Prefeitura de Juazeiro divulga planejamento de vacinação de terça e quarta-feira

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), divulgou o planejamento de vacinação contra Covid-19 para esta terça-feira (17) e quarta-feira (18). Haverá vacinação do público geral com 25 anos ou mais na zona rural exclusivamente para a população das comunidades. Na zona urbana haverá vacinação de gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), lactantes (de 46º dia pós-parto até 11 meses e 29 dias do bebê) e segunda dose.

Primeira dose

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico registra três óbitos por Covid-19 em Juazeiro nesta segunda-feira

Juazeiro registrou três óbitos por complicações do novo coronavírus e sete novos casos nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta segunda-feira (16).

Um dos óbitos foi de uma pessoa do sexo feminino, de 37 anos anos, com histórico de comorbidade, em um hospital de Salvador. Outra morte foi de uma pessoa do sexo masculino, de 46 anos, também em um hospital na capital baiana. O terceiro óbito é de uma pessoa do sexo masculino, de 43 anos em um hospital público de Juazeiro. O município contabiliza 360 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o levantamento, 17.187 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 16.760 já estão recuperados. Os casos descartados somam 30.123. Juazeiro tem 67 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Juazeiro suspende atividades nesta segunda e terça-feira após casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) suspendeu o funcionamento das atividades nesta segunda (16) e terça-feira (17) no prédio central devido a alguns de seus funcionários testarem positivo para a Covid-19.

Os casos suspeitos serão submetidos à testagem para detecção da doença. Os pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) que estão com viagem marcada para esta terça-feira, e ainda não foram confirmados, podem comparecer à Sesau no período da manhã do dia 17. Na quarta-feira (18) a Sesau retornará o expediente no horário normal. O prédio passará novamente por sanitização.

Petrolina abre agendamento nesta segunda para vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Petrolina continua avançando na campanha de vacinação contra a Covid-19. O final de semana foi marcado por uma força-tarefa que garantiu a imunização das pessoas que estavam agendadas para a primeira dose, além de polos disponíveis também para a aplicação da segunda dose.

Para aqueles que estão dentro dos critérios, mas ainda não fizeram o agendamento, nesta segunda-feira, às 14h30, serão abertas mais de 9 mil vagas.

O agendamento deve ser realizado na nova plataforma da prefeitura. Neste momento, além dos grupos prioritários, o município está atendendo a população em geral com 25 anos ou mais.

LEIA MAIS

Entre as primeiras no ritmo de vacinação, Casa Nova começa a vacinar acima de 18 anos

O Prefeito de Casa Nova Wilker Torres (PSB) convocou, neste domingo (15), os casanovenses acima de 18 anos para vacinação a partir de segunda-feira (16), contra o COVID -19.

A vacinação começa às 9h, na sala de vacinação do antigo SESP e será necessário a apresentação de um documento de identidade, cartão do SUS. É obrigatório o comprovante de residência.

Wilker Torres, prefeito de Casa Nova (BA).

Em todos os momentos, desde o primeiro dia, tomamos todas as medidas necessárias à prevenção da pandemia. Por isso Casa Nova teve o menor percentual de perdas em vidas humanas e o menor número de internamentos de casos graves“, disse Wilker.

O painel de acompanhamento da cobertura vacinal COVID-19 da SESAB – Secretaria de Saúde da Bahia, que pode ser acessado aqui, mostra, nesse domingo (15), Casa Nova com 33.670 pessoas vacinadas com a primeira dose e 13.085 com a segunda dose.

Ainda há pessoas que não compareceram para a segunda dose e a imunização só está completa com duas doses ou a dose única da Janssen“, esclarecendo que a segunda dose continua a ser aplicada normalmente.

Boletim epidemiológico registra dois óbitos por Covid-19 em Juazeiro neste domingo

Juazeiro registrou dois óbitos por complicações do novo Coronavírus nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deste domingo (15).

Um dos óbitos foi de uma pessoa do sexo feminino, de 45 anos, com histórico de comorbidade, em um hospital público de Petrolina. A outra morte foi de uma pessoa do sexo masculino, de 76 anos, em um hospital em Salvador. O município contabiliza 357 mortes provocadas pela doença.

Por falha no sistema E-SUS VE que contabiliza os dados, não foi possível o acesso aos casos confirmados, descartados e altas. De acordo com o último levantamento, 17.180 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 16.757 já estão recuperados. Os casos descartados somam 30.115. Juazeiro tem 66 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Centro de Referência da Mulher de Petrolina já realizou mais de 24 mil atendimentos e procedimentos

O Centro de Referência da Mulher (CRM) completa um ano de funcionamento e ao longo desses 365 dias, o equipamento vem intensificando os cuidados com a saúde da mulher, trazendo mais conforto, cuidado e atenção para esse público. Ao todo, já foram realizados 24.325 atendimentos e procedimentos.

Para comemorar a data, durante esta sexta-feira (13), as equipes do CRM realizaram um mutirão de exames ginecológicos para as mulheres petrolinenses que foram encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, os profissionais que atuam no local também foram recepcionados com um café da manhã.

LEIA MAIS

O que muda no aleitamento materno no contexto da Covid-19? 

A amamentação exclusiva da criança até os seis meses de idade promove o desenvolvimento saudável do cérebro, protege contra infecções e diminui o risco de obesidade e de outras doenças. A prática também reduz custos de assistência médica no futuro e protege as mães lactantes contra o câncer de ovário e de mama.

 No entanto, dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apontam que,no Brasil, apenas 39% das mães utilizam o leite materno como alimentação exclusiva para os bebês até os seis meses de idade. Agora, em tempos de pandemia do novo coronavírus, mães também demonstram uma preocupação extra: como dar de mama ao bebê sem riscos de contágio?

Mestre em Enfermagem e Professora do IDOMED, Camilla Schmitz, diz que é essencial manter a amamentação e, em paralelo, reforçar algumas condutas básicas de prevenção para proteger o bebê. O isolamento social ainda é a melhor forma de prevenir a Covid-19. “O ideal é que mesmo que seus parentes estejam com muita vontade de conhecer pessoalmente o novo membro da família, neste momento, o mais indicado é que o contato se restrinja às videochamadas”. 

LEIA MAIS

COVID-19: Boletim deste sábado atualiza a lista de bairros com casos positivos em Petrolina

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde informa que neste sábado (14), dos 82 leitos de UTI’s disponíveis, sete continuam ocupados. Dois pacientes são de Petrolina e cinco de outras cidades da região, isso significa que o índice de ocupação permanece  em 8,5%.

Há o registro  de quatro casos, destes, três são do sexo masculino, com idades de 40 a 54 anos e, uma do sexo feminino, de 23 anos. Todos os resultados foram obtidos  por meio de exames laboratoriais. Assim, Petrolina passa a registrar 31.522 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 29.417 já estão recuperadas da doença, isso representa 93,3% de cura clínica.

LEIA MAIS

Cerpris de Juazeiro está doando cadeiras de rodas em parceria com ONG

O Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris) de Juazeiro está cadastrando pessoas que precisam de cadeira de rodas. O cadastramento é para a doação do equipamento, resultado de um convênio firmado com uma Organização Não Governamental (ONG) do Rio Grande do Sul.

As cadeiras são do tipo padrão, ou seja, medindo 68 cm de largura estando aberta e com assentos disponibilizados nos tamanhos entre 38 cm e 50 cm.  As doações já estão acontecendo e o Cerpris já entregou 92 cadeiras a pacientes do Centro de Referência e  outros locais.

LEIA MAIS

Queiroga: intervalo de aplicação da Pfizer deve se reduzir em setembro

(Foto: Reprodução)

A partir de setembro, o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda doses da Pfizer poderá cair dos atuais 90 dias para 21 dias, informou hoje (14) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A redução do prazo tem como objetivo frear os casos da variante Delta do novo coronavírus, mais contagiosa que as variantes anteriores.

Segundo Queiroga, o governo apenas espera que toda a população adulta esteja vacinada para iniciar os estudos para diminuir o intervalo para três semanas. Embora as aplicações em 90 dias aumentem a resposta imune, segundo estudos internacionais, o prazo original determinado pelo fabricante da Pfizer é 21 dias.

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico registra dois óbitos por Covid-19 em Juazeiro neste sábado

Juazeiro registrou dois óbitos por complicações do novo Coronavírus e oito novos casos da doença nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deste sábado (14).

Os óbitos foram de duas pessoas do sexo feminino, ambas com 59 anos. Uma delas possuía histórico de comorbidade. O município contabiliza 355 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o levantamento, 17.180 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 16.757 já estão recuperados. Os casos descartados somam 30.115. Juazeiro tem 68 casos ativos do novo coronavírus.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 20%, com 171 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 0% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 30 leitos disponíveis.

Prefeitura de Juazeiro realiza plantão de vacinação contra Covid-19 neste domingo

Com a chegada de nova remessa de doses da vacina contra a Covid-19 neste sábado, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza plantão de vacinação neste domingo (15). Serão vacinadas pessoas com 25 anos ou mais.

A vacinação vai ocorrer no drive thru, que será montado em frente ao Paço Municipal, no centro. O horário é das 9h às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Serão 500 doses pela manhã e 500 doses à tarde.

Pernambuco recebe mais 231.080 doses de vacinas contra a Covid-19

Pernambuco recebeu 231.080 doses de vacinas da Covid-19 na manhã deste sábado (14). Os imunizantes – 86 mil doses da Coronavac/Butantan e 145.080 doses da Pfizer/BioNTech –  foram descarregados no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre por volta das 10h, e seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI). Após checagem e divisão dos insumos, as remessas devem ser enviadas, já na tarde deste sábado, às Gerências Regionais de Saúde (Geres) para que os gestores municipais façam a retirada. 
LEIA MAIS