Estudo na China aponta eficácia da CoronaVac contra a variante delta

(Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da província de Cantão, na China, apontou que a vacina CoronaVac/Butantan é eficaz contra a variante Delta, da covid-19. A informação foi repassada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB) na quarta-feira (18).

LEIA TAMBÉM

TestaPE disponibiliza mais de um milhão de exames de antígeno em Pernambuco

O estudo ainda precisa ser revisado, mas apresenta bons números. Em síntese, os pesquisadores constataram que a imunização com as duas doses teve 69,5% de eficácia para prevenir pneumonias causadas pelo coronavírus.

LEIA MAIS

TestaPE disponibiliza mais de um milhão de exames de antígeno em Pernambuco

O governador Paulo Câmara lançou, nesta quarta-feira (18), o TestaPE – programa de testagem em massa da população para detecção da Covid-19. O lançamento aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, com transmissão pela internet. A iniciativa visa testar 10% da população do Estado, nos próximos seis meses, reforçando a vigilância do novo coronavírus no território para rastrear e isolar casos ativos da doença. Por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Governo de Pernambuco está investindo R$ 7,6 milhões na compra de 1.090.713 testes de antígeno para ampliação da oferta de exames em locais estratégicos nos municípios.

LEIA MAIS

Petrolina inicia processo de resgate de animais para monitoramento, castração e adoção

Com o objetivo de monitorar os animais errantes para possíveis doenças, a exemplo a da raiva, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses, fez o resgate de animais de rua nesta terça-feira (17). A ação tem como objetivo controlar doenças transmitidas pelos animais, além de serem castrados e logo em seguida, ficarão à disposição para adoção.

Inicialmente os bichos são levados para o CCZ, lá são avaliados por um médico veterinário e passam por exames para comprovação ou descarte de doenças. Após esses procedimentos, os animais serão castrados e, depois da recuperação, serão destinados à adoção. Petrolina já tem aderido a esse modelo de resgate e castração com uma unidade móvel, que é o Castramóvel, no entanto, tem ampliado o trabalho no período noturno,  realizando o resgate e cuidado com cães e gatos que, na maioria das vezes, são abandonadas nas ruas da cidade.

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico registra dois óbitos por Covid-19 em Juazeiro nesta quarta-feira

Juazeiro registrou dois óbitos por complicações do novo coronavírus e 11 novos casos nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta quarta-feira (18).

Os óbitos foram de uma pessoa do sexo feminino e outra do sexo masculino, de 52 e 73 anos, ambas com histórico de comorbidade. O município contabiliza 364 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o levantamento, 17.210 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 16.770 já estão recuperados. Os casos descartados somam 30.300. Juazeiro tem 76 casos ativos do novo coronavírus.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 22%, com 146 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 14% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 26 leitos disponíveis.

Prefeitura de Juazeiro alerta para fake news sobre fechamento do Hospital Materno Infantil

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde repudia qualquer notícia falsa sobre suposto fechamento do Hospital Materno Infantil e reforça que a unidade de saúde continua aberta, porém funcionando com a lotação completa.

LEIA TAMBÉM

Partos no Hospital Materno Infantil estão suspensos por falta de vagas

O Hospital Materno Infantil atende 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospital de Pernambuco e Bahia), realizando, em média, 400 partos por mês.

LEIA MAIS

Pernambuco confirma circulação da variante Delta

O Governo de Pernambuco confirmou, em coletiva de imprensa online nesta quarta-feira (18), que as investigações epidemiológicas realizadas pelos municípios, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), indicam que a variante Delta já circula no território. Na quinta-feira (12), sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) revelou duas amostras com a cepa originária da Índia: dois homens, de 24 e 49 anos, residentes em Abreu e Lima e Olinda, respectivamente. Até o momento, não foi encontrado vínculo epidemiológico dos pacientes positivos, indicando a probabilidade de circulação da variante Delta no Estado – quando não é possível rastrear a origem da infecção, comprovando que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para locais onde há registro de casos.
 
“Com os resultados encontrados até o momento, não conseguimos identificar os casos que positivaram para a doença antes desses pacientes. Seguiremos reforçando o sequenciamento genético das amostras, principalmente dos contactantes relacionados aos dois pacientes, para rastrear a possível presença da Delta no Estado”, reforçou o secretário estadual de Saúde, André Longo. A SES-PE continua investigando outros possíveis contactantes dos dois casos positivos, com o apoio das Vigilância Epidemiológicas de Olinda e Abreu e Lima.
LEIA MAIS

Covid-19: Taxa na ocupação dos leitos de UTI mantém-se em 7% em Petrolina

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde informa que nesta terça-feira (17), dos 82 leitos de UTI’s disponíveis, seis estão ocupados. Um paciente é de Petrolina e cinco de outras cidades da região, isso significa que o índice de ocupação permanece em 7,3 %.

Foram registrados ainda 13 novos casos, sendo  quatro pessoas do sexo masculino, com idades de 22 a 46 anos, e nove do sexo feminino, com idades de dois a 73 anos. Dos resultados, 11 foram obtidos através de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina e dois através de exames laboratoriais.

LEIA MAIS

AstraZeneca: vacinação da segunda dose será retomada na próxima segunda em Petrolina

Visando garantir a segurança da população, a Prefeitura de Petrolina interrompe a antecipação da segunda dose da vacina Astrazeneca, a partir desta quarta-feira (18). A população que tomou a primeira dose entre os dias 06/06 a 16/06 deve realizar o cadastro através da nova plataforma. O agendamento estará liberado a partir das 15h, desta quarta-feira (18), exclusivamente, para segunda dose.

A vacinação será retomada na segunda-feira (23). Durante o agendamento, é necessário escolher o dia, local e o horário para completar a imunização. Além disso, é preciso levar documento de identificação com foto e cartão de vacina. Em caso de perda do cartão, além de um documento com foto, é necessário levar o comprovante de residência e o Boletim de Ocorrência.

LEIA MAIS

Partos no Hospital Materno Infantil estão suspensos por falta de vagas

O Hospital Materno Infantil está com seus atendimentos de gestantes suspensos devido à falta de vagas. A informação foi divulgada nessa terça-feira (17) e confirmada pela gestora da unidade, Graça Carvalho.

O hospital não foi fechado, mas estamos sem vagas. E informamos a Central de Regulação para procurarem encaminhar pacientes de outras cidades para outras instituições“, disse a gestora.

Ainda segundo Graça, há escassez de campo cirúrgico, que são panos utilizados para cirurgias, e limitação de equipamentos como sala cirúrgica. “Nossos fornecedores estão com dificuldades de matéria prima para fabricação, o tecido Brim, que é o apropriado. Procuramos no comércio local, mas não encontramos, pois está em falta no mercado“, afirmou.

De acordo com a direção do hospital, caso o material seja encontrado, os partos já podem ser retomados nesta quarta-feira (18).

Mais de 150 adolescentes com comorbidades já foram imunizados contra a COVID-19 em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação contra a Covid-19 para o público adolescente de 12 a 17 anos. Este grupo segue sendo imunizado com a primeira dose da vacina. Ao todo, 156 jovens receberam o imuno no polo do SESC. Para receber a dose é necessário ter feito o cadastro e agendamento na plataforma vacina.petrolina.pe.gov.br.

Felicidade é pouco para ressaltar o que pais de jovens que possuem alguma comorbidade sentiram ao vacinarem seus filhos. Thiago Britto, por exemplo, levou seu filho Guilherme para tomar a primeira dose da vacina e relata com felicidade o momento vivido. “Para mim, como pai, foi uma sensação de alívio e também de muita alegria. Guilherme possui asma e faz uso continuado de remédio para o controle da doença. A gente sabe o quão grave a COVID-19 se torna em pessoas com comorbidade e isto tem feito com que nosso controle dentro de casa tenha sido muito maior. Além disso, a melhora na qualidade de vida da criança será um dos principais pontos, pois Guilherme já estava demonstrando sintomas leves de ansiedade. Torço para que todas as nossas crianças estejam aptas a se vacinar ainda este ano e possamos pensar em um 2022 mais tranquilo”, expressou.

LEIA MAIS

Covid-19: Juazeiro registra dois óbitos e 12 novos casos nesta terça-feira

Juazeiro registrou 02 óbitos e 12 novos casos da Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta terça-feira (17).

Os óbitos registrados são de um homem de 41 anos, ocorrido no Hospital de Ivaipora, no estado do Paraná. O segundo óbito, de um homem de 69 anos, ocorreu num hospital particular em Juazeiro. Ambos sem relatos de comorbidades. Juazeiro contabiliza 362 óbitos no total.

LEIA MAIS

CAPS AD III volta a oferecer tratamento para combater o tabagismo

(Foto: Ascom/PMP)

Desde a segunda-feira (16), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) Célia Maria de Oliveira Alencar, voltou a oferecer tratamento contra o tabagismo. Por desenvolver um tratamento baseado também no processo de psicoterapia grupal, a oferta do serviço encontrava-se em recesso por conta da pandemia de COVID-19.  Agora, o atendimento ao público ficará fracionado, serão oito pessoas por dia.

A Secretaria de Saúde entende que a pandemia causou um agravamento das condições de saúde mental, sobretudo no aumento do consumo de substâncias psicoativas, como o cigarro. Dessa forma, o CAPS AD III decidiu retornar com a oferta do tratamento para a população de Petrolina.

LEIA MAIS

COVID-19: Petrolina registra mais dois óbitos pela doença; Taxa na ocupação dos leitos de UTI chega a 7%

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde informa que nesta segunda-feira (16), dos 82 leitos de UTI’s disponíveis, seis estão ocupados. Um paciente é de Petrolina e cinco de outras cidades da região, isso significa que o índice de ocupação caiu novamente, chegando a 7,3%.

Foram registrados ainda 17 novos casos, sendo  cinco do sexo masculino, com idades de sete a 36 anos, e 12 do sexo feminino, com idades de um a 62 anos. Dos resultados, 15 foram obtidos através de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina e dois através de exames laboratoriais. Com isso, Petrolina está com  31.539 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 29.521 já estão recuperadas da doença, isso representa 93,6% de cura clínica.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro distribui últimas doses do estoque da vacina contra a gripe

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai fazer nesta terça (17) e quarta-feira (18) a distribuição das últimas doses que constam no estoque do município da vacina contra a Influenza. A distribuição será na zona rural e urbana.

Devido à quantidade limitada, serão enviadas para cada unidade 50 doses. A vacina será distribuída nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana: Argemiro, Jardim Flórida, Mussambê, Palmares, Quidé, Alto da Aliança, Caic, Dom José Rodrigues, Dom Thomaz, Antônio Guilhermino, Itaberaba, Parque Residencial, Alto da Maravilha, Alto do Cruzeiro, Novo Encontro, São Geraldo e Vila Jacaré. Na zona rural será enviada vacina contra gripe para as UBSs de Poções, Lagoa do Salitre e Itamotinga.

A vacinação está liberada para todo o público a partir de 6 meses de idade. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 precisa ficar atento ao prazo de 14 dias entre as duas vacinas ( gripe x Covid-19). Não há previsão de quando ou se o município irá receber novas doses da vacina contra a  influenza.

Pernambuco recebe lote com mais 125 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Na madrugada desta terça-feira (17) Pernambuco recebeu uma nova remessa de imunizantes para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19.

As 125 mil doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz chegaram no voo que aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre por volta das 0h50 e foram levadas à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem e armazenamento.

Com esse novo lote, que será todo destinado para aplicação de segundas doses, poderemos avançar mais, completando o ciclo vacinal das pessoas com comorbidades e deficiência“, afirmou o governador Paulo Câmara.

LEIA MAIS