Biama inicia campanha para arrecadar potes de vidro

O Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan/IMIP (Biama) iniciou uma campanha para arrecadar potes de vidro. O material será utilizado no armazenamento do leite que será doado aos bebês prematuros atendidos na unidade em Petrolina.

Quem puder ajudar precisa estar atento a alguns pontos. Os potes precisam ser de vidro para resistirem ao processo de esterilização, já a tampa deve ser de plástico. A diretora médica do Biama, Flávia Guimarães explica qual é o melhor tipo de pote a ser doado. “Nesse caso, o ideal é que os vidros sejam de café solúvel do tamanho médio”, diz.

As doações podem ser feitas no próprio Biama, localizado no Dom Malan. Segundo Flávia o banco necessita com urgência do material, já que a demanda na unidade é intensa. “Precisamos dos potinhos com urgência para distribuirmos principalmente entre as doadoras para captação do leite cru. Esse simples gesto vai contribuir para mantermos o banco de leite em funcionamento. A doação dos recipientes é tão importante quanto a doação de leite humano”, afirma.

UNINASSAU lança Campanha do Agasalho, doações seguem até dia 11 de julho

Uma campanha da Faculdade UNINASSAU de Petrolina está mobilizando estudantes e toda comunidade a doar agasalhos. “Me Conte sua História” também busca angariar alimentos e produtos de higiene aos moradores de rua da cidade.

As doações podem ser feitas até o dia 11 de julho, na própria instituição. A campanha faz parte do Projeto Viva UNINASSAU, organizado pelos alunos da instituição. Estudante do curso de Ciências Contábeis, Cássia Vanessa destaca a importância da ação.

“Doar roupa, comida muitas pessoas fazem, mas nosso objetivo é ir além e doar nosso tempo, promover entretenimento. O projeto pensou, justamente, em ajudar o morador de rua de forma humanizada. Isso não tem preço”, contou.

Já Anna Cristina, diretora da unidade em Petrolina afirma que o projeto atua no “engajamento dos nossos aluntos e nos deixa muito felizes”. A entrega dos produtos coletados acontecerá no dia 12 de julho, na Praça da Catedral, a partir das 20h.

Grupo Anjo Amigo arrecada agasalhos para moradores de rua em Petrolina e Juazeiro

(Foto: Internet/Ilustração)

O grupo Anjo Amigo está arrecadando agasalhos para doar a moradores de rua de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) durante o mês de julho. Camila Costa, técnica em enfermagem e coordenadora do grupo, falou sobre as ações do projeto durante entrevista na Rádio Jornal.

Segundo Camila, a campanha do agasalho começou nessa segunda-feira (25). Além das roupas para doação, o grupo precisa de recursos para comprar um fogão que será usado para realização de um sopão solidário, que será feito em todos os finais de semana do mês de julho.

“Estamos arrecadando roupas, meias, lençóis e quem puder nos ajudar na compra de um fogão, nós temos um projeto chamado sopão solidário, no qual a gente faz a sopa e entrega na rua, mas estamos sem fogão no momento.”

Ainda de acordo com a coordenadora do projeto, os agasalhos podem ser de qualquer tamanho, mas em bom estado de conservação. “A gente recebe muita doação, a gente lava e entrega tudo. Vamos doar com o coração”, afirmou.

Grupo Anjo Amigo

O projeto tem quatro anos atuando em Petrolina e Juazeiro. A princípio era chamado anjos da enfermagem, porque era formado só por enfermeiras. Mas como tomou uma grande proporção com vários voluntários, o nome foi mudado para Anjo amigo. Hoje o projeto conta com 65 voluntários.

Quem estiver interessado em fazer a doação, nós temos pontos de arrecadação em Juazeiro, na Flor do Caribe, que fica na Avenida Adolfo Viana, no Caiaque do vale, localizado na Orla de Juazeiro, ou através do telefone (87) 98814-4941.

Paciente pede ajuda para custear tratamento de câncer, saiba como ajudar

A vida de Eva Maria mudou completamente quando ela recebeu o diagnóstico de um tumor cerebral raro – Glioblastoma Multiforme – em janeiro de 2018. Depois de ser submetida a duas cirurgias, Eva busca o apoio da comunidade petrolinense e juazeirense no custeio  da quimioterapia.

Hoje ela está no Recife (PE), onde passou por uma nova cirurgia no último dia 10. No entanto, essa nova etapa do tratamento é cara e Eva não tem condições de arcar sozinha com os valores. “Trata-se de um câncer raro e agressivo, infelizmente não existe cura, o que me deixa com algumas perspectivas frustradas, mas com fé de que posso conseguir alcançar uma expectativa de vida maior e melhor”, disse Eva.

LEIA MAIS

Família pede doação de sangue para senhor residente da Cohab Massangano

(Foto: Família/Arquivo)

A família do senhor Raimundo Robério Granja, de 59 anos, residente do bairro Cohab Massangano, em Petrolina (PE) está realizando uma campanha com o intuito de conseguir doadores de sangue dos tipos sanguíneos A- e O- para o mesmo.

Raimundo se encontra internado há cerca de 15 dias no Hospital Regional de Juazeiro. Ele foi para a unidade hospitalar após passar mal em casa. Ao chegar no hospital, foi detectado um problema no fígado. Como precisa fazer outros exames, Raimundo necessita de mais sangue.

Para facilitar o transporte de quem se voluntariar a realizar a doação, os familiares se comprometem em ir buscar e deixar o doador em sua residência. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com Wellington, que é sobrinho do senhor Raimundo, através do número (87) 98872-7504.

Vereador Osinaldo Souza solicita doação de terreno para construção de igreja evangélica no Vivendas, em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Osinaldo Souza (PTB) deve solicitar ao prefeito Miguel Coelho, nesta quinta-feira (14), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Petrolina, o envio de um Projeto de Lei que proponha a doação de terreno público para a construção de uma igreja evangélica.

A doação seria para a construção de um prédio para a igreja Assembleia de Deus no Residencial Vivendas, localizada na zona leste da cidade. A solicitação será feita através do requerimento nº 118/18.

Mãe pede ajuda para construir quarto a filha com síndrome rara

Ana Beatriz

A vida de uma moradora do Residencial Novo Tempo, em Petrolina mudou ao descobrir que sua filha tinha uma deficiência rara. Gildete Alves da Silva é mãe de Ana Beatriz Alves de Souza, de 12 anos. Ela tem a síndrome de Wolfram, que causa uma desordem genética neurodegenerativa, afetando o nervoso central e periférico.

Segundo a mãe de Ana Beatriz, a garota está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) há 18 dias, no entanto para receber alta precisará de atendimento especial. “Ela vai para casa com um aparelho portátil e ela precisa de um quarto próprio, estou correndo contra o tempo para construir“, disse Gildete.

Doações

Preciso de ajuda pra conseguir o restante do material, está faltando a madeira, telha, cerâmica, areia grossa, ripas e seis sacos de cimento. Já começamos a construir, paramos por falta de cimento e areia grossa. Precisamos terminar esse quarto o mais breve possível, pra trazer Beatriz de volta para casa“, destacou a mãe de Ana Beatriz.

LEIA MAIS

Policiais da 7ª CIPM entregam doações a famílias de Bodocó

Mais uma demonstração de solidariedade com as famílias desabrigadas em decorrência das chuvas em Bodocó foi registrada na manhã dessa terça-feira (24). Policiais da 7ª CIPM, em parceria com a Rádio Lagoa Grande FM entregaram donativos aos bodocoenses.

LEIA TAMBÉM:

Polícia Civil de Petrolina envia doações a desabrigados de Bodocó

Policiais Militares de Araripina entregam doações a famílias de Bodocó

O material foi arrecadado ao longo dos últimos dias e foram entregues alimentos, produtos de higiene e outros itens arrecadados. Na semana passada a Polícia Civil de Petrolina viajou com três viaturas para Bodocó, com o objetivo de entregar os donativos arrecadados nas delegacias da região.

As chuvas em Bodocó deixaram mais de 1,2 mil famílias desabrigadas. A cidade aos poucos vai se recuperando e ainda há arrecadação de donativos em vários pontos de Petrolina e no estado.

Paciente em estado grave precisa de doação de sangue com urgência

(Foto) Ilustrativa)

A família de Leandro de Souza Costa está pedindo a contribuição de doadores de sangue do tipo B+, para que possam faz doação no HEMOPE em Petrolina (PE).

Leandro está internado na UTI do Hospital Regional de Juazeiro (BA) e precisa com urgência de plaquetas e hemácias. Por isso, o HEMOPE precisa de doação de sangue com o mesmo tipo do paciente, para que possa separar as plaquetas e as hemácias. No HEMOBA em Juazeiro não tem esse tipo de sangue.

Quem puder ajudar, deve ir urgente ao HEMOPE que fica no centro de Petrolina, atrás do Hospital Dom Malan.

Codevasf distribui peixes para ceia da Semana Santa de instituições em Petrolina

(Foto: Ascom/Codevasf)

A já tradicional distribuição de peixes na Semana Santa pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi realizada na terça-feira (27) em quatro instituições de caridade de Petrolina. Segundo a Companhia, foram distribuídos mais de 100 kg de peixes da espécie Tambaqui.

O superintendente da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro acompanhou a ação que contemplou a Casa de Passagem Bom Samaritano, Casa Lar, Casa Geriátrica e Comunidade Boa Nova. Cada instituição recebeu 20 kg de peixes, os quais serão utilizados na ceia da Semana Santa.

O coordenador da Casa Boa Nova Rainha dos Anjos, Fabio Antonio agradeceu a doação da Codevasf. “Nós trabalhamos com acolhimento de dependentes químicos sem cobrar nada, totalmente gratuito. Esses peixes serão nossa ceia de Sexta-feira Santa. Todo ano a Codevasf nos agracia com essa ajuda”, disse.

Conselho Comunitário do Santa Luzia arrecada cerca de 200 kg de alimentos que serão entregues a pessoas carentes da região

O domingo (25) foi de muito esporte no Santa Luzia, em Petrolina (PE). O Conselho Comunitário da comunidade, por meio do presidente Francisco Luiz, organizou o evento para arrecadar alimentos e doar para pessoas carentes que moram na região. Os moradores puderam participar de jogos de vôlei e de futebol de campo.

A inscrição para participar das partidas era 1kg de alimento não perecível. Os jogos começaram às 13h e só terminaram por volta das 22h. No total, foram arrecadados 197 kg de alimentos, sendo 109 kg de arroz, 14 kg de feijão, 17 kg de açúcar, 40 pacotes de fubá de milho, 1 kg de farinha, 1 pacote de farinha de trigo e 15 pacotes de macarrão.

Todos os alimentos arrecadados serão doados ainda nesta segunda-feira (26).

Petrolina: famílias do Residencial Vivendas são contempladas com doação de carne de bode

(Foto: ASCOM)

Mais de 330 famílias do Residencial Vivendas foram beneficiadas com a distribuição de carne de bode, na noite desta sexta-feira (23). O alimento foi obtido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, em parceria com a Prefeitura de Petrolina (PE).

A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, entregou para cada família cadastrada pela Central Única dos Bairros (CUBAPE) 5 kg de carne de caprino. Na ocasião, o secretário da pasta José Batista da Gama, reforçou o compromisso da gestão municipal com as comunidades mais carentes.

“Estamos honrando com a nossa palavra e trazendo políticas públicas para o enfrentamento à fome e melhoria de condições de vida da população em vulnerabilidade social”, disse o secretário.

A distribuição dos 7.500 kg de bode já atendeu a 415 famílias na comunidade do João de Deus e 330 no Residencial Vivendas. No início da próxima semana, serão contemplados os moradores das localidades Jardim Petrópolis, Henrique Leite, Pedra Linda, Vila Vitória e Vila Esperança.

Doação de carne de bode beneficia 400 famílias de baixa renda no João de Deus

O material adquirido foi comprado a pequenos produtores como forma de gerar renda e desenvolver o segmento. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) iniciaram, nesta quinta-feira (22), a distribuição de 7.500 kg de carne de bode para moradores em condição de vulnerabilidade social. A primeira comunidade beneficiada foi a do Bairro João de Deus, onde 400 famílias foram contempladas. A entrega do primeiro lote ocorreu na Praça da Juventude com a presença do prefeito Miguel Coelho.

Cada família cadastrada pela Central Única dos Bairros (Cubape) recebeu 5 kg de carne. O material é proveniente do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. Além das famílias do João de Deus, nos próximos dias, serão beneficiadas as comunidades do Henrique Leite, Residencial Vivendas, Pedra Linda, Vila Vitória, Vila Esperança e Jardim Petrópolis, totalizando mais de 5 mil pessoas assistidas.

LEIA MAIS

Mães podem contribuir com o Banco de Leite do Hospital Dom Malan

Doar é um gesto que pode salvar vidas. No caso do Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan/IMIP, uma simples ação pode contribuir para a vida de recém-nascidos atendidos no hospital.

Criado em 1995 como Banco de Incentivo – espaço de orientação às mães – o espaço se tornou um Banco de Leite em 1998. Atualmente o Biama coleta leite materno, presta orientações às mães e realiza trabalhos informativos em instituições de ensino como faculdades da região.

Como funciona

O estoque do Banco é mantido através de doações. Mães saudáveis e com leite excedente podem contribuir com o Biama. De acordo com a Enfermeira Chefe do Biama, Kaliane Gomes Medeiros, o procedimento para ser uma doadora é muito simples.

LEIA MAIS

HEMOBA convoca população para doar sangue antes do Carnaval

Doações ajudam a manter estoque de urgência (Foto: Divulgação)

A folia terá início na cidade de Juazeiro amanhã (26) e o HEMOBA está convocando os doadores de sangue para reforçar os estoques de atendimento. A Unidade de Transfusão e Coleta (UTC) de Juazeiro pede a contribuição também de novos doadores, para que os estoques de atendimento fiquem reforçados.

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 69 anos. Jovens com 16 anos completos podem doar se acompanhados de um responsável legal ou pais. O HEMOBA Juazeiro está localizado ao lado do Hospital Regional, no bairro Santo Antônio.

O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. É importante ir bem alimentado para doar sangue e não ter ingerido bebida alcóolica na noite anterior.

89101112