Prefeitura de Petrolina disponibiliza segunda dose da CoronaVac neste domingo

(Foto: Ascom PMP)

A Prefeitura de Petrolina informa as pessoas que estão com o agendamento da segunda dose da CoronaVac para o domingo (18) e segunda-feira (19), que quatros pontos de vacinação estarão disponíveis para completar o esquema vacinal. Não será necessário o agendamento na plataforma.

Para ser vacinado é necessário levar um documento de identificação com foto e cartão de vacinação. Em caso de perda, além de um documento com foto, é necessário levar o comprovante de residência e o Boletim de Ocorrência. A imunização acontecerá das 8h às 17h.

Pontos de vacinação

– Escola Municipal 21 de Setembro, no bairro José e Maria;

– SESI, na Vila Mocó

Por meio de drive-thru as equipes estarão na Avenida Principal da Vila Eulália e na Avenida da Integração, em frente à loja Lúcia Gomes.

Pioneiro da vacinação na Bahia, Casa Nova baixa idade da imunização contra o Covid 19

Desde que iniciou a vacinação contra a Covid-19 no município, a Prefeitura de Casa Nova vem em um ritmo acelerado de imunização da população. Neste sábado (17), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está vacinando a faixa etária de 30 anos.

As vacinas serão aplicadas a partir das 8h horas na Sala de Vacinação contra a Covid, localizada no antigo SESP. Serão vacinados todos aqueles com 30 anos ou mais, primeira dose. No interior as vacinadas são disponibilizadas nas unidades Básicas de Saúde (UBS). Neste domingo (18) serão aplicadas em Santana do Sobrado. Na segunda (19), a vacinação acontecerá no Distrito de Luiz Viana. É necessário apresentar Comprovante de Endereço, CPF, Cartão do SUS e se tiver o Cartão de Vacina.

LEIA MAIS

COVID-19: Petrolina registra mais dois óbitos pela doença

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde informa que nesta sexta-feira (16), registrou dois óbitos, sendo uma pessoa do sexo feminino e outro do sexo masculino, com 82 e 73 anos, respectivamente. Ambos não apresentavam histórico de comorbidades e faleceram dia 16 de julho em hospitais público e privado de Petrolina.  Com isso, o município encontra-se com 542 mortes ocasionadas pela COVID-19.

O boletim registrou ainda que dos 82 leitos de UTI’s disponíveis, 27 estão ocupados. 18 pacientes são de Petrolina e nove de outras cidades da região, isso representa um índice de 32,9% de ocupação.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais 17 casos e um óbito por covid

O boletim de sexta-feira (16) registrou mais um óbito por complicações da Covid-19 e 17 novos casos da doença em Juazeiro. Agora, a cidade soma 16.594 pacientes infectados.

Desse total, 15.965 estão recuperados. Atualmente, Juazeiro tem 316 casos ativos do novo coronavírus. A morte de ontem foi de um homem de 51 anos, sem comorbidades. São 313 óbitos.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA é de 56%, com 98 leitos disponíveis. Já na rede municipal, a ocupação é de 53% dos leitos, com 14 vagas na UTI.

Petrolina inicia agendamento da vacinação para pessoas com 35 anos ou mais

(Foto: Ascom PMJ)

Petrolina reduzirá a idade da vacinação contra a covid-19. A partir das 8h30 deste sábado (17), pessoas com 35 anos ou mais poderão  agendar a vacinação na plataforma vacinacaopetrolina.tisaude.com. Além disso, com a chegada de novas doses, a Prefeitura seguirá imunizando idosos, profissionais da educação, saúde, pessoas com comorbidades e indígenas, mas por demanda espontânea.

A vacinação acontece a partir de domingo (18), das 8h às 17h. Confira a seguir os horários e locais de vacinação por grupos:

Necessidade de agendamento

Pessoas pertencentes às forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores da indústria e da construção civil; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e população em geral com 35 anos e mais.

LEIA MAIS

Quadro de presidente continua evoluindo, mas sem previsão de alta

O presidente Jair Bolsonaro apresenta evolução clínica considerada satisfatória, segundo o boletim médico divulgado no início da tarde de hoje (16). Bolsonaro está internado desde a noite de quarta-feira (14) no Hospital Vila Nova Star, após apresentar um quadro de obstrução intestinal.

Ainda de acordo com o informe da equipe médica, o presidente passa bem, mas não há previsão de alta. Ontem (15) foi feita a retirada da sonda nasogástrica com a perspectiva de que hoje fosse retomada a alimentação oral.

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro baixa faixa etária para 37 anos no plantão de vacinação deste sábado

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), baixou a faixa etária para a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 no plantão deste sábado (17). Poderão tomar a primeira dose da vacina o público geral com 37 anos ou mais. Também serão montados pontos para aplicação de segunda dose, para as pessoas que já estão no prazo de tomar a dose 2 do imunizante. A vacinação é para as pessoas que residem no município.

Primeira dose

A vacinação da primeira dose será na Creche Mariá Tanuri (bairro Santo Antônio), Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, exceto as UBSs: São Geraldo, Alagadiço, Mussambê e Tabuleiro.  Serão distribuídas 150 doses por ponto de vacinação. O horário é das 8h às 12h. É preciso que as pessoas levem RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência (em caso de casa alugada, é preciso levar contrato de aluguel).

Segunda dose

A vacinação da segunda dose, tanto para quem está no prazo para tomar CovonaVac quanto Oxford, poderá ir à Univasf, Uneb, Juá Garden Shopping e Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), que fica no bairro Tabuleiro. O horário é das 8h às 12h. É preciso que as pessoas levem RG, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacinação e comprovante de residência.

Porque a zona rural não foi incluída? 

A redação do Blog questionou o porquê a zona rural não estava contemplada na vacinação deste sábado. A secretaria informou essa estratégia de vacinação foi montada de acordo com o número de doses recebidas.

LEIA MAIS

Saúde de Juazeiro receberá R$ 3 milhões em emendas do deputado federal Adolfo Viana

A Prefeitura de Juazeiro receberá um aporte de R$ 3 milhões em emendas do deputado federal Adolfo Viana (PSDB) para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Os recursos serão aplicados na compra de insumos e medicamentos para o enfrentamento à Covid-19.

O parlamentar falou sobre a parceria com o município. “A gente sabe que o Brasil inteiro vive um momento muito difícil na saúde por conta da Covid. Temos um olhar muito especial para Juazeiro  e a prefeita Suzana Ramos nos pediu um reforço e nós trabalhamos e conseguimos essa emenda de R$ 3 milhões para custear a saúde pública da cidade. É uma das nossas contribuições para Juazeiro continuar avançando”, ressaltou o deputado federal Adolfo Viana.

LEIA MAIS

Pernambuco recebe mais 184 mil doses da AstraZeneca

(Foto: CASSIANO ROSÁRIO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Um novo lot de vacinas da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz chegou a Pernambuco na madrugada desta sexta-feira (16). São 184.250 doses do imunizante, que será utilizado exclusivamente à primeira aplicação, visando ampliar o número de pessoas que podem iniciar o esquema vacinal.

A expectativa do Governo de Pernambuco é iniciar a distribuição às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), ainda nesta manhã. “Vamos destinar toda essa nova remessa para aplicação da primeira dose em quem ainda não tomou. Assim, estaremos ampliando o número de pernambucanas e pernambucanos que iniciam o esquema vacinal. Sempre lembrando que a segunda dose é absolutamente necessária para que a imunização esteja completa“, afirmou o governador Paulo Câmara (PSB).

Pernambuco já recebeu 6.060.650 doses de imunizantes. Foram 3.051.670 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.184.160 unidades da Coronavac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

Petrolina registra mais 57 casos de covid e ocupação dos leitos está em 34,1%

O boletim de quinta-feira (15), registrou mais 57 casos de covid-19 em Petrolina. Também foram confirmados mais dois óbitos e a ocupação dos leitos caiu para a faixa dos 30%. Em números totais, são 30.804 pacientes infectados, dos quais 27.856 estão recuperados. Já os óbitos chegam a 540.

Novos casos

Dos novos casos, 29 são do sexo masculino e 28 do feminino. Eles têm entre um e 83 anos. Já as mortes são de um homem e uma mulher, com 67 e 47 anos, respectivamente. Ambos não tinha comorbidades. Os óbitos foram registrados em 24/06 e 14/07.

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico registra 25 novos casos de Covid-19 em Juazeiro nesta quinta-feira

Juazeiro registrou 25 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta quinta-feira (15).

De acordo com o levantamento, 16.577 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 15.948 já estão recuperados. Os casos descartados somam 28.238. Juazeiro tem 317 casos ativos do novo coronavírus.

Não houve registro de óbito. Com isso, o município permanece com 312 mortes provocadas pela doença.

LEIA MAIS

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro realiza vacinação da segunda dose nesta sexta-feira

Por falta de doses de vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar nesta sexta-feira (16) a vacinação da segunda dose para as pessoas que já receberam a dose 1 e estão no prazo para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19. O município aguarda o recebimento de nova remessa para avançar na vacinação da primeira dose.

A vacinação da segunda dose será realizada na Creche Mariá Tanuri (bairro Santo Antônio), Univasf, Juá Garden Shopping e Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo). O horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e o cartão de vacina.

LEIA MAIS

Bolsonaro evolui de forma satisfatória e não tem previsão de alta, diz novo boletim médico

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) evolui de forma satisfatória, mas segue sem previsão de alta do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde está internado desde a noite desta quarta-feira (14), segundo o mais recente boletim médico. Bolsonaro foi transferido de Brasília para São Paulo após apresentar um quadro de obstrução intestinal.

“O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, segue internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, evoluindo de forma satisfatória clínico e laboratorialmente. Permanece o planejamento terapêutico previamente estabelecido. O Presidente segue sem previsão de alta hospitalar”, diz o boletim.

Julho Verde: Mês de conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço (tumores que se originam em regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais) por ano e para o triênio 2020-2022 o Inca estima que, no total, devem ser diagnosticados 685 mil novos casos de câncer no Brasil.

Os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Como se trata de uma doença assintomática em seus primeiros estágios, pode acabar sendo confundida com algumas outras enfermidades, como gripe ou faringite; por isso, também, muitos pacientes demoram a consultar um especialista, o que dificulta o diagnóstico precoce, fundamental nas chances de sucesso no tratamento. “É muito importante estar atento às feridas na boca, rouquidão ou inflamações que persistem por mais de 21 dias sem melhora”, explica o médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço Aglailton Menezes.

LEIA MAIS

Salgueiro promove mutirão de vacinação contra covid a indígenas

Nesta quinta-feira (15), a partir das 8h, a Secretaria de Saúde de Salgueiro (PE) estará realizando um mutirão de vacinação contra a covid-19. O grupo prioritário de hoje são os indígenas. De acordo com a Prefeitura, quem tiver mais de 18 anos pode procurar a sede da Saúde.

Mas atenção, é obrigatório apresentar documento comprovante de identificação indígena, para se vacinar. Apesar de ser um mutirão, a orientação é que as pessoas obedeçam o protocolo sanitário.

“Manter o distanciamento ainda é essencial. Vamos organizar tudo da forma mais segura e você contribui utilizando máscara e álcool em gel”, diz a Saúde.