Jovem é preso com moto roubada em Petrolina

policial

Um jovem, 20 anos, foi preso no início da tarde de ontem com uma motocicleta roubada.  Ao realizarem ronda no Loteamento Topázio, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, o acusado tentou fugir a pé juntamente com o carona, deixando o veículo para trás.

Após a consulta de placa, foi averiguado que a moto havia sido roubada. O homem confessou que havia comprado o veículo de um desconhecido, no valor de R$ 600. No mesmo momento, outro homem que passava no local com uma moto sem placa, abandonou o veículo e fugiu a pé.

Os dois veículos e o jovem foram encaminhados a 1ª Delegacia de Polícia Civil, onde ele foi autuado em flagrante delito.

Da periferia ao centro, Tocha Olímpica passará por 17 bairros em Petrolina

quadro tocha

No próximo dia 26, o maior símbolo das Olimpíadas chega em Petrolina e 17 bairros vão receber a passagem da tocha por suas ruas. Ao todo, serão 21 km percorridos, distribuídos entre a periferia, o centro e a orla da cidade. O percurso terá início às 15h, na BR 407, no bairro Cosme e Damião.

A comissão municipal, responsável por toda a logística da passagem da tocha em Petrolina, definiu o trajeto para o revezamento de maneira que várias áreas sejam contempladas. A tocha percorrerá os bairros IPSEP, Jardim São Paulo, Cosme e Damião, João de Deus, Nova Vida I e II, Jardim Amazonas, Pedro Raimundo, Ouro Preto, Jardim Maravilha, Vila Mocó, Centro, Caminho do Sol, Areia Branca, Maria Auxiliadora, Colônia Imperial e São José.

De acordo com o prefeito Julio Lóssio, o trajeto foi pensado de forma que o maior número de petrolinenses participem desse momento histórico. “A ideia é fazer uma integração entre os bairros mais carentes de Petrolina e outros pontos mais centrais, contemplando de maneira democrática grande parte da cidade”, explica.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde faz balanço positivo do atendimento de urgência às gestantes  

O atendimento pré-hospitalar, acionado pelo SAMU 192, é realizado por enfermeiros obstetras com o objetivo de dar resolutividade às queixas agudas/Foto:Assessoria

O atendimento pré-hospitalar, acionado pelo SAMU 192, é realizado por enfermeiros obstetras com o objetivo de dar resolutividade às queixas agudas/Foto:Assessoria

Durante o primeiro mês de funcionamento da ambulância móvel do Programa Anjo da Guarda já foram realizados 46 atendimentos às gestantes cadastradas. O atendimento pré-hospitalar, acionado pelo SAMU 192, é realizado por enfermeiros obstetras com o objetivo de dar resolutividade às queixas agudas.

“O resultado tem sido muito positivo e, de acordo com as queixas apresentadas e do risco gestacional, a equipe direciona ou não à maternidade.  A ambulância Anjo da Guarda vem para reforçar a assistência pré-hospitalar móvel do município”, afirma a coordenadora do programa Anjo da Guarda, Isabel Alves.

O programa ainda proporciona consultas pré-natal, atividades educativas, monitoramento da mãe e do bebê após o parto, além dos benefícios sociais (enxoval, cesta básica e fraldas). “Nosso objetivo é reduzir a mortalidade materna e infantil através do fortalecimento da assistência à gestante e à criança antes e após o parto”, acrescenta a secretária de Saúde de Petrolina, Mara Gonçalves.

Com informações da Assessoria

Secretaria de Saúde de Petrolina participa da ação ‘Comandos de Saúde nas Rodovias’

 Pela quarta vez em Petrolina, aconteceu durante todo o dia desta quarta (18), o projeto “Comandos de Saúde nas Rodovias”/Foto: Ascom

Pela quarta vez em Petrolina, aconteceu durante todo o dia desta quarta (18), o projeto “Comandos de Saúde nas Rodovias”/Foto: Ascom

 Pela quarta vez em Petrolina, aconteceu durante todo o dia desta quarta (18), o projeto “Comandos de Saúde nas Rodovias”, desenvolvido pelo Sest Senat, Polícia Rodoviária Federal e a parceria da secretaria de Saúde de Petrolina. A iniciativa teve como foco a saúde dos caminhoneiros.

Foram realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites, vacinação, teste de glicemia distribuição de preservativos e orientações sobre Saúde do Trabalho com a equipe do Cerest.

Luciano Alves, caminhoneiro há mais de 10 anos, acredita que “a mobilização é muito importante para incentivar e alertar sobre os cuidados com a saúde. Passamos maior tempo na estrada e, muitas vezes, esquecemos de cuidar da nossa saúde”.

LEIA MAIS

Presidente da Facape assume presidência da Assiespe e organiza nova mobilização pelo Proupe

 

Segundo o professor, o maior desafio da Assiespe no momento é a luta junto ao Governo do Estado para a regularização do pagamento do Proupe /Foto:Facape

Segundo o professor, o maior desafio da Assiespe no momento é a luta junto ao Governo do Estado para a regularização do pagamento do Proupe /Foto:Facape

O presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, agora é o novo presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (Assiespe). O professor, que estava na vice-presidência da entidade, assumiu o cargo após o afastamento de Licínio Lustosa, que deixou a associação para concorrer nas eleições municipais de outubro.

Rinaldo Remígio é formado em História, Ciências Contábeis, Administração e possui mestrado em Economia. Ele está na presidência da Facape desde 2009 e atualmente também é conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE). Segundo o professor, o maior desafio da Assiespe no momento é a luta junto ao Governo do Estado para a regularização do pagamento do Proupe (Programa Universidade para Todos em Pernambuco), além da abertura de novas bolsas.

“O repasse das bolsas está atrasado desde fevereiro, totalizando um débito de mais de R$ 4 milhões com as 13 autarquias municipais. O governo não abriu novos editais e muitos estudantes estão abandonando o sonho de um curso superior por não terem condições de pagar as mensalidades”, explica Remígio.

Com informações da Assessoria

Sindsemp realiza visitas a local de trabalho dos servidores em Rajada e Pau Ferro

Sindsemp

As visitas têm como objetivo dialogar com os servidores, fazer levantamento das demandas locais e prestar alguns esclarecimentos

Nesta semana, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina inicou uma serie de visitas aos locais de trabalho dos servidores. Walber Lins, presidente da entidade, acompanhado da vice-presidente, Inês Silva, da diretora de Assuntos Extraordinários, Elena Alves e do 1º secretário, Jeremias Junior, visitou o CMEI Gabriel Moreira, a AME Plínio Amorim, as escolas Estação Rodrigues Coelho e José Cícero de Amorim, em Rajada, e a escola José Martins de Deus, em Pau Ferro.

De acordo com Walber, as visitas têm como objetivo dialogar com os servidores, fazer levantamento das demandas locais e prestar alguns esclarecimentos. “Nossas visitas cumprem o calendário que definimos no inicio da gestão e atende a nossa proposta de campanha. Temos como foco constatar as condições de trabalho in loco, averiguar e levantar as demandas dos servidores para que possamos cobrar dos entes responsáveis as melhorias que são necessárias”, explica.

LEIA MAIS

Detido por populares, menor é pego cometendo assaltos em Petrolina

Na noite de terça-feira (17), um menor foi pego com uma réplica de uma arma de fogo, na Avenida Cardoso de Sá, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Segundo informações da Polícia Militar, o adolescente, de 16 anos, encontrava-se detido por populares após tentar efetuar um assalto a um pedestre no local.

De acordo com a PM, o menor também é acusado de ter cometido o mesmo crime na tarde de ontem, no Centro da cidade. A outra vítima foi ao local e reconheceu o menor, bem como o simulacro que estava com ele. Com o rapaz ainda foi encontrado um celular pertencente a vítima.

 Os agentes foram até a residência do menor para localizar os responsáveis legais e em seguida, encaminharam o adolescente e o material apreendido para a 1ª Delegacia de Polícia Civil.

 

Bairros de Petrolina devem ficar por quase dois dias sem água

compesa_11-430x332

Nesta sexta-feira (20), a Compesa realizará uma intervenção  no bairro Vila Mocó, em Petrolina. A obra tem como objetivo substituir 12 metros de tubulação, que está danificada. Os serviços ainda incluem a troca de um macro medidore e registros da Estação de Tratamento de Água Centro.

Para realização dos serviços o abastecimento d’água  será  suspenso a partir das 8h nos bairros:  Centro, Loteamento Recife, Vila Eduardo, Vila Marcela, Vila dos Ingás, Vila Débora, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Loteamento Padre Cícero, Jardim Amazonas, Alto Cheiroso, Alto do Cocar, São José, Pedro Raimundo, Henrique Leite, Quati, Novo Horizonte, Jardim São Paulo, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio Portal das Águas, Vila das Imbiras, Vila Mocó, Gercino Coelho, Km 2, Loteamento Arco-íris, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Carolina, Dom Avelar, São Joaquim, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Pedra Linda,Vale Dourado, Vila Esperança e Condomínio Mais Viver.

A previsão é de que o sistema seja reativado a partir das 17h do sábado (21), quando a distribuição será normalizada gradativamente.

Homem em carroça é morto no Pedro Raimundo

SP - SÃO PAULO/SEIS BALEADOS NA ZONA SUL/DUAS MORTES - GERAL - Duas pessoas são mortas a tiros e outras quatros baleadas durante um ataque em um bar Rua Sebastião Dias Fragoso, no Jardim São Luís, zona sul de São Paulo (SP), na noite desta terça-feira (04). Os feridos, entre eles uma mulher, estão internados no Pronto Socorro do Campo Limpo, Hospital Regional Sul e Pronto Socorro M’Boi Mirim. Não há informações sobre o estado de saúde dos quatro sobreviventes. 05/12/2012 - Foto: NIVALDO LIMA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

No bairro Pedro Raimundo, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, um homem foi morto à tiros na última terça-feira (17). De acordo com a Polícia Militar a vítima, de 43 anos, trafegava numa carroça, quando foi surpreendido por uma pessoa numa moto vermelha.

Contra o homem foram efetuados vários disparos de arma de fogo. Com a chegada do Instituto Médico Legal ao local, foi constatado que ele havia levado dois tiros na região da cabeça e um nas costas.

Ao removerem o corpo da carroça, foi encontrado com o homem uma trouxa de maconha. em seguida, o corpo foi removido para o IML.

Homem é encontrado morto com 52 facadas em Petrolina

Faca

Nesta terça-feira (17), o corpo de um homem, não identificado, foi encontrado pela guarnição que realizava rondas no bairro Mandacaru, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, com sinais de perfuração de arma branca.

De acordo com a Polícia Militar, o homem se encontrava no solo, já sem os sinais vitais.  A PM não encontrou testemunhas do ocorrido. O Instituto de Medicina Legal foi acionado e constatou que ele havia sido vítima de aproximadamente 52 facadas.

Após perícia no local, o corpo foi encaminhado ao IML.

Jovem morre com 10 disparos de arma de fogo no Terras do Sul

Nesta terça-feira (17), um jovem, 24 anos, foi morto no bairro Terras do Sul, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Segundo informações da Polícia Militar, duas pessoas numa moto se aproximaram da vítima, quando o carona efetuou os disparos.

De acordo com a PM, o jovem foi atingido por 10 disparos de arma de fogo e faleceu no local. As perfurações se concentram na região da cabeça, tórax e pernas. A vítima atendia pelo apelido de Kinguinha e esta há uma semana que havia deixado a Penitenciária Doutor Edivaldo Gomes em Petrolina.

O corpo foi removid0 pelo Instituto Médico Legal. A polícia segue investigando o caso.

Agentes de Saúde e de Endemias de Petrolina devem entregar minuta do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos ao Executivo Municipal

Minuta do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) deve ser entregue pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Endemias (ACEs) ao prefeito de Petrolina, Julio Lossio/Foto:Assessoria

Minuta do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) deve ser entregue pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Endemias (ACEs) ao prefeito de Petrolina, Julio Lossio/Foto:Assessoria

Depois de elaborada junto ao Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), minuta do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) deve ser entregue pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Endemias (ACEs) ao prefeito de Petrolina, Julio Lossio.

O vereador Manoel da Acosap garante que a categoria vai engrossar a mobilização nacional marcada para esta quarta(18) em todo o país. Em Petrolina, acontecerá uma assembleia a partir das 8h na sede da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (Acosap), no Bairro Antonio Cassimiro. Na reunião, a entidade deverá aprovar a minuta do Plano de Cargos e Carreira (PCC) da categoria.

Está programada também, uma caravana até a sede da Prefeitura, na Avenida Guararapes, Centro da cidade, para pressionar o Executivo Municipal.

PCCV

O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos não deve ser aprovado este ano pelo impedimento da legislação eleitoral, contudo, é necessário que o documento tramite na Procuradoria Geral do município e na Secretaria de Administração, para que no próximo ano – independente de quem seja o prefeito – o Projeto de Lei referente à matéria seja elaborado e enviado para votação na Casa Plínio Amorim. O vereador estimou que, no máximo em 130 dias, o projeto, depois de pronto, seja enviado ao Legislativo Municipal.

Com informações do Sindsemp

Secretaria de Saúde realiza ação com carro fumacê no distrito de Rajada

 A ação vai acontecer nos dias 18, 23 e 27 de maio com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti e interromper a cadeia de transmissão da Dengue, Chikungunya e do Zika vírus/Imagem ilustrativa

A ação vai acontecer nos dias 18, 23 e 27 de maio com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti e interromper a cadeia de transmissão da Dengue, Chikungunya e do Zika vírus/Imagem ilustrativa

Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, as equipes da secretaria de Saúde de Petrolina e da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII Geres) estarão no distrito de Rajada, a partir desta quarta-feira (18), para aplicação de inseticida aeroespacial com o carro fumacê.

A ação vai acontecer nos dias 18, 23 e 27 de maio com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti e interromper a cadeia de transmissão da Dengue, Chikungunya e do Zika vírus.

A secretaria de Saúde alerta que enquanto o carro fumacê estiver circulando nas ruas, é fundamental que todos os moradores deixem portas e janelas abertas para que o inseticida penetre no interior das residências, atingindo o mosquito.

Com informações da Assessoria

Farpas: Pérsio Antunes chama presidente de “Osório Cunha” e ele rebate “você é Delcídio Amaral”

Os vereadores Pérsio Antunes (PV) e o presidente da Câmara Osório Siqueira (PSB), trocaram farpas durante a sessão desta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Petrolina. Pelo visto as mágoas resultantes da definição das comissões permanentes da Casa ainda não foram superadas.

Pérsio não perdoa o colega por ter lhe tirado a presidência da comissão de Justiça e Redação e, portanto, ironizou chamando-o de “Osório Cunha”, referindo-se, segundo ele, ao autoritarismo do presidente.

Em reposta Osório disparou “se ele me compara a Cunha eu o comparo ao senador Delcídio Amaral”.

Confira o vídeo: