Água da chuva continua empoçada no Dom Avelar e comunidade pede serviços emergenciais

Moradores pedem drenagem nas ruas e avenidas do bairro (Foto: Reprodução)

A Redação do Blog recebeu durante o final de semana e hoje (22) várias fotos e vídeos de moradores do Dom Avelar, mostrando a situação das ruas e avenidas do bairro. As vias que não são asfaltadas se transformaram em lama e ainda há muita água acumulada, após a chuva que caiu recentemente.

O problema atinge as Ruas da Oração, Sensações e Prudência.“Isso é água da chuva, quando chega à noite é muita muriçoca. Estamos pedindo ajuda, liguei para Ouvidoria mas der o um prazo de 30 dias”, disse o leitor Rafael Ribeiro.

Na Avenida dos Minérios e na Rua Ananás a situação não é diferente. “A situação só está piorando, cada vez mais aparece buraco. A gente registra queixa na Ouvidoria, mas não tem previsão. Tem mais de 20 anos que moro aqui, não vemos um beneficiamento no bairro”, desabafou outro leitor.

Outro lado

Procurada pela nossa produção a secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) informou que a pasta já tem ações previstas para o bairro. Ainda nessa segunda-feira será iniciado o patrolamento da Avenida dos Minérios. Os demais serviços serão executados conforme as demandas já existentes.

Desperdício: Leitor denuncia vazamento de água limpa em Petrolina

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Indignado com o desperdício de água, um leitor do Blog Waldiney Passos entrou em contato com nossa equipe de reportagem para denunciar o vazamento de água limpa, decorrente do estouramento de uma cano, na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio em Petrolina (PE).

De acordo com o leitor, há mais de 15 dias a água escorre pela Avenida. Diante do cenário crítico de abastecimento de água na cidade, esse tipo de problema deixa a população revoltada.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Compesa para saber quando o vazamento será resolvido. No entanto, a Companhia ainda não se pronunciou sobre a demanda.

Moradora chama atenção para esgoto próximo ao IF-Sertão, Compesa responde

O Blog recebeu uma demanda via WhatsApp de uma moradora no Loteamento Bela Vista, próximo ao IF-Sertão do bairro João de Deus. Segundo a leitora, desde o final de semana um esgoto extravasado vem gerando diversos transtornos a comunidade.

Além do mau cheiro em frente de suas residências, a água suja está empoçada em quase toda a via pública, bem em frente a um ponto de ônibus. “É um mau cheiro muito forte, a gente tem que esperar o ônibus nesse fedor“, disse a leitora que preferiu não se identificar.

Procurada pela nossa produção, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que a equipe técnica já está em campo para executar os serviços de desobstrução da rede coletora de esgoto e que os reparos devem ser concluídos ainda hoje (16).

Compesa deve enviar equipe para solucionar vazamentos no bairro Mandacaru

No último sábado (13), o Blog Waldiney Passos publicou uma matéria sobre o vazamento de água em quatro ruas do bairro Mandacaru, em Petrolina (PE). A denúncia foi feita por um morador da localidade, que, indignado com o desperdício cobrou providências.

LEIA TAMBÉM:

Morador do Mandacaru chama atenção da Compesa para vazamentos de água limpa no bairro

Em nota enviada ao Blog, a Compesa informou que “à respeito da reclamação sobre as obstruções de esgoto das ruas 4, 11 e 21 do bairro Mandacaru, zona norte de Petrolina, a Compesa programará uma equipe para realizar as desobstruções solicitadas.”

Leitor denúncia más condições de ponto de ônibus instalado próximo ao shopping de Juazeiro

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Através do WhatsApp, um morador de Juazeiro (BA) entrou em contato com o Blog Waldiney Passos para denunciar as más condições de um ponto de ônibus instalado no bairro Itaberada, mais precisamente nas proximidades do Juá Garden Shopping.

A foto enviada pelo leitor mostra o equipamento sem assento, e às margens de um esgoto. Indignado, o leitor reclama da estrutura.

LEIA MAIS

Transporte complementar: moradores do N-5 reclamam da qualidade do serviço das vans em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Inúmeros moradores do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, Núcleo 5, zona rural de Petrolina (PE), entraram em contato com o Blog Waldiney Passos para denunciar as dificuldades enfrentadas com o transporte complementar da cidade.

De acordo com o relato dos moradores, o principal problema são as más condições dos veículos, que não oferecem nenhum conforto aos passageiros. Além disso, em determinadas situações, os moradores correm risco, já que muitas vezes os veículos trafegam com o número de passageiros acima do permitido.

“As vans que fazem a rota do projetos não têm conforto algum, os bancos quentes, andam sempre superlotadas, e não têm ar condicionado. A gente fica no ponto esperando pra ir pra casa, e muitas vezes estão tão lotadas que vem gente até nos degraus”, disse uma moradora do N-5.

LEIA MAIS

Celpe cobra fatura em duplicidade e irrita morador de Petrolina

(Foto: Arquivo)

Um leitor do Blog entrou em contato com a nossa produção, através do WhatsApp, para denunciar uma cobrança em duplicidade aplicada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) referente ao mês de março. As duas faturas têm vencimento para 19 de março desse ano, no entanto, para uma única contra contrato.

Para não ter sua energia cortada, ele pagou uma das faturas e está tentando negociar com a Celpe, sem sucesso. “Pra mostrar todo desprezo que a Celpe tem pelo consumidor, a companhia energética resolveu enviar duas contas com a mesma data de vencimento. De manhã, o atendente diz uma coisa, à tarde a explicação é outra”, desabafou o leitor que preferiu ser mantido em sigilo.

Nossa produção entrou em contato com a Celpe, para saber qual o motivo para a cobrança em duplicidade e o que pode ser feito para o consumidor não ser prejudicado. Contudo, até o momento não obtivemos retorno.

Secretaria de Saúde de Petrolina afirma que irmão mais velho foi atendido no CAPSi e “percebeu a negligência familiar”

Na sexta-feira (5) o Blog acompanhou a coletiva de imprensa da Polícia Civil de Petrolina, que apresentou os responsáveis por matar os irmãos Gustavo e Manoel dos Santos, de 13 e 11 anos. Durante a coletiva a mãe das crianças, Francineide dos Santos reafirmou não ter recebido suporte da Prefeitura de Petrolina.

Ela alegou ter buscado o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), já que Gustavo tinha problemas com drogas, mas não foi atendida pela equipe. Informação corroborada pelo Conselho Tutelar. Desde então nossa produção entrou em contato com a secretaria de Saúde do município para dar direito de resposta ao município.

LEIA TAMBÉM:

Aliviada, mãe de Gustavo e Manoel espera que polícia prenda terceiro envolvido no crime

Irmãos foram assassinados após subtraírem drogas, diz Polícia Civil

“Será se Petrolina que é a capital da uva e da manga vai se destacar como a cidade que mata criança?”, questiona tio de irmãos assassinados

Segundo a Prefeitura, o CAPSi realizou “atendimento de urgência com a família do menor” e “percebeu negligência familiar, inclusive da mãe”. Durante o atendimento Francineide e Gustavo participaram de atividades com outros dependentes. A secretaria de Saúde também lamentou a morte dos irmãos.

Leia a seguir a íntegra da nota enviada pela secretaria de Saúde:

LEIA MAIS

Comerciante reclama de falta d’água no Centro de Petrolina

(Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Em contato com o Blog Waldiney Passos uma comerciante do Centro de Petrolina relatou o drama vivido por ela esta semana. De acordo com a lojista, que preferiu não se identificar, desde a última segunda-feira (1º) o comércio dela está sem água.

“Eu tenho que ir na minha casa em Juazeiro, encher os garrafões de água, as panelas, para poder trabalhar. Fui na Compesa hoje e não consigo resolver nada por que só quem resolve é o titular da conta, eles não estão nem aí para os nossos problemas, as contas chegam e chegam alta por que vem muito ar nas torneiras, e a gente a caba pagando por uma coisa que a gente não tem”, desabafa.

LEIA MAIS

Comunitário chama atenção para esgoto que se mistura com lixo no Centro de Petrolina

Além do lixo acumulado no Centro de Petrolina, em um terreno utilizado pela Prefeitura para o descarte, outro problema incomoda moradores e pessoas que transitam pelo local. Um esgoto a céu aberto, que toma boa parte de um terreno localizado entre a Praça do Carro e o Cemitério Central chama atenção da comunidade.

“O lixo se amontoa com esgoto onde pessoas passam para trabalhar e estudar. É um absurdo, ausência total de poder público”, disse um leitor ao Blog Waldiney Passos.

Desde a quarta-feira (3) nossa produção busca uma resposta da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a respeito do fato mostrado, contudo não tivemos retorno. Reiteramos que o Blog segue aberto aos esclarecimentos da Compesa.

Sem luz em casa há 12 horas, leitora reclama de demora no atendimento da Celpe

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A leitora que preferiu não se identificar é moradora de um condomínio, localizado no bairro Atrás da Banca em Petrolina (PE). Segundo ela, a falta de energia no apartamento onde mora foi provocada por um problema no disjuntor geral do prédio. Dos 32 apartamentos do bloco onde reside, apenas o dela está sem energia.

Segundo o relato da leitora, por volta das 15h de ontem (30), aconteceu a primeira queda de energia. A Celpe foi acionada, e à meia-noite compareceu ao local para fazer o reparo. Durante a visita, os técnicos informaram que o disjuntor estava folgado e precisaria ser trocado. 4h da manhã de hoje (31), mais uma queda de energia. A Celpe foi acionada novamente, o disjuntor foi comprado, mas até o momento o reparo não foi feito.

LEIA MAIS

Usuário relata descaso do Banco Bradesco com clientes de Petrolina

Idosos estariam sendo maltratados na unidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Atendimento ruim, filas e longa espera. Essa é a rotina dos clientes do Banco Bradesco em Petrolina. Desde ontem (28) um leitor do Blog tenta atendimento na unidade 3101, na Rua Dom Vital, Centro da cidade e se depara com funcionários despreparados.

Ele chegou a unidade por volta de 11h e deixou o local ao fim do expediente sem resolver o que buscava no banco. De volta ao Bradesco nessa sexta-feira (29) ele se deparou com mais desrespeito.

“O Bradesco não respeita os clientes, os funcionários dão risadas, principalmente os idosos. Situação muito difícil falta de respeito. Cadê a lei da espera?”, questionou a nossa produção.

O Blog Waldiney Passos procurou o setor de comunicação do Banco Bradesco, mas até o momento não obteve nenhum posicionamento da instituição para os problemas relatados na matéria.

Após divulgação de situação crítica, portadora de câncer de mama consegue medicação no Hospital Dom Tomás

Hospital Dom Tomás/ APAMI. (Foto: Blog Waldiney Passos)

No dia 05 de março, o Blog Waldiney Passos publicou uma matéria sobre uma campanha lançada na internet para arrecadar fundos, em prol de Raimunda dos Santos Silva, de 59 anos, portadora de câncer de mama. A quantia arrecadada seria usada para comprar uma medicação que custa em média R$ 10 mil. O caso repercutiu na imprensa local e gerou comoção.

LEIA TAMBÉM:

Filha de portadora de câncer de mama lança campanha na internet na tentativa de arrecadar fundo para custear medicação

Quase um mês depois, o Blog foi informado na tarde desta quinta-feira (28), por Raquel dos Santos Silva, filha de Dona Raimunda, autora da “Vaquinha Virtual”, que sua mãe conseguiu retomar o tratamento no Hospital Dom Tomás em Petrolina (PE), administrado pela APAMI, onde está recebendo a medicação e acompanhamento da equipe médica da Unidade.

“Com extrema felicidade venho aqui agradecer pelo carinho que tiveram comigo e minha mãe. Hoje um sentimento de alegria e alívio contagia a minha alma, e cada momento, sacrifício, lutas e decisões, valeu a pena. Toda a ajuda que eu recebi e estou recebendo mudou o destino da minha vida, graças às pessoas boas, eu posso falar alegremente que conseguimos conquistar a vitória. Cada passo foi duro e importante, mas através disso alcançamos nossos objetivos, e com isso ela conseguiu começar o tratamento para ter a cura total das enfermidades”, comemora Raquel.

Esgoto estourado tira sossego de morador da Cohab VI

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Por meio do WhatsApp, um morador do bairro Cohab VI, zona oeste de Petrolina (PE), entrou em contato com o Blog Waldiney Passos para denunciar o drama vivido por ele e sua família com o estouramento de um esgoto instalado na calçada da residência dele.

Segundo o morador, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já foi acionada várias vezes, mas até o momento não resolveu o problema. Parasitas estão se aglomerando na lama que jorra do esgoto. Temendo pela saúde de sua família, ele faz uma apelo para que a Compesa tome as devidas providências, o mais rápido possível:

LEIA MAIS

Caos em Juazeiro: esgoto a céu aberto afeta moradores de várias ruas do bairro Antônio Guilhermino

“Nós moradores do bairro Antônio Guilhermino em Juazeiro, estamos sofrendo há mais de um ano com o esgoto jorrando a céu aberto nas portas, e até entrando nas  residências. Nós moradores estamos revoltados com o descaso do poder público municipal.”

Este é o desabafo de Felipe Juliano, morador do bairro Antônio Guilhermino. Em contato com o Blog Waldiney Passos, ele denunciou o drama vivido pela comunidade. São mais de três ruas cortadas por esgoto que escorre pelo bairro, colocando em risco a saúde da população.

Através do WhatsApp, Felipe Juliano enviou fotos de diferentes pontos do bairro onde o problema é mais crítico. Na Rua 8, por exemplo, uma senhora é vista passando por dentro do esgoto; na Rua 7, onde está localizado o posto de saúde, os porcos passeiam por dentro da lama de dejetos. E na Rua 13, casas estão rodeadas de esgoto.

LEIA MAIS