Postura de policiais do 2º BIEsp é criticada por jornalista de Petrolina: “fui surpreendido pela abordagem truculenta”

(Foto: SDS/Divulgação)

A ação dos policiais do 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp) em Petrolina foi alvo de críticas do jornalista Jacó Viana, graduado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Jacó foi abordado pelo BIEsp na noite de terça-feira (18), na Rua da Caatinguinha, no bairro Jardim Maravilha e através de um desabafo, criticou a postura autoritária dos agentes.

De acordo com o jornalista, quatro policiais estavam na ação e um deles chegou a apontar uma arma para sua cabeça, o chamou de vagabundo e impediu Jacó de registrar a ação dos policiais. Ao fim da noite, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por desobediência.

Outro lado

O Blog entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, mas até o momento não tivemos retorno em relação aos questionamentos feitos pela nossa equipe. Por outro lado, Jacó disse que acionará um advogado para buscar seus direitos.

Confira a seguir o relato do jornalista:

LEIA MAIS

Dupla é presa por envolvimento com roubos na cidade de Salgueiro

(Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Dois homens foram presos na tarde de terça-feira (18) no Distrito de Pau Ferro, acusados de envolvimento com roubos na cidade de Salgueiro. Segundo o 8º BPM, José Vitor, de 20 anos e Jeferson Paulo, de 26 foram localizados depois de denúncias da comunidade.

A Polícia Militar abordou Jeferson, que revelou onde estavam escondidas duas espingardas utilizadas nos roubos. Nas diligências, a PM conseguiu deter José e os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde foi registrada da ocorrência.

De acordo com o 8º BPM, caberá a Polícia Civil investigar o envolvimento da dupla nos recentes roubos registrados na zona rural de Salgueiro.

Polícia Federal prende dupla com oito quilos de cocaína no Aeroporto de Recife

Malas apreendidas com a droga. (Foto: Divulgação/PF)

Na noite dessa terça-feira (18), duas pessoas foram presas no Aeroporto Internacional do Recife acusadas de tráfico internacional de drogas. Segundo a Polícia Federal (PF), os suspeitos estavam com oito quilos da droga, que seria levada para Lisboa, em Portugal.

Após notarem a semelhança entre as malas da dupla, os policiais chamaram Chaiane Vieira Galvão, de 25 anos, e o servidor público Daniel Josias dos Santos, de 34 anos, para serem interrogados na sala da PF.

Durante a conversa, os acusados não souberam explicar o que iriam fazer em Lisboa, nem o valor das passagens aéreas e a companhia pela qual viajariam. Quando os policiais submeteram as malas ao raio-x, identificaram seis pacotes de cocaína.

Além das drogas, foram apreendidos os cartões de embarque dos suspeito, dois celulares, além da quantia de 2.270 euros, que hoje vale mais de R$ 11 mil.

No interrogatório, Chaiane decidiu não falar nada, já Daniel afirmou que aceitou o serviço por estar passando por dificuldades financeiras. O suspeito informou que receberia entre R$ 20 mil e R$ 40 mil pelo transporte da droga para a Europa.

Policiais Militares de Salgueiro são punidos após acusação de desvio de quase R$ 500 mil em combustíveis

Os policiais eram lotados no 8º Batalhão da Polícia Militar, em Salgueiro (PE). (Foto: Internet)

A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco puniu dois policiais militares, entre eles um coronel, acusados de participarem de um esquema de desvio de combustíveis. De acordo com as investigações, cerca de R$ 500 mil teriam sido desviados entre os anos de 2004 e 2007.

Os policiais eram lotados no 8º Batalhão da Polícia Militar, em Salgueiro (PE), e estariam entre os líderes do esquema, que utilizava créditos do cartão Ticket Card para desviar o dinheiro que deveria ser destinado para o abastecimento de combustíveis nas viaturas.

O coronel Dilson Silva e Meira e o capitão Marcos Aurélio da Silva Fausto foram punidos com a perda das patentes. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19).

Além de processo administrativo, os policiais respondem criminalmente. O coronel, o capitão e outros quatro PMs são réus pelo crime de peculato – desvio de dinheiro público – há dez anos. O processo segue em tramitação na Vara de Justiça Militar, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Homem é preso após agredir companheira e desacatar policiais

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Polícia Militar de Santa Maria da Boa Vista (PE) prendeu Denisvaldo Pereira, de 32 anos, na noite de segunda-feira (17). O acusado estava embriagado e agrediu sua companheira, mas acabou sendo detido pelos familiares da vítima.

Denisvaldo então desacatou os policiais que atenderam a ocorrência no bairro José Lustosa e tentou danificar a viatura policial.

Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó, onde foi registrada a ocorrência.

Rondesp Norte fecha boca de fumo e prende um homem com revólver e 38 quilos de maconha, em Jacobina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na noite deste domingo (16) equipes da Policia Militar da Bahia através da Companhia Independente de Policiamento Tático -Norte (RONDESP Norte), durante Operação de Intensificação à área de atuação do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) na cidade de Jacobina (BA), realizavam ronda no bairro Grotinha, quando avistaram um elemento em atitude suspeita.

Ao se aproximar para realizar a abordagem o homem tentou empreender fuga subindo pela serra, sendo alcançado após o mesmo ter tropeçado nas pedras. Ao ser abordado, o mesmo foi identificado como Robeilson Santos de Jesus, com ele foi encontrado um Revólver Calibre 32 com número de série 101192 com 3 munições e aproximadamente 100g de substância aparentemente Maconha.

Ao ser questionado onde haveria mais drogas, o senhor Robeilson levou os policiais até a sua residência localizado na rua do Pará nº 165, bairro Grotinha e em um dos cômodos da casa foi encontrado 38 kg de maconha. O acusado foi apresentado junto com o material apreendido na delegacia de Polícia Civil de Jacobina (BA).

Homem é preso acusado de agredir irmã idosa, em Juazeiro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na manhã deste domingo (16), por volta das 9h Policiais Militares da75ª CIPM “Base Sertão”, receberam uma ligação telefônica informando que no Mandacaru I, distrito de Juazeiro (BA) um elemento havia agredido fisicamente um idoso.

Após a denúncia, a guarnição foi até o distrito para checar a informação e ao chegarem ao local, foram procurados por uma senhora que informou que seu irmão a teria agredido fisicamente, e que após o fato o agressor teria fugido do local. Foram efetuadas rondas no local, mas sem sucesso.

Diante das lesões apresentadas pela vítima a mesmo foi conduzida para Delegacia de Polícia Civil para prestar queixa, após a realização do Exame de corpo de delito ela foi liberada.

Mais tarde, por volta das 15h ao realizarem rondas na localizada do Mandacaru I, a guarnição do 1ºPelotão/ PETO-75CIPM tomou conhecimento que o acusado das agressões contra a idosa, se encontrava fazendo uso de bebida alcoólica em um bar, o mesmo foi localizado e conduzido à Delegacia de Polícia Civil para serem tomadas as medidas cabíveis.

Homem é preso por agredir e ameaçar a mãe na zona rural de Lagoa Grande

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Polícia Militar de Lagoa Grande (PE) prendeu na noite de domingo (16) um homem acusado de agredir a própria mãe, no Assentamento Catalunha da Pista, zona rural do município. Geimison da Silva Santos, de 23 anos teria agredido física e verbalmente sua genitora.

De acordo com a 7ª CIPM, ele ainda teria ameaçado sua mãe e e foi preso em flagrante, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó (PE). Não foi informado se o acusado apresentava sinais de embriaguez e o estado da vítima.

Homem é preso por porte ilegal de arma

Durante uma ronda ostensiva na noite de ontem, policiais militares do motopatrulhamento Carcará, em Juazeiro (BA) abordaram um homem com um celular novo sem a nota fiscal. Ele relatou aos PMs que iria comprar uma arma na zona rural de Petrolina.

LEIA MAIS

Polícia Militar apreende drogas em Juazeiro

(Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Equipes do Motopatrulhamento Carcará apreenderam drogas na noite de sábado (15), em Juazeiro. Dois homens foram avistados em atitude suspeita e perseguidos pelos policiais militares. A dupla foi interceptada no bairro João Paulo II, quando caíram da motocicleta.

Com um dos suspeitos a PM encontrou três pacotes de maconha e mais três envelopes caídos próximo ao veículo. O segundo homem fugiu a pé e não foi alcançado. O material apreendido na ação foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o acusado.

Homem é preso por desacato e agressão a policial em Santa Maria da Boa Vista

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na manhã de sábado (15) um homem foi preso em Santa Maria da Boa Vista (PE), após desacatar policiais militares. De acordo com a 7ª CIPM, Edilson Alves da Silva, de 44 anos foi abordado durante uma ocorrência registrada no Clube AABB do município.

Ele teria sido expulso do local por provocar briga e estava forçando sua entrada. Abordado pelos policiais militares, Edilson agrediu verbal e fisicamente um dos policiais e foi detido. O acusado foi enviado à Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Homem é assassinado no bairro João de Deus, em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Acaba de chegar ao nosso blog, a notícia de que um homem foi assassinado no bairro João de Deus, em Petrolina (PE). O crime aconteceu por volta das 12h, deste sábado (15).

Segundo informações que circulam nos grupos de WhatsApp da região, a vítima foi identificada como João Batista. A autoria e a motivação do crime são desconhecidas. A polícia está no local para a realização dos procedimentos de praxe.

Dois homens são presos em flagrante por tráfico de drogas, em Sobradinho

Material apreendido. (Foto: Divulgação/PM BA)

Na manhã desta sexta-feira (14), durante uma blitz na BA-316, próximo a Barragem de Sobradinho (BA), as Guarnições de Radiopatrulhamento da 96ª CIPM – Sobradinho avistaram dois indivíduos trafegando numa motocicleta e decidiram efetuar uma abordagem. Ao perceber a intenção dos policiais militares a dupla se desfez de uma sacola e empreendeu fuga, sendo perseguida e alcançada ao final do paredão da barragem.

Feita a abordagem com busca pessoal os indivíduos foram identificados. Após a abordagem os policiais retornaram ao local onde a sacola havia sido lançada e, ao encontrá-la, constataram que em seu interior havia uma substância esbranquiçada parecendo cocaína.

Os indivíduos receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia Territorial de Polícia Civil de Sobradinho, juntamente com o material apreendido: uma motocicleta marca Yamaha/XTZ 125K, cor vermelha, placa NIR 4856, 2009/2010, licença de Paulistana-PI, em nome de Pauliano de Sá Pereira, e 3 celulares, onde foram apresentados ao Delegado Titular, que lavrou o Auto de Prisão em Flagrante Delito.

Ao analisar rapidamente o material e em conversa com os apresentados, os policiais descobriram que a substância se tratava na verdade de pasta base de cocaína, ao ser colocada numa balança, foi aferido o peso de 581g. Ao realizar uma consulta ao sistema, ficou-se sabendo que um dos suspeitos é foragido da Justiça do Estado de São Paulo, tendo em seu desfavor um Mandado de Prisão em aberto pelo crime de homicídio. A autoridade de Polícia Civil acima mencionada a cidade paulista para que possam ser adotar as providências cabíveis.

Polícia Civil de Pernambuco desarticula associação criminosa, em Arcoverde

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Na manhã desta sexta-feira (14), a Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Civil de Pernambuco, no âmbito do Pacto pela vida, desencadeou a 47ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “COLOSSUS”, vinculada à 19ª DESEC/DINTER 2, sob a presidência do Delegado Marcos Virgínio, da 156ª Circunscrição Policial de Arcoverde (PE)

A investigação teve início no mês de julho de 2018, com objetivo de prender integrantes de uma associação criminosa, voltada para a prática dos crimes de: homicídio; roubo; furto; aliciamento de menores.

Durante a operação foram cumpridos 5 mandados de Prisão, 2 mandados de busca e apreensão de adolescente infrator, além de 4 mandados de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pelo juízo da Vara da Única da Comarca de Arcoverde-PE.

Na execução, foram empregados oitenta Policiais, dos quais, 55 Policiais Civis, entre Delegados, Comissários, Agentes e Escrivães e 25 Policiais Militares, entre Oficiais e Praças.

A Operação foi coordenada pela 19ª DESEC/ DINTER-2 e supervisionada pela Chefia de Polícia. E as investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL.

Assaltantes interceptam ônibus da Itapemirim em Cabrobó

(Foto: Ilustração/Internet)

Nessa quinta-feira (13), um ônibus da empresa Itapemirim foi assaltado na BR-316, em Cabrobó (PE). De acordo com informações, quatro homens armados em um carro de passeio interceptaram o ônibus, que faz a linha Rio de Janeiro (RJ) a Fortaleza (CE), e obrigaram o motorista a mudar sua rota.

Os assaltantes fizeram com que o ônibus seguisse para uma estrada de terra e levaram os pertences dos passageiros como celulares, relógios, pulseiras, dinheiro, além de outros objetos.

Segundo informações colhidas pelo blog Didi Galvão, de Cabrobó, uma das passageiras passou mal e foi socorrida para o hospital da cidade. Enquanto era atendida, os demais passageiros narravam os momentos de terror que passaram nas mãos dos assaltantes.

Alerta! Novo golpe do INSS já fez mais de 200 vítimas, em Pernambuco

Beneficiários do INSS denunciam que encontram as contas zeradas ao tentar fazer saque. (Foto: Agência Brasil)

Desde a primeira semana de setembro, a Polícia Federal investiga um novo golpe que está tirando o sono de centenas de pessoas que recebem mensalmente o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com as vítimas, ao tentarem fazer o saque de dinheiro, elas encontram as contas zeradas. O estado de Pernambuco parece ter sido o alvo escolhido pelos bandidos.

Somente na semana passada, mais de 200 pessoas procuraram a Delegacia de Casa Amarela, no Recife, para denunciar que foram vítimas do golpe. Elas relataram à polícia que procuraram funcionários da Caixa Econômica Federal para pedir ajuda, mas foram orientados a prestar queixa, porque se tratava de um golpe. Segundo elas, o dinheiro estaria sendo desviado para outros estados do Nordeste.

No Agreste Pernambucano, vários casos semelhantes foram registrados. Pelo menos 40 pessoas procuraram a Delegacia de Gravatá (PE), para denunciar o golpe. Em Caruaru (PE), mais de 20 já registraram o boletim de ocorrência.

Como o INSS se trata de um órgão federal, as queixas registradas pela Polícia Civil de Pernambuco estão sendo encaminhadas à Polícia Federal. Uma delegada já assumiu as investigações, mas por enquanto nenhuma informação sobre o novo golpe foi divulgada.

Com a onda do novo golpe, fica o alerta aos beneficiários de Petrolina (PE) e cidades circunvizinhas. Se ocorrer algo parecido, procure a gerência da agência e em seguida faça o boletim de ocorrência para que sejam tomadas as medidas cabíveis.