Número de PMs nas ruas teve queda em Pernambuco e em outros quatro estados nos últimos três anos

(Foto: Arquivo)

Para fazer a segurança de quase metade dos brasileiros, estados têm hoje um efetivo de policiais militares menor do que três anos atrás. A redução de contingente foi constatada em Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará segundo levantamento feito na última semana.

A falta de reposição de policiais diante de aposentadorias, mortes ou demissões é mais um reflexo da crise fiscal, que estrangula desde 2015 orçamentos estaduais, comprometendo a prestação de serviços públicos.

Nesses cinco estados vivem 91,7 milhões de pessoas — 44% da população brasileira, segundo o IBGE. Juntos, eles perderam algo em torno de 17 mil homens da Polícia Militar nos últimos 38 meses (de dezembro de 2013 a fevereiro de 2017). Isso é equivalente ao efetivo policial de estados de porte médio no Brasil, como Ceará ou Santa Catarina.

A situação é ainda mais dramática se considerarmos que a população segue crescendo lentamente. A lógica seria que o efetivo policial acompanhasse esse crescimento. Em 2013, eram 191 mil policiais militares na ativa em São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará. Hoje são 174 mil, distribuídos em funções administrativas e no policiamento. Se a proporção de três anos atrás de policial por habitante tivesse sido mantida, esses estados deveriam ter atualmente uma força de segurança de 196 mil homens. No Rio de Janeiro, seriam 1.100 policiais a mais do que hoje e, em São Paulo, o reforço teria que ser de 14 mil.

Com informações de O Globo

Homem é assassinado a tiros no bairro Piranga, em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

Durante a noite de sábado (18) um homem, foi morto a tiros no bairro Piranga, em Juazeiro.

Segundo informações, o crime foi cometido na rua Juca Sento Sé, no bairro Piranga, quando a vítima foi alvejada com diversos tiros com arma de fogo. A vítima morreu no local.

A policiais estiveram no local e o Instituto Médico Legal (IML), esteve no local para recolher o corpo.

Traficante foi preso com drogas em Salgueiro

(Foto: Ilustração)

Um traficante, de 27 anos, foi preso neste sábado (18), no Planalto em Salgueiro.

Segundo informações da polícia, o criminoso foi localizado depois de uma campana dos policiais, no local onde o traficante comercializava a droga. Durante a prisão o traficante chegou a tentar fugir, mas foi detido pelo os policiais. Em sua residência foram encontradas 11 pedras de Crack pesando aproximadamente 2,6g, dez trouxas de cocaína pesando cerca de 469,16g, 21 petecas de cocaína pesando aproximadamente 15,56g, 01 uma balança de precisão, além de R$ 294,00.

O acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil local onde foi autuado e será recolhido ao PSAL ficando a disposição da Justiça.

Um homem e um adolescente foram presos por envolvimento com desmanche e roubo de motos em Sobradinho (BA)

(Foto: Ilustração)

Nesta quinta-feira (16), um adolescente e um homem foram presos por desmanche de uma moto, em Sobradinho. A prisão foi feita pela 96ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Segundo informações da polícia, através de uma denúncia anônima, foi possível encontrar o local onde os acusados estavam com algumas peças de motocicleta, que confessaram onde estavam o restante das peças da motocicleta furtada. As peças apreendidas pertenciam a motos furtadas na Vila Santana (BA).

Homens são presos por tráfico de drogas e receptação de veículo roubado na BR-316

(Foto: Ilustração)

Nesta segunda-feira dia (13), Policiais Militares da 1ª CIPM prenderam três homens na BR-316. Durante a abordagem os policiais encontraram drogas que seriam transportadas para o projeto Caraíbas, em Santa Maria da Boa Vista.

Os suspeitos estavam em um veículo roubado, com 14 petecas de cocaína escondidas dentro do forro do porta-malas. Eles confessaram que a droga foi adquirida em Belém do São Francisco.

O veículo roubado pertence a um morador de Petrolina, que não foi identificado. Os três acusados foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Floresta.

Jovem é sequestrado e assassinado em Petrolina

Neste segunda-feira (12) um jovem de 19 anos, que foi sequestrado no bairro José e Maria, foi encontrado morto durante a manhã.  O tio da vítima, tentou seguir os criminosos e foi morto a tiros.

Segundo informações da polícia, o jovem foi sequestrado quando estava na porta de casa no bairro José e Maria, ele foi surpreendido por quatro homens encapuzados, que o obrigaram a entrar no carro. Em seguida, o tio da vítima de 40 anos, seguiu os bandidos que estavam em um veículo Voyage de cor preta, e foi baleado. O tio da vítima não resistiu e morreu no local.

Na manhã de hoje o corpo do jovem, foi encontrado próximo a uma fazenda, com ferimentos na cabeça. Não a informações sobre a motivação do crime ou o nome dos envolvidos.

Caminhoneiro é assaltado e atingido por disparos de arma de fogo em Mirandiba

Na noite desta sexta-feira (10), um caminhoneiro foi assaltado na BR-232, em Mirandiba (PE), que fica próximo a Salgueiro (PE).

De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes interceptaram o caminhão com tiros e mandando o motorista parar o veículo. Contudo, o caminhoneiro não obedeceu e jogou o caminhão por cima dos assaltantes, que tentaram retornar para um posto de gasolina próximo a cidade.

Os assaltantes voltaram e conseguiram fazer com que o condutor parasse o veículo. O motorista desceu rápido e correu para o mato, tentado preservar sua vida. Ele foi atingido por dois disparos de raspão, um na cabeça e outro na mão.

Os criminosos subtraíram R$ 10 mil, que foi encontrado no interior do veículo. A vítima foi socorrida por policiais para o hospital do município de Mirandiba. Até o momento nenhum suspeito foi identificado.

Maior assaltante de bancos do país é preso em Recife após troca de tiros

(Foto: Divulgação)

Após trocar tiros com a Polícia Militar, nesta terça-feira (7), um dos assaltantes de bancos mais perigosos do Brasil foi preso em Boa Viagem, no Recife. O paranaense Paulo Donizete Siqueira de Souza, 52 anos, conhecido como Vírus, está detido no Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri).

Além dele, também foram presos Alisson Breno Pereira de Lima, 24 anos, foragido do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN), e Paulo César Diógenes Targino Júnior, o Cesinha, de 25 anos, também do RN. O trio será autuado em flagrante por formação de quadrilha, falsidade ideológica e porte ilegal de arma de uso restrito.

Vírus tem um mandado de prisão expedido na Bahia e uma condenação em aberto em Pernambuco, por roubo quadruplamente qualificado. “É o mais perigoso dessa modalidade no País e foi condenado a mais de nove anos de prisão”, disse a delegada à frente das investigações, Sylvana Lellis.

O trio estava em posse de armamento pesado, de uso em guerra. Dentre ela um fuzil AK 47, calibre .762 e uma pistola .40. “Como eles não rasparam a numeração do cano, acreditamos que essa pistola, que é de uso da Polícia Militar, seja daqui”, comentou a delegada.

LEIA MAIS

Homem é assassinado a facadas em Floresta

(Foto: Internet/Ilustração)

Durante a noite de domingo (5), um homem foi morto a facadas, no bairro Três Marias, em Floresta. O crime aconteceu por volta das 19h, durante um evento.

A vítima identificada e socorrida para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da unidade hospitalar. A Polícia Civil investiga o caso.

Homem é assassinado no bairro Planalto, em Araripina

(Imagem ilustrativa)

Durante a manhã deste sábado (4), um homem foi morto com golpes de faca, em Araripina. Os suspeitos de cometer o crime foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

Segundo informações da polícia a vítima estava bebendo em um bar, quando saiu do local para ir ao banheiro de um posto de combustível, quando foi atacado pelos os suspeitos do crime. A vítima levou golpes de faca nas costas e o corpo foi deixado na parte de trás do posto de combustível.

Um jovem de 20 anos e um adolescente de 16 anos, assumiram o crime e foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Ouricuri.

Com informações do G1

Corpo de homem é encontrado no N4, em Petrolina

(Foto: Internet/Ilustração)

Durante a noite de quinta-feira (02) o corpo de um homem foi encontrado, em uma estrada próximo a UPA do Núcleo 4 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina.

Segundo informações do Instituto de Medicina Legal (IML) o corpo já foi reconhecido pela família e possuía um ferimento na região da cabeça. A causa da morte será revelada após necropsia.

Homem é preso por tráfico de drogas no Itaberaba, em Juazeiro

(Foto: Ilustrativa)

A Polícia Militar (PM) de Juazeiro (BA) prendeu um indivíduo por tráfico de drogas no bairro Itaberaba, por volta das 16h desta quarta-feira (1º). A equipe policial se deparou com vários elementos em atitude suspeita na Rua C do Residencial Juazeiro I e realizou a abordagem pessoal de todos os suspeitos.

Foi encontrado com um jovem, de 19 anos, 11 ‘trouxas’ de maconha. O indivíduo e o material apreendido foram encaminhados e apresentados na 17ª COORPIN na cidade, a fim de serem adotadas as medidas cabíveis.

 

Comerciante é assassinado no bairro Palmares II, em Juazeiro

(Foto: Internet/Ilustração)

Na tarde desta terça-feira (31) um comerciante foi assassinado no bairro Palmares II, em Juazeiro. Ele estava na porta do seu comércio, quando foi surpreendido por disparos de arma de fogo.

Segundo informações, dois homens chegaram em uma motocicleta, preta e efetuaram os disparos, a vítima morreu na hora. Os assassinos fugiram.

A polícia esteve no local e o IML recolheu o corpo para necropsia.

Corpo é encontrado em Casa Nova

(Imagem ilustrativa)

Durante a manhã deste domingo (29) um corpo foi encontrado, próximo ao lago de Sobradinho, em Casa Nova (BA).

O corpo encontrado estava em estado avançado de decomposição em uma estrada, de acordo com testemunhas, que acionaram a Polícia Militar.

Policiais estiveram no local e o corpo foi removido pelo IML onde será detectado a causa da morte.