Casa Nova-BA: prefeito eleito Wilker Torres visita superintendente da Codevasf em Juazeiro

wilker-codevasf

Prefeito eleito de Casa Nova-BA, Wilker do Posto, coloca o pé na estrada e trabalha mesmo antes da posse

Acompanhado do irmão e empresário Wallison Torres (TUM), dos vereadores eleitos Paulo Sérgio (PR), Cacado (PSB) e Patrick (PSB), além do Chefe de Gabinete do Deputado Federal Elmar Nascimento (DEM), Antônio Vargas, o prefeito eleito de Casa Nova, Norte da Bahia, Wilker Torres (PSB), participou de uma audiência na manhã desta terça-feira (11) com o gestor da 6ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, com sede em Juazeiro (BA), Misael Neto, oportunidade em que reivindicou a conclusão das obras das 3 (três) adutoras que se encontram paralisadas no município: sistema Luiz Nunes (no assentamento), sistema Serra Branca (que começa na região do Entroncamento) e o sistema Lagoado (região da Jurema).

Após ouvir o prefeito eleito, o superintendente Misael Neto, que faz parte da mesma base política de Wilker, uma vez que ambos contam com o apoio do deputado Elmar Nascimento, afirmou que nos próximos 30 dias as obras serão retomadas e até o mês de Abril de 2017 as adutoras serão entregues às comunidades.

“Essa é minha disposição, mesmo antes de tomar posse já estamos aqui trabalhando pelo nosso município porque sei da minha responsabilidade. Só temos que agradecer ao superintendente pela retomada dessas obras e tenho certeza que  a Codevasf será uma grande parceira de Casa Nova nos próximos 4 anos”, comentou Wilker.

Na reunião também ficou acertada a parceria entre a Codevasf e a prefeitura de Casa Nova para execução do programa de revitalização do Rio São Francisco naquele município.

Compesa e prefeitura são notificadas por Ministério Público e terão que retomar serviço na rede de saneamento em Recife

Compesa 1

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou, ao Governo do Estado de Pernambuco, à Prefeitura do Recife e à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que adotem as medidas necessárias para retomar o serviço de funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) localizadas no Recife, de modo a garantir a proteção do meio ambiente local, evitando assim a eliminação de dejetos de maneira inapropriada.

De acordo com o promotor de Justiça Ricardo Coelho, um inquérito civil apontou que o serviço de esgotamento sanitário vem sendo negligenciado em algumas localidades do Recife, muitas das quais, apesar de serem atingidas pelo gravame da Compesa- não usufruem do serviço devido de modo efetivo, tampouco potencial. Segundo a Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE), o prejuízo na prestação do serviço de saneamento básico na região seria devido à invasão de algumas ETEs por populares.

A Lei Federal nº 8.987/95, que dispõe sobre a concessão de serviços públicos, em seu inciso VII, atribui ao poder concedente, titular do serviço público, zelar pela boa qualidade do serviço, receber, apurar e solucionar queixas e reclamações dos usuários. A Lei também estabelece que toda a concessão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários.

O MPPE recomenda ainda que no caso da impossibilidade da retomada imediata das estações comprometidas, a Compesa deve fazer o imediato redirecionamento da prestação do serviço público para outra (s) ETE (s) que possam comportar a demanda, até que as estações comprometidas sejam liberadas para o regular e integral funcionamento.

As entidades notificadas devem cientificar ao MPPE, em 15 dias, sobre o acatamento, ou não, da recomendação. A recomendação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (24).

Com informações do MPPE

12