Polícia Federal prende casal por fraude de R$ 2 milhões ao INSS no Piauí

Os envolvidos irão responder pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. (Foto: Reprodução)

Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (21) a operação ‘Viúvo Negro’ e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva contra um casal em Teresina. A suspeita é de que os envolvidos tenham recebido mais de R$ 2 milhões por meio de crimes de fraudes previdenciárias.

O esquema funcionava com a “criação” de pessoas, com o uso de documentos falsos. Criava-se também um vínculo matrimonial entre essas pessoas fictícias e por fim um falso óbito de um deles. Para garantir o recebimento do benefício, o grupo chegava a pagar pelo menos três contribuições junto ao INSS, perto do teto de contribuição previdenciária.

Assim, os supostos beneficiários conseguiam receber valores próximos ao teto do INSS. No esquema, um mesmo homem teria ficado viúvo quatro vezes, poucos meses após o suposto “casamento”, em razão da morte das falsas esposas.

O delegado Lucimar Sobral, da Polícia Federal do Piauí, acompanhou os cumprimentos dos mandados. Os policiais fizeram buscas em um escritório de contabilidade no bairro Monte Castelo, em Teresina. O casal preso seria dono do escritório e a polícia fez buscas ainda na residência dos dois, onde foram apreendidos documentos.

Segundo a PF, pelo menos quatro benefícios indevidos foram recebidos durante o período de investigação e há a suspeita de mais quatro. Os prejuízos somam R$ 2.029.437,00. Segundo a PF, a suspensão da fraude vai evitar um prejuízo de mais de R$ 4 milhões.

A Polícia Federal informou que os envolvidos irão responder pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. Dois veículos foram apreendidos e foi pedido pela Polícia Federal o bloqueio de bens e o sequestro de imóveis.

Com informações do G1

Dupla acusada de matar homem a pedradas é presa em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

Na tarde de segunda-feira (20) dois homens foram presos, acusados de cometer latrocínio no último domingo (19) no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro. A vítima foi assassinada a pedradas

Segundo informações, os dois acusados Gildemário Rodrigues de Alencar “Nenê” e Reginaldo Gonçalves do Nascimento “Seu Régis”, foram presos acusados de latrocínio. O crime vitimou Ednaldo Feitosa Bezerra “Naldinho”.

As investigações chegaram até Nenê e seu Régis, que estavam bebendo com Naldinho no dia do crime. A vítima estava pagando as bebidas, mostrando que tinha uma quantia em dinheiro. Em seguida o grupo foi para uma festa e no caminho, durante um desentendimento, Seu Régis agrediu a vítima com murros e pedradas. “Nenê” afirmou que somente assistiu as agressões, porém sabia que a vítima estava portando R$ 300 reais e por esta razão foi morta

Os dois foram autuados em flagrante por latrocínio e apresentados em Audiência de Custódia.

Em Remanso, organização criminosa desviou R$ 13 milhões dos cofres públicos

O dinheiro público também foi utilizado para custear gastos particulares, dívidas de campanha e compra de apoio político. (Foto: Divulgação)

Conforme noticiamos na manhã de hoje (21), a operação “Carro Fantasma” localizou e prendeu o ex-prefeito de Remanso, ex-secretário de Administração e Finanças, o presidente da câmara de vereadores, servidores públicos e um empresário.

A operação aconteceu em forma conjunta, com o Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da 2ª Promotoria de Justiça de Remanso.

De acordo com os promotores de Justiça, os detidos estão envolvidos em uma organização criminosa instalada na prefeitura de Remanso em 2016. Eles são suspeitos de operacionalizar um esquema de corrupção generalizada, através de fraude em processos licitatórios, para locação de veículos para as secretarias do Município.

Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão. Entre os detidos estão o ex-prefeito Dr. Celso Silva e Souza, o ex-secretário de Administração e Finanças Arismar Silva e Souza e o presidente da câmara de vereadores, Cândido Francelino de Almeida. Além de servidores e um empresário.

A operação aponta que entre 2013 e 2016, os integrantes do grupo desviaram cerca de R$ 13 milhões por intermédio da empresa JMC Construtora, Comércio e Serviços Ltda, que tem como sócio-administrador o empresário José Mário da Conceição, o Mazinho, que teve prisão preventiva.

O dinheiro público também foi utilizado para custear gastos particulares, dívidas de campanha e compra de apoio político. Eles registram ainda que muitos dos veículos sublocados pela JMC estavam em nome de “laranjas” e beneficiavam vereadores e outros políticos. Também foram apreendidos documentos, celulares, computadores e veículos de luxo.

A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Investigação (CSI), Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caocrim), Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), da Promotoria de Justiça Regional de Juazeiro, promotores de Justiça dos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco, das Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar que auxiliaram no cumprimento dos mandados nos municípios de Remanso e Araci (BA), São Raimundo Nonato (PI) e Petrolina.

Homem é assassinado dentro de veículo em Bodocó

No início da manhã de hoje (21) um homem de 29 anos, foi assassinado no Centro de Bodocó. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

O homicídio aconteceu por volta das 7h, quando Alex Anderson Granja Leão foi alvejado com diversos disparos com arma de fogo, por homens que chegaram ao local em outro veículo e fugiram em seguida.

Alex Anderson tinha passagem pela polícia. Até o momento ninguém foi preso e não há informações sobre a motivação do crime.

Bandidos explodem o único caixa eletrônico de Moreilândia

(Foto: Divulgação)

Na madrugada de hoje (21) o único caixa eletrônico do posto de atendimento do banco Bradesco foi explodido em Morelândia. Bananas de dinamite foram utilizadas na ação criminosa.

A investida aconteceu por volta das 1h30, quando bandidos explodiram o caixa eletrônico, que fica na Rua Coronel Romão Sampaio, Centro. Dois funcionários de uma funerária que fica próximo ao local da explosão, foram usados como reféns. Disparos foram efetuados contra a delegacia e a Cadeia Pública da cidade.

Na fuga, os assaltantes espalharam grampos nas ruas para dificultar a perseguição policial. Viaturas da PM que saíram da cidade de Exu para dar reforço à guarnição de Moreilândia, e tiveram pneus furados com os grampos e ficaram na estrada antes de chegar na cidade. A PM acredita que os assaltantes podem ter fugido em um veículo de modelo Hilux em direção ao Estado do Ceará.

Não há informações sobre a quantia de dinheiro levadas pelo os bandidos. Após o roubo os reféns foram liberados e ninguém ficou ferido.

Após briga em bar, homem sofre tentativa de homicídio na Cohab Massangano

No final da tarde dessa segunda-feira (20), por volta das 17h30, um homem de 44 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio no bairro Cohab Massangano, em Petrolina (PE).

De acordo com informações do 5º Batalhão da Polícia Militar, policiais foram acionados para atender a ocorrência. Ao chegar no local, tomaram conhecimento de que a vítima havia sido encaminhada para o Hospital Universitário.

No hospital, o homem informou aos policiais que estava bebendo com o acusado e após uma discussão o mesmo desferiu um golpe com uma faca no seu pescoço, tomando destino ignorado em seguida. Segundo os atendentes no hospital, a vítima se encontra em situação estável e não corre risco de morte.

Suspeitos fogem em carro clonado após troca de tiros com PRF na BR-232

O veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro. (Foto: WhatsApp)

Na noite desse domingo (19), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um carro clonado na BR-232, em Salgueiro (PE). Durante ação dos policiais houve troca de tiros.

Uma das equipes da PRF atendiam uma ocorrência de acidente quando um carro passou em alta velocidade pelos policiais, desobedecendo ordem de parada e deu início a fuga.

Os policiais perseguiram o veículo e interceptaram o carro próximo ao KM-496, quando dois suspeitos pularam do carro em movimento e realizaram vários disparos de arma de fogo contra os policiais. Os indivíduos fugiram pela caatinga e não foram localizados.

Após averiguação, a PRF descobriu que o carro era roubado e teria sido clonado. O veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro.

Pernambuco: criança é baleada por irmão em brincadeira de polícia e ladrão

(Foto: Ilustração/Internet)

Um menino de 12 anos deu entrada no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área Central do Recife, após ser baleado pelo irmão, um adolescente de 15 anos.

O caso aconteceu em Gravatá, no Agreste de Pernambuco, nesse final de semana.

Os irmãos estavam brincando de “polícia e ladrão” com uma arma antiga de um parente deles quando houve o disparo acidental. Por ser tratar de uma arma velha, o adolescente não contava que ela estaria municiada. 

LEIA MAIS

Polícia recupera moto roubada no bairro Alto do Alencar, em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

Durante a madrugada de hoje (20) Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar, recuperaram uma motocicleta roubada no bairro Alto do Alencar, em Juazeiro.

Segundo informações da polícia, durante rondas a equipe foi informada sobre o furto de motocicleta, no bairro Alto do Alencar. Durante a investigação, um homem de 23 anos, foi encontrado e confessou ou crime.

O acusado e a motocicleta foram encaminhados e apresentados na 17ª COORPIN de Juazeiro.

Homem morre atropelado na BR-407, em Afrânio

(Foto: Arquivo)

Durante a madrugada de  domingo (19) um homem, de 37 anos, morreu após ser atropelado por um veículo na BR-407, em Afrânio.

A vítima foi identificada como Gidiano José da Silva. Ela caminhava na via quando foi atingido por um caminhão. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina.

Bandidos morrem em troca de tiros com a polícia em Santana do Sobrado

Dois criminosos foram mortos durante o tiroteio. (Foto: WhatsApp)

Um sequestro que começou em Petrolina terminou com dois bandidos mortos no final da tarde deste domingo (19) no Distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova (BA). Segundo informações, quatro os criminosos praticaram um sequestro relâmpago no Projeto Senador Nilo Coelho, N-1, Zona Rural de Petrolina (PE).

Os suspeitos foram até uma igreja evangélica do N-1, onde havia uma Hilux, perguntaram quem era o proprietário do veículo e realizaram o sequestro. Após a ação, eles seguiram em direção a cidade de Casa Nova. Contudo, houve uma falha no carro no distrito de Santana do Sobrado, quando abandonaram o veículo e a vítima.

A polícia de Petrolina chegou ao local e houve troca tiros. Dois bandidos não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito e os outros dois foram atingidos, mas conseguiram fugir pela caatinga.

Jovem sofre tentativa de homicídio no Vale do Grande Rio

Uma tentativa de homicídio foi registrada no bairro Vale do Grande Rio, em Petrolina (PE), nesse sábado (18). O fato aconteceu após uma briga entre três jovens. Um dos jovens, envolvido na confusão, afirmou que, junto de outro homem, começou uma briga com a vítima.

Ele teria passado uma faca para o outro suspeito que desferiu um golpe contra a vítima. O jovem atingido foi socorrido pelo SAMU para o Hospital de Urgências e Traumas com um ferimento nas costas.

Os envolvidos foram conduzidos para a 1ª Delegacia da Policia Civil onde foram apresentados e entregues a Autoridade Policial que lavrou uma Portaria para investigar o fato. O autor dos golpes não foi encontrado.

Homem é vítima de acidente fatal na Transnordestina

Mais uma vez a Avenida Transnordestina, em Petrolina (PE), foi palco de acidente de trânsito com vítima fatal. José Sidney Bento da Silva veio a óbito após colidir com sua moto com um veículo na tarde desse sábado (18).

O acidente aconteceu próximo ao posto do Cacheado. O motorista fugiu do local após a colisão. O Instituto de Criminalística esteve no local para realizar a perícia. O corpo foi removido para o Instituto de Medicina Legal.

Polícia Militar encontra rancho de caçadores em Lagoa Grande

(Foto: WhatsApp)

Na tarde desse sábado (18), a Polícia Militar, ROCAM e GATI, receberam informações sobre vários caçadores armados que estariam em uma estrada carroçal próximo ao povoado de São Mateus, Zona Rural de Lagoa Grande (PE).

Ao chegar no local, os policiais encontraram um rancho aparentemente abandonado. Foi realizada varredura na área, mas ninguém foi encontrado. A equipe policial apreendeu uma espingarda de Fabricação Artesanal, que foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil.