Prefeitura levará atendimento gratuito de saúde para o bairro Alto do Cocar

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina leva, neste sábado (14), atendimentos gratuitos de saúde para a comunidade do Alto do Cocar. O evento faz parte do programa ‘Construindo o Novo Tempo na Saúde’ e busca diminuir as demandas por consultas médicas nas unidades básicas. Os serviços serão ofertados das 8h até às 12h da tarde, na Escola Municipal Julia Elisa Coelho.

Para participar dos atendimentos, a população interessada deve apresentar o RG e o cartão SUS. A população será beneficiada com consultas com clínicos; serviço de vacinação; ventosaterapia; auriculoterapia; avaliação antropométrica; dentistas; aferição de pressão arterial e glicemia capilar (HGT).

Segundo a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, também serão ofertadas orientações de primeiros socorros (SAMU). “Além dos exames, quem estiver participando também vai orientações de primeiros socorros, nutricionais e de trânsito seguro. Nós tentamos não nos restringir às ofertas de consultas médicas, mas também em passar conhecimento e informação”, diz a secretária.

Caravana da Saúde atende moradores do Alagadiço e leva atendimentos médicos para o distrito de Junco nesta quarta 

(Foto: Ascom)

Na próxima quarta-feira, 11, será realizada a 182ª edição da Caravana da Saúde, programa da Prefeitura de Juazeiro, que levará atendimento especializado e outros serviços para o posto de saúde do bairro Alagadiço. Na ocasião, serão ofertadas consultas com endocrinologista, dermatologista, clínico geral e dentista. Além disso, também serão realizados exames laboratoriais e eletrocardiogramas.

A Caravana da Saúde tem o objetivo de reduzir as demandas reprimidas existentes nos Postos de Saúde de Juazeiro. Nestes três anos, quase 40 mil atendimentos já foram realizados no município.

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade/Sedes também acontece no posto de saúde do Junco no Salitre, o programa Cuidar da Gente. A Sesau levará atendimentos como ofertas de testes rápidos, vacinação, escovação supervisionada e aplicação de flúor, além de recadastramento do Bolsa Família.

Setembro Amarelo: OMS diz que é possível prevenir suicídio

(Foto: Internet)

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Hoje (10), Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirma a importância de todos os países adotarem estratégias de prevenção com eficácia comprovada.

De acordo com a OMS, é possível evitar o suicídio. Segundo a Organização, as nações precisam se mobilizar para implementar ações eficazes e políticas públicas eficientes. Segundo a OMS, apenas 38 países têm programas nacionais de saúde e políticas eficientes de prevenção ao suicídio.

Para o Ministério da Saúde do Brasil, para a prevenção, é fundamental estar atento a possíveis sinais de alerta. Entre esses sinais estão o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas; preocupação com a própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou de intenções suicidas.

LEIA MAIS

Bolsonaro tem “contínua melhora”, mas segue sem previsão de alta

Presidente apareceu caminhando pelo hospital (Foto: Reprodução/Twitter)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) tem “contínua melhora”, afirma o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP). De acordo com o boletim médico divulgado nessa terça-feira (10), Bolsonaro permanecerá se alimentando de uma dieta líquida.

Ainda não há previsão de alta e as visitas ao presidente continuam restritas. “Após 48 horas da cirurgia permanece afebril”, diz o documento emitido pelo hospital. Ele está em observação por uma equipe médica formada por quatro médicos.

O presidente se recupera de uma cirurgia realizada no domingo (8) para correção de uma hérnia incisional. Foi o quarto procedimento cirúrgico a que ele foi submetido após ter sido esfaqueado há um ano, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG). (Com informações de Band).

Vigilância Sanitária de Juazeiro apreende 70kg de carne e notifica estabelecimento comercial

(Foto: Ascom/PMJ)

70kg de carne estragada foram apreendidos pela Vigilância Sanitária de Juazeiro (BA) na segunda-feira (9). Segundo a secretaria de Saúde (SESAU), além dos diversos tipos de carne recolhidos, a equipe identificou irregularidades na estrutura física do local.

Lixeira quebradas, ralos danificados e presença de insetos foram alguns dos problemas observados pelo município. Frango temperado, carne de sol e carneiro clandestino eram comercializados no estabelecimento. Ainda de acordo com a Prefeitura de Juazeiro, “o local foi notificado e [o proprietário] recebeu orientações”.

Número de notificações de sarampo aumenta em Pernambuco

(Foto: Ilustração)

Subiu o número de notificações de casos suspeitos de sarampo em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Estado informou que, até a última sexta-feira (6), este dado chegou a 457 – antes desta atualização, 395 casos tinham sido notificados. O número de casos confirmados passou de 13 para 14, após análise laboratorial realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e a Fiocruz RJ.

A maioria dos casos confirmados da doença são da cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste, com cinco casos, incluindo um óbito de um bebê de sete meses. Dos demais, três são de moradores do Recife, a capital pernambucana e três de Caruaru, um de Frei Miguelinho, um de Santa Cruz do Capibaribe e um de Vertentes, também no Agreste.

Diante do cenário de surto da doença, a orientação é realizar a imunização por meio de vacina. De acordo com a SES, desde janeiro, já foram distribuídas mais de 685 mil doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, para os municípios.

LEIA MAIS

Petrolina: Serviço de Infectologia está funcionando em novo endereço

(Foto: ASCOM)

O Serviço de Infectologia de Petrolina (Seinpe) está funcionando em novo endereço. Antes localizado na Avenida Tancredo Neves, próximo à Compesa, a unidade foi transferida à Rua José e Maria, 130, também no Centro.

No local que busca oferecer mais conforto aos usuários, são disponibilizados diversos serviços, entre eles: ambulatórios de atendimento às pessoas com tuberculose, hanseníase, infectologia no geral, a exemplo de doença de chagas e leishmaniose, além de atendimento nas áreas de enfermagem e medicina.

O Seinpe funciona das 7h às 17h e conta com equipe conta formada por infectologista, dermatologista, médico sanitarista e técnicos de enfermagem.

“Essa mudança irá trazer mais conforto aos nossos pacientes. O novo espaço tem uma estrutura mais ampla e adequada, que permitirá que pessoas com deficiência ou com alguma limitação física não necessite usar escadas, como no antigo prédio, sem contar que na nova localização tem ponto de ônibus próximo”, destacou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Juazeiro: SESAU inicia seleção para gestores de UBS

Prefeitura de Juazeiro anunciou cortes de gastos. (Foto: ASCOM)

Os servidores da saúde de Juazeiro (BA) que tenham interesse em exercer funções de gerência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) podem se inscrever no processo seletivo aberto pela Prefeitura. As inscrições seguem até dia 11 de setembro, via internet.

São ofertadas 49 vagas, uma para cada UBS da cidade. A avaliação será feita mediante análise curricular de títulos e experiência profissional. Somente podem participar os servidores já lotados nas Unidades. Para mais informações basta entrar em contato com a Secretaria de Gestão de Pessoas está localizada na Rua 15 de Julho, 32, 2º andar – Centro ou via telefone (74) 3612-3635.

Confira os editais da seleção: Edital e Retificação.

SOTE receberá demandas de ortopedia da UPA Juazeiro

A partir de hoje (9) o Hospital SOTE, em Juazeiro (BA) passará a ser a responsável pelos casos de urgência e emergência de ortopedia que antes eram recebidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O acordo entre as duas partes foi firmado na sexta-feira (6).

Segundo a Prefeitura de Juazeiro, a SOTE funcionará das 7h às 19h, todos os dias. O deslocamento das demandas deve-se ao “reordenamento da rede Especializada de Saúde, que pretende garantir mais agilidade e eficiência no atendimento da população e otimizar a utilização dos recursos públicos”.

Atendimento na SOTE

Na SOTE os pacientes da rede pública poderão buscar serviços em ortopedia de baixa e média complexidade, como nas ocorrências de fraturas fechadas. Os casos cirúrgicos de urgência e emergência continuarão sendo encaminhados para o Hospital Regional de Juazeiro e o Hospital Universitário em Petrolina.

Outras mudanças

A partir dessa segunda-feira a UPA também passará a atender urgências pediátricas, que antes eram recebidas no Hospital Materno Infantil/HMIJ. A maternidade receberá apenas urgências obstétricas.

Vacinação de gestantes é fundamental para proteger bebês, dizem especialistas

(Foto: Internet

Tema que encerrou a Jornada Nacional de Imunizações na tarde de ontem (7), a vacinação de gestantes foi apontada por especialistas como fundamental para proteger bebês contra doenças que podem infectá-los antes de chegar o momento da imunização. As coberturas vacinais entre grávidas, apesar de terem se elevado ao longo dos últimos anos, continuam abaixo das metas estabelecidas.

O calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde recomenda que as gestantes estejam em dia com a vacina contra a hepatite B, que se vacinem nas campanhas anuais contra a gripe e que tomem também a vacina dTpa, que previne a difteria, o tétano e a coqueluche.

Dados apresentados no encontro pelo Programa Nacional de Imunizações mostram que a vacinação de grávidas contra o vírus influenza ficou em 84,6% na campanha de 2019 – abaixo da meta de 90%. No caso da a vacina dTpa, a cobertura em 2018 foi de 62,81%, também inferior aos 95% pretendidos.

A vacinação de gestantes com a dTpa no Brasil começou em 2014, como uma reação ao aumento de casos de coqueluche, que tem incidência considerável entre bebês menores de 2 meses – idade mínima para tomar a primeira dose contra a doença. A partir de 2017, a vacina passou a ser recomendada para gestantes a partir da 20ª semana como forma de proteger o recém-nascido.

A taxa de imunização de 2018 com a dTpa, apesar de baixa, é a maior desde 2014 e o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, defende que é preciso informar mais a população e capacitar os profissionais de saúde para que não sintam insegurança no momento de indicar as vacinas às gestantes.

“[A vacinação da gestante] É a principal forma de proteger o bebê nos primeiros meses de vida, quando há o maior risco. Temos muito a percorrer na cobertura vacinal da gestante e temos certeza que, a partir do momento em que a gestante souber que isso é uma forma de proteger o bebê, ela vai se vacinar. Mas, para isso, também precisamos que os nossos profissionais de saúde indiquem a vacinação”.

Com informações da Agência Brasil

Ordens de Serviço da Casa de Parto e saneamento do Dom Avelar serão assinadas nesse mês, afirma Miguel Coelho

(Foto: Divulgação/Ascom)

Em setembro Petrolina comemora 124 anos e a programação de aniversário foi anunciada pelo prefeito Miguel Coelho na noite da última quinta-feira (5), durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais. De acordo com o gestor, de hoje (6) até o dia 30 diariamente serão executadas ações de pavimentação, saneamento entre outros serviços essenciais.

LEIA TAMBÉM:

Após impasses com a Compesa, Prefeitura anuncia investimento de R$ 6 milhões para recuperar saneamento do Dom Avelar

Os destaques são a assinatura da ordem de serviço para o saneamento do bairro Dom Avelar e a regularização dos motoristas de transporte alternativo, as famosas vans. “É a primeira vez que vamos regularizar o transporte alternativo da cidade, é a forma de transporte para muitas pessoas. Já são todos cadastrados e não tinham um regulamento”, destacou Miguel.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde confirma 2.753 casos de sarampo no Brasil

Crianças entre seis meses e menores de um ano devem tomar uma dose da tríplice viral que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba (Foto: Internet)

O Ministério da Saúde informou hoje (4) que, de 9 de junho até 31 de agosto, 2.753 casos de sarampo foram confirmados no país. No período, houve quatro óbitos, em decorrência da complicação do quadro de saúde dos pacientes, três em São Paulo e um em Pernambuco.

Conforme destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, três dos mortos tinham menos de 1 ano de idade.

LEIA MAIS

UPAE/IMIP de Petrolina finaliza mais um mutirão e diminui em até 85% a fila de espera para exames e procedimentos

(Foto: Reprodução/ IMIP)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina finalizou, no final de agosto, mais um mutirão. Em um mês o serviço realizou 1.012 exames e procedimentos, sendo 558 endoscopias, 270 eletroneuromiografias e 184 escleroterapias.

O último mutirão realizado pela UPAE havia sido em julho, mês de aniversário da Unidade. “No primeiro deste ano realizamos 302 cirurgias de catarata. Em agosto fizemos 1.012 exames e logo estaremos finalizando outro mutirão de cirurgias que está em curso”, esclarece a coordenadora geral, Grazziela Franklin.

“O último deverá encerrar em setembro/outubro e a expectativa é de que, ao total, sejam realizadas 266 cirurgias nas especialidades de otorrinolaringologia, cirurgia vascular e proctologia”, completa.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde atende moradores do bairro Dom Tomaz nesta quarta-feira em Juazeiro

(Foto: Ascom)

Nesta quarta-feira (4), a Caravana da Saúde estará no bairro Dom Tomaz, em Juazeiro (BA), levando diversos serviços para atender a população do local. A ação começa a partir das 7h30, na Unidade Básica de Saúde/UBS do bairro.

Serão ofertadas consultas pré-agendadas com endocrinologista, clínico geral, dentista, dermatologista e cardiologista, também serão realizados eletrocardioagramas e exames laboratoriais. Esta é a 181ª edição do programa de governo que já registrou quase 40 mil atendimentos em Juazeiro e teve demandas de cardiologia e endocrinologia zeradas em inúmeras unidades de saúde.

Bactéria pode ter agravado surto de microcefalia no Brasil, diz estudo com participação da UFRPE

(Foto: Internet)

Estudo realizado por brasileiros indica que o vírus da zika pode não ter sido o único causador dos severos casos de microcefalia no País a partir de 2015. Cientistas demonstraram que más-formações congênitas, observadas sobretudo no Nordeste, podem ter sido agravadas por bactéria presente na água.

LEIA MAIS