Ministério da Saúde anuncia 10 novos procedimentos pelo SUS; entre eles, tratamento com a imposição das mãos

(Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (12) pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a abertura do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública (INTERCONGREPICS), que está sendo realizado no Rio de Janeiro.

Ministério da Saúde incluiu 10 novas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir doenças, como depressão e hipertensão. Com as novas atividades, ao todo, o SUS passa a ofertar 29 procedimentos à população.

“É prioridade não deixar que o país adoeça. Agora, o Brasil passa a contar com 29 práticas integrativas pelo SUS. Somos líderes na oferta dessa prática com 9350 estabelecimentos em 3173 municípios”, destacou Barros.

Confira cada uma das dez novas práticas:

  • Apiterapia – método que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como a apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel e outros.
  • Aromaterapia– uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais promovem bem estar e saúde.
  • Bioenergética– visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos. Ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.
  • Constelação familiar– técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.
  • Cromoterapia– utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.
  • Geoterapia– uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares.
  • Hipnoterapia– conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados.
  • Imposição de mãos– cura pela imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade.
  • Ozonioterapia– mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. Usado na odontologia, neurologia e oncologia.
  • Terapia de Florais– uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios. Auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo.

Sanatório de Juazeiro realiza evento solidário para continuar funcionando

Sanatório Nossa Senhora de Fátima. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O único hospital especializado em cuidar, pelo SUS, de pacientes que têm distúrbios mentais, passa por sérias dificuldades financeiras.

Para pagar as despesas com pessoal, manutenção e fornecedores, precisa fazer eventos para arrecadar dinheiro.

Neste domingo (11), funcionários do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, oferecem um almoço baiano a comunidade, com várias atrações musicais.

Começa a partir do meio dia servindo Caruru, Acarajé, Galinhada e Vatapá. Os ingressos são vendidos no local ao valor de R$ 15,00.

Atualmente, o Sanatório Nossa Senhora de Fátima, que funciona na rua Princesa Isabel, bairro Santo Antônio, em Juazeiro (BA), atende cerca de 100 pacientes de Petrolina, Juazeiro e outras cidades do Vale do São Francisco.

Mutirão da Saúde atende moradores do Residencial Monsenhor Bernardino neste sábado

(Foto: ASCOM/PMP)

A população do Residencial Monsenhor Bernardino receberá a visita de equipes da Secretaria de Saúde de Petrolina, dentro do programa ‘Construindo o Novo Tempo na Saúde’. O atendimento acontece neste sábado (9), às 8h.

Durante a manhã serão realizadas avaliações nutricionais, palestras educativas, consultas médicas e psicológicas. Os moradores também vão receber serviços no consultório odontológico, tudo de maneira gratuita.

Segundo a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, as ações têm dado resultado positivo para a população. “Foi uma forma que encontramos de desafogar os serviços das Unidades Básicas de Saúde. Muita gente estava com consulta marcada e já recebeu o atendimento na sua comunidade, isso significa que a vaga está sendo liberada para outra pessoa”, destaca a gestora.

Hospital Dom Malan recebe novas turmas dos Programas de Residência em Medicina e Enfermagem

(Foto: ASCOM)

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE) recebeu, esta semana, as novas turmas dos Programas de Residência Médica (PRM) em Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia e dos Programas de Residência em Enfermagem na Saúde da Mulher e Saúde da Criança.

O HDM oferece anualmente 10 vagas do PRM de Pediatria, 6 do PRM de GO, 1 vaga no PRM USG em Ginecologia e Obstetrícia, 07 vagas em Saúde da Mulher e 3 vagas em Saúde da Criança.

No hospital, os residentes médicos e enfermeiros dão continuidade à formação acadêmica na modalidade de ensino de pós-graduação, onde os alunos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas.

Na recepção aos novatos, a diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães destacou: “Há oito anos realizamos atividades de ensino no HDM, e poder observar o crescimento do setor ao longo desse tempo é muito recompensador. Estamos formando profissionais nas áreas mais críticas da medicina e ofertando todos os anos profissionais formados dentro da realidade SUS, dos preceitos e filosofia do IMIP. Sem dúvida, essa é a nossa principal contrapartida para a sociedade”.

Com bastante propriedade, o médico Danilo Kauer, supervisor do PRM de Ginecologia e Obstetrícia, falou aos novatos sobre o que esperar da nova experiência. “Toda a minha formação médica tem como referência o Vale do São Francisco e posso afirmar que, no que depender de nós, vocês também sairão daqui excelentes especialistas”, deixou como recado.

Secretaria de Saúde de Petrolina muda de endereço e suspende atendimentos nesta sexta-feira

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina (PE), enviou nota a redação do blog informando que os antedimentos na instituição foram suspensos nesta sexta-feira (09).

O motivo da interrupção dos serviços para o público, é devido a realização da mudança de endereço da Secretaria.

O atendimento de todos os setores será normalizado na próxima segunda-feira (12), já em novo local. A Secretaria de Saúde passa a funcionar na Avenida Fernando Menezes de Góes, Centro da cidade.

No mês da mulher, Caravana da Saúde é contemplada com atendimentos ginecológicos e obstétricos em Juazeiro

Mulheres são atendidas pela caravana da saúde em Juazeiro. (Foto: ASCOM)

Em sua 109º edição, a caravana da saúde retornou nesta quarta-feira, 07, ao Bairro Dom Thomaz, com atendimentos clínicos e especializados voltados à redução das demandas reprimidas na Unidade Básica de Saúde do bairro. A UBS ainda recebeu a primeira edição da Caravana da Saúde da Mulher, que no mês de março irá proporcionar para o público feminino consultas e realizações de exames ginecológicos e obstétricos. Durante o dia foram registrados 193 atendimentos.

No período da manhã, os atendimentos estavam voltados aos diferentes públicos que necessitavam de atendimento nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico, exames laboratoriais e eletrocardiogramas.

Nos dois turnos da caravana aconteceu ainda atualização do recadastramento do Bolsa Família pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES, através da Estação Cidadania e a equipe de Educação para o Trânsito da Companhia de Segurança Trânsito e Transportes – CSTT esteve orientando as pessoas para um trânsito seguro.

O aposentado Emilson Aragão Sobreira chegou cedo para fazer um check-up. “É a segunda vez que eu venho para o atendimento pela caravana e sempre sou bem atendido, é muito rápido, você chega, entrega a guia e em pouco tempo já faz a consulta, no meu caso que vou para o cardiologista, o eletrocardiograma é feito e o resultado já sai na hora”, pontuou.

LEIA MAIS

Bairro Dom Thomaz recebe Caravanas da Saúde e da Mulher amanhã (7)

(Foto: ASCOM)

A 109ª edição do programa Caravana da Saúde será realizada nesta quarta-feira (7), no bairro Dom Thomaz. Além dos atendimentos já oferecidos, a comunidade recebe também a Caravana da Mulher e o Projeto Boas Vindas.

As ações fazem parte da Semana da Mulher. Os atendimentos começam às 8h, com serviços de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico e serão realizados ainda exames laboratoriais e eletrocardiogramas, dentro da Caravana da Saúde.

Já a partir das 14h, o atendimento será voltado exclusivamente para o público feminino, dentro da Caravana da Saúde da Mulher. Serão realizadas consultas ginecológicas, citologia, colposcopia, ultra-som obstétrica e palestras voltadas ao fortalecimento do Projeto Boas Vindas.

Em três anos de programa, a Caravana da Saúde já realizou mais de 25 mil atendimentos, na sede e no interior de Juazeiro. Dentro da ação, também são prestados atendimentos sociais, como recadastramento no programa Bolsa Família e emissão de documentos.

Hospital Regional de Juazeiro realiza mutirão de consultas neste sábado

(Foto: Internet)

O Hospital Regional de Juazeiro (BA), vai realizar neste sábado (03), um mutirão de consultas médicas gratuitas, nas especialidades de Cirurgia Geral.

O objetivo do mutirão é fazer triagem de pacientes que necessitam retirar pequenos tumores benignos, pequenos sinais de pele, retirada de cistos, dentre outros.

Os interessados devem se apresentar no hospital portando o cartão SUS e um documento de identificação com foto, para fazer o cadastro. O cadastramento começa a ser realizado às 7h e as consultas médicas devem começar às 10h.

Ambulatório da UPAE não funcionará no feriado da Revolução Pernambucana

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Assim como o comércio da cidade, a Unidade de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) não terá expediente na terça-feira (6). O ambulatório e os setores de exame e cirurgias ficarão fechados devido ao feriado da Revolução Pernambucana.

Até o ano passado a Revolução Pernambucana era ponto facultativo, mas uma proposta aprovada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) transformou a data magna em feriado estadual.

Por outro lado, o Pronto Atendimento de Urgência e Emergência da UPA 24Hs estará funcionando normalmente no feriado. Apesar de comércio e da UPAE ficarem fechados, o River Shopping funcionará normalmente na terça-feira.

CCZ Móvel visitará Vila Débora e zona rural nessa semana

(Foto: ASCOM)

A comunidade do bairro Vila Débora receberá na sexta-feira (2) equipes do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina. O atendimento do CCZ Móvel contará com orientações aos donos de cães e gatos, vacinação antirrábica e consultas com veterinários do município.

O CCZ Móvel também irá à zona rural, no sábado (3). O atendimento contemplará as localidades de Atalho, Baixa Alegre, Caititu e Cruz de Salinas. O objetivo do CCZ Móvel é não apenas imunizar os animais, mas também educar a sociedade sobre os cuidados com os animais.

“Através do CCZ Móvel estamos realizando essas atividades frequentemente. É um momento que aproveitamos para conversar com a população, tirar dúvidas. É importante lembrar que as vacinações ocorrem diariamente no CCZ”, afirma a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia

Secretária de Saúde de Juazeiro ouve demanda de servidores do município durante reunião

(Foto: ASCOM)

Nesta terça-feira (27), a Secretária de Saúde de Juazeiro (BA), Fabíola Ribeiro, acompanhada de equipe técnica da secretaria, participou de uma reunião com profissionais da saúde ligados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Saúde de Juazeiro (SINTRAB).

Durante o encontro, os servidores da saúde falaram de suas demandas à gestora municipal, a exemplo do pagamento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e do incentivo aos agentes de endemias.

Para a Secretária Fabíola Ribeiro, o momento de aproximação com o servidor é sempre positivo e está aberta ao diálogo com a classe.

“Estamos aqui para ouvir as demandas e buscar um ponto de equilíbrio para que possamos levar a cada dia mais qualidade no atendimento e reconhecimento de cada profissional que se dedica em sua atividade diária. Solicitamos ao SINTRAB a oficialização dos pedidos para que assim possamos buscar um ponto equilíbrio”, explicou.

Os questionamentos apresentados pelos profissionais em acordo com o sindicato foram inúmeros e a Presidente do SINTRAB afirma ver na gestão uma abertura para tentar solucionar os problemas.

“A Secretária está solícita na resolução dos entraves. A busca pelo sindicato é a lei do retorno – enviarmos nossas solicitações e sermos ouvidos. Acredito na resolução dos questionamentos apresentados e que estaremos enviando por documento a Secretaria de Saúde”, pontuou Telma Marineide, presidente do SINTRAB.

Hospital Regional de Juazeiro divulga lista de convocados para Processo Seletivo

(Foto: Internet)

O Hospital Regional de Juazeiro está convocando os candidatos relacionados para participarem do Processo Seletivo conforme dia e horários descritos. Clique aqui e confira a lista.

Os cargos disponíveis na seleção simplificada são para as áreas de Agente Administrativo, Agente Operacional, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Técnico, Farmacêutico, Fisioterapia, Motorista, Nutrição, Técnico de manutenção, Técnico de enfermagem e técnico de informática.

Casa Nova: “Dia D” contra febre amarela atinge objetivos

(Foto: Internet)

Samantha Ravenna Vieira de Araújo Paim, Coordenadora de Vacinação no município de Casa Nova (BA) fez um balanço positivo da mobilização que foi realizada no último sábado (24) denominada Dia D Contra a Febre Amarela.

“Ainda que os números do dia não sejam expressivos em relação à população, alcançamos nossos objetivos.  Dentre as pessoas que procuraram os postos muitas já tinham sido vacinadas, então a cobertura está dentro dos parâmetros”.

Ainda de acordo com Samantha Ravena, mais de 800 doses foram aplicadas no dia e ela chama atenção para a continuidade da campanha. “Vamos estabelecer um roteiro por todo o interior de Casa Nova e estender a prevenção a toda a população”.

Clique aqui e confira o roteiro de vacinação no interior de Casa Nova

Bairro Argemiro será contemplado com ‘Caravana da Saúde’ nesta quarta

(Foto: ASCOM)

O atendimento da Caravana da Saúde desta quarta-feira (28), em Juazeiro, será feito no bairro Argemiro. Essa é a 108ª edição do programa, criado há três anos para atender as demandas acumuladas na rede municipal de saúde.

A Caravana vai até a Vila Jacaré prestar atendimentos de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico. Serão oferecidos também exames laboratoriais, eletrocardiogramas.

Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) vai ao bairro para fazer a a atualização do recadastramento do Bolsa Família. Em três anos de programa, a Caravana da Saúde já registrou mais 25 mil atendimentos, na sede e no interior de Juazeiro.

Conselheiros Municipais de Saúde de Petrolina recebem capacitação do TCE

(Foto: ASCOM)

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) esteve em Petrolina nessa terça-feira (27), onde realizou uma capacitação para os Conselheiros Municipais da Saúde. A formação começou na segunda-feira (26) e foi encerrada hoje.

A realização do curso foi uma demanda dos novos conselheiros, para melhor instruir os profissionais sobre a saúde pública. A formação abordou temas como gestão pública e a saúde no atual contexto social.

A secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque destacou a importância da formação. “O conselheiro é parceiro da gestão, é um curso muito importante, o professor do TCE está nos orientando, a todos nós, conselheiros e gestores, para gerir com qualidade as contas da Saúde”, afirmou a secretária em entrevista a Rádio Jornal Petrolina.

Tadeu Plínio, conselheiro de Previdência participou do curso e espera que “as pessoas que participaram nesses dois dias sejam multiplicadores” dos conhecimentos em prol da comunidade.