Shopping, das 10h às 16h.

As crianças precisam possuir CPF ou Cartão SUS, documento oficial de identificação e cartão de vacina. Crianças imunossuprimidas precisam estar com original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida). Adolescentes e adultos precisam levar CPF ou Cartão SUS e RG.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 55 novos casos de Covid-19 neste sábado

Neste sábado (12), foram confirmados 55 novos casos da Covid-19 em Juazeiro. A informação está no boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

De acordo com o levantamento, 24.881 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 24.105 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.315. Juazeiro tem 311 casos ativos do novo coronavírus. Não houve registro de óbito. O município contabiliza 465 mortes em decorrência da Covid-19.

LEIA MAIS

Unidade Móvel de Atendimento Odontológico vai atender comunidades da zona rural de Juazeiro esta semana

A Unidade Móvel de Atendimento Odontológico da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai atender moradores da zona rural do município na próxima semana, de 14 a 18 de março. A equipe da unidade equipada vai levar atendimento de saúde bucal para a população das comunidades e do entorno. Confira o cronograma:

Nos dias 14, 15, 16 e 18 de março, a Unidade de Atendimento Odontológico vai estar na comunidade de Itamotinga, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS), a partir das 8h seguindo até o encerramento dos atendimentos. Serão distribuídas 15 fichas por dia, além dos atendimentos de urgência.

Na quinta-feira (17), a unidade vai estar na Associação Comunitária Agropecuária Familiar de Baraúna dos Cabaças, na região do Nh4 em Itamotinga. A unidade atenderá moradores de 22 comunidades do entorno, a partir das 8h.

LEIA MAIS

Covid-19: Juazeiro registra um óbito no boletim epidemiológico desta sexta-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 nesta sexta-feira (11). A informação está no boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O óbito foi de uma pessoa do sexo masculino, de 54 anos, e ocorreu em um hospital particular de Petrolina. De acordo com o boletim, o paciente não possuía histórico de comorbidades. Com isso, o município contabiliza 465 mortes em decorrência da Covid-19.

Foram confirmados 60 novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 24.826 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 24.057 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.315. Juazeiro tem 304 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS