Dois homens são presos em Remanso acusados de roubo de bodes

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Policiais civis e militares da cidade de Remanso (BA) prenderam nesta sexta-feira (6), dois homens acusados de participarem de uma quadrilha que rouba bodes no município.

Com os dois, a Polícia encontrou 37 caprinos. Segundo as investigações, todos os animais são oriundos de furtos no interior do município.

Os presos foram apresentados na Delegacia de Polícia e as criações recuperadas, foram devolvidas aos seus respectivos proprietários.

Segundo a Polícia, outros três integrantes da quadrilha encontram-se foragidos.

Remanso: Feira Sociocultural e Saúde da Mulher termina nesta sexta-feira (6)

Beneficiamento de frutas, implantação de hortas comunitárias, beneficiamento de pescado e artesanato são alguns dos assuntos abordados durante a 9ª Feira Sociocultural e Saúde da Mulher, que está sendo realizada na cidade de Remanso (BA). As atividades são pautadas na Agroecologia e na convivência com o Semiárido.

O evento organizado pela Rede de Mulheres, com o apoio do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop),

Também teve espaço para oficinas temáticas sobre segurança alimentar e gênero, comercialização na agricultura familiar, saúde da mulher e violência contra a mulher.

Para a juventude, foi reservado um espaço de destaque com uma oficina sobre a permanência no campo, durante todo o primeiro dia de Feira, que foi nesta quinta-feira (5).

Esta sexta-feira (6), último dia da Feira da Mulher, será dedicado a exposição e comercialização dos produtos da agricultura familiar, além da disponibilização de serviços públicos de saúde e de assistência social.

Chuva faz imóvel desabar na cidade de Remanso

Uma chuva de aproximadamente uma hora e meia na noite desta segunda-feira (19) na cidade de Remanso (BA), fez um imóvel desabar.

O local que aparentemente é um ponto comercial, localizado na Avenida Eunápio Peltier de Queiroz, quadra 10, estava fechado. Não há informações sobre feridos e nem sobre o prejuízo do proprietário.

E de acordo com o Instituto Climatempo deve continuar chovendo em Remanso essa semana. A probabilidade de chuva é de 90%.

Aparecimento de Jacarés nas ruas da cidade assusta moradores de Remanso

(Foto: Whatsapp)

O blog recebeu a informação que nos últimos dias a cidade de Remanso, norte da Bahia, está sofrendo uma invasão de Jacarés da raça Papo Amarelo, muito encontrado no Rio São Francisco, o que vem causando espanto aos moradores.

Segundo eles, os répteis podem estar vindo de outras regiões levados através da correnteza e o aumento da vazão do rio São Francisco devido ao período de chuvas.

O Jacaré é um animal que vive na água e na terra. É carnívoro e come quase tudo que se move desde peixe, capivaras, cachorros, bezerros até mesmo crianças. O Jacaré de Papo Amarelo quase sempre sai para caçar à noite, sendo que durante o dia fica com outros de sua espécie tomando sol.

A mordida do Jacaré de Papo Amarelo é tão forte que ele é capaz de quebrar até o casco de uma tartaruga sem precisar fazer muita força.

Essa espécie de jacaré  pode chegaa a pesar 70 quilos e seu tamanho pode ser de até 5 metros de comprimento. O nome é devido à barriga que é de um couro amarelado, sendo que o restante de seu corpo é protegido por placas bastante duras.

Chuva forte surpreende moradores de Remanso

No fim da tarde desta segunda-feira (12), uma chuva forte surpreendeu os moradores da cidade de Remanso (BA), a 210 km de Petrolina (PE).

O tempo fechou de repente e a água da chuva alagou várias ruas, dificultando o trânsito, até mesmo de caminhões ,na Avenida Principal da Cidade.

Não conseguimos contato com a estação meteorológica do município para saber quantos milímetros choveu, mas moradores dizem que há muito tempo não presenciavam uma chuva tão forte. No início da noite voltou a chover, mas com menos intensidade.

Chuva na cidade de Pilão Arcado.

Chove bem também nesta noite na cidade de Pilão Arcado (BA), que fica próximo a Remanso, mas já na divisa com o Piauí.

De acordo com o Instituto Climatempo, deve continuar chovendo nas duas cidades nesta terça-feira (13).  A forma de ocorrência da chuva, concentrada em um curto espaço de tempo ou distribuída ao longo do dia, irá determinar a intensidade da mesma.

Em Juazeiro (BA) e Petrolina, chove nesta noite em alguns bairros. A chuva veio acompanhada de raios e trovões. Segundo o Instituto Climatempo, a probabilidade de continuar chovendo nessas duas cidades nesta terça-feira é de 60%.

Trecho da BR-324, que liga Remanso a Dirceu Arcoverde, é alvo de reclamações mais uma vez

Há quase um ano, as pessoas que transitavam pela BR-324, especificamente o trecho que liga Remanso (BA) e Dirceu Arcoverde (PI), receberam a informação de que a via seria reconstruída, após anos de transitarem em buracos. Contudo, nada foi feito no local e com as chuvas a situação só fez piorar.

LEIA TAMBÉM

Asfalto que liga Remanso a Campo Alegre de Lourdes cede após fortes chuvas

Estrada entre Remanso e Dirceu Arcoverde deve ser recuperada

Quem trabalha com transporte de passageiros afirma que as condições precárias da estrada prejudicam muito as viagens. “Há alguns dias fiz uma viagem pelo trecho e dois pneus do meu carro estouraram. Tivemos que buscar ajuda para seguir viagem”, disse um motorista.

A situação se estende a mais de 20 anos e nada é feito para melhorar o trecho. Recentemente o ex-governador do estado Jaques Wagner – que esteve à frente do Executivo Estadual entre os anos de 2007 a 2014 – foi acusado pela Polícia Federal de ter recebido R$ 82 milhões em propina. O atual governador, Rui Costa, também tem fechado os olhos para a situação da estrada.

Asfalto que liga Remanso a Campo Alegre de Lourdes cede após fortes chuvas

(Foto: WhatsApp)

Uma cratera se abriu no trecho da BR-235, que liga Remanso a Campo Alegre de Lourdes. A estrada ficou comprometida em vários pontos, onde o asfalto cedeu. A situação tem comprometido o trânsito na via.

Em um desses locais, parte da pista desmoronou e os condutores só dispõem de uma mão para transitar. Com as chuvas caindo, a população teme que o resto da pista seja levada pela água.

Cuidado

Os motoristas que transitam pelo local devem ficar atentos a possíveis desmoronamentos das vias, já que a água das fortes chuvas continuam passando por cima de vários trechos da via.

Policiais militares e civis de Remanso apreendem arma e drogas em uma casa da cidade

(Foto: Polícia Militar)

Investigando uma denúncia anônima, em uma ação conjunta entre as Polícias Militar e Civil, nesta quinta-feira (15), os agentes chegaram a uma casa, da cidade de Remanso (BA), apontada como ponto de comercialização de drogas.

Percebendo a aproximação dos policiais, dois homens fugiram da residência e conseguiram se esconder em um matagal e não foram localizados.

LEIA TAMBÉM

Foragido responsável por quatro homicídios nos últimos meses em Juazeiro é preso

No local denunciado, a polícia encontrou um revólver calibre 32, 14 trouxas de maconha, 11 papelotes de cocaína e uma motocicleta Honda Nxr Bros, que teria sido furtada nesta quinta-feira.

Todo o material apreendido, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia, para a adoção dos procedimentos pertinentes.

Remanso: polícia recupera carro roubado

(Foto: Polícia Militar)

Nesta quinta-feira (18), uma equipe composta por policiais civis e militares da cidade de Remanso (BA), recuperam um veículo Fiat Siena, de cor branca, que havia sido roubado.

Durante a abordagem, os policiais perceberam que o número da placa OJZ 8244, que estava no carro, divergiam do número do chassi.

Após averiguação, constatou-se que o número original da placa do veículo seria OKC 2126, que apresentava restrição de roubo. O carro e a pessoa que o conduzia, foram encaminhados a delegacia da polícia civil.

Foragido do presídio de Juazeiro é recapturado na cidade de Remanso

(Foto: Divulgação)

A prisão aconteceu na madrugada deste domingo (14).

Policiais da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar e Policiais Civis da cidade de Remanso (BA), localizaram o fugitivo depois de denúncia anônima da comunidade.

Rosemberg de Brito Santos foi encaminhado à delegacia de Polícia para a adoção dos procedimentos legais.

Polícia destrói plantio de maconha e prende dois homens em Remanso

(Foto: divulgação)

Agentes da polícia civil e homens da polícia militar de Remanso destruíram nesta segunda-feira (01), uma plantação de maconha encontrada no interior do município.

Na ação, também foi apreendida uma grande quantidade da droga pronta para o consumo, um revolver calibre 38 de numeração suprimida, uma espingarda calibre 32, uma espingarda de fabricação caseira e vários outros materiais.

Na roça onde foi encontrada a maconha, foram presos dois homens, acusados de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Os acusados e todo o material apreendido foram encaminhados à delegacia da polícia civil.

Polícia militar de Remanso prende três homens de Juazeiro acusados de vender ingressos falsificados

(Foto: whatsapp)

Policiais da cidade de Remanso prenderam no fim da tarde deste sábado (30), três homens, acusados de estarem vendendo ingressos falsos para uma festa que irá acontecer na cidade hoje a noite.

Segundo a PM, os mesmos são  da cidade de Juazeiro (BA). Com os acusados, foram apreendidos 349 ingressos falsificados, que seriam vendidos durante a festa. Estima-se, que os estelionatários lucrariam em torno de R$ 15.600 (quinze mil e seiscentos reais) com o golpe.

Os três detidos foram  apresentados na delegacia de policia civil para a adoção dos procedimentos pertinentes.

Homem é preso em Remanso acusado de estuprar uma criança deficiente

(Foto: ASCOM)

Joseano Alves Santana, foi preso nesta sexta-feira (29), próximo ao parque de vaquejada de Remanso (BA). Ele é acusado de estuprar uma garota deficiente de 09 anos de idade, em uma comunidade do interior de Pilão Arcado (BA), no último dia 24 de dezembro, véspera de natal.

Policiais civis das duas cidades e uma equipe da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar (25ª CIPM), participaram da operação. Segundo a polícia, o acusado já tinha um mandado de prisão em aberto contra ele.

Remanso: Justiça manda soltar presos na Operação Carro Fantasma

(Foto: Divulgação)

As 12 pessoas presas na operação Carro Fantasma, realizada pelo Ministério Público da Bahia, no último dia 21 de novembro, na cidade de Remanso (BA), receberam a concessão de liberdade provisória nesta terça-feira (19). A decisão foi da Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa, da Comarca de Salvador (BA).

Os beneficiados com a decisão são: O ex-prefeito Celso Silva e Souza, Arismar Silva e Souza, irmão do ex-prefeito, José Ailton Rodrigues da Silva, Renata Lemos Rosal do Valle, Cândido Francelino de Almeida, Mailto de Franca Brito, Domingo Sávio Ferreira de Castro, Jorge Brito Alves, José Mário da Conceição, Erasmo Paulo Fernandes Ribeiro, Ulisses de Araújo Costa Assis e Felipe Santos Costas.

Eles são acusados de desviar quase R$ 10 milhões dos cofres do município por meio de emissões mensais de notas fiscais inidôneas e sublocação de veículos “fantasmas” – que não existiam ou não prestavam nenhum tipo de serviço público.

O Poder Judiciário do Estado da Bahia determinou que “Diante do caso concreto, no presente momento, a liberdade dos investigados é a medida mais justa a ser adotada, contudo existe a necessidade da aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, a fim de resguardar a futura aplicação da lei penal, se for o caso, e se evitar prejuízo a instrução do processo judicial, mantendo-se a ordem pública, adotando-se dessa forma as medidas mais razoáveis, e levando-se em consideração a devida proporcionalidade entre o que o caso apresenta e a medida judicial decretada”.

Mesmo com a liberdade provisória, os acusados vão precisar cumprir algumas medidas cautelares. A justiça da Bahia determinou ainda que os presos devem ficar cientes que “em caso de descumprimento das obrigações impostas, poderá ser decretada a sua prisão preventiva”.

Para ver a decisão na íntegra decisão clique aqui.

Ministério Público denuncia ex-prefeito e vereadores de Remanso por desvios de R$ 10 milhões

Dr. Celso, ex-prefeito de Remanso. (Foto: Facebook)

Alvos da Operação “Carro Fantasma”, o ex-prefeito de Remanso, Celso Silva e Souza, e outras 16 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) pelos crimes de peculato e fraude a licitação. Eles são acusados de desviar quase R$ 10 milhões do erário municipal por meio de emissões mensais de notas fiscais inidôneas e sublocação de veículos “fantasmas” – que não existiam ou não prestavam nenhum tipo de serviço público.

Foram oferecidas três denúncias, sendo uma por fraude a licitações e prorrogação indevida de contratos; outra por crime de peculato (que consiste na subtração ou desvio, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, por funcionário público) a núcleo do Poder Executivo; e, por fim, uma por crime de peculato ligado a núcleo do Poder Legislativo.

Além do ex-prefeito de Remanso, foram denunciados Arismar Silva e Souza, ex-secretário de Administração e Finanças do Município; José Mário da Conceição, sócio-proprietário da JMC Construtora, Comércio e Serviço; Erasmo Paulo Fernandes Ribeiro, responsável pela empresa Consulte Licitação; Ulisses de Araújo Costa Assis, ex-pregoeiro da Prefeitura; Arão Dantas dos Santos e Nelson Senna de Carvalho Filho (Réus Colaboradores), ex-funcionários da JMC Construtora por crimes de fraude a licitações e prorrogação indevida de contratos.

Também foram denunciados José Mário da Conceição, sócio-proprietário da JMC Construtora; Felipe Santos Costa, chefe do setor de Contabilidade da Prefeitura; o comerciante José Carlos Rodrigues da Silva; o ex-secretário de Esportes do Município Tomaz Neto Rodrigues da Silva, além do ex-prefeito Celso e Silva e seu irmão Arismar; e Arão Dantas e Nelson Senna pelos crimes de peculato ligado ao Núcleo do Poder Executivo.

E os vereadores José Ailton Rodrigues da Silva, Renata Lemos Rosal do Valle, Cândido Francelino de Almeida, Mailto de Franca Brito, Domingo Sávio Ferreira de Castro, Cristiano José Moura Marques; e o ex-vereador Jorge Brito Alves, pelos crimes de peculato ligado ao Poder Legislativo.

Segundo consta nas denúncias, por meio dos contratos celebrados com a JMC Construtora, os membros da organização criminosa desviaram dinheiro público em prol do ex-prefeito, secretários municipais, vereadores, servidores públicos municipais e empresários, dentre outros.