“Andava com ursinho”, diz psicóloga que atendeu no Recife mulher que fingiu ter 12 anos

Uma psicóloga que integrava a rede socioassistencial do Recife e atendeu em 2023 a cearense Amanda Maria Souza de Oliveira, mulher de 38 anos que está presa após afirmar ter 12 anos, diz que a equipe não acreditou em momento algum na versão de que ela seria menor de idade. “Ela demonstrava comportamento pueril na expressão corporal, voz infantilizada, mas a gente percebia traços de uma mulher adulta”, lembra.

Segundo a psicóloga, que não quis se identificar, os profissionais notavam uma encenação no comportamento da mulher. “A gente percebia que tinha um teatro ali, não era algo muito genuíno ou natural”.

“Ela ficava com um ursinho embaixo do braço. Falava que tinha sofrido abuso sexual e que tinha agulhas pelo corpo dela”, diz a psicóloga.

Há registros de que a mulher se passou por menina em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Ceará.

Em setembro de 2023, meses após estar no Recife, ela deu entrada em um hospital infantil de Florianópolis-SC, ocasião em que os médicos encontraram várias agulhas no corpo dela. Antes, em 2017, ela foi acolhida em uma casa de apoio em Belo Horizonte-MG, com cerca de 200 ferimentos causados por agulha.

LEIA MAIS

Suspeita de integrar esquema milionário de fraudes bancárias é presa em Petrolina

Uma mulher investigada por participação em um esquema de fraudes bancárias que teria causado prejuízo de R$ 1,5 milhão foi presa nesta quarta-feira (20) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, durante a Operação Credinimigo, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia. Ao todo, cinco suspeitos foram capturados em ações realizadas também nas cidades baianas de Senhor do Bonfim e Juazeiro.

Segundo as investigações, o grupo criminoso é suspeito de praticar furtos qualificados e estelionatos por meio de fraudes na concessão de microcréditos bancários. A operação foi coordenada por equipes da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (19ª Coorpin/Senhor do Bonfim), da Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Centro Norte).

De acordo com a Polícia Civil, a organização utilizava uma empresa correspondente bancária regular para obter acesso facilitado ao sistema de concessão de crédito de uma instituição financeira estatal. A partir disso, os suspeitos simulavam pedidos de empréstimos na modalidade “Crediamigo” em nome de terceiros.

LEIA MAIS

Prisão de advogada em escritório causa polêmica e reação da OAB

Uma advogada foi presa dentro do próprio escritório, na cidade de Pirenópolis, na última quarta-feira (15), em um caso que gerou forte repercussão e questionamentos sobre o respeito às prerrogativas da advocacia.

A profissional, identificada como Áricka Cunha, foi acusada de difamar um delegado da Polícia Civil de Goiás. A ação foi registrada em vídeo e circulou nas redes sociais. Após o episódio, ela foi liberada.

Em pronunciamento, a advogada afirmou que a prisão ocorreu após ela divulgar que uma denúncia de difamação feita por ela havia sido arquivada. “Se isso acontece comigo, advogada, dentro do meu espaço de trabalho, imagine com quem não tem voz. Eu não vou me calar”, declarou.

O caso foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Civil de Goiás, que informou que já adotou as medidas necessárias para apurar a ocorrência.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Goiás repudiou a ação e solicitou a imediata instauração de procedimento contra o delegado Christian Zilmon Mata dos Santos, apontado como responsável pela prisão.

Segundo a entidade, houve violação das prerrogativas da advocacia. A OAB destacou que o escritório é inviolável e que advogados só podem ser presos em situações específicas, como em flagrante por crime inafiançável, o que, segundo a instituição, não se aplicaria ao caso.

O presidente do Sistema de Defesa das Prerrogativas, Alexandre Carlos Magno, reforçou que a medida levanta preocupações sobre os limites legais da atuação policial e o respeito ao exercício da profissão.

Médica de 61 anos é presa por estelionato em Petrolina

Uma médica foi presa, nesta segunda-feira (24), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, acusada de estelionato. A mulher, de iniciais M.M.M.C , foi encaminhada à cadeia pública feminina, onde cumprirá regime semi-aberto. A polícia militar cumpriu o mandado de prisão no bairro Caminho do Sol.

No boletim oficial da Polícia Civil não consta o tipo de crime praticado pela médica, nem maiores informações sobre as vítimas. O boletim também não informou a especialidade da profissional de Saúde.

Lidiane Leite, a “prefeita ostentação” , é presa pela Polícia Civil em São Luís

Lidiane ganhou fama de “prefeita ostentação” porque exibia nas redes sociais uma vida de alto luxo. (Foto: Internet)

A ex-prefeita de Bom Jardim, no Maranhão, Lidiane Leite, conhecida como “prefeita ostentação”, foi presa nesta terça-feira (24) em São Luís. Ela foi condenada por improbidade administrativa em março deste ano.

O delegado da Superintendência de Combate à Corrupção (Seccor), ligada à Polícia Civil, confirmou a prisão determinada pelo juiz Raphael Leite Guedes. A prisão, no entanto, será domiciliar e sem a necessidade de tornozeleira eletrônica.

A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público. Ela foi detida em sua casa, no bairro Araçagi, e levada pelos policiais para a Seccor, onde chegou assessorada por três advogados. “Ela foi trazida até aqui para o cumprimento de nota de culpa. Ela assinou documentos, como os que lhe dão garantias constitucionais”, informou o delegado. “Mas ela já voltou para casa, porque a prisão é domiciliar.”

LEIA MAIS

Mulher é presa com seis celulares no Pátio Ana das Carrancas

Polícia Militar prende homem com drogas no bairro Mandacaru, em Petrolina(Foto: Arquivo)

Polícia Militar prende homem com drogas no bairro Mandacaru, em Petrolina(Foto: Arquivo)

Uma mulher, de 23 anos,  foi presa na madrugada de ontem (20) no pátio Ana das Carrancas, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, com seis celulares. De acordo com a Polícia Militar (PM), a guarnição foi acionada pelos seguranças do estacionamento, que já haviam feito revista na acusada.

Segundo a PM, com ela foram encontrados seis celulares. Ao indagarem a acusada, ela  afirmou que recebia celulares de um homem,  que furtava os celulares conhecido como Claúdio, natural da cidade de Feira de Santana, na Bahia, que já também havia furtado na noite anterior vários celulares e que teria pagado a imputada R$ 150 pelo serviço.

A equipe policial conduziu a envolvida  e o material apreendido para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Petrolina.