Setembro Amarelo: ANS alerta para efeitos da pandemia na saúde mental

Depressão, suicidio

A campanha anual de prevenção ao suicídio que ocorre no Brasil desde 2014 sob o título de Setembro Amarelo levanta nessa edição uma preocupação específica com o momento que o país e o mundo atravessam. Em uma nota divulgada em seu portal eletrônico, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) traz algumas palavras do seu diretor-presidente, Paulo Rabello, sobre o risco do agravamento de quadros de saúde mental em decorrência da pandemia de covid-19.

“É preciso que todos estejamos alertas e que façamos o possível para assegurar a saúde das pessoas que convivem conosco. Mesmo o novo coronavírus tendo afastado muitos pacientes dos consultórios e de seus tratamentos, devemos recordar que, na medida do possível, os atendimentos passaram a ser feitos de forma online, o que foi autorizado pelos conselhos profissionais, possibilitando aos beneficiários de planos de saúde manter o acompanhamento de seus tratamentos que já vinham realizando”, frisou ele.

LEIA MAIS

Iluminação especial em monumentos públicos de Petrolina reforça campanha do Setembro Amarelo

Durante todo de setembro, monumentos públicos de Petrolina manterão a iluminação na cor amarela em alusão ao mês de valorização da vida e prevenção do suicídio. Como nos anos anteriores, a gestão municipal escolheu locais com grande fluxo de pedestres e condutores para chamar atenção para o ‘Setembro Amarelo’. Quem circula pela área central da cidade, já pode notar que o Monumento da Integração, Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus e a sede da Prefeitura de Petrolina estão com a iluminação diferenciada.

Além de todo o trabalho desenvolvido nas áreas de Saúde e Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Petrolina também estará reforçando a importância de se abordar o tema da valorização da vida, até o final do mês de setembro, através da iluminação pública. Um gesto simples, mas cheio de significado“, destaca o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira.

LEIA MAIS

Prefeitura reabre o ambulatório de saúde mental da Policlínica Municipal de Petrolina

Com a reinauguração da Policlínica Municipal, ocorrida no começo de agosto, o serviço do Ambulatório de Saúde Mental retomou as suas atividades. A população agora conta com um espaço mais amplo, confortável e bem equipado para realização de seus atendimentos.

O ambulatório de saúde mental conta com 13 profissionais, sendo eles nove psicólogos, três fonoaudiólogos e um terapeuta ocupacional. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde ou dos Centros de Atenção Psicossocial. O serviço oferece atendimento psicoterápico individual e outros tipos de atendimento especializado a todas as faixas etárias, desempenhando uma função complementar às unidades básicas de saúde e aos CAPS.

LEIA MAIS

Encontro virtual da prefeitura ressalta importância da atenção psicossocial durante a pandemia em Petrolina

Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Petrolina promoveu um fórum online para discutir e refletir os enfrentamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) durante a pandemia. Cerca de 50 pessoas participaram do evento.

Durante o fórum foi possível discutir as políticas de saúde mental na proteção e na defesa dos direitos humanos, priorizando reabilitação psicossocial e reinserção social das pessoas em sofrimento psíquico ou em uso de substâncias psicoativas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina promove fórum de saúde mental nesta segunda-feira

Em alusão aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Mental, a Prefeitura de Petrolina promove nesta segunda-feira (24), às 14h, um fórum online para discutir e refletir os enfrentamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) durante a pandemia. A ação visa fortalecer a rede e potencializar o cuidado em saúde mental.

Criada pela Lei nº 10.216/2001, a Política Nacional de Saúde Mental é um marco na proteção e na defesa dos direitos humanos, ao consolidar o modelo humanizado de Atenção à Saúde Mental, priorizando a reabilitação psicossocial e a reinserção social das pessoas em sofrimento psíquico ou em uso de substâncias psicoativas.

LEIA MAIS

Programação do ‘Janeiro Branco’ vai movimentar CAPS e Unidades de Saúde de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Na área da saúde, o mês de janeiro é dedicado a ações que chamem a atenção da população para os cuidados com a saúde mental. Em Petrolina, a prefeitura está desenvolvendo diversas ações durante todo o mês nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nas Unidades Básicas de Saúde do município, através das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

Serão realizadas atividades lúdicas, palestras e rodas de conversa, momentos terapêuticos e até práticas integrativas – como técnicas de relaxamento e de respiração. Todas as ações serão desenvolvidas seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde de prevenção ao novo coronavírus.

LEIA MAIS

Setembro Amarelo: Facape promove debate sobre a saúde mental dos universitários

Tratar sobre saúde mental sempre foi importante para o Colegiado de Serviço Social, não sendo essa a primeira atividade realizada sobre a temática, mas desta vez, o assunto será sobre as aulas remotas em que os discentes e docentes precisaram se adequar por causa ao isolamento social, consequência da pandemia de Coronavírus, que atingiu o Brasil em março deste ano.

A live que será transmitida pela plataforma online Classroom, nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, a partir das 19h, contará com a presença de profissionais da área de psicologia e será mediada pela coordenadora do colegiado de Serviço Social e organizadora do evento, Maria Lúcia da Silva Souza.

LEIA MAIS

Petrolina passa a oferecer serviço de apoio e acolhimento virtual em saúde mental durante a pandemia

(Foto: Jaquelyne Costa/ PMP)

A Prefeitura de Petrolina passa a oferecer, a partir desta quinta-feira (18), uma ferramenta de apoio e acolhimento em saúde mental essencial para ajudar as pessoas a enfrentarem medos e dificuldades durante a pandemia do novo coronavírus. O apoio e o acolhimento são totalmente virtuais e realizados por psicólogos por meio do Google Meet, serviço de videochamada do Gmail, das 8h às 17h. Antes, porém, é preciso fazer o agendamento pelo telefone (87) 3862-3677.

O acolhimento remoto apresenta vantagens para a oferta de suporte psicossocial durante a pandemia, uma vez que corrobora com as recomendações de distanciamento social e isolamento domiciliar. Dessa forma é possível evitar a circulação desnecessária e, ao mesmo tempo, garantir acolhimento de qualidade. O serviço não faz reagendamento. Se a pessoa necessitar novamente, é preciso realizar o procedimento anterior. Quatro psicólogos estarão disponíveis em cada turno.

LEIA MAIS

Janeiro Branco: Juazeiro realiza programação voltada para o cuidado com a saúde mental dos profissionais e usuários do SUS

(Foto: ASCOM/PMJ)

De 15 a 24 de janeiro, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal da Saúde realizará ações em alusão ao Janeiro Branco, mês de cuidados com a saúde mental. Com o tema ‘Precisamos falar sobre saúde mental’ profissionais da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), participam da programação com abordagens sobre o assunto.

O evento, que será aberto no dia 15 de Janeiro na Secretaria da Saúde, terá como finalidade a acolhida aos usuários do serviço e dos profissionais que estão no dia a dia no atendimento ao público. No dia 16 a programação será levada até o posto de saúde do Jardim Vitória e no dia 17 a acolhida será na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De 22 a 24 de janeiro serão realizadas oficinas de ‘Cuidado em Saúde Mental’ voltada para dentistas, agentes comunitários de saúde e recepcionistas estarão recebendo orientações e cuidados com a sua mente.

LEIA MAIS

Usuários do CAPS AD de Petrolina recebem orientação sobre direitos sociais

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina tem fortalecido a Rede de Atenção à Saúde Mental no município. Exemplo disso foi o evento que aconteceu nesta quinta-feira (19), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III, em parceria com a Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (Faespe).

O dia foi de ações voltadas para os usuários sobre seus direitos sociais e de saúde, com apoio dos estagiários do curso de Serviço Social da instituição de ensino. Outros órgãos municipais também participaram da ação, a exemplo do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e a Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade.

“Nossa equipe pode contar com ajuda desses serviços para tirar dúvidas e orientar os usuários sobre seus direitos. A gestão do prefeito Miguel Coelho se preocupa com os usuários do serviço e seus familiares e trabalha na perspectiva de inserção social, fazendo o trabalho de ressocialização para o convívio em sociedade”, destaca a coordenadora de Saúde Mental de Petrolina, Stephanie Souza.

CAPS AD III

O CAPS AD III funciona na Rua Justina Freire, Nº 193, no bairro Vila Mocó, próximo ao Cartório Eleitoral. O equipamento funciona em regime de 24h, atendendo até 300 pessoas, a partir de 18 anos, com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. A unidade presta serviços de saúde de caráter individual e coletivo, através de uma equipe formada por psicólogos, psiquiatra, enfermeiros, farmacêutico e assistente sociais.

Vereador de Juazeiro cobra família e escola mais presentes na vida de estudantes, após jovem planejar suposto ataque em colégios da região

Trabalho da polícia também foi elogiado (Foto: Ascom/CMJ)

O suposto ataque planejado nas redes sociais contra escolas de Juazeiro e Petrolina ainda repercute nos dois municípios. Na sessão de hoje (19) na Câmara de Petrolina o vereador Gilmar Santos (PT) abordou o tema sob a ótica das políticas públicas voltada a saúde dos jovens.

Em discurso durante a sessão de ontem (18) à noite na Câmara de Juazeiro o vereador Aníbal Araújo (PTC) também cobrou mais atenção aos jovens. “Está faltando políticas públicas voltada às crianças”, disse vereador ao utilizar a Tribuna Livre.

LEIA TAMBÉM:

Petrolina: rondas da Polícia Militar são intensificadas no entorno da Escola Humberto Soares; Polícia Civil investiga suposto ataque

Polícia Militar mantém policiais fardados e à paisana no Colégio Modelo, Civil já identificou responsáveis por ameaças

Para o edil a participação dos pais na vida dos filhos também é imprescindível. “Nós precisamos ter o diálogo, dialogar com nossos filhos. A escola também precisa parar um pouco e dialogar, se a gente tem discussões desse tipo, aqueles alunos [mortos em Suzano] talvez voltassem para casa”, disse.

LEIA MAIS

Prefeitura promove oficina sobre atendimento na área de saúde mental para profissionais de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Com o objetivo de fortalecer os atendimentos na área de saúde mental em Petrolina (PE), a prefeitura através da Secretaria de Saúde, promove uma oficina sobre o tema para os médicos e enfermeiros da Unidade Básica de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).  O intuito é capacitar os profissionais no entendimento da rede de Atenção Psicossocial do município.

O evento, idealizado  pela Diretoria de Atenção  Especializada do município, está sendo ministrado pelos psiquiatras do CAPS II, Maysa Lopes e Ricardo Cesar, no auditório do Sest/Senat, o primeiro encontro aconteceu hoje (13), e o próximo está marcado para sexta-feira (15), das 13h às 17h.

“A oficina visa integrar o cuidado com a saúde mental também junto às unidades de saúde, onde as pessoas procuram se tratar rotineiramente. Esses profissionais poderão oferecer um suporte para as equipes estarem aptas a oferecer cuidados antes realizados somente por equipes especializadas,” destaca a diretora de Atenção Especializada, Ana Célia Almeida.

Psicóloga do HDM/IMIP pontua cuidados com saúde mental da mulher e da criança

(Foto: Arquivo)

Neste “Janeiro Branco”, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE) traz como foco a saúde mental de crianças, grávidas e puérperas. Para isso, a psicóloga Ralliny Soares pontua os principais pontos ligados a este público. “O período de gestação e puerpério é uma fase de grande incidência de transtornos psíquicos, sendo este um momento importante de acolhimento e promoção de cuidado em sua saúde mental. Dessa forma, visa-se prevenir adoecimentos futuros ligados a ansiedade e depressão pós-parto”, disse.

De acordo com a literatura, estudos mostram que as alterações psicológicas, nestes casos, dependem muito de fatores familiares, conjugais, sociais, culturais e da personalidade da gestante. Mas, a rede de apoio à sua volta é determinante para a promoção da sua saúde emocional.

“Muitas vezes a mulher sente que deixa de existir enquanto indivíduo. Então, o mais importante é lembrar que ela também deve ser cuidada, não só o bebê. Acredito que o acompanhamento profissional correto, amor e a paciência sejam a chave”, esclarece. Transtornos psicológicos não tratados na gravidez podem ser causa, inclusive, de baixo peso, prematuridade e reação maior da criança ao estresse.

LEIA MAIS

Gilmar Santos realiza campanha sobre saúde mental em escolas de Petrolina

Vereador durante campanha de saúde mental em escolas de Petrolina.

O vereador Gilmar Santos (PT) tem realizado, desde o início desta semana, a campanha “Saúde Mental” em algumas escolas de Petrolina (PE). Segundo o parlamentar, o objetivo da campanha é levar informações preventivas contra doenças mentais que acometem diariamente a comunidade escolar.

“Professores e alunos têm adoecido com frequência, mas pouco ou nada falamos sobre o assunto. Diversos transtornos acometem os diferentes sujeitos que habitam as nossas escolas, o suicídio é manifestação mais violenta dessa precarização da saúde mental”, disse o vereador, que também é professor.

Para Gilmar, a primeira medida preventiva é a educação, além de deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema. “Por isso é que laçamos a campanha “Saúde Mental Também é Questão da Educação”, com o intuito de sensibilizar as comunidades escolares para o tema, assim como apresentar os dispositivos hoje existentes que subsidiam aos que se encontram necessitados de atendimento especializados”, afirmou.

LEIA MAIS

Centros de Atenção Psicossocial levam alegria a pacientes durante o Carnaval de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Inclusão, alegria e o batuque inconfundível do Baque Opará marcaram o Carnaval dos Centros de Atenção Psicossociais de Petrolina (CAPSs). Cerca de 200 usuários dos serviços de saúde mental tiveram nesta sexta-feira (9) uma manhã colorida de festa, que teve início com o maracatu do Baque Opará.

A festa foi realizada na Associação de Moradores do bairro Areia Branca onde a vibração e energia do grupo contagiou a todos os profissionais ligados à Secretaria de Saúde do Município. Uma das mais animadas era Patrícia, usuária do CAPS II. “Estou muito feliz e me divertindo muito, o som deles é muito bom! É Carnaval!”

(Foto: ASCOM)

A folia contou ainda com a animação da cantora Rubi e Gil do Sax, além de show de talentos com apresentações dos próprios usuários. A festa foi finalizada com a eleição do príncipe, princesa, rei e rainha do Carnaval dos CAPSs.

Na escolha da princesa, as meninas Maria Eduarda e Caroline dividiram a faixa, enquanto que o príncipe foi Luís Carlos. Os três fazem parte do CAPS infanto-juvenil. O rei escolhido, Daniel, e a rainha Michelle, muito aplaudida com a fantasia de Carmen Miranda, fazem parte do CAPS AD.

SAÚDE MENTAL

Em Petrolina existem três CAPS, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde:  um voltado para usuários de álcool e outras substâncias, que funciona 24 horas, um para pacientes com transtornos mentais graves e persistentes e o infanto-juvenil, voltado para crianças e adolescentes com uso ou não de drogas.

Através de uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, psiquiatra, assistente social, enfermeiro e redutor de danos, realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer e direitos civis.

123