Pernambuco recebe 4,2 milhões para ampliar as ações e os serviços de saúde

saude

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8), a  portaria que autoriza a liberação de recursos  para o Estado de Pernambuco na ordem de 4,2 milhões para ampliar os serviços de média e alta complexidade oferecidos pelas unidades públicas de saúde. O recurso é destinado ao custeio, habilitação e ampliação de leitos hospitalares e de novos serviços.

Em Recife os recursos servirão para ampliar as ações e os serviços de saúde de urgência e emergência pediátrica.

Para o ministro da saúde Marcelo Castro, esses investimentos, servirão para elevar a qualidade e resolutividade nos serviços de média e alta complexidade.

“Estamos atentos às solicitações dos gestores locais, que nos informam sobre as necessidades de ampliação, qualificação e/ou habilitação de novos serviços e reajuste dos valores federais enviados para ajudá-los a custear uma saúde pública para a população”, destaca o ministro.

Fernando Bezerra pede derrubada de veto e defende mais recursos para estados e municípios

Fernando Bezerra

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) criticou o veto da presidente da República, Dilma Rousseff, ao item da Lei 13.254/2016, a Lei de Repatriação de Dinheiro, que garantia que a multa aplicada nessa repatriação fosse destinada a estados e municípios.

Ele defendeu a derrubada do veto, alegando ser esse o único dinheiro novo que poderá entrar nos Fundos de Participação para ajudar estados e municípios a equilibrar suas contas.

Fernando Bezerra Coelho criticou também a decisão do Conselho Monetário Nacional que determina que os juros dos empréstimos dos Fundos Constitucionais sejam superiores aos cobrados pelo programa de sustentação de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Após advertir que isso prejudicará a política de desenvolvimento regional, o senador defendeu uma forte mobilização das bancadas do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste para exigir que o Conselho Monetário reveja a decisão.

— Vai aqui o meu apelo ao ministro [do Planejamento] Nelson Barbosa: que na primeira reunião do Conselho Monetário Nacional possa rever essa decisão. O Nordeste não aceita que os recursos do BNB para beneficiar a indústria, o comércio e a agricultura tenham juros superiores do que taxa do BNDES. Não podemos aceitar isso — declarou.

Empresários doam verba para construção do Hospital Dom Tomás

Empresários em prol do HDT 1

Um grupo de empresários da região tiveram a iniciativa de doar uma quantia em dinheiro para contribuir com o andamento da obra do Hospital Dom Tomás, que vem sendo erguido através do apoio da sociedade. A verba foi repassada para Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami).

O grupo é composto por 10 empresários de diferentes ramos. São eles: João Onofre Alves da Info Rio Sistemas Ltda; José Cleomatson da Cruz da Virtual Car; Gesson Cavalcanti da GG Pronta Entrega; Tobias Barreto Coutinho da Imobiliária Rocha; Antônio Elder da Master Magazine; Gilberto Secchi da Fazenda Fortaleza; Fernando Nogueira da Iguatemi Pneus; Alexandre José Sá Araújo da Constema Construtora; Carlos Graco Gondim Farias e Aluísio Roberto Andrade Macedo da AMF Empreendimentos.Empresários reunidos em prol do HDT

“Sensibilizados com este projeto, reunimos nossos amigos e trouxemos uma contribuição para ajudar a esta causa que é tão grandiosa e bonita”, afirmou João Onofre.

Uma parte do grupo conheceu também o andamento da obra, que atualmente cumpre cerca de 80% da primeira etapa. “Esta obra só se realiza por este esforço coletivo e agradecemos a sociedade que abraça de fato esse projeto que vai trazer esperança para muitas pessoas”, afirmou o Diretor Presidente da Apami, Augusto Coelho.

Para quem desejar realizar doação e contribuir com a construção do HDT, o procedimento pode ser feito através de depósito direto na conta: 1010-3, Agência: 0963-6, Banco do Brasil.

Com informações da Ascom/Foto: divulgação

567