Petrolina: Mais de 600 atletas participarão do Triathlon Mãe Malvada no domingo

Adrenalina e emoção irão marcar a V edição do ‘Triathlon Mãe Malvada’ neste domingo (30). A prova faz parte de uma etapa do Campeonato Pernambucano e engloba três modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida, que exige estratégia, resistência física e mental dos atletas.

A largada será às 6h, na cidade de Juazeiro, na Bahia, com natação e depois segue com ciclismo. Em seguida, os competidores seguem de bicicleta pela ponte Presidente Dutra, onde encerrará a prova com a corrida na Orla de Petrolina.

LEIA MAIS

Justino Pedro é convocado para Mundial de Atlestismo em Budapeste

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) recebeu, na segunda-feira (24), o anúncio da convocação do maratonista Justino Pedro para representar o Brasil no Mundial de Atletismo, que acontecerá de 19 a 27 de agosto, em Budapeste, na Hungria. A convocação foi oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Essa é a segunda convocação de Justino para representar o Brasil em uma competição internacional. Em março, ele disputou a maratona do Campeonato Pan-Americano, na Venezuela, onde foi campeão com o tempo de 2h16m15s, estabelecendo o novo recorde da prova.

LEIA MAIS

Miguel Coelho lamenta falecimento do desportista Demarzinho

Hoje, 01/07, Petrolina perdeu um grande cidadão. E o esporte sertanejo, um grande amigo. Valdemar Cavalcanti, o Demarzinho, nos deixou. Ele foi um desportista apaixonado, criou a Copa do Interior de Petrolina e sempre esteve envolvido em competições importantes, bem como, em projetos que incentivassem o esporte.

Quando ainda era prefeito de Petrolina, tive a oportunidade de resgatar a Copa do Interior e Demarzinho foi o patrono dessa importante competição. Ele esteve envolvido com sua paixão, o futebol amador, até seus últimos momentos, e merece todas as homenagens.

O legado de Valdemar Cavalcanti para o desporto local é incalculável e insubstituível. Lamentamos profundamente essa perda e expresso minha solidariedade a todos os familiares e amigos do nosso querido Demarzinho.

Miguel Coelho, ex-prefeito de Petrolina

Saiba como a nova Lei Geral do Esporte atua no combate à discriminação

Os últimos episódios de discriminação racial no futebol chamam a atenção para o debate sobre mudanças na legislação para combater esse tipo de crime. A nova Lei Geral do Esporte, que unifica a legislação esportiva brasileira, foi publicada na última quinta-feira (15), no Diário Oficial da União, após a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com vetos.

Entre os trechos retirados está a criação da Autoridade Nacional para Prevenção e Combate à Violência e à Discriminação no Esporte (Anesporte). A instituição proposta seria responsável por elaborar políticas de combate à violência, invasões e às diversas formas de discriminação nas arenas esportivas.

Entre as punições que poderiam ser imediatamente aplicadas pela própria Anesporte estava o impedimento imediato dos suspeitos de envolvimento nesses crimes de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até cinco anos.

Segundo declarações da ministra dos Esportes, Ana Moser, o veto aconteceu por questões legais, já que a lei teve início com um projeto de iniciativa da Comissão Diretora do Senado Federal e a criação de órgão do Poder Executivo deve partir de uma proposta do governo federal.

A senadora Leila Barros (PDT-DF), que é ex-atleta e participou ativamente dos debates sobre a nova legislação, considerou que os vetos são parte do processo legislativo, já que as regras de tramitação não permitem ao governo federal emendas ao texto aprovado. “Em razão disso, houve a necessidade de manter a Lei Pelé em vigor, para evitar vácuos na legislação esportiva”, explicou Leila.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também manifestou, por meio de nota, que considera um avanço o maior rigor e aumento das penas trazidas na nova lei, em relação aos atos de discriminação em espaços esportivos.

“Esse tema é de extrema importância e a CBF já havia se antecipado e revisado o Regulamento Geral de Competições para impor penalidades mais severas.”  Mesmo sem a Anesporte, a nova legislação traz pontos importantes para atuação das autoridades esportivas em relação aos crimes de discriminação. No Artigo 201, que estabelece pena de reclusão de um a dois anos, e multa para torcedores envolvidos em brigas de torcida. O sétimo parágrafo do artigo duplica a pena para casos em que as brigas envolvam racismo, ou infrações cometidas contra mulheres.

Sistema nacional
A LGE também prevê a criação do Sistema Nacional do Esporte (Sinesp), que unifica as instituições desportivas, por meio de um Plano Nacional do Esporte. A previsão é de que o plano seja elaborado com diversidade e participação social de municípios, estados e Distrito Federal é outro aspecto organizativo, que prevê mecanismos para “erradicar ou reduzir as manifestações antiesportivas”.

Dentro das atribuições previstas para as entidades participantes do novo Sinesp, descritas no Artigo 11, estão a adoção de medidas de combate à violência, corrupção, racismo, xenofobia, homofobia, sexismo e qualquer outra forma de discriminação, uso de substâncias ilegais e métodos tipificáveis como dopagem.

Até a regulamentação da lei, na forma de uma instituição executora, os entes do Sinesp devem enfrentar as mesmas limitações atuais para fiscalizar e executar as penalidades que já existiam em leis anteriores à nova legislação, como é o caso do Artigo 158, que trata do acesso e de permanência do espectador no recinto esportivo.

Portar cartazes, bandeiras, símbolos, mensagens ofensivas, ou entoar cânticos preconceituosos seriam motivos suficientes para que torcedores fossem barrados na entrada das arenas, ou, até mesmo, retirados dos locais. Como não há uma entidade responsável para atuar nos espaços esportivos, crimes dessa natureza precisam aguardar os trâmites judiciais e, muitas vezes, quem os comete permanece frequentando as arenas esportivas.

Segundo Lelia Barros, o presidente Lula assinou um despacho para que o Ministério do Esporte encontre, em até 90 dias, a solução legislativa para preencher as lacunas criadas pelos vetos. “Estarei juntamente com o Ministério do Esporte trabalhando nas respostas para garantir uma legislação esportiva justa, igualitária e eficiente” afirma a senadora.

Agência Brasil

APA Petrolina inicia a segunda edição do projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) recebeu a autorização do Ministério do Esporte para executar a segunda edição do projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. O programa, financiado com recursos obtidos através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), tem como objetivo preparar e capacitar atletas e paratletas para competições esportivas de alto rendimento.

“Estamos entusiasmados em iniciar a segunda edição do projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. Desde o seu lançamento em 2021, temos testemunhado o impacto positivo que o projeto proporcionou no desenvolvimento das atividades do clube. Com a continuação do projeto, temos a oportunidade de fortalecer ainda mais nosso trabalho e oferecer experiências enriquecedoras para nossos atletas”, destacou o diretor executivo da APA, Natanael Barros.

LEIA MAIS

Campeonato Regional de Futebol de Cegos foi sucesso de público em Petrolina

Valorizar e incentivar a prática esportiva no município, é um dos objetivos da Prefeitura de Petrolina, que tem apoiado uma série de eventos na cidade, a exemplo do Campeonato Regional de Futebol de Cegos, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Com sucesso de público e chuva de gols, a competição foi realizada durante uma semana, no ginásio Osvaldo do Flamengo e reuniu 12 equipes da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Este ano, quem conquistou o título foi a Associação Paraibana de Cegos (Apace).  O time de João Pessoa enfrentou a Associação Paraibana dos Deficientes Visuais (Apadevi) de Campina Grande, e repetiu o desfecho da decisão do ano passado, derrotando o adversário nos pênaltis, por 1×0. Quem conquistou o bronze foi a Escola de Cegos do Maranhão (Escema) ao bater a Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul) também nos pênaltis, por 2×1.

LEIA MAIS

Ayrton Senna é declarado Patrono do Esporte Brasileiro

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna da Silva foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro através da Lei 14.559/2023, sancionada pelo vice-presidente e presidente em exercício, Geraldo Alckmin. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial da União.

A homenagem é fruto do PL 2.793/2019, proposto pelo deputado Filipe Barros (PL-PR). Para justificar a concessão do título ao piloto, o parlamentar destacou a atuação esportiva de Senna e sua representatividade para o esporte brasileiro.

LEIA MAIS

Evento Melhores do Esporte, a “noite do Oscar baiano”, acontecerá nesta segunda-feira, 24

Reunir e premiar, no mesmo ambiente, os melhores e os destaques da Bahia no calendário esportivo de 2022 nas mais diferentes modalidades esportivas. É com este propósito que a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte, promove, na noite desta segunda-feira, 24, a cerimônia Melhores do Esporte, a partir das 18h, no auditório do da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus Cabula.

Em sua décima edição, o Melhores do Esporte irá premiar, ainda, equipe de arbitragem, técnicos e profissionais da imprensa esportiva local. Também estão na lista, instituições comunitárias e atletas estudantis que conquistaram medalhas na etapa nacional dos Jogos Escolares, da Juventude, Paralímpicos, treinadores e árbitros.

Parte dos homenageados – categoria “melhores” – é indicada pelos dirigentes das federações estaduais que acompanharam, de perto, as performances dos seus atletas ao longo das mais variadas competições locais, nacionais e internacionais.

Já a indicação dos nomes da categoria “destaque”, ponto alto da festa, é feita pela Sudesb, em reconhecimento ao talento e desempenho de cada atleta, árbitro e trabalho de instituições,  profissionais de imprensa e gestores esportivos.

“Os Melhores do Esporte’ é uma forma de homenagearmos aqueles que fazem o esporte acontecer no estado, bem como uma maneira de incentivá-los a continuar lutando por mais e mais conquistas para a Bahia “, disse o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.

Ascom Sudesb

Interdistrital: primeiro jogo da grande final acontece neste final de semana em Juazeiro

A ansiedade tem tomado conta dos distritos de Maniçoba e Itamotinga, em Juazeiro. Isso porque, no próximo domingo (12) acontecerá o primeiro jogo da grande final do Campeonato Interdistrital, a partir das 15h30 em Maniçoba. Já o embate de volta, que consagrará o campeão, será no dia 19 de fevereiro, às 15h30, em Itamotinga.

O Itamotinga luta pelo 8º título e é o campeão da última edição do torneio, que aconteceu em 2019, antes da pandemia. O time de Maniçoba foi o vice-campeão no mesmo ano e está em busca do seu quarto título.

LEIA MAIS

Em 2022 Petrolina foi destaque no cenário esportivo com realização e apoio a mais de 40 eventos

O esporte tem recebido grande atenção da Prefeitura de Petrolina, por meio da entrega de grandes obras, além da realização e apoio de várias ações deste segmento na sede e interior. Segundo balanço da Secretaria Executiva de Esportes, mais de 40 eventos foram realizados este ano, beneficiando mais de 20 mil atletas. Destaque para a 1ª edição da Copa de Futsal Feminino, que reuniu no ginásio Poliesportivo do SESI cerca de 300 jogadoras, distribuídas em 12 equipes.

A Prefeitura destinou mais de R$50 mil em recursos próprios ao Campeonato de Futebol Amador, após oito anos sem ser realizado no município. O evento foi realizado no Estádio Paulo de Souza Coelho e envolveu a participação de 10 clubes filiados à Federação Pernambucana de Futebol.

Durante nove meses, Petrolina também foi palco do programa Segundo Tempo Paradesporto, em parceria com o Governo Federal. Com modalidades individuais e coletivas, como atletismo, vôlei, futebol, além de atividades complementares de dança e musicalização, a ação foi promovida no Parque Josepha Coelho, onde foram investidos R$ 154 mil.

LEIA MAIS

Escola do interior de Juazeiro é vencedora na final interterritorial dos Jogos Escolares da Bahia

Nesta sexta-feira (22), a Escola Municipal Profª Edualdina Damásio venceu a etapa interterritorial dos Jogos Escolares da Bahia 2022, na categoria Futsal Mirim Feminino. O time da escola do povoado de Campo dos Cavalos, no Salitre, venceu com um placar de 4 a 2 contra a equipe do Colégio Clariezer Vicente dos Anjos, da cidade de Miguel Calmon.

Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), dezenas de estudantes da rede pública, municipal e estadual, bem como da rede privada, foram às finais, que aconteceram na cidade de Senhor do Bonfim. Representantes da Seduc estiveram na entrega de medalhas, que foi repleta de emoção.

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, parabenizou os estudantes pelas conquistas. “Com um esporte forte, nós teremos estudantes fortes em vários aspectos da vida“, concluiu.

LEIA MAIS

Juazeirense joga neste sábado pela Série D do Campeonato Brasileiro

O Juzeirense volta a campo neste sábado (25), às 18h, para mais uma rodada pela Série D do Campeonato Brasileiro. Dessa vez, o Cancão de Fogo vai enfrentar a Jacuipense.

A partida é válida pela décima primeira rodada do grupo 4 na competição. A vitória para a equipe de Juazeiro é importante para o clube continuar vivo na disputa de uma das quatro vagas que classifica para a próxima fase da competição.

Com treze pontos conquistados em dez jogos, o Juazeirense luta para permanecer no G4. Para isso, precisa somente vencer. O Santa Cruz vem logo atrás com doze pontos.

Juazeiro empata e continua na parte cima da tabela da Série B do Campeonato Baiano

O Tricolor das Carrancas conseguiu arrancar um empate durante a sétima rodada da Série B do Campeonato Baiano 2022. O Juazeiro enfrentou o Fluminense de Feira nesse domingo (19). A partida terminou 1 a 1.

Com o resultado, o Juazeiro continua na vice-liderança da competição e invicto, com 15 pontos conquistados. A equipe volta a campo no próximo domingo (26), quando recebe o líder da competição, a Jacobinense.

Fisiculturista petrolinense se prepara para competição regional e nacional

Elias já ganhou diversos títulos de fisiculturismo.

O atleta petrolinense de fisiculturismo Elias Giovanny, de 24 anos, está se preparando para mais uma disputa da categoria que vai acontecer em Salvador (BA). Ele vai para o campeonato, que acontece no início de junho, representando todo o Vale do São Francisco.

Após iniciar sua carreira em 2017, o atleta ganhou vários títulos em competições regionais em Recife e Salvador, por exemplo. O título mais recente veio em uma competição que aconteceu em Vitória da Conquista (BA).

Segundo o atleta, que garante ter a mente mais centrada atualmente, contrapondo a ansiedade que aparecia em outras disputas, a preparação segue para a disputa do campeonato nacional que acontece em setembro deste ano.

Fisiculturismo

Fisiculturismo ou culturismo é o uso progressivo de exercícios de treinamento resistido para controlar e desenvolver a musculatura de uma pessoa para fins estéticos. Um indivíduo que se envolve nessa atividade é chamado de fisiculturista ou culturista.

Pernambucano Sub-20: Petrolina e 1º de Maio já têm grupos definidos

No próximo dia 28 será dada a largada no Campeonato Pernambucano Sub-20. E nessa quarta-feira (11), a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou os detalhes da competição, que irá contar com 18 equipes divididas em dois grupos.

A Ferinha Sertaneja, como é conhecida a equipe do Petrolina, está no grupo A, mesmo grupo de duas grandes equipes, que inclusive fizeram a final do Campeonato Pernambucano Profissional neste ano: Náutico e Retrô.

LEIA MAIS