Ibope: aprovação do governo Bolsonaro atinge maior nível e chega a 40%

A aprovação (ótimo/bom) do governo Jair Bolsonaro (sem partido) subiu para 40%, de acordo com pesquisa do Instituto Ibope divulgada hoje. Este é o maior percentual desde o início de seu mandato. Em dezembro do ano passado, esse índice estava em 29%.

Ainda segundo a pesquisa, 29% dos brasileiros consideram a gestão de Bolsonaro ruim ou péssima e 29% a avaliam como regular. Os índices de confiança no presidente e aprovação à sua maneira de governar também aumentaram.

A pesquisa, encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi realizada entre 17 e 20 de setembro, com 2.000 pessoas em 127 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O último levantamento feito pelo instituto para a CNI, divulgado em dezembro, apontava que 29% dos brasileiros avaliavam o governo como ótimo ou bom. A avaliação de ruim ou péssimo caiu de 38% para 29%. O índice de regular oscilou dentro da margem de erro, de 31% para 29%.

Segundo o Ibope, a popularidade do presidente cresceu mais entre os entrevistados que cursaram até 8ª série do ensino fundamental, entre os que possuem renda familiar de até um salário mínimo, entre residentes nas periferias das capitais e nas regiões Sul e Nordeste.

“Aparentemente, o auxílio emergencial teve um papel importante na melhora da avaliação do governo Bolsonaro, como reflete o crescimento na aprovação das ações de combate à fome e à pobreza”, afirmou Renato da Fonseca, gerente-executivo de economia da CNI.

Apesar de a avaliação positiva ter crescido no Nordeste, a região se mantém com o menor percentual de apoio ao governo: apenas 33% avaliam a gestão como ótima ou boa, ao passo que 40% confiam no presidente e 45% aprovam sua maneira de governar.

Preço da Cesta Básica em Juazeiro ficou mais alto que o de Petrolina no mês de agosto

(Foto: Internet)

A pesquisa do Custo da Cesta Básica de agosto, realizada pelo Colegiado de Economia da Facape faz comparação entre os preços, e foi realizada para agosto em relação à fevereiro, mês pré-pandemia do coronavírus no Brasil.

Os resultados mostram que o custo da Cesta Básica em Juazeiro/BA foi de R$ 361,96 e, em Petrolina/PE, foi de R$ 356,38. Assim, o custo na cidade baiana é maior do que na pernambucana. Em relação ao aumento comparado a fevereiro, este foi de 1,20% em Juazeiro/BA e de 4,17% em Petrolina/PE.

Contudo, estes valores refletem o forte impacto da redução do preço do tomate no período. No início do ano o tomate estava com um preço muito elevado e, em agosto, já não existia mais o desequilíbrio da oferta e demanda.

LEIA MAIS

Pesquisa aponta Bolsonaro reeleito em 2022 em qualquer cenário

Bolsonaro em visita ao Piauí. (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o presidente Jair Bolsonaro estaria reeleito. É o que mostra uma pesquisa Exame/IDEIA, projeto que une Exame Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Em um cenário de disputa de primeiro turno entre Bolsonaro, o ex-presidente Lula, o ex-ministro Sérgio Moro e outros candidatos, o presidente levaria a maioria dos votos (31%), seguido pelo ex-presidente Lula (17%). Moro teria 13%.

Já num segundo turno, Bolsonaro ganharia de Lula, com 42% dos votos, ante 31% do oponente petista. Chama a atenção o péssimo desempenho do governador João Doria, com apenas 3% das intenções de voto, abaixo até de Luciano Huck e do ex-ministro Mandetta.

Polícia Militar da Bahia faz pesquisa para conhecer opinião dos cidadãos sobre serviços da unidade

O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) decidiu realizar uma pesquisa para conhecer a opinião da sociedade da Região Norte do Estado sobre a unidade. A ideia é entender como a população enxerga o serviço dos Policiais Militares da Bahia (PM-BA) para construção de novas diretrizes para atuação da corporação.

Os interessados em participar da pesquisa podem clicar aqui e responder o questionário. Ao todo, são 14 perguntas em um formulário online com respostas rápidas e objetivas. Os questionamentos envolvem horário mais perigoso nos bairros, sensação de segurança, experiência com solicitação de uma guarnição, dentre outros.

Paulo Câmara autoriza lançamento de editais para fomentar pesquisa e inovação em Pernambuco

O governador Paulo Câmara autorizou, na tarde desta segunda-feira (24), no Palácio do Campo das Princesas, o lançamento de três editais da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) – vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – para o fomento de pesquisa e inovação em Pernambuco. As publicações têm o objetivo de conectar o sistema de ciência e tecnologia às necessidades da sociedade, em consonância com o desenvolvimento econômico de Pernambuco. Os editais estarão disponíveis no site da Facepe na próxima sexta-feira (28.08).

“O momento desafiador que vivemos por causa da pandemia do novo coronavírus pede ainda mais investimentos na educação e na ciência. Por isso, vamos lançar três editais para a contratação de pesquisadores e especialistas, tanto pela iniciativa privada quanto por órgãos públicos, para oferecer produtos e serviços melhores à população. Com os editais da Facepe, representantes de arranjos produtivos, empresas e até órgãos públicos poderão contar com a ajuda de pesquisadores e especialistas das nossas universidades para tornar suas atividades mais eficientes”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Um dos editais será firmado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), por meio da AD-Diper, e com o Sebrae, para contemplar os Arranjos Produtivos Locais (APLs) em todas as regiões de Pernambuco. O orçamento da Facepe para esse edital é de R$ 1,2 milhão, que serão somados aos recursos dos demais parceiros.

A segunda publicação é destinada a pesquisador mentor, para atender às necessidades de instituições do Estado, a exemplo do Lafepe, Hemope, Ipa e Itep, incorporando ciência e tecnologia aos órgãos do governo. O terceiro edital será específico para apoio às empresas de Pernambuco, concedendo bolsas a pesquisadores por escolha das empresas, visando desenvolver ciência e tecnologia. As bolsas para esses dois últimos editais variam entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, dependendo do nível de formação dos selecionados.

Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, o lançamento desses editais mostra a importância que o governador Paulo Câmara tem dado à produção cientifica em Pernambuco. “Os novos editais vão atuar dentro de uma estratégia de territórios, garantindo, assim, ações que conversem com a vocação de cada região, aproximando – já sob a ótica do Marco de Inovação recentemente regulado por decreto – o meio acadêmico, empresas e o poder público. Será um tripé de investimentos voltados para desenvolver a economia de Pernambuco”, ressaltou Lucas Ramos.

O Presidente da Facepe, Fernando Jucá, explicou ainda que um aspecto fundamental dos três editais é o esforço, por parte do governo do Estado, de colocar o sistema de ciência e tecnologia a serviço da sociedade. “Não adianta apoiar a área se ela não estiver sintonizada com as políticas do governo e a serviço da sociedade”, completou Jucá.

LEIA MAIS

Quarta etapa da pesquisa IBOPE sobre o mapeamento da Covid-19 acontece esta semana em Juazeiro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A equipe de pesquisa do IBOPE Inteligência acompanhada por estudantes da Universidade de Pelotas (UFPEL-RS) volta a Juazeiro para a realização da quarta fase da pesquisa sobre a Covid-19 na cidade. As ações estão programadas para os dias 27, 28, 29 e 30 de agosto.

Serão entrevistadas e testadas novamente 250 pessoas. As localidades são as mesmas da última etapa: Rodovia BR 407, Antônio Guilhermino, João Paulo II, Dom José Rodrigues, Piranga, Itaberaba, Santo Antônio, Alto do Cruzeiro, Lomanto Júnior, João XXIII, Maringá, Centro, Sol Nascente, Alto da Aliança, Antônio Conselheiro, Parque Residencial, Coreia, Quidé, Tabuleiro e nos distritos de Carnaíba do Sertão e Massaroca. A SESAU ressalta que a ação é voluntária e o morador não é obrigado a realizar, mas é importante para mapeamento da Covid-19 que está sendo feito em todo o país.

LEIA MAIS

Pesquisa afirma que 73% dos brasileiros ficarão melhores após pandemia, será?

(Foto: Divulgação)

Do jeito que entrou, a artista plástica e tatuadora Daniella de Moura, 36, imagina que sairá deste período de pandemia. Nada de evolução espiritual e pessoal motivada pelo sofrimento imposto por meses de isolamento social.

Dela, pode-se até esperar mais resiliência, mas isso se deverá mais à necessidade de se adaptar ao mundo pós-Covid-19 do que ao resultado de um processo de aprimoramento pela dor. Tampouco ela imagina ver qualquer mudança positiva nos outros. “As pessoas são as mesmas, vão continuar sendo”, diz.

LEIA MAIS

Segundo pesquisa, aprovação de Bolsonaro vai a 52% e rejeição cai 5 pontos

(Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A aprovação do presidente Jair Bolsonaro saltou 7 pontos percentuais nos últimos 15 dias, passando de 45% para 52%, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (19), pela pesquisa PoderData. Trata-se do maior patamar de aprovação do governo neste ano.

Por outro lado, a rejeição à administração de Bolsonaro caiu mais 5 pontos, para 40%. Em junho, a gestão do presidente era rejeitada por 50% da população. De acordo com o levantamento, 8% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento.

LEIA MAIS

Datafolha: aprovação de Bolsonaro sobe para 37%, a melhor do mandato, e reprovação cai para 34%

(Foto: Internet)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu sua melhor avaliação desde o início do mandato, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” no final da noite desta quinta-feira (13).

A pesquisa indica alta no número de eleitores que consideram o governo ótimo ou bom (aprovação ao governo) e queda entre os que veem o governo como ruim ou péssimo (reprovação). Os percentuais da pesquisa são:

Ótimo/bom: 37%
Regular: 27%
Ruim/péssimo: 34%
Não sabe/não respondeu: 1%

A pesquisa Datafolha foi realizada em 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Essa taxa de aprovação de 37% é a maior já registrada desde o início do mandato de Bolsonaro.

Nas pesquisas anteriores, os resultados foram:

23 e 24 de junho: Ótimo/bom: 32%; Regular: 23%; Ruim/péssimo: 44%; NS/NR: 1%
25 e 26 de maio: Ótimo/bom: 33%; Regular: 22%; Ruim/péssimo: 43%; NS/NR: 2%
Abril de 2020: Ótimo/bom: 33%; Regular: 26%; Ruim/péssimo: 38%; NS/NR: 3%
2 e 3 de abril de 2019: Ótimo/bom: 32%; Regular: 33%; Ruim/péssimo: 30%; NS/NR: 3%

O instituto também perguntou ao entrevistado se ele confia nas declarações do presidente. O resultado foi:

Nunca confia: 41% (anteriormente 46%, 44%, 38%, 43% e 44%)
Às vezes confia: 35% (anteriormente 32%, 32%, 37%, 37% e 36%)
Sempre confia: 22% (anteriormente 20%, 21%, 21%, 19% e 19%)
Não sabe: 2% (anteriormente 2%, 2%, 5%, 1% e 1%)

Petrolina receberá quarta etapa de pesquisa do Ibope para mapear Covid-19

Entrevistadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) retornarão a Petrolina para a quarta etapa da pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”. O levantamento é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Na ação, prevista para a segunda quinzena deste mês de agosto, serão realizadas coletas para testes rápidos da Covid-19, com resultado em 15 minutos. A pesquisa não tem qualquer vínculo com a Prefeitura de Petrolina, mas a presidência do Conselho Municipal de Saúde continuará fazendo a interlocução e dando apoio aos colaboradores do Ibope.

A quarta etapa segue a mesma metodologia das três anteriores, com a realização de 250 testes. Nas casas visitadas, a família responde um questionário e uma pessoa é convidada a fazer o teste. Caso o morador positive para a Covid-19, os demais residentes serão testados.

Além disso, a equipe entregará um informativo com orientações e repassará o contato dos positivados para acompanhamento junto à Secretaria Municipal de Saúde. As localidades a serem visitadas ainda não foram divulgadas.

Aprovação de Bolsonaro aumenta e presidente ganha força

Bolsonaro em visita ao Piauí. (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Uma pesquisa realizada pelo PoderData, do jornal digital Poder360, nesta semana mostrou que Bolsonaro tem ganhado mais aprovação no país. Antes com 41%, agora o presidente da República aparece com 45% da população aprova o atual governo.

Ainda de acordo com o levantamento, a tendência é crescimento da avaliação positiva do trabalho do presidente. A desaprovação que antes era de 50%, agora caiu para 45%.

LEIA MAIS

Faixa de extrema pobreza é a menor em 40 anos no Brasil

(Foto: Internet)

A faixa da população que vive em extrema pobreza foi a menor dos últimos 40 anos no Brasil, na passagem de maio para junho deste ano. É o que revela levantamento feito pelo pesquisador Daniel Duque, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Covid 19 (Pnad Covid-19) de junho, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e nos parâmetros do Banco Mundial na definição de linha de pobreza.

Duque destacou que os níveis são os menores já registrados por todas pesquisas domiciliares brasileiras, mas disse que a comparação não é perfeita porque a abrangência do modelo dos levantamentos mudou ao longo dos anos.

LEIA MAIS

Pesquisa da Facape sobre a Covid-19 ajuda a entender a evolução da pandemia e seus efeitos em Petrolina e Juazeiro

(Foto: Ascom)

Petrolina-PE e Juazeiro-BA não estão conseguindo “achatar” a curva do coronavírus. Mesmo assim, as duas cidades iniciaram um plano de flexibilização da quarentena que causa uma redução do isolamento social. Pesquisadores da Facape, estão fazendo  uma análise científica diária da evolução da Covid-19, que começou em 25 de março, buscando entender a pandemia no mundo, no Brasil, no Nordeste e, mais especificamente, em Petrolina e Juazeiro.

O estudo ajuda a compreender os efeitos, por exemplo, da reabertura do comércio. São dados importantes que podem auxiliar na tomada de decisões, na definição de ações e políticas públicas que contribuam para reduzir o número de pessoas infectadas e de mortes, assim como os efeitos econômicos e sociais derivados pela pandemia, nos dois municípios.

LEIA MAIS

75% dos brasileiros apoiam a democracia, afirma Datafolha

Uma pesquisa divulgada nesse domingo (28) pelo Instituto Datafolha indica que 75% dos brasileiros são favoráveis ao regime democrático. Esse percentual é recorde até então nunca registrado desde 1989, quando o país ainda estava colhendo os frutos da redemocratização.

O levantamento foi realizado entre 23 e 24 de junho com. Apenas 10% da população ouvida diz que a ditadura é necessária em algumas situações, 2% a menos do que o último levantamento do próprio Datafolha. 12% entendem que tanto faz o tipo de regime de governo.

Opinião por renda

Os mais ricos e escolarizados são os que mais endossam a opção democrática. Os que possuem ensino fundamental, o percentual dos que defendem esse regime é de 66% e chega a 91% entre os que têm nível superior. No grupo de quem ganha até 2 salários mínimos, a preferência pela democracia é de 69%. Esse percentual vai a 87% entre os que recebem mais de 10 salários mínimos. (Com informações do poder 360).

Pacientes recuperados da Covid-19 têm queda nos anticorpos após três meses, diz estudo

Pacientes que se recuperaram da Covid-19 tiveram uma queda brusca no nível de anticorpos entre dois e três meses após o registro da infecção. A constatação foi feita por um estudo da Universidade Médica de Chogqing, na China, publicado no periódico cinetífico Nature Medicine no dia 18 de junho, e vale tanto para pacientes sintomáticos como assintomáticos.

De acordo com a pesquisa, a ideia de “imunidade” após a recuperação da Covid-19, ainda é frágil. Portanto, medidas como o distanciamento social e o isolamento dos grupos de risco são necessários mesmo após a onda de contaminação. As informações são do jornal O Globo.

LEIA MAIS