Remanso confirma 1º óbito por coronavírus

Vítima é um idoso de 91 anos (Foto: ASCOM)

Remanso é mais uma cidade do interior baiano a registrar morte por coronavírus. A primeira vítima é um idoso de 91 anos, cuja morte foi confirmada no boletim de sexta-feira (22). De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Paulo, a vítima tinha apresentado os sintomas, foi submetido a testagem e o resultado deu positivo.

Comunico a todos o primeiro óbito confirmado no município. Trata-se de uma vítima de 91 anos de idade acamada. Com isso a gente confirma as estatísticas da Organização Mundial de Saúde que o maior número de óbitos é justamente nessa faixa“, disse o secretário.

Além desse óbito, Remanso tem 17 casos confirmados, 10 recuperados e outros 18 pacientes em observação, aguardando resultado dos exames.

Após celeuma sobre óbito por covid-19, secretário de Saúde de Orocó afirma que diagnóstico é feito pelo LACEN

Município registrou primeiro óbito no final de semana (Foto: Reprodução/Internet)

A notícia de um óbito pelo coronavírus em Orocó, Sertão de Pernambuco, provocou um alvoroço na cidade. Parte da população questionou a veracidade do diagnóstico, especialmente após a família da paciente apresentar uma falha no resultado do LACEN.

LEIA TAMBÉM

Cabrobó e Orocó registram 1º óbitos por covid-19

A morte da idosa de 67 anos aconteceu no dia 9 de maio, mesma data da coleta feita pela Secretaria Municipal de Saúde. Contudo no exame do LACEN, a coleta conta no dia 11.  Para esclarecer o fato, o Blog Waldiney Passos entrevistou o secretário de Saúde de Orocó, Ricardo Ferraz, que explicou toda situação.

Procedimento padrão

“Essa paciente veio a óbito no dia 09/05. Ela chegou com queixa de dor no abdômen, foi medicada pela equipe que estava de plantação. Duas horas depois ela foi evoluindo com cansaço, fadiga e veio a óbito. A gente é orientado pela Secretaria Estadual [SES-PE] que o paciente que vem a óbito com esses sintomas que faça a coleta e envie o LACEN“, destacou o secretário.

LEIA MAIS

Prefeito Paulo Bomfim e secretária da Saúde visitam dependências da UPA de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta terça-feira, 19, o prefeito Paulo Bomfim e a Secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, visitaram a UPA de Juazeiro, que está apta para receber pacientes com sintomas respiratórios, com dois leitos de isolamento para a COVID 19, mais 4 equipados com respiradores mecânicos e outros 6 intermediários. Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a tomar medidas preventivas no enfrentamento do coronavírus, em 13 de março, e atualmente tem 49 casos confirmados, o menor índice das grandes cidades do estado. Dos casos confirmados, 19 já constam com cura clínica.

Na oportunidade, Paulo Bomfim conferiu cada departamento, desde recepção, ambulatórios, leitos e farmácia. “Temos trabalhado diuturnamente para proteger a nossa população. A UPA já está atendendo aos pacientes de Juazeiro, embora hoje não tenhamos nenhum precisando de atendimento mais efetivo. Mas o espaço está pronto para atender a quem precise”, declarou Paulo Bomfim.

A secretária Fabíola Ribeiro destacou a visita do prefeito como um incentivo às equipes. “A vinda do prefeito à UPA é um estímulo aos profissionais de saúde ou que atuam na área, como motoristas, seguranças, cozinheiras, e todos que dão suporte para a linha de frente no combate ao coronavírus. O trabalho planejado do Comitê tem nos dado bons resultados e assim pretendemos continuar até passar este primeiro momento da pandemia. Mas a população precisa nos ajudar ficando em casa, se for sair usar máscara, além da higienização pessoal, como lavar as mãos com água e sabão, ou limpar com álcool gel”, finalizou.

Urgente: Petrolina confirma 6º óbito por coronavírus

A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou nessa terça-feira (19) mais um óbito pelo coronavírus. Com isso, sobe para seis o número de mortes na cidade. A paciente é uma idosa, de 71 anos que faleceu na noite de segunda-feira (18).

De acordo com a Prefeitura, ela passou 15 dias internada no Hospital Universitário (HU), após sofrer uma fratura no fêmur e teve alta há 10 dias. A idosa foi submetida a um teste rápido na segunda-feira. Quatro pessoas da família foram testadas e três deram positivo, inclusive a paciente.

Ela morreu em sua própria residência. O boletim completo da covid-19 será divulgado ao final do dia.

Capim Grosso confirma mais um caso de covid-19

A Secretaria de Saúde de Capim Grosso (BA) confirmou hoje (18) mais um caso positivo de coronavírus. Trata-se de um paciente do sexo masculino, com 41 anos de idade. Ele é residente do bairro Novo Oeste e testou positivo nessa segunda-feira.

O paciente tem quadro estável e encontra-se em isolamento domiciliar, mas segue monitorado pela equipe da vigilância epidemiológica do município. Com os dados de hoje, são 13 pacientes contaminados pelo vírus, dos quais três vieram a óbito.

Veja a seguir o boletim dessa segunda-feira:

LEIA MAIS

Reparo na UBS do Mandacaru continuará até sexta-feira

Unidade continua fechada nessa semana

O atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mandacaru, em Petrolina, continua suspenso nessa semana. A manutenção realizada pela Secretaria de Saúde continuará até sexta-feira (22), mas a população do bairro poderá buscar a UBS do Antônio Cassimiro.

LEIA TAMBÉM

Atendimentos da UBS do Mandacaru serão feitos no Antônio Cassimiro nesta sexta

O reparo no prédio do Mandacaru foi iniciado no último dia 15, quando equipes da Prefeitura realizaram o conserto em uma tubulação de água. Aproveitando esse serviço, a equipe resolveu executar alguns serviços já previstos. “Após a conclusão dos trabalhos nesta sexta, será feita a limpeza da unidade para restabelecer todos os serviços na próxima semana“, explica a Secretaria de Saúde.

Petrolina fecha domingo sem novos casos de covid-19

Assim como Juazeiro (BA) Petrolina encerrou o domingo (17) sem mudanças no boletim do coronavírus. O município segue com 110 casos confirmados da doença, os mesmos do último sábado (16).

Pacientes recuperados totalizam 41. Petrolina soma ainda quatro óbitos pela covid-19. Dos 110 testes positivos, 83 vieram dos rápidos obtidos pela Prefeitura e 27 através do LACEN, na capital Recife.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrolina, também não houve alteração em relação a SRAG. A cidade permanece com 46 casos em investigação, dos quais 30 já foram descartados. Há nove positivos e um óbito.

Petrolina registra seis novos casos positivos da Covid-19 nesta quinta-feira (14)

A Prefeitura de Petrolina realizou 56 testes rápidos para Covid-19 nesta quinta-feira (14) e confirmou três casos positivos. Dois desses casos (mulheres de 16 e 51 anos) já são considerados curados clinicamente, enquanto uma paciente de 39 anos continua sendo monitorada. Também nesta quinta-feira, o Laboratório Central do Governo do Estado (Lacen-PE), enviou três resultados positivos para Covid-19. São duas mulheres 33 e 39 anos e um homem de 34. Todos estão em isolamento domiciliar.

Com isso, o total de infectados vai a 99. São 77 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 22 diagnosticados através de exames analisados em laboratório. As curas clínicas também aumentaram para 30. Óbitos somam dois.

Nesta quinta-feira, Petrolina registrou a morte de uma mulher de 44 anos, que estava internada em um hospital da rede privada e foi notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Foi coletado o material biológico do paciente e enviado para o laboratório do governo do estado.  A prefeitura aguarda o resultado para confirmar o tipo de síndrome respiratória.

SRAG

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 45 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Secretaria da Saúde de Pernambuco confirma 493 novos casos de Covid-19 e 40 óbitos nesta segunda-feira

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (11), 493 novos casos de Covid-19 em Pernambuco, além de 40 óbitos. Entre os casos confirmados hoje, 212 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 281 são casos leves.

Agora, Pernambuco totaliza 13.768 casos já confirmados, sendo 7.368 graves e 6.400 leves. Com os 40 óbitos confirmados laboratorialmente, o estado totaliza 1.087 mortes pela Covid- 19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

1º caso confirmado de covid em Senhor do Bonfim foi importado de Petrolina

A Secretaria de Saúde de Senhor do Bonfim (BA) confirmou nessa segunda-feira (11) o primeiro caso positivo de coronavírus na cidade. O paciente é do sexo masculino e esteve em Petrolina em abril, retornando ao município de origem no mesmo mesmo.

Ele está em boa evolução do quadro, no 12º dia de isolamento. “O paciente é residente de Senhor do Bonfim, tem 31 anos. Ele acompanhou a esposa no Hospital de Traumas por sete dias. Esse paciente retornou na noite do dia 30/04 e no dia 1º já estava monitorado pela nossa vigilância“, explicou o secretário de Saúde, Neto Guimarães.

Trata-se portanto de um caso importado. Até a noite de domingo (10) Senhor do Bonfim tinha 21 notificações, dos quais 19 testes foram descartados.

Secretário de Saúde de Floresta reafirma que bebê indígena testou positivo a covid-19

Criança estava sim com vírus, afirma Prefeitura de Floresta (Foto: Internet)

No começo da semana a Floresta (PE) registrou a primeira morte por conta do coronavírus. A vítima é uma criança indígena de apenas três dias, que testou positivo ao vírus, mas ao longo dos dias, boatos circularam na cidade questionando a infecção da bebê.

LEIA TAMBÉM

Bebê indígena morre de Covid-19 na cidade de Floresta

Em uma live veiculada na página oficial da Prefeitura, o secretário de Saúde relatou como a criança foi notificada e estava sim com covid-19, como atestou o LACEN-PE. “Decidimos testar a criança para poder encaminhar o exame ao Recife para lá sair o resultado do exame. O exame foi realizado é o de secreção das faringes. Testamos a criança e encaminhamos para o LACEN“, afirmou Dácyo Ferraz.

LEIA MAIS

Trindade registra 2ª morte pelo coronavírus

Município confirmou segunda morte (Foto: Google Street/Reprodução)

Trindade (PE) registrou a segunda morte pelo coronavírus. O boletim divulgado pela Prefeitura na quarta-feira (6) também contabilizou mais três casos positivos da doença. A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes sobre a vítima.

“Lamentamos profundamente, e nos solidarizamos com os familiares. É preciso que todos nós continuemos fazendo nossa parte“, comentou o prefeito Everton Costa nas redes sociais.

O município da região do Araripe tem ainda 12 casos confirmados, com essas duas mortes e três pacientes recuperados. Há 35 notificações, das quais 14 já foram descartadas e nove pacientes seguem em observação.

Salgueiro confirma 3ª morte e registra aumento nos casos positivos de covid-19

Cidade contabiliza mais casos positivos (Foto: Prefeitura Municipal de Salgueiro / Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Salgueiro (PE) confirmou, na terça-feira (5), mais uma morte provocada pelo novo coronavírus. Trata-se de uma idosa de idade não revelada, que morreu no final de semana. Esse é o terceiro óbito registrado na cidade.

A confirmação do óbito por covid-19 veio após exame realizado no LACEN-PE. O laboratório também confirmou mais um teste positivo. Através da testagem rápida feita pela Prefeitura de Salgueiro, atestaram-se outros dois pacientes infectados: uma mulher e um homem.

O homem ficará em isolamento social e a mulher será submetida a novos exames para atestar sua cura clínica. Com esses novos casos, Salgueiro soma 23 pacientes infectados pela covid-19 com três mortes. Seis pessoas já se recuperaram. Veja a seguir o boletim completo de ontem:

Petrolina: funcionário do SAMU relata falta de EPIs, Secretaria de Saúde rebate denúncia

Funcionários denunciam falta de EPIs, mas Secretaria de Saúde nega (Foto: Ascom)

Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina estariam trabalhando sem a devida proteção durante a pandemia do coronavírus. Segundo uma denúncia recebida pelo Blog Waldiney Passos nessa terça-feira (5), o problema atinge principalmente quem atua nas Unidade de Suporte Básico (USB).

“Na ambulância USA, que vai médico e enfermeiros tem EPIs. Na USB que é só técnico e condutor, nunca ganhamos EPIs, a não ser as botas. E a USB vai em 99% dos casos de suspeitas, a USA só vai em ocorrências“, comentou a denunciante.

Procurada pelo Blog, a Prefeitura de Petrolina afirmou que a denúncia não procede. Em nota enviada pela Secretaria de Saúde, a pasta afirma que “todos os funcionários da Secretaria de Saúde, inclusive os do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), receberam os EPIs completos e estão devidamente protegidos para o combate da pandemia”.

Leia a seguir a resposta da Secretaria de Saúde:

LEIA MAIS

Araripina: casos confirmados de coronavírus sobem para 4

Araripina teve salto em casos confirmados

O boletim divulgado pela Prefeitura de Araripina (PE), na noite de segunda-feira (4), informou mais três casos positivos do coronavírus na cidade. Dessa forma, sobe para quatro o número de pacientes infectados com a covid-19.

LEIA TAMBÉM

Município de Araripina registra primeiro caso positivo para Covid-19

A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes – como faixa etária e atual estado de saúde – sobre os pacientes que testaram positivo. O município tem ainda cinco casos em investigação e 18 já descartados através de exames feitos no LACEN e dos testes rápidos.

 

89101112