“Só serei candidato se for a prefeito” afirma Orlando Tolentino

Orlando Telentino

Enganam-se aqueles que pensam que o secretário de Governo de Petrolina, Orlando Tolentitino (PMDB), estaria afrouxando as rédeas na disputa pelo apoio do prefeito Julio Lossio (PMDB), para sair candidato do grupo a prefeito nas próximas eleições. Em contado com nosso departamento de jornalismo Tolentino disse está mais forte do que nunca, tanto que foi o ínico pré-candidato a percorrer todo o município no feriado do carnaval.

Orlando Tolentino

O secretário comentou ter percorrido cerca 600 Km do município entre a sede e interior do município e que voltou animado com a recepção do povo. Ele disse afirmou ser pré-candidato sim, está disposto, preparado, mas que só sai candidato se for a prefeito não lhe interessando nenhum outro cargo, ou seja, vice-prefeito ou vereador. Tá dado o recado!

 

Caso Beatriz: mãe da menina cobra mais empenho do Colégio Maria Auxiliadora na elucidação do crime

Lúcia Mota 01

Foto: Waldiney Passos

“Queremos paz, as famílias querem paz e elas só terão paz com esse crime desvendado”, assim iniciou sua fala, a mãe da pequena Beatriz Angélica Mota, Lúcia Mota (Lucinha), ao discorrer pela primeira vez sobre o caso, após a trágica noite de 10 de dezembro de 2015, quando a sua linda e inocente filha foi covardemente assassinada nas dependência do tradicional Colégio Maria Auxiliadora.

Foi um momento de muita comoção e dor compartilhado por todos que ali estavam. Falou naquele momento o coração de uma mãe e somente ela sabe a tristeza, a solidão, a saudade que sente da sua filha amada. O coração de mãe disse tudo, desde o sentimento de parda a convocação para que as autoridades envidem mais e mais esforços no sentido de revelar para a sociedade quem foi o autor ou autora dessa tragédia que vitimou sua família.

Firme em suas palavras, Lúcia questionou o silêncio da diretoria do Colégio Maria Auxiliadora. “Fico a imaginar como nós podemos deixar nossos filhos nas escolas. Não podemos viver com medo, aterrorizados e para isso a escola Nossa Senhora Auxiliadora tem que contribuir com a elucidação dos fatos”, cobrou acrescentando que “a polícia tem obrigação de dizer o que aconteceu, quais as motivações e quem são estes monstros”.

Com a voz tremula Lúcia lamentou o fato do crime ter ocorrido dentro de uma escola católica com tradição na região. “A escola é sempre o local em que confiamos os nossos filhos, um local que sempre esperamos ser seguro para eles. Não foi um crime cometido em uma mata, em uma rua, foi dentro de uma escola no centro da cidade com câmeras e ninguém viu nada, ninguém sabe de nada”.

A mãe de Beatriz alertou o risco que toda sociedade está passando com uma pessoa ou grupo de criminosos, perigosos, soltos por ai podendo fazer outras vítimas a qualquer momento.

Oficinas artísticas para crianças e jovens são oferecidas em Serra Talhada

serra alhada

Logo na primeira semana de março a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com Serviço de Fortalecimento de Vínculos mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade, reinicia a série de OFICINAS ARTÍSTICAS que visa estimular crianças e jovens a participarem de atividades de formação diretamente ligadas a sua identidade cultural. Confira onde acontecem diariamente as seguintes oficinas:

BAIRRO VILA BELA

AULAS DE DANÇAS POPULARES (XAXADO e SAMBA de COCO)

TERÇAS E QUINTAS:

Facilitadora LEIDJAN DANTAS

Das 19 às 21 horas.

ESTAÇÃO DO FORRÓ

AULAS DE PERCUSSÃO
TERÇA, QUINTA e SÁBADO
Facilitador EDINILSON BRITO (NILSÃO)
Das 8 às 11h.

AULAS DE DANÇAS POPULARES (XAXADO E DANÇAS POPULARES)
SÁBADO das 9 às 12h
Facilitadora LEIDJAN DANTAS

AULAS DE DANÇAS POPULARES (XAXADO E DANÇAS POPULARES)

Facilitadora GORETE LIMA
SÁBADO de 8h30 às 12h

CARAVANA CULTURA VIVA

Paralela as ações voltadas para OFICINAS, que visa à formação artística, não se pode perder de vista a FORMAÇÃO DE PLATÉIA. Partindo deste princípio foi criada a CARAVANA CULTURA VIVA, que consiste na circulação pelos bairros e distritos da zona rural de Serra Talhada com uma trupe de artistas, envolvendo grupos de danças, violeiros repentistas, teatro para apresentações em praça pública, permitindo ao público a possibilidade de uma aproximação com sua cultura e seus artistas, além de verem espetáculos de qualidade. O perfil multicultural é o ponto alto das caravanas, que agrega Xaxado, Hip Hop, coco, ciranda, caboclinho, repente, artesanato e espetáculos teatrais num só balaio artístico.

OUTROS PROJETOS DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

Concha Cultural – uma vez por mês vários grupos de danças, poetas repentistas, esquetes teatrais, feira de artesanatos, ocuparão a Concha Acústica.

Minha Cidade tem História – Mobilização de alunos e professores para visitação aos equipamentos turísticos e culturais de Serra Talhada.

Sexta da Viola – Encontro de violeiros repentistas, na última sexta feira do mês, no Quintal do Museu, no Museu do Cangaço.

Manifestação por Beatriz reúne centenas de pessoas na Praça Maria Auxiliadora

Beatriz 11.02.16 - 01

As famílias de Petrolina-PE, Juazeiro-BA e região atenderam a convocação feita pelas redes sociais e imprensa e compareceram em massa ao 4º protesto reivindicando a elucidação do assassinato da menina Beatriz Angélica, 7 anos, morta nas dependências do Colégio Maria Auxiliadora, no dia 10 de dezembro do ano passado, por um misterioso assassino (a), que até agora não teve seu nome revelado.

Beatriz 11.02.16 - 02

Além de marcar os dois meses da barbárie a data de hoje (11) também foi lembrando por ser o aniversário de Beatriz que estaria completando 8 anos nesta quinta-feira.

Beatriz 11.02.16 - 03

 

 

Confira os concursos com vagas abertas para Pernambuco

Há vagas abertas para concursos em todo o país. As chances são tanto para nível superior quanto médio e os salários chegam a quase R$ 16 mil. Confira abaixo alguns certames com inscrições abertas.

Pernambuco
IBGE – Menos de um mês depois de lançar um concurso público com 140 oportunidades fixas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu novo edital, desta vez, para empregados temporários. Serão 1.409 vagas em processo seletivo simplificado para o Censo Agropecuário 2016. O salário pode chegar até R$ 7.166. Deste total, 69 chances são exclusivamente para o estado de Pernambuco. Segundo edital, as vagas para Pernambuco estão distribuídas de seguinte forma: cinco para analista censitário, no Recife, com formação nas áreas de engenharias agronômica, cartográfica e gestão e infraestrutura, e uma para jornalista, com formação em Comunicação Social. Na função de agente censitário administrativo, as chances somam 40 vagas para o Recife com formação em várias áreas.

UFPE –
A Universidade Federal de Pernambuco prorrogou as inscrições para o concurso para professor titular-livre com salário de R$ 15.956,07. Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de julho. São disponibilizadas quatro vagas para o campus Recife. A inscrição deve ser realizada no centro que oferece a vaga. Também é possível realizar a inscrição via procuração e por via postal.

IFPE – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) anunciou novo concurso público destinado a cargos integrantes da Carreira de Pessoal Técnico-Administrativo em Educação. São oferecidas mais de 50 vagas, incluindo as reservas para negros e pessoas com necessidades especiais. Os salários variam entre R$ 1.739,04 e R$ 3.666,54. As inscrições podem ser feitas entre os dias 3 e 24 de fevereiro no site http://cvest.ifpe.edu.br.

Brasil
O INSS possui 950 para todo o país, para os níveis médio e superior. Os salários vão de R$ 5.259,87 a R$ 7.869,09 e as inscrições até até 22/2. Confira o Edital.

A Marinha do Brasil oferece 1.860 para nível médio. O salário vai de R$ 642 a R$ 1.587 e as inscrições duram até o dia 29 deste mês Edital: http://www.marinha.mil.br/

A Prefeitura de Ilhéus-BA oferece 531 vagas para todos os níveis com salários de R$ 880 a R$ 8 mil. As Inscrições vão até 17/2. Confira o Edital: http://www.ilheus.ba.gov.br/

Já no Rio de Janeiro, a UniRio (RJ) oferece 335 para níveis médio, técnico e superior. Os salários vão de R$ 2.175,17 a R$ 7.333,09. As inscrições vão de 25/2 a 21/3. Edital: http://www4.unirio.br/concursos/

Com informações de Diário de Pernambuco

Estudante e professor da Facape são aprovados em mestrado

?????????????

Os estudantes e professores da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) continuam se destacando nas seleções e concursos pelo país afora. Desta vez, um aluno e um docente do curso de Direito foram aprovados para o mestrado.

Enos André de Farias é estudante do 6º período e já garantiu a vaga como aluno regular no Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. O discente de Direito da Facape ficou em primeiro lugar na seleção, concorrendo com professores e alunos de todo o Vale do São Francisco e norte baiano.

Já o professor Phablo Freire, que também é ex-aluno da autarquia, foi aprovado no Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O processo seletivo foi realizado em várias etapas, desde uma prova escrita de metodologia à defesa do pré-projeto e prova de idioma.

“A seleção foi bastante rígida e mais de 40 pessoas foram eliminadas nas primeiras fases. Na prova escrita de metodologia, por exemplo, o candidato deveria produzir um projeto com o tema sorteado no momento da prova, atendendo a todos os requisitos previstos no edital”, explicou.

Vistoria de transporte escolar, táxi e mototáxi começam em Petrolina

foto-transporte-escolar
Os motoristas de Transporte Escolar precisam fazer a vistoria dos veículos no início de cada na Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina AMMPLA (antiga – EPTTC) para terem permissão de realizar esta atividade.

Além dos veículos de transporte escolar, táxi, mototáxi, fretamento, complementar e turismo que trafegam em Petrolina, devem passar pelo processo de vistoria 2016. Os motoristas que não comparecerem poderão pagar multas e ter o automóvel apreendido.

Serão inspecionados cerca de 200 veículos escolares. A vistoria do transporte escolar vai até o dia 15 de março. Moto Táxi tem até 15 de maio. As demais categorias de veículos até o dia 15 de abril.

Os responsáveis pelos veículos devem comparecer a AMMPLA com os documentos e solicitar emissão de boleto e depois ir ao Sest/Senat, na Rua Anísio Moura Leal, KM 2, para fazer a vistoria.

Os condutores devem apresentar os seguintes documentos: Certificado de Registro de Veículo CRV, habilitação, certidão negativa de antecedentes criminais e a comprovação dos cursos de especialização. Poderão ser requisitados outros documentos dependendo da categoria do veículo.

Se a inspeção detectar que o veículo não está apto para realizar o serviço, o proprietário é obrigado a obedecer as recomendações estabelecidas pelo Detran, com a finalidade de não comprometer a segurança dos passageiros.

De acordo com o artigo 230 ¬ do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave, gerando multa de R$ 127,69 e a retenção do veículo até a regularização.

Dois homens são presos no bairro Areia Branca acusados de assalto

 

Ladrão 1

O Assalto ocorreu na manhã desta quinta-feira, no bairro Areia Branca, dois homens que não tiveram nomes revelados e estavam armados com facas estão sendo acusados de roubarem a quantia de R$ 1,900 reais de uma pessoa.Ladrão 2

De acordo com informações preliminares um dos elementos mora no Bairro Maria Auxiliadora e o outro na Vila Eduardo, ambos bairros de Petrolina (PE).

Direto da Câmara: Projeto de Lei que reduz carga horária dos técnicos e enfermeiros é aprovado

Câmara Municipal de Petrolina

Na terceira sessão do ano, a Câmara Municipal de Petrolina, Sertão de Pernambuco, foi bastante tumultuada. Com a presença de servidores, a casa que estava lotada, ferveu com a discussão dos vereadores de situação e oposição. Com troca de farpas o projeto dominou a manhã na câmara e terminou com ar de drama com a retirada da bancada da situação na hora da votação.

Por 11 votos a zero, foi aprovado o Projeto de Lei que regulamenta a carga horária dos técnicos e enfermeiros servidores do município. Agora cabe ao prefeito Julio Lossio (PMDB) vetar ou sancionar o projeto.

Senac Petrolina abre turmas para cursos na área de beleza

Cursos profissionalizantes Pe

O Senac Petrolina, no Sertão de Pernambuco, localizado na Rua Projetada, nº 650, antigo aeroporto da cidade, está com inscrições abertas para quatro cursos na área de beleza, as aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (15). As vagas são para os cursos de Cabeleireiro, Depilação, Design de Sobrancelhas com Henna, Manicure e Pedicure.

No curso de Cabeleireiro, o estudante é instruído a fazer higienização, hidratação, escovação e até cortes em linhas e ângulos nos cabelos, além de aprender a fazer colocação, descoloração, cauterização e desondulação nos fios. Para efetivar a matrícula, é necessário ter o ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. As aulas acontecem de 15/02 a 11/07, das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. A carga horária é de 400h e o investimento de R$ 1.920,00, parcelado em até 6 vezes no boleto bancário e em 12 vezes no cartão.

De acordo com o Senac as cargas horárias dos cursos variam de 45h a 40h, os cursos têm disciplinas nas quais o aluno aprende apresentar o melhor serviço, trabalhando na estética e bem-estar da clientela.

Na programação do curso de Manicure e Pedicure, o aluno aprende a realizar limpeza, lixamento, corte, polimento e esmaltagem nas unhas. Utilizando diferentes técnicas, procedimentos de biossegurança, materiais e produtos conforme as exigências do cliente.

Para matricular-se é preciso, pelo menos, estar cursando o 7º ano do ensino fundamental e ter, no mínimo, 16 anos. A próxima turma acontece entre 16/02 a 12/07, das 7h30 às 11h30, com aulas nas terças e quintas-feiras. O valor do curso é R$ 600,00.  A carga horária é de 160h.

As inscrições para todos esses cursos são feitas presencialmente na unidade do Senac Petrolina, localizada na Rua Projetada, nº 650, Antigo Aeroporto para outras informações os interessados podem ligar para (87) 3862.2464.

Deputado escreve artigo sobre liquidação do patrimônio público em Petrolina

Miguel Coelho 02

O deputado estadual, Miguel Coelho (PSB), que figura como possível pré-candidato dos socialistas para disputar a cadeira do Palácio Guararapes em 2 de outubro desse ano, envio ao nosso Blog artigo em que pontua seu pensamento sobre a realidade de Petrolina no tocante a venda do patrimônio público. Confira o artigo na íntegra nas linhas que se seguem a baixo.

Quase todo gestor público procura deixar uma marca para ser lembrado no futuro: uma grande obra, um projeto transformador ou até um novo modo de governar. Em Petrolina, infelizmente, o rastro que ficará após oito anos de administração do atual prefeito é o do desmonte do patrimônio construído pela população ao longo de décadas.

Prestes a encerrar o mandato, o prefeito decide enviar à Câmara de Vereadores um volume de projetos para alienar terrenos e vender prédios públicos de Petrolina. No pacote estão a cessão do Estádio Paulo Coelho e do Ceape, a venda do matadouro público, além de uma polêmica permuta de lotes públicos por valores questionáveis.

Esse processo desenfreado de comercialização do patrimônio municipal segue uma estranha lógica de irresponsabilidade. Não há planejamento nem projetos concretos para embasar essas transferências. Para ceder o Estádio Paulo Coelho, por exemplo, o prefeito apresenta a construção de uma moderna arena. Mas cadê o projeto, os recursos e garantias?

Procedimento similar foi seguido para iniciar a demolição do Ceape. O prefeito afirma que o imóvel que abrigava centenas de permissionários será um moderno centro administrativo. Mais uma vez sem mostrar um projeto no papel nem qualquer segurança financeira.

O matadouro é outro caso de extrema irresponsabilidade. Após afirmar que não fecharia o estabelecimento, o prefeito muda de ideia ao perceber que não consegue garantir o funcionamento correto do espaço público. A ideia é mais uma vez se desfazer de um equipamento municipal para arrecadar dinheiro e evitar esforço administrativo. O que a população vê, no entanto, é a cidade ficar na dependência do abastecimento de carne via Juazeiro, há semanas, além do aumento do abate clandestino, agravando a situação.

Por fim, o prefeito ainda brinca mais uma vez com o sonho de famílias que desejam ver suas moradias regularizadas. Apresenta uma proposta de permuta de áreas públicas para ressarcimento de imóveis no valor de R$ 18 milhões. Sem este ressarcimento, bancado pela Prefeitura, não seria possível fazer a regularização fundiária. Mas é no mínimo estranho que esse tipo de projeto surja em ano eleitoral. Consta ainda que parte desses lotes não pode ser cedida pela Prefeitura por dois motivos. Primeiro porque alguns são patrimônio da União. Segundo, parte dos lotes está caracterizada como de utilidade pública, impedindo tal manobra.

Mas essa não é a primeira vez que o prefeito toma esse tipo de iniciativa às vésperas de eleição. Em 2012, prometeu doar mais de 1.500 títulos de regularização fundiária e não o fez até agora. O Ministério Público, por sinal, já recomendou que nenhum novo projeto de regularização seja votado na Câmara antes de o prefeito cumprir o que prometeu.

Ainda vale lembrar diversos leilões de bens públicos e a estranha doação do terreno do antigo Colégio Motiva para uma empresa instalar um call center. Mesmo sem qualquer garantia ou projeto, o repasse seria benéfico, pois garantiria a geração de 3.500 empregos e a construção de uma creche. O tempo passou e a empresa já não tem mais interesse em instalar call center muito menos construir uma creche. Mas o terreno continua cedido.

É lamentável assistir a mais uma tentativa de dilapidar o patrimônio da população. Preocupa também não saber o que foi feito com todo o dinheiro arrecadado nessas transações. Petrolina não pode virar um balcão de negócios. O que resta agora é mobilizar a população para pressionar e impedir que esses projetos sejam aprovados na Câmara.

Projeto que trata da redução da carga horária dos enfermeiros gera polêmica na Câmara Municipal de Petrolina

Alvorlande enfermeiros

Foto: Waldiney Passos

Um impasse gerou uma discussão ampla na manhã desta quinta-feria (11), no retorno aos trabalhos legislativos após o feriado do carnaval, na Câmara Municipal de Petrolina. Devido o presidente ter comunicado que não haveria sessão nesta quinta o edil Alvorlande Cruz (PHS) apelou para que os projetos retirados de pauta na sessão da última quinta-feira (04) não fossem votados na plenário de hoje, pedido imediatamente rejeitado pelo vereador Pérsio Antunes (PMDB). ” O vereador Alvorlande Cruz, que é do governo, solicitou que retirasse porque tinha algumas coisas para discutir, para a próxima sessão, hoje nós vinhemos para a sessão, tem os projetos para votar de interesse da sociedade, tem projeto aí dos enfermeiros,  para redução de carga horária, para regulamentação da carga horária, e agora o governo quer tirar por que não quer apoiar essa categoria que é sofrida, que vive massacrada, com salários baixos, com condições de trabalho inadequadas e sem dignidade de trabalho, portanto eu não aceito esse tipo de jogada”, afirmou Pérsio.

Em reposta o vereador Alvorlande Cruz confirmou ter solicitado a retirada do projeto e que estaria faltando humildade ao colega Pérsio Antunes. ” O vereador Pérsio Antunes sentou com alguns colegas dele para que houvesse a sessão que o presidente Osório tinha suspendido. O que nós pedimos a ele é que como havia o entendimento para que os projetos não fosses votados hoje, então nós pedimos para que os vereadores apreciassem as matérias na próxima sessão, pedimos ao vereador somente que ele tivesse a humildade, a serenidade, que está faltando um pouco em meu amigo Pérsio no sentindo de colocar para votar na próxima sessão, mas o vereador acha que o colegiado é ele, eu acho que quando você sobe demais em um muro você termina caindo, ninguém mais respeita o vereador do que eu”, alfinetou .

A discussão permanece no plenário da Casa, vereadores da situação e oposição continuam discutindo sobre a votação do Projeto de lei nº 045/2015, que dispõe sobre a regulamentação da jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, em 30 horas semanais de autoria do vereador Pérsio Antunes.

No plenário muitos enfermeiros e técnicos em enfermagem aguardam e cobram a votação do projeto ainda na sessão desta quinta-feira.

Projeto que prevê mudança no Estatuto do Servidor é adiado na Câmara municipal de Petrolina 

Sindsemp na Câmara 1

O Projeto de Lei 0119/15 do vereador Alvorlande Cruz (PRTB) que altera dispositivo da Lei nº 301/91 do Estatuto do Servidor Público, estava previsto para entrar na pauta da Casa Plínio Amorim na sessão da última quinta-feira (4), mas não chegou nem entrar para a discussão dos vereadores. O PL aguarda o parecer das Comissões, entre elas de Redação e Justiça e Finanças. A diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) quer prosseguir a discussão antes da votação do projeto.

O texto prevê a valorização profissionais dos antigos Auxiliares de Serviços Gerais, hoje Auxiliares Administrativos. “O Decreto 20 está em extinção, dos servidores que se enquadram nessas funções, fiz um levantamento e empenhei R$ 1 milhão na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para dispor recursos e fizemos a alteração da nomenclatura. Quem tem nível médio terá rendimentos em torno de R$ 1 mil, nível superior em trono de R$ 1,5 mil e que será legalizado através do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), para que esses profissionais sejam inseridos”, destacou o vereador.

O Sindsemp diz que mantém a discussão em torno do Projeto, o presidente do Sindicato, Walber Lins, mencionou que,  “acompanha todas as matérias inerentes ao servidor público municipal, inclusive participa das discussões na construção dos projetos e a Casa Plínio Amorim tem sido parceira. Não existe nenhum projeto que não tenha perpassado numa discussão com o servidor”, afirmou.