Governo da Bahia convoca 184 reservistas da Polícia Militar

A edição dessa quinta-feira (22) do Diário Oficial da Bahia traz a convocação de 184 reservistas a Polícia Militar. Eles atuarão em funções de aquartelamento, auxiliar administrativo e telecomunicações da instituição (atendimento no 190). A boa notícia é que há convocados em todas as regiões, inclusiva na Norte, onde Juazeiro está localizada.

A convocação é temporária e remunerada. De acordo com o Governo do Estado, a medida busca melhorar o trabalho da PM nas ruas, com a liberação de outros profissionais que até então estavam dedicados ao trabalho interno.

Confira a seguir os 11 convocados na região Norte:

Covid-19: secretário de Saúde da Bahia afirma que prefeitos do interior não querem testar pacientes

Vilas-Boas já chegou a trocar farpas com Paulo Bomfim, prefeito de Juazeiro durante a pandemia (Foto: Reprodução)

Os prefeitos do interior não querem realizar a testagem de covid-19 para não elevar os dados em pleno período eleitoral. Foi o que afirmou o secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas. Na terça-feira (13) ele concedeu entrevista à TV Bahia e também criticou as aglomerações nos atos políticos.

LEIA TAMBÉM

Secretaria da Saúde da Bahia recomenda proibição de comícios, passeatas e caminhadas durante campanha eleitoral

“No sábado nós enviamos à Justiça Eleitoral uma recomendação para que a Justiça Eleitoral proíba os eventos de caminhada e comícios presenciais. Dezenas de municípios estão se recusando a testar a população, com medo de aparecerem casos e isso ter impacto eleitoral”, afirmou.

Vilas-Boas classificou essa omissão dos gestores como algo “extremamente grave”. Isso porque os “municípios estão querendo colocar para debaixo do tapete” o real cenário da pandemia às vésperas do pleito que elege justamente os prefeitos.

LEIA MAIS

Aulas presenciais na Bahia continuarão suspensas até 25 de outubro

(Foto: G1/Reprodução)

O Diário Oficial desse sábado (10) traz a renovação do decreto que suspende as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas da Bahia. Por determinação do Governo do Estado, os encontros presenciais seguirão proibidos, pelo menos, até 25 de outubro.

O decreto publicado pelo governador Rui Costa (PT) venceria nesta segunda-feira (12). Além das aulas, seguem proibidas eventos com aglomeração superior a 100 pessoas (shows, carreatas entre outras atividades) e a abertura de museus, teatros, zoológicos e afins.

Govenador não é favorável 

As aulas na Bahia estão suspensas, de forma presencial, desde o dia 19 de março. Ao longo dessa semana, Costa já havia sinalizado que não daria sinal verde para os encontros presenciais. “Estamos acompanhando os números para entender como se pode voltar e não temos um diagnóstico muito claro de como tá a doença pra gente saber como voltar para as aulas“, disse.

No boletim de sexta-feira (9) a Bahia registrou 1.412 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.455 curados (+0,5%). “O número de mortes cria uma sensação de que a doença ainda tá forte. Não dá pra tomar decisão burocrática. Precisa reduzir os números ainda“, conclui o governador.

Bahia: confira a lista das cidades onde o transporte intermunicipal já está liberado

O Governo da Bahia liberou o transporte intermunicipal em mais de 300 cidades. A lista atualizada foi divulgada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (16) e inclui localidades onde, há 14 dias não há registro da covid-19, como Irajuba, Iramaia, Mortugaba e Palmas de Monte Alto.

LEIA TAMBÉM

Transporte intermunicipal será liberado em 303 cidades da Bahia

Com a adição das quatro cidades, o transporte intermunicipal está liberado em 307 municípios baianos. A região Sul e Extremo Sul segue impedida, totalizando 110. Veja a seguir a lista completa onde o transporte entre municípios já pode acontecer:

LEIA MAIS

Transporte intermunicipal será liberado em 303 cidades da Bahia

Suspensão segue no Sul, Extremo Sul e Sudoeste (Foto: Camila Souza/GOVBA)

O Governo da Bahia decidiu flexibilizar o transporte intermunicipal em 303 cidades. A lista das cidades liberadas será divulgado no Diário Oficial dessa segunda-feira (14). No entanto, 114 municípios ainda ficarão proibidos de operar o sistema.

A novidade foi informada pelo próprio governador, Rui Costa (PT), durante coletiva de imprensa nessa manhã. A manutenção da suspensão é válida a Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste baiano. “De todas as regiões, o sul é o que tem registro da doença mais expressivo. Vamos aguardar os próximos números. Se houver queda no número de contaminação e de pessoas internadas, podemos progredir na liberação”, disse Costa.

Aulas seguem suspensas

Por outro lado, as aulas presenciais na rede estadual seguirão suspensas. De acordo com o governador, ainda não há previsão de retorno das atividades. O mesmo vale aos eventos com mais de 100 pessoas.

Comunidades de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado (BA) recebem pontos digitais

Sete comunidades rurais, localizadas nos municípios de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, ambos na região norte da Bahia, contam agora com centros digitais, após a instalação de 35 computadores, a partir da parceria entre as associações locais e a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF).

A iniciativa é fruto do Projeto CRC – Centro de Recondicionamento de Computadores, e contou com apoio do Governo do Estado, por meio Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

O presidente da Associação Comunitária Beneficente Brejo Dois Irmãos, Cosme Alves de Sousa, avalia que a instalação dos computadores irá abrir as portas do mundo digital para os moradores da comunidade, principalmente para a juventude: “É muito importante para nós a instalação desses pontos digitais, pois vem nos ajudar, nos incluir digitalmente, pois a nossa comunidade é muito carente, nossos jovens não sabem nem o que é um computador, e agora têm essa oportunidade de tocar, manusear um computador”.

Na comunidade Brejo Dois Irmãos, os computadores foram instalados na escola local, que atende estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, também das localidades Pequi, Carrasco e Capoeira, no município de Pilão Arcado. O próximo passo será viabilizar a realização de cursos de capacitação para manuseio dos equipamentos e acesso à internet.

As comunidades contempladas pelo CRC são acompanhadas pela equipe técnica do Pró-Semiárido no desenvolvimento de atividades produtivas e também ligadas ao campo social. Nesse sentido, o apoio do projeto foi fundamental para intermediar a comunicação entre as associações e a UNIVASF, e atendimentos às exigências para viabilizar a chegada dos computadores.

“Como sabemos, as comunidades rurais sempre ficaram alijadas do direito de ter acesso à informática e à internet, e a gente acredita que esses pontos digitais nas comunidades são muito importantes para proporcionar a inclusão digital da população em geral, e principalmente dos jovens”, ressalta o pedagogo e técnico do Pró-Semiárido, Ângelo Nery. O técnico destaca ainda que o maior acesso a informações irá “ampliar as oportunidades individuais e coletivas dessas famílias”.

Governo da Bahia inaugura mais 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Hospital Regional de Juazeiro

O Governo do Estado da Bahia abriu nesta segunda-feira (24), 20 novos leitos de Terapia Intensiva dedicados ao tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).

Os novos leitos reforçam a assistência aos pacientes que necessitam de tratamento em uma unidade hospitalar.

Os leitos chegam para ampliar as ações desenvolvidas pela equipe do HRJ. Importante destacar que os profissionais estão continuamente atualizando conhecimento com treinamentos específicos de atuação na assistência e no fluxo de entrada e saída do setor exclusivo.

José Antônio Bandeira, diretor médico do hospital, sinaliza que a unidade está empenhada em cumprir as determinações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do governo estadual. “Nós estamos alinhados aos esforços do governador Rui Costa e do secretário Fábio Vilas-Boas em dar suporte para os pacientes acometidos pela Covid-19, que necessitem de atendimento”, destacou.

Agrovale é destino da comitiva do Governo do Estado da Bahia 

(Foto: Ascom/Agrovale)

Referência internacional na produtividade de cana-de-açúcar em área irrigada, a Agrovale, em Juazeiro, foi visitada, nesta quinta-feira (06), pela comitiva técnica do Governo do Estado da Bahia que está no Vale do São Francisco para potencializar o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco baiano.

Considerada a maior produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia, com mais de 5 mil funcionários, a empresa vai integrar o projeto da Fazenda Escola Modelo, no município de Barra.

Chefiada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, a delegação está na região desde a última quarta-feira (05) e é composta pelas secretarias estaduais da Agricultura (Seagri) e do Desenvolvimento Rural (SDR), por membros do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

“A Agrovale é um exemplo de sucesso para o desenvolvimento desta região que tem enorme potencial. Com o Polo Agroindustrial pretendemos trazer no mínimo cinco novas usinas e gerar mais de 21 mil empregos no Vale e Médio São Francisco. E a parceria da Agrovale com a Fazenda Escola Modelo, que é o embrião, o ‘apartamento decorado’ deste grande projeto, vai torná-lo ainda mais viável”, destaca Leão.

A Fazenda Escola Modelo vai desenvolver técnicas agrícolas dentro do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas, no município de Barra, numa área de 140 hectares. Está prevista a implantação de um complexo de agroindústrias, projetos de irrigação de frutas e grãos, além de pecuária. O objetivo é que a escola seja um referencial na formação agrotécnica e agroindustrial. A Agrovale vai implantar um sistema de irrigação por gotejamento em 10 hectares de cana no projeto.

De acordo com o diretor Financeiro e TI da Agrovale, Guilherme Colaço Filho, que recepcionou a comitiva, o Polo Agroindustrial será um novo vetor de crescimento e promete mudanças significativas em vários segmentos produtivos regionais. “Contribuiremos com o desenvolvimento de técnicas agrícolas e a formação de novos quadros profissionais com a implantação de um sistema de irrigação por gotejamento na Fazenda Escola Modelo”, ressaltou.

Com uma área cultivada de 17.700 mil hectares, a Agrovale produziu na última safra (2019), 2,8 milhões de sacos de açúcar com 50 quilos cada, 67 milhões de litros de etanol e gerou 20.000 MW de energia a partir do bagaço da cana.

Governo da Bahia prorrogará suspensão das aulas por mais 15 dias

Aulas estão suspensas por mais 15 dias (Foto: G1/Reprodução)

As aulas na rede estadual da Bahia e os eventos com mais de 50 pessoas seguirão proibidos por mais 15 dias. Através das redes sociais, o governador Rui Costa (PT) informou que renovará a medida, a ser publicada no Diário Oficial dessa sexta-feira (31).

Com isso os eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros ou que resultem na aglomeração de pessoas seguem vetados.

A única exceção são os jogos de futebol do Campeonato Baiano e Copa do Nordeste que estão na fase final – semifinal e final, respectivamente. Costa também revelou que alunos, professores e funcionários das escolas de Jequié serão testados na próxima semana.

Já fizemos a testagem em Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca, e agora chegou a vez de Jequié. O objetivo é obter um diagnóstico da situação dos alunos da rede no que se refere ao coronavírus, tendo acesso a dados como quantos tiveram e quantos estão contaminados, de modo a gerar uma pequena amostra do que está ocorrendo com esses estudantes, bem como com os servidores. Esses e outros dados vão embasar e viabilizar um planejamento mais assertivo de retomada das aulas”, disse o governador.

Bahia confirma 1.780 casos positivos e 42 novos óbitos por covid-19

Mais 1.780 casos positivos de covid-19 foram registrados no boletim desse domingo (26), na Bahia. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesab) também foram confirmados mais 42 óbitos e 2.420 curas clínicas. Em números totais são 148.179 pacientes infectados, 131.209 curados e 3.182 óbitos.

Outros 299.913 casos foram descartados e 79.550 estão em investigação. Na Bahia 14.269 profissionais da saúde já foram diagnosticados com a doença. Salvador segue sendo o principal polo do novo coronavírus no estado, representando mais de 35% dos registros.

O boletim completo pode ser conferido a seguir: Boletim domingo.

Governo da Bahia prorroga toque de recolher em Juazeiro até dia 29 de julho

Toque de recolher foi prorrogado pelo Estado (Foto: Ascom/PMP)

O Governo da Bahia prorrogou o toque de recolher em Juazeiro até dia 29 de julho. A medida foi publicada no Diário Oficial dessa quinta-feira (23), um dia após a proibição da circulação de pessoas à noite ter se encerrada na cidade do Norte do estado.

“Fica determinada a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 18h às 5h, até 29 de julho de 2020, no Município de Juazeiro, em conformidade com as condições estabelecidas no respectivo Decreto Municipal“, diz o Decreto n° 19.851/2020.

O toque de recolher foi anunciado pela primeira vez em 24 de junho (leia aqui), quando o Estado interviu nas ações municipais de enfrentamento à covid-19. Em relação ao comércio, a Prefeitura de Juazeiro não se pronunciou se renovará o decreto municipal.

Sesab não recomenda uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O uso da cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina não é recomendado na Bahia (veja aqui e aqui). O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas através de um vídeo divulgado na quarta-feira (22). A decisão é baseada em estudos os quais não identificaram a eficácia dos remédios no tratamento preventivo da covid-19.

“Não se deve tomar nenhum medicamento cujo estudo científico tenha sido publicado aprovando que é capaz de trazer qualquer tipo de benefício e sobretudo, ser seguro, não causar efeitos adversos […] Essas medicações deverão ser utilizadas apenas em ambiente controlado, dentro de ensaios clínicos”, pontua Vilas-Boas.

Os estudos clínicos foram realizados pelo Comitê Estadual de Emergência em Saúde Pública da Bahia, que ainda recomenda aos gestores o não estabelecimento de protocolos com o uso de medicações. O gasto de recursos públicos para aquisição dos remédios sem eficácia comprovada também é vetado.

Confira a seguir a decisão da Sesab

Pais de alunos reclamam na demora para entrega do Vale Alimentação estadual em Juazeiro

Parcelas estão saindo com atraso, relatam pais (Foto:Elói Corrêa/GOVBA/Divulgação)

Pais de alunos que estudam na rede estadual da Bahia procuraram a redação do Blog Waldiney Passos para denunciar a demora na entrega do Vale Alimentação estudantil. O benefício foi criado em abril desse ano, durante a pandemia do novo coronavírus. Enquanto algumas famílias já receberam a 2ª parcela, há pessoas que acabaram de ser contempladas com a 1ª.

LEIA TAMBÉM

Governo da Bahia sanciona lei que cria Vale Estudantil durante pandemia

“Só recebemos a 1ª parcela do Vale Alimentação Estudantil e não saiu mais. Já faz um mês que saiu a parcela, atrasada, e a segunda até hoje nada. A segunda caiu atrasada também e nem tem previsão da terceira“, conta uma mãe de aluno.

LEIA MAIS

Seca faz Estado decretar Situação de Emergência em Juazeiro

Juazeiro também tem Situação de Emergência reconhecida pelo Estado

O Governo da Bahia reconheceu “Situação de Emergência”, por conta da estiagem prolongada em Juazeiro, região Norte do estado. Através do Decreto n° 19.842/2020, publicado no Diário Oficial desse sábado (18), Rui Costa (PT) homologou um pedido da Prefeitura, do dia 23 de junho.

A “Situação de Emergência” tem validade de 180 dias, com caráter retroativo. Ou seja, passa a contar do mês passado. “Considerando os danos decorrentes da estiagem que está a afetar as atividades econômicas e a atingir a população do Município de Juazeiro […] fica homologado o Decreto Municipal nº 451/2020, de 23 de junho de 2020, do Prefeito Municipal de Juazeiro, que declarou em “Situação de Emergência”, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, todo o território do referido Município”, destaca o Estado.

Cidades da região

Anteriormente o Estado já havia decretado emergência em Remanso, Abaré, Curaçá, Uauá e Casa Nova. Com o reconhecimento dos decretos municipais, as cidades citadas podem receber apoio estadual para amenizar as perdas econômicas no campo.

Casa Nova: Distrito de Bem Bom ganhará pavimentação até BR-235

(Foto: Arquivo)

Cerca de 26 km de asfalto serão colocados da BR-235 até a sede do Distrito de Bem Bom, zona rural de Casa Nova (BA). E os serviços no interior contemplarão também Bem Bom e Pau a Pique. O anúncio foi feito pelo prefeito Wilker Torres (PSB), após conversas com o governador Rui Costa (PT).

A licitação para pavimentação até Bem Bom já está em andamento e tem previsão de acontecer em setembro. Já o serviço interligando Bem Bom a Pau a Pique ficará para 2021, por conta da pandemia do novo coronavírus. Em suas redes sociais o prefeito de Casa Nova celebrou a novidade.

É mais um sonho que se torna realidade, graças à verdadeira união que está mudando Casa Nova. Agradeço ao deputado Tum e ao governador Rui Costa“, escreveu o gestor.a