
No próximo dia 30 de agosto, as prefeituras pernambucanas vão paralisar suas atividades. O protesto é organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), contra a diminuição nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

No próximo dia 30 de agosto, as prefeituras pernambucanas vão paralisar suas atividades. O protesto é organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), contra a diminuição nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Profissionais da enfermagem ligados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) realizaram nesta quarta-feira (28) uma paralisação de 24h, na sede da secretaria de Saúde do município. A ação cobra a liberação dos recursos para o pagamento do piso salarial da categoria.
“A Mobilização de 24 horas de duração, tendo como ato inicial a Assembleia Setorial dos servidores da Enfermagem de Petrolina, foi o primeiro passo para mostrarmos que a categoria permanece unida, forte e na luta por seus direitos! Cabe agora à gestão ter a motivação política em realizar o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem de acordo com a lei”, afirma o presidente do Sindsemp, Walber Lins.

Trechos das rodovias na zona rural foram bloqueados logo cedo (Foto: PRF/Divulgação)
Conforme anunciado pelo Blog, a quarta-feira (31) foi marcada por manifestação de moradores das áreas irrigadas de Petrolina. No início da manhã, as BRs 428 e 407, na zona rural, foram bloqueadas com auxílio de pneus e veículos pesados.
Moradores da área irrigada de Petrolina e produtores rurais estão organizando uma manifestação para o começo da manhã desta quarta-feira (31). O objetivo do grupo é chamar atenção das autoridades para a conclusão das obras na PE-638 e PE-639.
Um grupo de moradores do Loteamento Santo Expedito, em Petrolina, interditou a BR-428, na saída para Recife na manhã desta quarta-feira (24). Eles chamam atenção para o mandado de reintegração de posse, que colocará 1.500 famílias em situação de risco, pois perderão suas casas e negócios.
Um grupo de mães de crianças autistas, que estão matriculadas na rede municipal de ensino de Juazeiro, está preparando um protesto para cobrar a presença de um auxiliar aos estudantes. Segundo as mães, muitos alunos estão sem ir para as aulas pela falta desse profissional.

Rodovia começou a ser liberada perto de 12h, segundo PRF (Foto: PRF/Divulgação)
A segunda-feira (8) foi marcada pelo protesto de agricultores e moradores da zona rural de Petrolina. Por volta das 7h25 um grupo com cerca de 100 pessoas interditou o km 178 da BR-428, utilizando tratores, caminhões e veículos de passeio.
Além dos mototaxistas, os motoristas por aplicativo de Petrolina também foram às ruas na manhã desta segunda-feira (24), para cobrar atualização no valor paga pelas corridas realizadas na cidade. O ato ocorreu no Pátio de Eventos, no bairro KM2.
A categoria alega que as taxas paga pelas empresas estão defasadas desde 2018 e neste meio tempo, o combustível e o preço para manutenção dos veículos teve alta.

Categoria se reuniu na frente da Prefeitura (Foto: Divulgação)
A segunda-feira (24) foi marcada pela manifestação dos mototaxistas credenciados na Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). Eles são considerados regularizados pelo município, conforme a lei municipal determina.
A categoria cobra mais fiscalização em relação aos trabalhadores por aplicativo, a exemplo do Uber Moto, já que estes não são obrigados a realizar as capacitações impostas na lei municipal, muito menos são credenciados na AMMPLA.

Os trabalhadores da educação de Juazeiro (BA) compareceram à Câmara Municipal nesta quarta-feira (19), para acompanhar a audiência pública que debateu a segurança pública nas escolas. Durante o encontro, a categoria se uniu para reivindicar o pagamento do reajuste do piso nacional do magistério, de 14,95%.

Estudantes cobram mais segurança na unidade (Foto: Redes Sociais)
A manhã desta quarta-feira (19) foi marcada por protesto de alunos da Escola Estadual Professora Adelina Almeida, em Petrolina. O grupo de manifestantes interditou uma das faixas da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, para chamar atenção sobre a segurança na unidade.
Eles relataram que a escola foi alvo de bandidos, que roubaram a merenda dos estudantes. Outra reivindicação é a implantação de uma faixa elevada para pedestres em frente à unidade. Durante o protesto, materiais foram queimados para fechar a via.

Profissionais foram recebidos na CSTT para apresentarem pautas da categoria (Foto: Ascom PMJ)
Uma comissão formada por mototaxistas se reuniu com o diretor presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro, Tenorio Filho, na manhã desta terça-feira (14), após a manifestação da categoria. Mais cedo, os profissionais fizeram um buzinaço no Centro da cidade, cobrando fiscalização para os que atuam via Uber Moto.
LEIA TAMBÉM
Juazeiro: mototaxistas realizam protesto e cobram fiscalização contra aplicativos
“Eles cobram uma fiscalização em cima do Uber Moto, e isso é válido, uma vez que a CSTT já vem realizando essa fiscalização. No dia 15 de março, nós temos uma outra reunião com essa comissão para podermos analisar e trabalhar de uma forma que possamos levar uma melhor qualidade de trabalho aos mototaxistas“, resumiu o diretor presidente da CSTT.
A Prefeitura de Juazeiro lembrou que não existe regulamentação do transporte do tipo Uber Moto, portanto, o serviço é considerado irregular e está sujeito às medidas administrativas cabíveis.

Eles cobram fiscalização em relação a quem atua via app
Uma semana após os mototaxistas de Petrolina (PE) realizarem um buzinaço em frente à Prefeitura, nesta terça-feira (14) foi a vez dos profissionais de Juazeiro (BA) irem às ruas cobrar mais fiscalização em relação aos aplicativos os quais ofertam corridas de moto.
A reivindicação da categoria é que a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) fiscalize os trabalhadores de aplicativo. O Blog apurou que a categoria esteve reunida com representantes da Prefeitura, discutindo a questão nesta manhã.
A manhã de terça-feira (7) foi de protesto em Petrolina (PE). Mototaxistas cadastrados na Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) interditaram o fluxo de veículos na Avenida Guararapes, Centro da cidade, para a realização de um “buzinaço” em frente à Prefeitura.
Eles cobram mais respeito à categoria, pois com a chegada do serviço de moto da Uber e do 99, aplicativos de transporte, passou a existir uma concorrência desleal. Os mototaxistas classificam os serviços como “clandestinos”, pois há uma lei municipal da época da gestão de Julio Lóssio que regulamenta a profissão na cidade.

O Fórum Nacional da Enfermagem convocou uma paralisação nacional para o próximo dia 14 de fevereiro. A pauta da categoria é o pagamento do piso salarial nacional da classe, que até hoje não foi cumprido. E, caso a demanda não seja atendida, o objetivo é uma greve geral a partir de 10 de março.
A estratégia visa forçar o governo federal a editar uma Medida Provisória para garantir repasses dos fundos, para de fato, o piso nacional ser pago. Caso a MP não seja elaborada, a categoria decretará greve.
Ver essa foto no Instagram