Pacientes com lúpus estão encontrando dificuldade para ter acompanhamento na rede pública, afirma paciente

Pacientes com lúpus estão encontrando dificuldades para acompanhamento na rede pública de saúde de Petrolina. A situação foi apresentada ao Blog por Fabiana Bezerra. As barreiras enfrentadas são reflexo da pandemia do novo coronavírus, que alterou o funcionamento da Unidade de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e da Secretaria Municipal de Saúde.

“O lúpus é uma doença grave onde o sistema imunológico começa atacar os próprios órgãos saudáveis do corpo, sendo necessário acompanhamento médico constante. Porém atualmente as petrolinenses com lúpus estão totalmente desamparadas. A falta de acompanhamento pode levar a falência dos órgãos e a morte dessas mulheres“, disse ao Blog.

Atendimentos com Prefeitura e UPAE

Nesta semana, depois de algumas reivindicações da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco, os pacientes começaram a receber os cuidados na rede municipal, conta Fabiana. Em nota, a Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou tal fato.

LEIA MAIS

Covid: Petrolina registra mais dois óbitos; ocupação de leitos está acima de 97%

Petrolina registrou mais 18 casos de covid-19 no domingo (21) e dois novos óbitos. Atualmente a taxa de ocupação dos leitos é de 97,2%. Em números totais a cidade soma 18.510 infectados, 16.488 recuperados e 240 mortes.

Novos casos

Os casos confirmados ontem são de sete pessoas do sexo masculino e 11 do feminino. Os novos pacientes têm entre 18 e 80 anos. Já as mortes são de duas mulheres. Elas tinham 21 (com histórico de comorbidades) e 40 anos (sem histórico de comorbidades). Ambas estavam internadas na rede particular e morreram no sábado (20).

Ocupação dos leitos

Petrolina tem 97,2% dos leitos de UTI ocupados. Isso quer dizer que, das 72 vagas, 70 estão ocupados. São 54 pacientes de Petrolina e 16 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.979 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados um é preto, 15 pardos e dois brancos;
  • Casos descartados: Até agora, 75.949 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.782 casos ativos do novo coronavírus.

No primeiro dia de lockdown Pernambuco registra 53 óbitos e 2.139 casos por Covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (18), 2.139 novas infecções e 53 óbitos por Covid-19.

O registro de mortes é o segundo maior deste ano no Estado – dois dias antes, na última terça-feira (16), haviam sido registrados 60 óbitos. Agora Pernambuco totaliza  11.563 mortes pela Covid-19 e 325.315 casos confirmados da doença, sendo 34.050 graves e 291.265 leves.

Entre os casos confirmados nesse boletim, 130 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.009 (94%) são leves. As mortes aconteceram entre 22 de julho de 2020 e essa quarta-feira (17).

Petrolina registra mais 155 casos e segue com ocupação dos leitos acima de 90%

O boletim da covid-19 de quarta-feira (17) volta a registrar alta ocupação dos leitos de UTI em Petrolina. Também foram confirmados mais 155 casos de covid-19 e um novo óbito. Com atualização de ontem a cidade soma 18.189 infectados, 16.145 recuperados e 237 mortes.

Novos casos

Dos 140 casos confirmados ontem, 74 são do sexo masculino e 81 do feminino. Os pacientes têm entre quatro meses e 92 anos. A morte 237 morte é de um idoso de 89 anos, com histórico de outras doenças. Ele morreu na quarta-feira, na rede particular de saúde.

Ocupação dos leitos

Petrolina está com 95,8% de ocupação dos leitos de UTI. Ou seja, dos 72 leitos, 69 estão ocupados. 46 pacientes são de Petrolina e 23 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.515 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 17 são pretos, um indígena, 108 pardos, um amarelo e 28 brancos;
  • Casos descartados: Até agora, 74.723 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.807 casos ativos do novo coronavírus.

Hospital de Campanha de Juazeiro deve receber 10 novos leitos de UTI nos próximos dias

Técnicos da prefeitura preparam instalação de 10 novos leitos de UTI. (Foto: Ascom/PMJ)

Equipes técnicas de engenheiros da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e da Secretaria de Saúde (Sesau), visitaram o Hospital de Campanha, nesta segunda-feira (8), para avaliar como será feita a adequação dos leitos intermediários, dos leitos de pacientes suspeitos e graves acometidos com a Covid-19.

Com a instalação de 10 novos leitos de UTI no espaço, a Secretaria de Saúde espera desafogar as demais unidades que recebem pacientes com a doença e prestar assistência aos doentes que aguardam por vagas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina atualiza lista de bairros com casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Petrolina atualizou neste domingo (7) a lista de bairros com casos de Covid-19. Os bairros Centro com 854 casos, Areia Branca com 700, José e Maria com 632 e Cohab Massangano com 631 são as comunidades com maior número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Confira abaixo a relação completa.

Outras informações sobre a pandemia em todo o município:

– 17.115 pessoas já foram infectadas em Petrolina.

– 14.552 pessoas já se recuperaram.

– 211 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.

– Casos investigados: 1.342 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas.

– Casos descartados: Até agora, 71.043 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 2.352 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina atualiza lista de bairros com casos de Covid-19

(Foto: Divulgação)

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina na noite deste sábado (20), traz a lista de bairros com casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

O Centro com 787 casos, Areia Branca com 662 e Cohab Massangano com 598 são os três bairros com maior número de pessoas que contraíram a Covid-19. Confira a lista completa abaixo.

LEIA MAIS

Prefeitura de Lagoa Grande se pronuncia sobre veículo de TFD que pegou fogo em Petrolina nesta terça-feira

Motoristas de vans ajudaram a controlar chamas (Foto: Blog Waldiney Passos)

O Secretário de Saúde de Lagoa Grande, cidade do Sertão de Pernambuco, Claudeval Galvão, enviou informações ao Blog Waldiney Passos sobre um veículo, que faz transporte de pacientes que realizaram tratamento de saúde em outras cidades, o chamado TFD, que teve um princípio de incêndio no final da manhã desta terça-feira (16), em Petrolina (PE).

De acordo com o Secretário, o carro, tipo Van é contratado pela prefeitura para transportar passageiros que precisam realizar procedimentos que o município de Lagoa Grande não oferece. Na manhã desta terça-feira (16), o veículo estava estacionado na frente do Cemitério Central de Petrolina, quando começou a pegar fogo.

LEIA MAIS

Covid-19: Idosos acima de 87 anos poderão se vacinar neste sábado durante plantão da Secretaria de Saúde de Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro montou um plantão especial para vacinar idosos acima de 87 anos, neste sábado (13).

Quem ainda não se vacinou deve procurar o Centro de Saúde III, no bairro Angary. Na sede, será o único local que atenderá os idosos nesta faixa etária. O atendimento será das 08h às 12h, somente para este público.

LEIA MAIS

Quarenta novos casos de Covid-19 são confirmados em Juazeiro nesta sexta-feira

(Foto: Arquivo)

O número de novos casos detectados nesta sexta-feira (12) está no boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do município. Segundo os dados, 8.844 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 6.782 já estão recuperados.

Os casos descartados somam 18.078. São 1.902 casos ativos do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, não foi registrado nenhum óbito. Dessa forma, Juazeiro permanece com 160 registros.
Foram realizados desde o início da pandemia 25.450 testes rápidos e 1.330 pelo Lacen em Salvador.

LEIA MAIS

Novo calendário de vacinação que vem circulando em grupos é falso, afirma prefeitura de Petrolina

Um novo calendário de vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 75 anos de idade, que está circulando em grupos de whatsApp é falso, alerta prefeitura de Petrolina.

De acordo com uma nota divulgada pelo o município, devido ao quantitativo de doses que chegaram, a Secretaria de Saúde está vacinando por etapas os grupos prioritários, definidos através das diretrizes do Ministério da Saúde e Governo Estadual.

LEIA MAIS

Secretário de Saúde de Juazeiro se reúne com diretoria do Sanatório da cidade

(Foto: Ascom/PMJ)

Em reunião realizada nesta quinta-feira (28), o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa e o procurador do município, Thiago Cordeiro, alinharam com os diretores do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, o pagamento de dívidas do município para com a instituição de saúde.

A diretora geral da unidade, Elizabete Teixeira e o diretor financeiro, Renan Teixeira, apresentaram faturas da parceria com a prefeitura,  no valor de pouco mais de R$ 100 mil, que a diretoria financeira da Secretaria de Saúde colocou na programação de pagamento, de acordo com a entrada de receitas.

LEIA MAIS

Juazeiro: Funcionários do Hospital Promatre continuam com salários atrasados

Funcionários estão com salários atrasados.

Dezenas de funcionários do Hospital Promatre, em Juazeiro (BA), estão sem poder cumprir seus compromissos financeiros porque ainda não receberam o salário referente ao mês de dezembro de 2020. Alguns, que entraram em contato com o Blog Waldiney Passos, afirmam que que há pendências ainda relativas ao ano de 2017. Segundo os denunciantes, o hospital chega a pagar o salário pela metade e deixa o restante sem pagar.

De acordo com trabalhadores da unidade hospitalar, que não querem se identificar com medo de represárias, essa prática é constante. Nós conversamos com uma fonte dentro do hospital, que informou que o motivo do atraso no pagamento seria a falta de repasse, por parte da prefeitura, das parcelas referentes a atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nossa fonte confirmou o atraso de salários, mas disse que desconhece o pagamento dos mesmos pela metade.

LEIA MAIS

Pernambuco confirma 1.190 casos e 37 mortes por Covid-19 em 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (9), 1.190 casos da Covid-19. Entre os confirmados no boletim mais recente, 70 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.120 (94%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 230.891 casos confirmados da doença, sendo 29.803 graves e 201.088 leves.

Também foram confirmados 37 óbitos, ocorridos entre os dias 21/05/2020 e 08/01/2021. Com o acréscimo, o Estado totaliza 9.826 mortes oficiais pela Covid-19.

Brasil
De acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde, divulgado na noite da sexta-feira (8), o Brasil ultrapassou os 8 milhões de casos da Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 52.035 novos diagnósticos positivos da doença e, com isso, o total de pessoas infectadas desde o início da pandemia subiu para 8.013.708.

Ainda de acordo com o ministério, o número de mortes em decorrência da pandemia do novo coronavírus está em 201.460. Em 24 horas, foram registrados mais 962 óbitos. Ainda há 2.577 mortes sendo investigados por equipes de saúde.

Postos de Saúde de Juazeiro serão informatizados

(Foto: Ascom/PMJ)

O Ministério da Saúde deve enviar nos próximos dias R$ 624 mil aos cofres da prefeitura de Juazeiro. O recurso será destinado a informatização de pelo menos 23 Unidades Básicas de Saúde. Com os Postos informatizados será possível realizar a implementação do prontuário eletrônico das equipes de atenção primária. Atualmente todos os dados são lançados em fichas de papel.

Esse processo vai incluir a saúde de Juazeiro direto no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB). “Com esses recursos nós vamos comprar os equipamentos que irão otimizar o trabalho dos servidores da saúde, eliminando as fichas de papel, e melhorando o atendimento aos usuários”, explicou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

De acordo com o gestor da pasta, o processo de atendimento à população ficará mais seguro e dinâmico, pois as informações inseridas no sistema do Ministério da Saúde são dados importantes para a criação de políticas municipais de acesso aos programas de saúde do Governo Federal.

56789