Através de parceria, Centro de Especialidades Odontológicas de Juazeiro realiza atendimentos noturnos

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (19), atendimentos noturnos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro João Paulo II, em parceria com a Faculdade FTC.

A entrega da unidade do CEO reformada pela gestão da Prefeita Suzana Ramos, com um ambiente mais confortável, aconchegante, nos possibilitou fechar essa parceria e proporcionar mais atendimentos à população“, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

LEIA MAIS

Covid-19: Juazeiro inicia vacinação de crianças com 4 anos nesta quarta

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai iniciar nesta quarta-feira (20) a vacinação de crianças com 4 anos de idade contra a Covid-19. O município segue a orientação do Ministério da Saúde de imunização deste público e a redução na idade vai ser feita de forma progressiva.

De acordo com a enfermeira da Rede de Frio, Renata Moreira, não há restrição em ministrar outras vacinas junto ao imunizante da Covid-19. “Na nota técnica que orienta a vacinação não há problema em fazer simultaneamente, a vacina da Covid-19 e as demais vacinas de rotina“, destacou Renata Moreira.

LEIA MAIS

Petrolina disponibiliza vacinas contra a COVID-19 no Parque Municipal Josepha Coelho

A Prefeitura de Petrolina vem traçando estratégias para vacinar toda a população contra a Covid-19. A partir dessa quarta-feira (20), as equipes estarão atendendo no polo extra de vacinação no Parque Municipal Josepha Coelho, na sede do Transforma Petrolina, das 8h às 17h, imunizando a população com 12 anos ou mais.

Os profissionais permanecerão no Parque Municipal até o sábado (23). Para se vacinar basta comparecer ao local com documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF.

Para segunda dose, primeiro e segundo reforço, é necessário levar também o cartão de vacinação. No caso das pessoas com obesidade, para tomar a segunda dose de reforço é necessário levar, além destes documentos, um laudo médico. Já os trabalhadores da saúde precisam levar um documento que comprove vínculo empregatício ou carteira de conselho de classe.

Petrolina registra 191 novos casos de covid-19

O boletim divulgado nesta terça-feira (19) pela secretaria de Saúde de Petrolina registra 191 novos casos na cidade. Os números são referentes a segunda-feira (18), quando foram realizados 916 testes no polo montado pela Prefeitura.

Agora a cidade soma 60.783 pacientes infectados, dos quais 53.621 estão recuperados. Há ainda 680 mortes, somadas desde o início da pandemia, em 2020. Petrolina contabiliza ainda 6.482 casos ativos.

Sobre a ocupação dos leitos de UTI disponíveis na Rede PEBA, dos 44, 35 estão ocupados. Isso significa que a taxa é de 79,5%.

Estudantes de medicina da Facape terão aulas práticas no Hospital Dom Tomás

Os futuros estudantes de medicina na Faculdade de Petrolina (Facape) vão realizar suas aulas práticas no Hospital Dom Tomás. A medida foi acordada nesta terça-feira (19), durante reunião do prefeito Simão Durando (UB) com representantes do hospital.

A novidade vem como presente de aniversário da Facape, que hoje completa 46 anos de história e está sob administração da Prefeitura. O encontro foi realizado no próprio hospital, com a presença do médico e ex-prefeito de Petrolina, Augusto Souza Coelho, Dr. Luiz Gustavo Mendes, Dr. Dilson Pereira Filho, o coordenador de enfermagem, Paulo Noivo e a gestora da Facape, Larissa Soeiro.

O Hospital Dom Tomás é de grande importância para todos nós petrolinenses, é um sonho que se tornou realidade. É o cuidado com o nosso povo, perto de casa. E agora, estamos fazendo história duas vezes, iniciando um curso de medicina em uma autarquia administrada por nós e dando a oportunidade desses futuros profissionais aprenderem com os melhores, referência no município”, disse Simão.

PE autoriza vacinação contra covid-19 para crianças de 4 anos

O Governo de Pernambuco autorizou, na segunda-feira (18), a vacinação das crianças com quatro anos de idade, com a vacina da Covid-19. O Estado segue a orientação do Ministério da Saúde (MS) de imunizar o público infantil com a CoronaVac, que passou a ser recomendada para proteger também os pequenos com três anos.

Em Pernambuco, o público estimado é de 154.355 pessoas com quatro anos e 149.786 crianças com três anos. A imunização das crianças entre 3 e 5 anos será feita em duas doses, respeitando o intervalo de 28 dias entre elas. Contudo, quem tem cinco anos deve receber a Pfizer.

A vacinação desse público foi acordada com os municípios durante reunião com o Comitê Estadual e secretários de saúde municipais, utilizando o estoque atual.

Campanha de vacinação contra a gripe continua sendo realizada em Juazeiro

A Campanha de Vacinação contra a Influenza continua sendo realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A vacinação contra a Influenza está aberta para o público geral a partir dos 6 meses de vida e a aplicação das doses segue enquanto durarem os estoques do imunizante no município.

LEIA MAIS

Juazeiro realiza ações contra as hepatites virais nesse mês de julho

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) organizou uma programação com ações para chamar a atenção para as hepatites virais. A programação é alusiva ao ‘Julho Amarelo’, um mês de luta contra estas doenças relacionadas ao fígado.

No dia 25 de julho, a equipe do Centro de Informação IST/HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) de Juazeiro vai até o Abrigo São Vicente de Paulo. Na ação, o Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) fará uma atividade lúdica com os idosos que residem no abrigo. Também haverá testagem para detecção das hepatites B e C com os idosos e os profissionais que trabalham no local.

Além disso, haverá programação da Rede de Atenção Básica do município. De 25 a 29 de julho, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão com atividades educativas sobre as hepatites virais, com testagem para as doenças e vacinação contra hepatites A e B.

LEIA MAIS

Saúde recomenda vacinação de crianças de 3 a 5 anos com CoronaVac

(Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

O Ministério da Saúde decidiu recomendar a aplicação da vacina CoronaVac, contra covid-19, para crianças de 3 a 5 anos. Em nota divulgada hoje (15), a pasta informou que os estoques já existentes nos estados e municípios devem ser utilizados também nesse novo público. No entanto, o ministério informou que “segue em tratativas para aquisição de novas doses”.

A decisão do Ministério da Saúde veio após ouvida a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), e a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na mesma direção. Em reunião da diretoria da Anvisa, em Brasília, na última quarta-feira (13), a agência seguiu recomendação das áreas técnicas e autorizou a imunização com duas doses da vacina, com intervalo de 28 dias entre elas. A aprovação vale somente para crianças que não têm problemas com a imunidade

LEIA MAIS

Covid-19: novo boletim aponta quase 85% dos leitos ocupados em Petrolina

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa quinta-feira (14) registrou que, dos 44 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, 37 estão ocupados, com isso, a taxa fica em 84,1% ocupação.

Além desses dados, a Secretaria de Saúde registrou 226 casos de COVID-19. Ao todo, foram realizados 652 testes no polo montado pela secretaria. A cidade tem 680 mortes causadas pela doença.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde retoma polo extra de vacinação contra a COVID-19 nessa quinta

A Prefeitura de Petrolina vem buscando estratégia para facilitar o acesso a vacinação. Diante disso, a partir dessa quinta-feira (14), uma equipe estará no Parque Municipal Josepha Coelho das 8h às 17h, imunizando contra a COVID-19, a população com 12 anos e mais. As equipes estarão atendendo até sexta-feira (15).

Vale ressaltar que a partir da próxima semana, o polo volta a atender como de costume, de quarta a sábado. Para se vacinar basta comparecer com documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF. Para segunda dose, primeiro e segundo reforço, é necessário levar também o cartão de vacinação.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde retoma polo extra de vacinação contra a COVID-19 nessa quinta-feira

A Prefeitura de Petrolina vem buscando estratégia para facilitar o acesso a vacinação. Diante disso, a partir dessa quinta-feira (14), uma equipe estará no Parque Municipal Josepha Coelho das 8h às 17h, imunizando contra a COVID-19, a população com 12 anos e mais. As equipes estarão atendendo até sexta-feira (15).

Vale ressaltar que a partir da próxima semana, o polo volta a atender como de costume, de quarta a sábado. Para se vacinar basta comparecer com documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF. Para segunda dose, primeiro e segundo reforço, é necessário levar também o cartão de vacinação. No caso das pessoas com obesidade, para tomar a segunda dose de reforço é necessário levar, além destes documentos, um laudo médico. Já os trabalhadores da saúde precisam levar um documento que comprove vínculo empregatício ou carteira de conselho de classe.

Pernambuco notifica mais um caso suspeito de varíola dos macacos

Pernambuco notificou, na manhã desta quarta-feira (13), mais um caso suspeito de varíola dos macacos, o que eleva o total de registros no Estado para cinco, com uma infecção confirmada e quatro ainda em investigação. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, na terça-feira (12), o primeiro caso, considerado importado por se tratar de um morador de Guarulhos (SP).

A nova notificação de caso suspeito é de um homem de 25 anos, morador de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a SES-PE, o paciente está em isolamento domiciliar, e a pasta, junto ao município, já iniciou a investigação epidemiológica e coleta de exames.

As amostras coletadas dos pacientes serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz, no Rio de Janeiro, referência nacional para o diagnóstico da Monkeypox. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) também realizará a investigação.

LEIA MAIS

Juazeiro divulga dados do boletim Covid-19 desta quarta

Juazeiro registrou 43 novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira (13). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O município não registrou óbito por complicações da doença e permanece com 487 mortes por Covid-19.

De acordo com o levantamento, 26.829 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 25.745 já estão recuperados. Os casos descartados somam 41.004. Juazeiro tem 637 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 58.626 testes rápidos pela prefeitura e 8.820 RT-PCR pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 65%, com 15 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 100% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 0 leitos disponíveis.

Experiências na Saúde de Petrolina são apresentadas em Congresso Nacional

Equipe da saúde que representou Petrolina no Congresso.

Duas experiências de sucesso implantadas em Petrolina, pela Secretaria de Saúde, foram apresentadas nesta terça-feira (12) na 17ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, que acontece até sexta-feira (15) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O evento faz parte do 36° Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e reúne gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados do Brasil.

A primeira experiência de Petrolina foi apresentada pela odontóloga Malvina Pereira, que mostrou aos presentes o trabalho de “Integração Entre Atenção Básica e a Atenção Especializada para Teste da Linguinha em Petrolina“, que foi implantado pela área de Saúde Bucal e que tem tido excelentes resultados no atendimento às mães e recém-nascidos.

LEIA MAIS