Membros do governo Lula avaliam que anúncio de Flávio é estratégia para 2030

Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e políticos de partidos de centro avaliam que a decisão de Jair Bolsonaro de lançar seu filho Flávio como candidato à Presidência da República representa uma estratégia voltada para 2030 e para a manutenção do espólio político da família. Ouvidos pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, sob reserva, os políticos consideram que o anúncio confronta diretamente os planos do Centrão para lançar Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, como candidato à Presidência com o apoio de Bolsonaro – em troca de um indulto em caso de vitória em 2026.

Apesar de manter discurso público de que buscaria a reeleição em São Paulo, o governador dava sinais, nos bastidores, do desejo de ser candidato ao Planalto. O anúncio de que Flávio Bolsonaro será o candidato representante do bolsonarismo nas eleições de 2026 pegou o mundo político de surpresa – mais pelo timing do que pela informação em si. Integrantes do governo Lula mantinham ceticismo quanto à possibilidade de Tarcísio de Freitas abdicar de uma reeleição em São Paulo para disputar a Presidência por Bolsonaro. O momento de anunciar esse apoio, no entanto, foi inesperado.

Apesar de alguns ministros do governo verem o anúncio como um “balão de ensaio” – jargão jornalístico que se refere à prática de atores políticos vazarem informações para testarem a repercussão antes de confirmarem -, há elementos que apontam na direção oposta. Primeiro porque Flávio e o PL confirmaram a informação. Segundo porque, mesmo após a péssima repercussão junto ao mercado financeiro (o Ibovespa caía quase 4% às 16h30 desta sexta-feira), não houve nenhum recuo.

Desde que Bolsonaro foi preso, em 24 de novembro, Flávio se tornou seu principal interlocutor com o mundo externo, algo parecido com o papel que Fernando Haddad representou para Lula em 2018, quando o petista ficou preso na Polícia Federal em Curitiba. Afastado das articulações políticas e do contato diário com aliados, Bolsonaro passou a receber informações sobretudo por meio do filho. Integrantes do governo ouvidos pela reportagem veem na decisão de lançar Flávio como candidato uma estratégia para manter o eleitorado de direita de olho nas eleições de 2030, cientes de que o pleito de 2026 será mais difícil por se tratar de uma campanha contra o atual presidente.

Lula não tem os melhores índices de aprovação, mas ainda assim dispõe da máquina pública, de programas sociais que serão lançados no ano que vem, do capital político pela isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais e de uma estrutura de publicidade estatal robusta.

A ameaça para Bolsonaro, nessa perspectiva, não estaria na esquerda, mas no campo da centro-direita. O presidente do PP, Ciro Nogueira, chegou a expor insatisfação com o que chamou de “falta de bom senso e estratégia no centro e na direita” e defendeu que o foco da união formada com o União Brasil fosse nas “eleições estaduais e nas nossas bancadas”. A publicação foi feita no X em 19 de novembro. Jair Bolsonaro já estava em prisão domiciliar, e não na sede da Polícia Federal.

O apoio a Tarcísio de Freitas, apesar de garantir uma chance maior de vitória contra Lula em 2026 e, consequentemente, de um indulto a Bolsonaro, escantearia a família politicamente: em caso de vitória, pelo motivo óbvio de que o principal nome da direita passaria a ser o governador de São Paulo; em caso de derrota, porque o nome testado nas urnas e com “recall” seria o de Tarcísio.

Estadão Conteúdo

Em cima da notícia

Em defesa do Pai

juliolossiofilhoJulio Lossio Filho, usou sua conta nas redes sociais para justificar os investimentos na festa do São João do Vale 2016, disse que no ano passado a prefeitura  gastou 4,8 milhões de reais no São João e fez circular na economia da nossa cidade 140 milhões de reais, ou seja, a cada 1 real investido no São João do ano passado, quase 30 reais voltaram para a nossa cidade. “O São João beneficia desde o grande dono de hotel ao pequeno ambulante. Isto é, além de trazer alegria para a nossa cidade, incentivar o turismo, o comercio e a cultura local, a nossa festa também oferece a oportunidades de todos ganharem, seja se divertindo, em meio a tantos problemas do dia a dia, seja trabalhando e faturando”, justificou.

Voto livre e sem negociata

Apesar de negar  que tenha barganhado seu voto contra o impeachment da presidente Dilma em troca do comando da Codevasf em Petrolina o deputado Adalberto Cavalcanti (PTB) não esconde o desejo de comandar o órgão um dia. “Todo político tem o olho na Codesvasf e ela por obrigação era pra ser minha”, afirmou criticando o comando do órgão hoje que, segundo o parlamentar, está nas mãos de “um cara lá de Recife que chegou de  paraquedas e até suplente é.”

‪#‎Reconhecimento‬

Fernando FilhoLíder da bancada do PSB na Câmara dos Deputados, o deputado federal Fernando Filho recebeu o reconhecimento dos seus companheiros de partido pela forma como conduziu a bancada do PSB no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, além do seu desempenho como 3º vice-presidente da Comissão Especial. A capacidade de articulação, condução e representação do PSB foram alguns dos elogios. Está no Facebook do parlamentar.

Campanha antecipada

Nunca na história de Petrolina se viu tantas personalidades com outdoors espalhados pela cidade. É aniversariante, é destaque disso e daquilo, o mais humilde, o sorridente, o amigo, o apaixonado pelo povo e haja placa com fotos de pessoas bem intencionadas. Tudo uma mera coincidência com o ano eleitoral.

Tocha olímpica

Petrolina está há um mês de receber a tocha olímpica que foi  acesa na última quinta-feira (21), na cidade grega de Olímpia. A tocha chega ao Brasil no dia 3 de maio e vai passar por 329 cidades em todos os estados da federação até chegar no Rio de Janeiro. Em nossa região a tocha vai passar pelas cidades baianas de Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Grosso, Senhor do Bonfim no dia 25/05; Jaguarari, Juazeiro, Sobradinho (Bahia) e Petrolina-PE no dia 26/05 e  Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó (Pernambuco) e Paulo Afonso (BA) no dia 27/05.

Issac e vereadorInaugurando obras

Bastante feliz em poder levar água ao homem do campo e cumprir com suas promessas, assim era o vereador Agnaldo Meira (PCdoB) ao inaugurar,  junto com o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB)  e demais lideranças, dois poços artesianos nas comunidades de Juá e Boa Fé, distrito de Pinhões Juazeiro – Bahia.

Ou paga ou não tem festa

O Ministério Público de Pernambuco botou pressão na Prefeitura de Belém do São Francisco-PE ao determinar que administração municipal evite gastos com o evento enquanto não quitar o pagamento de todos os servidores municipais. O prefeito Gustavo Caribé deve informar ao Ministério Público, até o dia 2 de maio, se pretende cumprir a recomendação. Caso efetue os gastos sem regularizar o pagamento dos servidores, o prefeito estará cometendo um crime de improbidade administrativa.

Erinaldo e MarconeCopa TV Grande Rio de Futsal

Parabéns a TV Grande Rio pela belíssima transmissão da final do campeonato de futsal, narração impecável de Erinaldo Santos e comentários do professor Marcone Barros. Sensacional! Fica a sugestão, por que a Globo não abre espaço para transmissão de todos os jogos seria mais enriquecedor ainda. E parabéns a equipe de Curaçá-BA, bicampeã da competição com muitos méritos.

CURTAS:

A Prefeitura de Petrolina e a Caixa Econômica Federal (CEF) vão realizar na próxima terça-feira (26) o “Dia D” para entrega de cartões sociais que os beneficiários ainda não foram buscar na agência. O evento será realizado no Centro de Convenções e entregará cerca de 600 cartões cidadão, que estão retidos na agência e com pagamentos a receber sem que os beneficiários tenham feito a retirada.

Como será o comportamento dos petistas a partir da segunda quinzena de maio quando o senado acatar o pedido de impeachment e a presidente Dilma for afastada por 180 dias (6 meses), vão ajudar o presidente Michel Temer a tirar o país do buraco ou colocar mais lenha na fogueira?

Após votar a favor do impeachment o deputado Gonzaga Patriota (PSB) ocupou a tribuna da Câmara Federal para defender novas eleições e afastamento de Eduardo Cunho.