Após recesso escolar, estudantes de Petrolina voltam às aulas

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Petrolina retornaram às aulas, nesta terça-feira (12), após o fim do período de recesso escolar. Mais de 55 mil alunos, distribuídos nas 216 unidades escolares, retornaram para o segundo semestre letivo.

Na Escola de Tempo Integral Miguel Arraes de Alencar, localizada no bairro Henrique Leite, os estudantes foram recepcionados com muita descontração por toda a equipe escolar. Na parte pedagógica, foram desenvolvidas atividades de acolhida e motivação.

O aluno do 5º ano da Escola de Tempo Integral Miguel Arraes, Daniel Sabóia, disse que estava com saudades dos colegas e professores e revelou a expectativa de se esforçar muito mais para aprender, sem se preocupar com as notas no final do ano.

LEIA MAIS

Univasf divulga resultado parcial de avaliação socioenômica para matriculados na lista de espera do Sisu

Foto: Ascom

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), divulgou na segunda-feira (11), o resultado parcial da avaliação socioeconômica dos candidatos que fizeram a matrícula no 1º remanejamento do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2022.

Os candidatos que obtiveram o indeferimento da avaliação podem entrar com recurso nos dias 12 e 13 de julho, por meio do sistema Sase, em “Sase Socioeconômico”, na aba “Recursos”, apenas para os candidatos dos Grupos L1, L2, L9 e L10. Segundo a Univasf, o resultado final será divulgado no próximo dia 18 de julho.

Paulo Câmara anuncia pacote de benefícios para a educação

FOTO: Arquivo

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta segunda-feira (27.06), sete leis que beneficiam profissionais e estudantes pernambucanos. Entre os contemplados estão o Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor – que proporciona um intercâmbio de seis semanas para professores de inglês e espanhol – e o Valoriza Educação, que destina incentivos financeiros, no valor de R$ 350 milhões, aos profissionais em efetivo exercício na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

A previsão é a verba referente ao Valoriza Educação beneficie cerca de 30 mil professores da rede pública estadual. O pagamento deve ocorrer até o final do terceiro trimestre do atual exercício financeiro. Outra lei sancionada pelo governador institui o Bônus de Desempenho Educacional (BDE), que corresponde a uma premiação por resultados com base no desempenho no processo educacional, destinada aos servidores lotados e em exercício nas Gerências Regionais de Educação, unidades escolares da rede pública estadual e na sede da Secretaria de Educação e Esportes. A expectativa é de que esse benefício seja pago a mais de 33 mil servidores da rede estadual.

“Esse conjunto de ações que sancionamos é mais uma iniciativa de valorização dos profissionais e dos nossos estudantes. São leis importantes e necessárias neste processo de retomada, que vão gerar impactos diretos nas vidas dos jovens e dos seus professores”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Inscrições para o Sisu começam nesta terça

Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos às vagas que serão oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior deverão ficar atentos porque o prazo é curto, e terminará no dia 1º de julho.

A consulta para as vagas neste segundo processo seletivo teve início no dia 15, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessá-lo, clique aqui.

LEIA MAIS

EJA EaD: matrículas para o programa continuam abertas em Juazeiro

Segue aberto até o dia 30, o período de matrículas para o programa Educação Jovens e Adultos no formato à distância, a ‘EJA EaD’, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). A iniciativa visa promover a  democratização do ensino e a inclusão digital dos estudantes.

As matrículas são gratuitas e voltadas para jovens a partir dos 15 anos que não tenham concluído ainda o ensino fundamental. A modalidade EJA EaD disponibiliza vagas nas Etapas IV e V, que correspondem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Além da sede do município, os pontos de matrícula também foram disponibilizados em outras localidades no interior de Juazeiro, com o objetivo de estender a cobertura do programa para alguns distritos que possuem demanda na EJA.

LEIA MAIS

Consulta de vagas do segundo processo seletivo do Sisu está disponível

A consulta de vagas para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já pode ser acessada no portal Acesso Único. As inscrições começarão dia 28 de junho e terminarão no dia 1º de julho.

Durante a consulta, será possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.

Para participar do Sisu, será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

LEIA MAIS

Petrolina: aulão beneficente revisa conteúdos do ENEM

O Plenus Colégio e Curso, que conquistou dez vezes o primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em Petrolina e região, realizou no último sábado (28), no Centro Cultural Dom Bosco, um Aulão Beneficente em prol do Hospital do Câncer Dom Tomás (HDT).

Durante o evento solidário, que teve como ingresso a doação de alimentos (um pacote de café ou leite), os vestibulandos tiveram acesso a uma revisão completa dos principais assuntos abordados pelo ENEM, em anos anteriores, nas disciplinas de Química, Matemática, Física e Redação.

Com objetividade e ritmo, o professor de Química, Carlos Alberto, do curso Orbital, começou abordando o tema ‘Equilíbrio químico iônico em água’. Na sequência, a professora de redação do curso Tema, Vera Medeiros, falou em elementos como o repertório, argumento e a ligação entre palavras, orações e parágrafos para o processo de construção do texto.

LEIA MAIS

Termina hoje prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O pagamento da taxa de R$ 85 é obrigatório para quem não obteve isenção.

Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou o pagamento por meio de Pix e cartão de crédito, além do tradicional boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

As provas do Enem 2022, nas versões impressa e digital, serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Inep.

LEIA MAIS

Prazo de convocação de candidatos do Fies termina nesta quinta

O prazo para a convocação dos candidatos inscritos na lista de espera para o primeiro processo seletivo de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina às 23h59 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (26).

No total, foram ofertadas 66,5 mil vagas no primeiro processo seletivo de 2022 do Fies e, segundo o Ministério da Educação (MEC), para todo o ano de 2022 serão 110 mil vagas. Inicialmente, a convocação seria feita até o dia 4 de maio.

LEIA MAIS

Juazeiro: matrículas para o Projovem encerram nesta terça

Encerra-se, nesta terça-feira (24), o período de matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). O programa é voltado para jovens com idades entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, e visa promover a escolarização e qualificação profissional por meio da oferta de um curso técnico de Administração.

Em Juazeiro, o Projovem é oferecido nas escolas municipais Professora Maria Franca Pires (bairro João XXIII) e Professora Haydée Fonseca Falcão (bairro João Paulo II), que, com a ampliação das vagas, juntas disponibilizarão 60 oportunidades. O programa proporciona aos jovens a oportunidade de voltar a estudar, ou de ingressar pela primeira vez na escola.

LEIA MAIS

Univasf suspende divulgação de resultado parcial da pré-matrícula para o 1º Remanejamento do Sisu

(Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) emitiu uma nota, na tarde desta terça-feira (17), para informar a suspensão do resultado parcial da pré-matrícula para o 1º Remanejamento do Sisu/PS-ICG 2022.

De acordo com a instituição, o Anexo 1 da Portaria CG PS-ICG Nº 14/2022 – Cronograma para as atividades referentes à 1ª CPLE – será alterado. “Enfatizamos que o Resultado Parcial dessa etapa será divulgado a partir do dia 20/05/2022”, finaliza a nota.

Falta de transporte escolar prejudica alunos da rede municipal de ensino de Curaçá

(Foto: Ilustração)

Os alunos da rede municipal de ensino de Curaçá (BA) estão passando por dificuldade para se deslocarem até as escolas. O problema acontece pelo fato de apenas dois ônibus atenderem as comunidades do município. Isso faz com que os veículos fiquem superlotados e, em alguns casos, não consigam atender a todos os estudantes.

São apenas dois ônibus para atender dezenas de comunidades e muitos alunos que aguardam nas fazendas, voltam para casa quando o ônibus passa superlotado. Há três meses que as aulas iniciaram no município de Curaçá e metade dos alunos não podem ir à escola por falta de transporte”, disse um comunitário.

Nosso blog entrou em contato com a prefeitura municipal de Curaçá para obter respostas sobre como o problema pode ser resolvido para evitar novos transtornos aos estudantes.

Antonio Habib toma posse como presidente reeleito do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco

Membro do Conselho desde 2018, o professor foi reeleito no último dia 25 de abril. (Foto: ASCOM CMP)

Nessa quarta-feira (11), o presidente da Faculdade de Petrolina (Facape), Antônio Habib, tomou posse, durante solenidade no Recife, como presidente reeleito do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco.

Como primeiro presidente do interior do estado e do sertão, Habib ficará à frente do mais importante colegiado de educação de Pernambuco no período de 2022 a 2024. Membro do Conselho desde 2018, o professor foi reeleito no último dia 25 de abril.

LEIA MAIS

Petrolina sedia 5º Encontro de EJA e define propostas para melhorar a modalidade de ensino

Com o tema “Educação, Trabalho e Capitalismo: Impactos, Lutas e Resistências na EJA”, o município de Petrolina sediou, na última quarta-feira (4), na Escola do Saber, o 5º Encontro de Educação de Jovens e Adultos. O evento, que contou com a presença do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, e equipe, reuniu também representantes das cidades de Afrânio e Dormentes, e teve como objetivo discutir políticas públicas para melhorar o currículo e inclusão desse público no ambiente escolar.

Durante a programação, os participantes puderam assistir uma palestra sobre o tema geral do evento, com a professora e mestra em Educação, Alessandra Latorre. Na ocasião, foram formados grupos de trabalho a partir dos três eixos temáticos, para definir as propostas que irão para o Encontro Estadual, que será realizado no mês de junho em Toritama. A secretária Executiva de Ensino de Petrolina, Isva Modesto, destaca a importância do encontro por ter sido um espaço de reflexão e debate de propostas que contribuíram para a garantia do direito à educação pública, gratuita e de qualidade social voltada à modalidade EJA.

LEIA MAIS

Pernambuco é destaque em evento nacional de educação

Pernambuco foi destaque no Encontro Anual Educação Já 2022 – Renovando o Compromisso, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, nesta terça-feira (26.04). A experiência das Escolas de Tempo Integral no Estado foi o grande destaque. O método foi apontado como essencial para a melhoria da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Pernambuco, que saiu das últimas posições, em 2006, e chegou a ocupar o primeiro lugar na gestão do governador Paulo Câmara.

Durante a participação no evento, promovido pela organização Todos pela Educação, Paulo Câmara destacou os avanços dos últimos anos nessa área, além de apresentar dados que colocaram o Ensino Médio estadual no topo do ranking do IDEB.

“Nossos resultados são fruto de investimentos na infraestrutura, principalmente nas Escolas de Tempo Integral. A valorização dos profissionais é um aspecto essencial, e a política do piso salarial ajudou a estabelecer uma uniformidade no País. Mas, acima de tudo, buscamos tornar a nossa escola cada vez mais atrativa e estar sempre presente nas instituições de ensino. É fundamental que o aluno se sinta bem no ambiente escolar, que tenha ferramentas para isso e saiba que pode realizar seus sonhos através do dia a dia na escola”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS