Na tarde deste domingo (31), a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto informou que o presidente da República em exercício, Michel Temer, autorizou o envio de tropas do Exército para atuar no combate a ataques criminosos no Rio Grande do Norte. O comunicado foi feito logo após o governador do estado, Robinson Faria, divulgar um pedido de reforço de militares para “garantir a segurança da população”, feito ao governo federal.
Pelo menos 54 ataques a ônibus já ocorreram desde a última sexta-feira (29). Unidades policiais e prédios públicos também sofreram ataques em várias cidades potiguares, segundo a Secretaria de Segurança do estado. A instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, é apontada pelo governo estadual como motivo dos atentados.
O Palácio do Planalto não divulgou o tamanho do efetivo que será enviado ao Rio Grande do Norte. A Secretaria de Imprensa informou, por meio de nota, que os detalhes do envio de militares serão divulgados nesta segunda-feira (1º).
Confira a íntegra da nota do Palácio do Planalto:
O presidente em exercício, Michel Temer, autorizou, neste domingo (31), a atuação das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO), no Rio Grande do Norte.
A decisão se dá a partir de pedido do governador do Estado, Robinson Faria, em virtude do esgotamento dos meios de segurança pública estaduais empregados no combate à onda de violência que assola a região metropolitana de Natal.
Os detalhes do emprego dos militares das Forças Armadas serão fechados nesta segunda-feira (1/08).
Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República.
Com informações do G1