
Pacientes com lúpus estão encontrando dificuldades para acompanhamento na rede pública de saúde de Petrolina. A situação foi apresentada ao Blog por Fabiana Bezerra. As barreiras enfrentadas são reflexo da pandemia do novo coronavírus, que alterou o funcionamento da Unidade de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e da Secretaria Municipal de Saúde.
“O lúpus é uma doença grave onde o sistema imunológico começa atacar os próprios órgãos saudáveis do corpo, sendo necessário acompanhamento médico constante. Porém atualmente as petrolinenses com lúpus estão totalmente desamparadas. A falta de acompanhamento pode levar a falência dos órgãos e a morte dessas mulheres“, disse ao Blog.
Atendimentos com Prefeitura e UPAE
Nesta semana, depois de algumas reivindicações da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco, os pacientes começaram a receber os cuidados na rede municipal, conta Fabiana. Em nota, a Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou tal fato.





















