Da Adolfo Viana à Orla I: segunda noite do Carnaval de Juazeiro é marcada por emoção, multidão e grandes shows

A segunda noite do Carnaval de Juazeiro, no Circuito Ivete Sangalo, entrou para a história da cidade como um daqueles momentos que ficam na memória coletiva. A filha ilustre, que dá nome ao circuito, comandou um dos maiores espetáculos já vistos na avenida. Ivete Sangalo iniciou seu desfile por volta das 17h, arrastando uma multidão desde as imediações do Águas Center, fez o sol se pôr embalado por clássicos do axé na Avenida Adolfo Viana e só encerrou o show já à noite, perto das 21h, na Orla I. Quem decidiu acompanhar todo o percurso foi recompensado com muita música, coreografias marcantes e uma sequência de sucessos que atravessam mais de 30 anos de carreira.

A grandiosidade da noite encantou também quem veio de fora. O historiador Rafael Lucena, que chegou de Salvador com amigos para curtir o carnaval antecipado de Juazeiro, elogiou a organização e o clima do circuito. “Eu me surpreendi com a quantidade de crianças e famílias inteiras curtindo todo o trajeto. A tranquilidade, a hospitalidade dos juazeirenses e a entrega dos artistas me marcaram muito. Pretendo vir todo ano agora”, destacou.

Impressão semelhante teve a empresária paulista Fernanda Torino, que passa o veraneio na Bahia e decidiu incluir Juazeiro no roteiro. Profissional da área de eventos, ela se disse encantada com a experiência. “Estou adorando. É um carnaval mais tranquilo do que o de Salvador, dá pra curtir de verdade, com muita família participando. Está sendo uma experiência muito boa”, afirmou.

O orgulho também foi compartilhado por quem é da terra. Para o advogado Ultamar Gonçalves, a festa simboliza um novo momento da cidade. “Tinha muito tempo que eu não via um carnaval tão bonito, organizado e alegre como esse. Estão de parabéns. Nós, juazeirenses, merecemos viver uma festa assim”, ressaltou.

Após dez anos, Ivete Sangalo voltou a comandar o Carnaval de Juazeiro como dona da festa, levantando poeira, emoção e alegria por onde passou. “Juazeiro é meu chamego. Poder cantar em um circuito que leva meu nome é muito especial. Aqui é meu lugar. Tudo me comove, tudo é memória, e eu sempre fico feliz de estar aqui”, declarou a artista, emocionando o público.

Além de Ivete, a noite foi marcada por uma programação potente, com nomes como Dudu Almeida, Nilton Freitas, Grace Di Calli, Maderada, Pagodart, Matheus do Acordeom, Pierre Onassis, Guig Guetto, Joyce Guirra, Paula Brasil, Psirico, Saiddy Bamba, Cristian Marques e artistas amadores e profissionais. O público “meteu a quebradeira” ao som do pagode e do axé, enquanto as pratas da casa brilharam e mostraram que o tempero, a identidade e a força cultural de Juazeiro seguem sendo protagonistas de um carnaval vibrante, democrático e cheio de alegria.

Veja a programação deste sábado

Sábado (31/01)

15:00 – Bloco Carnavalesco

15:30 – Bloco Carnavalesco

16:00 – Patuka Maia

16:30 – Daly Samba

17:00 – Thiago Aquino

17:30 – Mari E Rayane

18:00 – Rubynho

18:30 – Armandinho, Dodô & Osmar

19:00 – Pagodança

19:30 – Luiz Caldas

20:00 – Xandão da Bahia

20:30 – Samba de Mezza

21:00 – Parangolé

21:30 – Banda VOA VOA

22:00 – Vina Calmon

22:30 – Tiaguinho Carvalho

 

Ascom

Juazeirenses recebem 2019 com shows na Orla da cidade

(Foto: Ascom/PMJ)

Uma mistura de ritmos marcou a despedida de 2018 e a chegada do Novo Ano em Juazeiro (BA). A festa organizada pela Prefeitura Municipal na Orla I da cidade, na noite de segunda-feira (31) reuniu jovens, adultos e crianças que aguardavam ansiosamente a chegada de 2019.

Os shows de Marcelo Portella & Amigos, Império Afro e Matheus Torres animaram o público no evento promovido pela secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Antes de o ano se encerrar o assessor de gabinete da Prefeitura, Samuel Morais avaliou a gestão de Paulo Bomfim (PC do B).

“Juazeiro encerra 2018 com grandes conquistas. Mesmo sendo um ano de crise em todo o país, o Prefeito Paulo Bomfim conseguiu pagar salários em dia e dar continuidade às obras do município. Temos as obras de requalificação da Orla e da Avenida Adolfo Viana em andamento, já em fase final. Também estamos no início da construção de uma escola no Residencial Dr. Humberto e uma creche no Residencial São Francisco. E hoje o momento foi de alegria e satisfação, de vibrar por um ano melhor e com ainda mais sucesso. Agradecemos aos artistas, que mostraram bem seus talentos e fizeram uma festa muito bonita”, disse.

Com reordenamento na Orla I veículos não poderão estacionar na beira do rio

(Foto: Ascom)

Equipes da Prefeitura de Petrolina estiveram na Orla I da cidade na manhã de quarta-feira (7) realizando uma ação de reordenamento. Placas sinalizadoras foram implantadas no local e agora veículos não vão mais poder ficar estacionados na beira do rio.

A mudança visa garantir a segurança dos pedestres e reduzir a contaminação da água. Para barrar a entrada de veículos foram implantadas manilhas no local. Também foram instaladas lixeiras para garantir a limpeza da Orla.

“Prefeitura já vêm realizando diversas ações na Orla da cidade. Como a operação para tapar canos de esgoto clandestinos, a retirada de lixo, e agora, no novo ordenamento. Um local delimitado para banhistas e outro para quem deseja andar de lancha e jet ski, garantindo a segurança do local”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Giovanni Costa, a prefeitura está buscando melhorias para a Orla de Petrolina.

AMMA orienta e notifica comerciantes da Orla I sobre a adequação aos sistemas de saneamento em Petrolina

O prazo dado para a regularização dos bares e restaurantes da Orla I junto à AMMA vai até a primeira quinzena de outubro. (Foto: Divulgação)

A Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA) iniciou a convocação dos proprietários de bares e restaurantes localizados na Orla I da cidade para a adequação do saneamento dos estabelecimentos.

O objetivo é que todo o sistema de esgoto seja ligado na nova rede de captação construída pela Compesa, para eliminar possibilidade de despejo de resíduos no Rio São Francisco. Ao longo da última semana, equipes da AMMA notificaram sete estabelecimentos comerciais da localidade para que realizem as adequações sanitárias necessárias. As notificações também alertaram para a necessidade da obtenção do licenciamento ambiental dos empreendimentos.

Como alguns proprietários não foram encontrados, o trabalho de notificação continua. O prazo dado para a regularização dos bares e restaurantes da Orla I junto à AMMA vai até a primeira quinzena de outubro. Caso contrário, os estabelecimentos vão estar sujeitos à multa e a suspensão da atividade.