Faculdade da Terceira Idade está com inscrições abertas

idoso estudante

A Faculdade Aberta a Terceira Idade (FATI) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está com inscrições abertas para pessoas com mais de 50 anos que desejam retornar às salas de aula. Os interessados devem procurar a Câmara de Pós-Graduação da autarquia, das 15h às 18h, até o dia 11 de março.

No ato da matrícula, é necessário apresentar carteira de identidade original, comprovante de residência e ficha de inscrição devidamente preenchida. Os interessados devem ter no mínimo 50 anos de idade, formação escolar mínima em nível fundamental completo, além de disponibilidade de tempo para participar das atividades propostas.

A FATI oferece aulas gratuitas nos cursos de Noções de Direito, Educação Ambiental, Turismo, Saúde, Inglês, Inclusão Digital, Recreação e Lazer, e Empreendedorismo. As aulas serão ministradas por alunos da Facape e da Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina.

A aula inaugural do projeto está marcada para o dia 1° de abril, a partir das 8h30, no auditório principal da Facape.

Seleção de monitores

Além de alunos, a FATI também está com inscrições abertas para a seleção de monitores. Poderão participar estudantes da UPE e Facape dos seguintes cursos: Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Comércio Exterior, Administração, Serviço Social, Pedagogia, Biologia, Geografia, Letras, além de cursos da área de saúde.

Os interessados também devem procurar a Câmara de Pós-Graduação até o dia 11 de março, no mesmo horário (15h às 18h). No ato da inscrição, os alunos devem apresentar cópia do curriculum vitae atualizado, histórico escolar, identidade e CPF.

Para participar do projeto, os estudantes devem atender os seguintes requisitos exigidos no edital: estar regularmente matriculado, ter disponibilidade de tempo, além de conhecimento prévio sobre o conteúdo do módulo escolhido.

O treinamento com os monitores selecionados acontecerá entre os dias 14 e 29 de março. Para saber mais informações, acesse os editais que estão disponíveis no site da Facape e em anexo.

Ascom Facape

Secretaria de Saúde e SESC Petrolina lançam programa com Unidade Móvel Odontológica

ondonto sesc dentista

Visando ampliar a oferta de procedimentos odontológicos, a Secretaria de Saúde de Petrolina firmou parceria com o SESC para implantação do consultório itinerante – OdontoSesc. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (29) na Unidade de Saúde Beatriz Luz, na Cohab VI.

A secretária de Saúde, Lucia Giesta, frisou a importância de proporcionar o melhor à população. “Ao longo da gestão Julio Lossio reestruturamos a Saúde Bucal do município, adquirimos 27 novos consultórios odontológicos, para nossas Unidades de Saúde; alem de duas Unidades Móveis, e, agora, teremos a unidade OdontoSesc que vem agregar valor ao atendimento já prestado aos nossos usuários”.

O chefe de Odontologia do Sesc, Wládmir Lucena explicou que “o consultório vai oferecer serviços educativos de prevenção e curativos, como restauração, tratamento de canal entre outros até o mês de julho”.

Durante cinco meses a unidade móvel estará nas unidades de saúde da Cohab VI e Alto da Boa Vista abrangendo os bairros: Nova Petrolina, Jardim Guararapes, Rio Corrente, São Gonçalo, Jardim Imperial, Jardim Petrópolis e Portal da Cidade.

Ao todo, serão 220 atendimentos semanais de segunda a sexta-feira. A comunidade deve agendar sua consulta em uma das Unidades de Saúde referenciadas.

Consultórios itinerantes devem iniciar em abril em Petrolina

O início das atividades dos Consultórios Itinerantes em Petrolina foi pauta de uma reunião entre o prefeito Julio Lossio e o reitor da Univasf, Junialeni Tolentino. O encontro aconteceu na reitoria da Universidade, nesta segunda-feira (29), e contou ainda com a presença do vice-reitor da Instituição de Ensino, Telio Nobre Leite, além dos membros do HU/Univasf Ricardo Santana de Lima, gerente de Ensino e Pesquisa, Ronald Juenyr Mendes, gerente Administrativo e Thiago Magalhães, chefe da unidade de planejamento.

O projeto Consultórios Itinerantes é baseado no conceito de levar atendimento médico oftalmológico e odontológico a crianças matriculadas em escolas públicas em municípios do semiárido. Em Petrolina a ação será desenvolvida através de uma parceria entre a Univasf, Hospital Universitário e Prefeitura. De acordo com o prefeito, Julio Lossio, o objetivo é atender todas as crianças assistidas pela rede municipal de ensino, uma média de 50 mil alunos. Lossio destaca ainda que a expectativa é que as unidades móveis se desloquem até as comunidades em que as crianças estarão.

De acordo com o reitor, Junialeni Tolentino, a previsão  é que os atendimentos dos Consultórios Itinerantes sejam iniciados no mês de abril. Além da consulta médica, as crianças que tiverem óculos prescritos durante o atendimento já irão recebê-los ao sair do consultório. Os contêineres também estão equipados com um laboratório para atendimento odontológico. Os equipamentos do projeto são financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os insumos serão custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

População tapa buracos na BR 235

oie_lXlDY2ZQDxGo (1)

Não suportando mais a demora dos órgãos responsáveis em recuperar o asfalto da BR 235, os próprios moradores dos Núcleos Irrigados do Projeto Senador Nilo Coelho em Petrolina, estão tapando alguns buracos e pedindo providências por parte das autoridades para que olhem com mais atenção para as condições da rodovia.

A BR 235 que liga os municípios de Petrolina-PE e Casa Nova-BA, está totalmente esburacada, principalmente após as chuvas caídas na região no início do ano.

Ministro Armando Monteiro participa em Petrolina do lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora

FACAPE

Acontecerá  nesta quinta-feira (3), no auditório do Senai em Petrolina, às 15h30, o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) no Vale do São Francisco, que contará com a presença  ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, que irá assinar um convênio com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), o PEIEX – Projeto de Extensão Industrial Exportadora.

O PEIEX é a primeira ação do plano nacional para a região. A iniciativa será realizada por meio da parceria entre Facape e Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Segundo o supervisor de Competitividade da agência, Tiago Terra, empresários e produtores da região serão qualificados para a exportação.

“O Vale do São Francisco possui um aglomerado de empresas com potencial para o mercado externo e que também podem colaborar com as ações de promoção da Apex. De tal forma, era necessário preparar essas empresas. Esse é o objetivo do PEIEX, uma parceria da Facape, ministério e Apex”, explicou Terra.

Para o diretor acadêmico da Facape, Antonio Habib, a autarquia vai formar uma equipe técnica, composta por professores, alunos e demais profissionais, para capacitar os empresários e produtores utilizando a tecnologia da Apex. Será uma oportunidade de inserir e qualificar também os próprios estudantes da instituição,afirmou.

Acrescentou ainda que”nessa parceria, estaremos envolvendo alunos e professores dos cursos de Comércio Exterior, Administração e Economia. Hoje, todos os nossos cursos contemplam programas de extensão, oportunizando novas experiências aos nossos discentes”.

Os interessados devem confirmar presença através do endereço eletrônico ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteirohttp://arq.apexbrasil.com.br/emails/pnce/03/ A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode participar.

Deputado debate com prefeitos projetos de aumento de recursos para saúde e educação em Pernambuco

miguel na amupe

Na manhã desta segunda-feira (29) o deputado estadual Miguel Coelho se reuniu,com dezenas de prefeitos do estado para discutir o projeto de lei que destina 25% dos recursos do FEM para educação e saúde dos municípios. A proposta, que ainda conta com um item para assegurar 10% do fundo para recursos hídricos nas cidades do semiárido, está em tramitação na Assembleia Legislativa e deve ser votada ainda neste semestre.

Na defesa pelo projeto, o deputado argumentou que os recursos podem alavancar a qualidade dos índices de saúde e educação dos municípios. “Pernambuco saiu das últimas para as primeiras posições nos rankings de educação por conta de investimentos a médio e longo prazo. Além disso, a gente sabe que as redes públicas de saúde e educação dos municípios contam com poucos recursos, por isso, esse projeto seria a garantia de um aporte extra para setores fundamentais”, defendeu Miguel Coelho no encontro ocorrido na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

Apesar de concordar que saúde e educação devem ser prioridades para todas as gestões, os prefeitos se colocaram contra a iniciativa do deputado, alegando que isso engessaria e dificultaria a administração das cidades que possuem poucos recursos. “Nós já estamos engessados, inclusive, pela Lei de responsabilidade Fiscal. O FEM é o único recurso que nos dá possibilidade de conversar com a população, o que deve ser feito em saneamento, calçamento, na construção de praças, escolas”, justificou o prefeito de Palmares, João Bezerra.

Miguel afirmou que, em virtude da discordância dos prefeitos, vai ajustar a proposta e procurar um caminho de entendimento com os prefeitos. Contudo, o deputado adiantou que não pretende tirar o projeto da pauta da Assembleia por considerar que a medida não vai travar os municípios.

“O projeto destina 25% para dois setores fundamentais e urgentes e, nas cidades do semiárido, desse percentual, 10% vai para segurança hídrica. Os 75% restantes ficam totalmente livres para os prefeitos investirem onde quiserem. Portanto, não existe engessamento, mas sim uma proposta de um pacto para fazer a saúde e a educação de nossos municípios avançarem. Com mais investimentos nessas áreas, o desenvolvimento dessas cidades a longo prazo será uma consequência”, concluiu o deputado.

Agência do Empreendedor faz empréstimos financeiros para 11 empreendedores em Petrolina

AGE 29.2.16

Na manhã desta segunda-feira (29), 11 empreendedores que buscaram à Agência Municipal de Empreendedor de Petrolina (AGE), receberam incentivos financeiros emprestados para melhorarem os seus empreendimentos.

De acordo com a diretora presidente da AGE, Tereza Virgínia, “o trabalho da Agência tem sido um sucesso, os empreendedores estão procurando cada vez mais a agência, alguns até refinanciando seu crédito. Como o dinheiro está circulando como o programado, estamos com fluxo positivo de caixa e prontos para receber mais cadastros. Os interessados podem vir a sede da Agência”, esclareceu a diretora.

A vendedora Isabel Souza Araújo, do ramo de confecções, foi umas das empreendedora que acreditou na linha de crédito da AGE, e pela segunda vez buscou o crédito, que lhe possibilitou aumentar sua renda. “Peguei o primeiro empréstimo há quatro meses, paguei direitinho e voltei. Mesmo com a crise consegui quitar as parcelas e conseguir outro financiamento”, declarou.

Já Rafael Barros Leite Azevedo, que trabalha com serviço de iluminação, está sendo beneficiado pela primeira vez e aprovou o trabalho da equipe da AGE. “Descobri a Agência do Empreendedor através de um blog, quando procurava meios de realizar um empréstimo para o microempreendedor. Vim até a sede e foi tudo muito rápido, tudo sem burocracia, disse.

A AGE fica na Rua da Simpatia, nº135, Centro Petrolina. O horário de funcionamento é das 8h a 13h de segunda a sexta.

Secretaria da Cultura de Juazeiro prorroga inscrições para espetáculos sacros

Espetáculo - Cena Jesus e o martírio

Para manter a tradição cultural acesa e contar a trajetória de vida e morte de Jesus Cristo por meio da encenação de espetáculos sacros no mês da semana santa, a Secretaria da Cultura de Juazeiro (BA) resolve prorrogar o período de inscrição para grupos artísticos que pretendem participar da “Via Sacra” deste ano com a montagem de espetáculos na sede e interior da cidade baiana.

As inscrições que são gratuitas e se encerrariam às 17 horas desta segunda-feira, foram prorrogadas até o dia 4 de março próxima  (sexta-feira). Os proponentes devem preencher o formulário de inscrição disponível na página no edital, também publicado no Diário Oficial do Município.

O Secretário da Cultura e Juventude (SECJU), Donizete Menezes, destaca que o formulário de inscrição devidamente preenchido deve ser encaminhado à sede da secretaria até o prazo final da prorrogação das inscrições. (Às 17 horas de sexta). A SECJU funciona em horário comercial, e está situada à Rua Carmela Dutra (Orla I) nº 638, Centro, no município de Juazeiro (BA).

A Via Sacra 2016 que será realizada no período da Semana Santa, de acordo com o calendário das propostas selecionadas, premiará 04 projetos de apresentação, com 6 mil reais cada, para a produção e realização de espetáculos sacros em localidades da sede e interior do município.

Para maiores informações os interessados podem entrar em contato ligar para o número (74) 3614-2652 ou pelo e-mail: [email protected].

Aliado de Wagner assume Ministério da Justiça e Cardozo vai para a AGU

Welington e Wagner 1

Wellington César e o Ministro Jaques Wagner

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vai ocupar a Advocacia Geral da União (AGU), substituindo Luis Inácio Adams. Para o lugar de Cardozo irá Wellington César, ex-procurador-geral de Justiça da Bahia.

A presidente Dilma Rousseff ficou contrariada com o vazamento da notícia sobre a saída de Cardozo porque a deixou sem margem de manobra para evitar que ele deixasse o Ministério da Justiça. Cardozo decidiu entregar o cargo por causa da pressão do PT, que aumentou depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou alvo das investigações da Operação Lava Jato.

Cardozo é atualmente o ministro mais próximo de Dilma e ela quer preservá-lo no núcleo de decisões do governo. O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, indicou Wellington Cesar para o lugar de Cardozo na Justiça.

A decisão de Cardozo de entregar o cargo foi tomada neste domingo. A amigos, ele confidenciou não suportar mais a pressão do PT, seu partido, agravada depois que a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, passou a investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com informações do Estadão.

Morre ex-vereador de Petrolina José Nisaldo e Câmara suspende sessão desta terça

Câmara Municipal de Petrolina

O ex-vereador José Nisaldo de Vasconcelos que presidiu os trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), nos anos 1986 e 1987, faleceu nesta segunda-feira (29).

De acordo com informações preliminares de parentes da vítima, Nisaldo foi encontrado morto dentro de casa na tarde desta segunda, a família suspeita que o ex-vereador tenha morrido de infarto.

O Velório de José Nisaldo, será realizado na Câmara de Vereadores durante toda manhã desta terça-feira, em respeito à memória do político, o presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira, suspendeu os trabalhos legislativos desta terça-feira, 1º de março.

Petrolina se prepara para VI conferência Municipal da Cidade

conferencia_cidades

Os segmentos que integram o Conselho da Cidade (Concidade/Petrolina) estiveram reunidos na última sexta-feira (26) na Facape, para formação da Comissão Preparatória da 6ª Conferencia municipal da cidade. Participaram do encontro os representantes dos segmentos como entidades acadêmicas, movimentos populares, gestores e ONGs.

No encaminhamento da reunião ficou definido que na próxima terça-feira (1º) às 15h acontecerá um novo encontro com a gestão da Secretaria Executiva de Habitação para definir a data da realização das pré-conferências no município.

Conferência cidades Petrolina 1

O Concidade/Petrolina era presido pelo vereador Ednaldo Lima que após o retorno à Câmara de vereadores deixou o Conselho da Cidade que atualmente está sem presidente.

A 6ª Conferência Nacional das Cidades terá como temática: “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, e; como lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.

Senador Petrolinense discute refinanciamento de crédito rural com Sudene

FBC reunião Sudene 29.02

Nesta segunda feira (29), em Recife (PE), a Medida Provisória 707/2015, que prevê o refinanciamento do crédito rural, com atenção especial aos produtores nordestinos, e dos contratos para a aquisição de caminhões e máquinas agrícolas, esteve na pauta central do encontro entre o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o superintendente de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), João Paulo Lima e Silva.

Na última quinta-feira (25), Fernando Bezerra foi eleito presidente da comissão mista do Congresso Nacional que irá analisar a MP 707. E já na sexta-feira (26), o senador iniciou uma série de diálogos com a sociedade e os segmentos beneficiados pela medida provisória para receber propostas que possam contribuir com o texto final da MP, que deverá ser apreciada no próximo mês de abril.

Os primeiros encontros com o setor produtivo, na última sexta-feira, foram com o presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar (Fetraf), João Santos, e com o presidente da Federação em Agricultura do Estado de Pernambuco (Faep), Pio Guerra.

“A Medida Provisória 707, em seu texto original, orienta que os produtores que vivem sob a área abrangida pela Sudene devem ser especialmente beneficiados com o refinanciamento dos créditos rurais, junto aos bancos”, explicou Bezerra Coelho. “Sugerimos à diretoria da Sudene que prepare propostas que possam ser agregadas ao nosso trabalho e convidamos a superintendência para participar de um painel que promoveremos, em Brasília, com o intuito de discutirmos condições especiais para refinanciamento e liquidações de dívidas ao Programa Nacional de Agricultura Familiar”, completou o senador.

MP 707  A Medida Provisória 707/2015 também autoriza o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a refinanciar contratos para aquisição de caminhões, chassis, tratores, carretas, cavalos mecânicos, reboques, tanques e carrocerias para caminhões novos e usados. O benefício é direcionado a pessoas físicas, empresas individuais, sociedades, associações e fundações cuja receita ou renda anual seja de até R$ 2,4 milhões. As empresas arrendadoras que se enquadram neste perfil também poderão refinanciar equipamentos.

De acordo com a MP 707, a prorrogação do prazo para a cobrança sobre o crédito rural vai até 31 de dezembro deste ano. A medida provisória beneficia, especialmente, os pequenos produtores do Nordeste, que perderam lavouras inteiras com a seca iniciada em 2011.

Alunos do CPM Petrolina se mobilizam em campanha de combate ao mosquito Aedes

MOSQUITO

Uma aula diferente e que no imaginário da garotada ficará para sempre guardada, assim está sendo contextualizada a ação de saúde realizada sábado (27), por alunos e funcionários do Colégio da Polícia Militar em Petrolina (CPM/PE) por meio do projeto de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika: “vamos ajudar a acabar com isso – diga sim à saúde! ”, diz o tema do projeto.

Para somar junto a ação, o colégio da PM convidou também pais, professores, e agentes de endemia da Prefeitura de Petrolina, mas para isso os alunos percorreram às Ruas dos bairros Vila Eduardo, Nova Iorque, Jatobá, Henrique Leite e Idalino Bezerra, visitando casas, panfletando e orientando os moradores sobre as formas de prevenir e combater os focos do mosquito.

De acordo com os organizadores da campanha, a comunidade mostrou-se receptiva à comitiva escolar e às orientações técnicas dos agentes de endemia.

Na oportunidade, os estudantes se depararam com inúmeras situações que podem ser resolvidas com ações simples, porém importantes por parte da comunidade, que é o depósito do lixo em locais adequados à coleta. Foram identificados, em algumas localidades visitadas, a existência de materiais como, pneus, garrafas, e até vasos sanitários, em locais inadequados, o que pode acarretar a proliferação do mosquito.

O Major PM Celso, Comandante do Colégio destacou que o projeto, “é uma luta de todos! Não podemos perder essa guerra contra o Aedes! ”, frisou.

Moradores dos Residenciais Vivendas I e II podem efetuar cadastro matrículas até o dia 4 de março

Estudantes rede estadual de ensino 1

Moradores dos Residenciais Vivendas um e dois em Petrolina (PE) devem ficar atentos ao prazo de matrículas na rede estadual de ensino. De acordo com a Gerência Regional de Educação (GRE/Sertão), o cadastro de alunos do 6º ao 9º Ano, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, acontecerá na Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes no período de 01 a 04 de março das 8h30 às 17 h.

A informação enviada ao Blog é da Gerente Regional de Educação (GRE/Sertão do Médio São Francisco), professora, Anete Ferraz de Lima.

Nova gestão da OAB Petrolina toma posse na quarta

Nesta quarta-feira, 2, acontecerá  a solenidade de posse da diretoria e do conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseccional Petrolina (PE). O evento que  está previsto para iniciar às 19h, vai contar com a presença do Presidente estadual da OAB, Ronnie Preuss Duarte.  A nova gestão tem mandato para o triênio 2016/2018,  é será gerida pelos advogados Alexandre Torres e Leonardo Bahia.

OAB Petrolina 2