Comissão permite duas faltas ao trabalho por ano para funcionário tratar de assunto particular

Deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE)

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite ao trabalhador faltar uma vez por ano, sem prejuízo do salário, para tratar de interesse particular e, outra vez, para participar de atividade escolar de dependente matriculado no ensino fundamental ou médio.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), ao Projeto de Lei 483/11, do Senado. Conforme o substitutivo, o empregado, se assim preferir, poderá usar as duas faltas só para tratar de assuntos particulares ou apenas para participar de compromissos escolares. “Cabe ao trabalhador decidir como melhor alocar os seus afastamentos justificados”, afirmou Mitidieri. “Alteramos o projeto para dar maior liberdade ao trabalhador no gerenciamento do seu afastamento”, complementou.

Além disso, o texto aprovado estabelece que a participação na atividade escolar deverá ser requerida pelo empregado com, pelo menos, 15 dias de antecedência. Na proposta original, do senador Paulo Paim (PT-RS), o pedido deveria ser feito com, no mínimo, 30 dias de antecedência. “No caso dos eventos escolares, muitas vezes o pai ou a mãe da criança recebe a comunicação do evento menos de um mês antes”, argumentou o relator.

O projeto acrescenta dispositivos à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43).

Tramitação

Já aprovada em 2011 pela então Comissão de Educação e Cultura, a matéria segue para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Manutenção emergencial afeta abastecimento de água em 70% da cidade de Petrolina

A Compesa nos enviou uma nota informando que precisou realizar na tarde de ontem (26) uma manutenção em caráter emergencial na Estação Elevatória Centro, unidade que integra o sistema de abastecimento de água de Petrolina. Para executar os serviços, foi preciso suspender o fornecimento de água para 42 bairros da cidade o que corresponde a 70% da área urbana de Petrolina.

Segundo informam, a previsão para finalizar a intervenção é nesta quinta-feira(27), às 18h, quando o abastecimento será retomado para as áreas afetadas, de forma gradativa.

Bairros que estão com o abastecimento de água suspenso em Petrolina:

Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo, Vila Eduardo, Vila dos Ingás, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Vitivinícola, Alto Cheiroso, São José, Henrique Leite, Novo Horizonte, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio Portal das Águas, Vila das Imbiras, Vila Mocó, Gercino Coelho, KM 2, Loteamento Arco-íris, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Pedra Linda, Vale Dourado, Vila Esperança e Condomínio Mais Viver.

Moradora de Rajada reclama da constante falta d’água no distrito

(Foto: Leitora)

A moradora do distrito de Rajada, localizado em Petrolina (PE), Edna Creuza Rodrigues, entrou em contato com o blog Waldiney Passos para mostrar a sua insatisfação com os serviço da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Segundo a leitora, a água não está chegando nas residências do local há mais de 15 dias e quando chega, além da pouca pressão, logo acaba, principalmente na rua Franco Clemente, que fica em frente a Escola José Cícero.

“Em minha residência não está tendo água nem para fazer café, quanto mais o resto e isso já faz uns 15 dias. Ultimamente a água que está saindo não chega a minha rua. E quando chega passa dez minutos já tem parado de sair água e o balde nem meio de água está”, disse Edna.

A leitora reclamou ainda da falta de assistência da classe política que não ajuda a resolver os problemas da localidade. “Cadê os representantes do povo que não enxergam nada disso? Quando é nas eleições todo mundo ama Rajada, todo mundo vem aqui, mas nas horas de necessidade não tem um”, afirmou.

Um vídeo foi enviado pela leitora para mostrar como a água chega a sua residência, com pouca pressão. O blog entrou em contato com a Compesa e aguarda resposta sobre a situação.

Confira o vídeo

Compesa realiza manutenção e bairro Monsenhor Bernadino ficará sem água

(Foto: Arquivo)

A Compesa realizará um serviço emergencial nesta quarta-feira (12) em uma rede de água que fica em frente ao Residencial Monsenhor Bernadino e, em função da manutenção, o bairro ficará sem água. Vivendas I e II também terão o abastecimento de água interrompido.

A previsão para o término do serviço é até ás 17h. Após a finalização desse serviço, o abastecimento será restabelecido para essas  áreas, de forma gradativa.

Juazeiro: SAAE comunica falta de água na Vila Tiradentes

(Foto: Ilustração/Internet)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) informou que na próxima quarta feira (12) uma equipe estará fazendo a lavagem do reservatório na Vila Tiradentes, em Juazeiro (BA), e por isso faltará água no bairro das 8h às 14 horas.

Segundo o SAAE, o serviço atende solicitação da comunidade e, tão logo seja concluído o abastecimento voltará à normalidade.

Falta de energia no bairro Piranga deixa 60 bairros sem água em Juazeiro

(Foto: Ilustração/Internet)

Desde as primeiras horas dessa segunda feira (03) cerca de 60 bairros de Juazeiro estão sem água. A interrupção no fornecimento foi provocada pela falta de energia no Bairro Piranga, onde está localizada a subestação do Serviço de Água e Saneamento Ambiental que abastece toda aquela área.

Segundo o engenheiro do SAAE, José Oliveira, a falta de energia começou um pouco depois das 3h impossibilitando o funcionamento das bombas. A equipe se deslocou para o local, mas nada pôde fazer, pois depende da Coelba.

Até o momento, a energia está funcionando apenas com uma fase e todo o sistema está paralisado.  A Coelba já foi contatada e a equipe do SAAE aguarda o restabelecimento da energia para colocar as bombas em funcionamento.

Juazeiro: bairros ficam sem água nesta terça-feira

(Foto: Ilustração/Internet)

Para trocar o rolamento de uma bomba na subestação de Piranga, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) terá que desligar o sistema nessa terça-feira (28) das 8h às 10h.

A interrupção no fornecimento de água vai afetar os bairros Castelo Branco,  Alto da Aliança, Tancredo Neves, Jardim São Paulo e Dom Thomaz. Estas medidas fazem parte do trabalho de melhoria no abastecimento de água em toda a cidade.

Falta de efetivo facilitou a fuga em Santa Cruz do Capibaribe, segundo sindicato

(Foto: Internet/Ilustração)

A rebelião ocorrida na madrugada deste sábado (21) no presídio de Santa Cruz do Capibaribe teria sido motivada pela apreensão de drogas feitas no local na semana passada, segundo o presidente Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE) João Carvalho. O ocorrido terminou ainda pela manhã, com um morto, 13 feridos e três fugitivos.

A fuga foi realizada por três presos que tinham permissão para trabalhar no setor de limpeza do presídio. “Eles tinham acesso a pavilhões e setores, mas o que contribuiu para a fuga foi a situação de superlotação e a falta efetivo tanto na parte interna quanto externa”, descreveu o presidente do Sindasp-PE. O tumulto começou no pavilhão A.

LEIA MAIS

Vereador Zenildo reclama de falta de água no distrito de Rajada, em Petrolina

Durante discurso na tribuna da Casa Plínio Amorim, o vereador Zenildo do Alto do Cocar (PSB) fez uma reclamação sobre a falta de água no distrito de Rajada, em Petrolina (PE). De acordo com o parlamentar, existem famílias que chegam a ficar mais de cinco dias sem água. Zenildo aproveitou para pedir que o governo estadual tome alguma providência.

“Quero registrar a grande falta de água em Rajada e quero pedir encarecidamente ao nosso governador Paulo Câmara que possa reforçar a adutora que leva água para Rajada. As pessoas estão ficando mais de cinco dias sem água em suas casas”.

O parlamentar chamou a atenção do diretor da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), João Rafael, para a situação e disse que espera grandes obras em Petrolina a partir de 2017. Zenildo afirmou que vai cobrar novas obras do futuro prefeito da cidade, Miguel Coelho (PSB).

“Quero chamar a atenção do diretor da Compesa, João Rafael, para que ele possa fazer projetos que resolvam essa situação, pois agora a cidade de Petrolina conta com deputados federais, ministro, senador e um prefeito alinhado com o Governo Federal. Esses investimentos são necessários para que Petrolina possa voltar a crescer. E nós vamos cobrar aqui do futuro prefeito para que grandes obras sejam feitas”.

Câmara de Vereadores suspende sessão que apreciaria projeto sobre dupla função dos motoristas de ônibus em Petrolina por falta de quórum e revolta presentes

O presidente da Casa explicou que não havia quórum suficiente e que todos os presentes presenciaram o fato. (Foto: blog Waldiney Passos)

A sessão desta terça-feira (13), que tinha na pauta a votação do projeto sobre a dupla função do motorista dos ônibus de Petrolina (PE), foi encerrada por falta de quórum. Somente cinco vereadores compareceram à sessão. É necessário o mínimo de sete vereadores para dar início aos trabalhos na Casa.

O fato que mais chamou a atenção foi um documento, que pode ser visto ao final da matéria, recebido pelo presidente da Câmara, Osório Siqueira (PSB), do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf) que pedia o adiamento da sessão para melhor apreciação da matéria. Coincidência ou não, o fato é que não houve sessão.

A decisão revoltou os presentes que estavam na Casa. Eles disseram que se o projeto não fosse votado, as homenagens e entregas de títulos marcadas para depois da sessão também não iriam acontecer. Os populares fecharam o local por onde os homenageados entrariam.

O líder comunitário do bairro São Gonçalo, Cícero Romão de Souza, afirmou que havia o total de oito vereadores na Casa e que o presidente da Câmara adiou a votação por causa da carta enviada pela Setranvasf. Romão disse ainda que a atitude presenciada na sessão era um desrespeito com o povo. O presidente da Casa explicou que não havia quórum suficiente e que todos os presentes presenciaram o fato.

“Eu acho que é uma falta de respeito com o povo, pois já houve o parecer do jurídico e o presidente da Casa afirmou que colocaria o projeto na pauta de hoje. Infelizmente, ele disse que não havia quórum, mas havia sim. Tinham oito vereadores esperando para começar a sessão. A verdade é que Osório recebeu uma carta agora de manhã da Setranvasf para não votar o projeto hoje e ganhar tempo, e de repente ele encerrou a sessão. Quinta-feira eu tenho certeza que o projeto não vai entrar na pauta e quem vai ficar no prejuízo é o povo. Osório está aqui é para defender o povo e não as empresas de ônibus, ou não é? Isso foi uma manobra dele para que o projeto não fosse votado hoje”, afirmou.

Cícero Romão lembrou ainda da suspensão do benefício da gratuidade nas passagens de ônibus para os idosos e para os portadores de necessidades especiais em Petrolina.

“Sobre o cancelamento do cartão dos idosos e dos deficientes, o prefeito Júlio Lossio passou oito anos na prefeitura e não levantou uma baia para proteger o idoso e os deficientes. Agora esses estão abandonados sem cartão para usar o transporte. Nós estivemos com o prefeito e ele afirmou que o assunto estava resolvido, resolveram? Não! Quem sofre não é ele, é o povo. Eu já vi cadeirante chorando em ponto de ônibus, que se quer tem cobertura. O pessoal da APAE ganha meio salário mínimo e não tem dinheiro para bancar passagens de ônibus todo dia. E agora, como a gente fica?”.

(Foto: blog Waldiney Passos)

O vereador Geraldo Acerola (PT), autor do projeto que estava em pauta, também comentou a atuação do presidente ao encerrar a sessão. Segundo ele, deveria haver uma maior tolerância, já que, além da importância do projeto, em outras ocasiões as sessões chegaram a atrasar até dez minutos.

“Eu reconheço que eu me atrasei, mesmo sendo dois minutos. É claro que algumas sessões as vezes começa com cinco ou seis vereadores e vai chegando os demais. E, pela importância do projeto, poderia ter existido um pouco mais de tolerância por parte do presidente. Ele prometeu que na próxima quinta-feira o projeto voltará para pauta e será votado”.

Vereadores de Cabrobó afirmam que alunos da zona rural estão sendo prejudicados por falta de transportes escolares

(Foto: blog Didi Galvão)

(Foto: blog Didi Galvão)

A sessão da Câmara de Vereadores de Cabrobó (PE) desta terça-feira (22) não conseguiu deliberar matérias por falta de quórum, mas, ainda assim, os vereadores Marcos de Neuma e Barná Russo subiram à tribuna para denunciar a falta de transportes escolares para os alunos que residem na zona rural do município.

O vereador Marcos fez um apelo ao prefeito Auricélio Torres (PSB), pedindo a volta do prefeito para a cidade que, segundo o parlamentar, está totalmente abandonada.

LEIA MAIS

Segundo dia do SSA 3 da UPE tem 9,55% de abstenção

Hoje foi feito o último dia de prova da UPE/ Foto: internet

Hoje foi feito o último dia de prova da UPE/ Foto: internet

O segundo e último dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 3), da Universidade de Pernambuco (UPE), teve 9,55% de abstenção, segundo a instituição. As provas desta segunda-feira (14) foram de biologia, física, química, história, geografia e sociologia.

Segundo a UPE, no segundo dia não houve eliminação por porte de celular. Os testes foram aplicados em 21 prédios distribuídos no Recife, Garanhuns, Serra Talhada, Salgueiro, Petrolina, Palmares, Caruaru, Nazaré da Mata e Arcoverde. No primeiro dia, último domingo (13), o percentual de faltosos na instituição foi de 9,12%.

Pernambuco pode ficar sem gasolina a partir desta segunda-feira

gasolina

Os trabalhadores são contra a privatização da BR distribuidora. (Foto: Ilustração)

O abastecimento de combustível no Estado de Pernambuco está comprometido devido a greve dos trabalhadores da BR distribuidora. No Terminal de Suape (Teape), onde se localizam pontos de abastecimento da BR, Shell, Ipiranga, Esso e Texaco, cerca de 80 trabalhadores pretendem suspender 70% das operações a partir das 0h de segunda-feira (15).

Os trabalhadores são contra a privatização da BR distribuidora, que foi anunciada pela Petrobras dentro do seu plano de desinvestimento. O movimento acontece em vários estados e não tem data para acabar.

LEIA MAIS

Moradores em povoados de Petrolina estão sem água há três meses

torneira pingando agua

Moradores estão há três meses sem água. (Foto: Ilustração)

Os moradores das comunidades de Terra nova e Serrinha em Petrolina (PE) estão há aproximadamente três meses  sem abastecimento de água. A reclamação principal é o serviço doméstico que se acumula devido à falta de água. As comunidades têm recebido águas através de compras de água de carros-pipa.

A agricultora Márcia Patrícia Maria da Silva chama a atenção do poder público. “A gente quer água na torneira e agora a gente tem que comprar água em carro-pipa e está vindo muito caro”.

LEIA MAIS
1234