Mendonça Filho pede cancelamento da federação União Progressista após impasses internos

O deputado federal Mendonça Filho, vice-presidente do União Brasil em Pernambuco, solicitou à direção nacional da legenda o cancelamento da Federação União Progressista, aliança firmada entre União Brasil e Progressistas. O pedido foi encaminhado ao presidente nacional do partido, Antônio Rueda.

A federação partidária, que reúne as duas siglas, ainda depende de validação final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para entrar oficialmente em vigor. Mesmo assim, segundo Mendonça Filho, o projeto já enfrenta dificuldades políticas em vários estados do país.

De acordo com o parlamentar, divergências regionais e conflitos internos colocam em dúvida a viabilidade da aliança antes mesmo de sua formalização. Na avaliação dele, o cenário pode prejudicar a organização partidária e a formação de chapas competitivas para as eleições de 2026.

LEIA MAIS

Miguel Coelho defende convergência da federação PP–UB com João Campos e coloca nome à disposição

O ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho afirmou estar confiante na construção de uma convergência entre a federação formada por PP e União Brasil, a União Progressista, e o projeto político liderado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Segundo ele, esse diálogo vem sendo construído desde 2023 e passa pelo respeito às particularidades regionais e à estratégia nacional da federação. “Tenho certeza. Tenho trabalhado muito nisso desde o início. Essa parceria começou em 2023, quando a gente trouxe o apoio ao prefeito João Campos em 2024, e também recebemos esse apoio em Petrolina”, afirmou no Baile Municipal do Recife, no Classic Hall, na madrugada deste domingo (8).

LEIA MAIS

Carcará: contra tudo e contra todos

O vergonhoso Campeonato Pernambucano será decidido nesta quarta-feira. (Foto: Internet)

Nesta quarta-feira (28), Sport e Salgueiro fazem uma final histórica pelo polêmico Campeonato Pernambucano 2017, 52 dias após o primeiro jogo da decisão. Isso mesmo! A Federação Pernambucana de Futebol parece ter conseguido o que tanto deixou transparecer em suas decisões arbitrárias: O Salgueiro está em uma má fase futebolística.

O Leão virou Gatinho (Foto: Internet)

E o Sport? Time covarde. Após não ter futebol suficiente para vencer o líder da competição no primeiro jogo da final, apelou para o extracampo. Foi à justiça (que deixou a desejar em sua argumentação) requerer a proibição da tradicional buzina no estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro, sob o argumento de que o instrumento sonoro interfere “o bom convívio nas arquibancadas de futebol” e que esses objetos “possuem um formato intimidador e capacidade sonora elevada, proporcionando um ambiente de insegurança e interferindo no resultado da partida”.

Que medo é esse que tomou de conta do maior campeão do estado? Reclamar da zoada de uma buzina? Será que o “Cazá, Cazá, Cazá” da torcida do Sport faz menos barulho do que uma simples buzina? São questionamentos que o time de Recife não deve ter levado em consideração na ânsia de prejudicar o Salgueiro mais um pouquinho.

(Foto: Internet)

Há 52 dias, o Carcará do Sertão, líder do campeonato com folga, foi até Recife conseguir um empate com o então gigante do estado, que se apequenou diante de um imponente Salgueiro. Naquele momento não havia dúvidas de que o time do interior seria o campeão da competição.

Já havia derrubado o Santa Cruz com segurança na semifinal. 2 a 0 em casa, após perder de 1 a 0 em Recife. Antes disso, no Hexagonal do Título: 6 jogos contra o trio de ferro e apenas uma derrota para o Santa Cruz, 23 pontos, segundo melhor ataque e melhor defesa da competição. Líder isolado! Era questão de tempo até o primeiro título do estadual vir para o interior.

Até que a Federação decidiu dar uma forcinha à menina mimada da capital. Marcou o jogo de volta da final para o dia 18 de junho. Mais de um mês após o primeiro jogo. O objetivo era bem claro: frear o excelente momento do Salgueiro contra o Leão. Não satisfeita, adiou o jogo para o dia 28 de junho, exatamente 52 dias após a primeira partida. Um escândalo e uma mancha para o decadente Campeonato pernambucano.

E conseguiu! Antes líder isolado, destruidor de times que se dizem grandes no estado, agora o Carcará amarga a lanterna do grupo A do Campeonato Brasileiro Série C. Apenas uma vitória em 7 jogos. O Sport não melhorou lá essas coisas, mas vai pegar um adversário que não passa por um bom momento. Objetivo alcançado da Federação Pernambucana.

(Foto: Montagem)

Os próprios torcedores do Sport estão envergonhados com a situação constrangedora que o clube e a Federação criaram. Pedem para entregar a taça ao verdadeiro campeão do Pernambucano de 2017, que é o Salgueiro, antes mesmo do segundo jogo da decisão.

Agora o time do interior vai à luta, contra tudo e contra todos em busca do inédito título. O interior do estado está todo contigo Carcará. O jogo decisivo acontece às 21h45 desta quarta-feira (28) no Estádio Cornélio de Barros.