Deputado Adalberto quer respostas da Compesa para solução de problemas no Riacho da Vitória em Petrolina

Dep. Adalberto Cavalcanti

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti ligou nessa terça-feira (26) para o Presidente da Compesa em Recife, Roberto Tavares, pedindo providencias para a situação da água salobra em Petrolina. Segundo o parlamentar, o Presidente da Compesa disse como resposta, que a barragem construída pelo ex-prefeito Odacy Amorim no valor de 700 mil reais, não conteve as águas do riacho vitória. Depois desligou o telefone. Para Adalberto a Compesa quer se eximir de uma situação que ela precisa resolver.

Na imprensa nesta quarta-feira (27) o Deputado falou da falta de respeito e dos descalabros cometidos pela companhia de água e esgoto esses anos todos em Petrolina e pediu providencias ao governo do estado.

“Faltam compromissos da Compesa com a cidade. Petrolina não aguenta mais essa situação de desrespeito e de irresponsabilidade. Cansou.  Está na hora de se tomar uma decisão mais ríspida.   Não merecemos tanta desatenção. E o pior, é que o povo sofre, reclama, pede, insiste e as soluções que a cidade necessita não chegam. Falta água nos bairros, esgotos estourados por toda a periferia. Todo dia tem interrupção de fornecimento de água em um bairro. E agora, o povo tem que se sujeitar a tomar agua salgada? Salobra? As desculpas são sempre esfarrapadas e o governo do estado continua arrecadando milhões e milhões que os usuários pagam, para cobrir os prejuízos da Compesa em outras cidades de Pernambuco. Até quando isso?” questiona.

Adalberto Cavalcanti disse ainda, que vai que fazer uma visita ao local onde pode estar acontecendo o problema do riacho Vitória e cobrou aos Deputados do PSB em Petrolina que se manifestem. Até porque todos receberam os votos dos petrolinenses e precisam justificar esta atenção, trabalhando pela cidade e pelo povo. Como eles são ligados ao Governador podem cobrar mais da Compesa e do Governo. O que não vale é jogo de compadre.

“Não consigo uma audiência com o Governador Paulo Câmara e foi assim também com o ex-governador Eduardo Campos. Eles não ligam nem para os deputados da sua base política, imagine os que não fazem parte dela. Já encontrei o governador em solenidades oficiais e aproveito para cobrar. Vou para cima e não quero nem saber, ele também foi eleito para trabalhar pelo povo de todo o estado”, pontuou o deputado Adalberto Cavalcanti.

Perseguição policial e tiros marcam dia violento na região do Vale nesta quarta-feira

Assaltantes juazeiro

Informações que chegam a nossa redação é que homens em um carro de luxo HB20S tentaram realizar assalto nas proximidades do Mercado de Produtor de Juazeiro na manhã desta quarta-feira, 27, a Polícia Militar foi acionada, mas os bandidos fugiram, durante a perseguição houve troca de tiros na Ponte Presidente Dutra.

Carro do assalto 1

Ainda segundo informações de populares que presenciaram o fato, os assaltantes foram perseguidos pela PM da Bahia que pediu reforço a PM Pernambuco, os elementos atravessaram a ponte e foram presos agora a pouco em frente à escola Paes Barreto, no bairro Gercino Coelho em Petrolina.

Entrevista: Odacy Amorim fala sobre rompimento do sistema Vitória e cobra providências da Compesa e Prefeitura

Com a proposta de inovar sempre, o Blog Waldiney Passos, inicia hoje uma série de entrevistas que serão veiculadas abordando temas de interesse de nossa região. Na estréia do quadro “No ar com Waldiney Passos” vamos assistir a uma conversa com o deputado Odacy Amorim (PT/PE).

Nesta primeira parte ele fala sobre o rompimento do sistema do riacho Vitória e atribui o problema a falta de manutenção por parte da Compesa e do município. Assista o vídeo:

Ainda com a ampliação da ponte do lado de Juazeiro inacabada, prefeitos Isaac e Julio querem construção de anel viário

03_BNDES

Quem já teve a oportunidade de observar da parte de cima a Ponte Presidente Dutra, que liga as cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE,   percebeu a imagem de um jacaré, isso porque o serviço de alargamento da Ponte que aconteceu em Petrolina, não foi realizado por completo em Juazeiro e o lado baiano da Dutra ficou afunilado. Até hoje, 27, o cenário ainda é o mesmo.

Para promover um melhor fluxo de veículos entre as cidades, os prefeitos de Petrolina-PE, Julio Lossio e de Juazeiro-BA, Isaac Carvalho, estão juntos no Rio de Janeiro – RJ para buscar incentivos da construção do sonhado Anel Viário, equipamento que beneficiará ambas as cidades.

Os gestores municipais discutiram o assunto nesta terça-feira (26) em uma reunião com o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, José Henrique Pain, que estava acompanhado da assessoria técnica da instituição financeira. O deputado federal baiano, Daniel Almeida, também esteve presente durante o encontro.

O prefeito Julio Lossio se mostrou entusiasmado com a reunião e revela que um novo encontro já está agendado, quando continuarão os debates sobre  o assunto. “A coordenadora da NAV ( Núcleo Anel Viário) a engenheira Maristela participou reunião e ficará responsável pela organização da próxima reunião que deverá acontecer ainda no mês de fevereiro em Petrolina e Juazeiro”, afirmou Lossio.

Cirurgião oncológico do Ceonco/Apami emite alerta para prevenção do câncer do colo de útero

Apami

O câncer do colo do útero, o segundo mais recorrente em mulheres, está associado principalmente aos hábitos da vida sexual da mulher. Ele tem sua formação ligada a uma infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o ano de 2016, a expectativa é que 16.340 mulheres sejam diagnosticadas com a doença.

Em alguns casos, a infecção genital pelo HPV que é adquirida através da relação sexual, pode ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Segundo o Cirurgião Oncológico do Centro de Oncologia/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância, Murilo Martins, o câncer na sua fase inicial não apresenta sintomas, por isso é de fundamental importância a realização dos exames preventivos anuais. “Quando a mulher apresenta sintomas a doença normalmente esta avançada, é onde ocorre sangramentos vaginais,  dores pélvicas e corrimentos purulentos na vagina com odor ruim. Daí a importância vital dos exames preventivos para o diagnóstico precoce, os quais devem ser feitos por todas as mulheres”.

Quando descoberto em estágios avançados, mesmo com o tratamento, podem surgir dores crônicas no abdome, infertilidade, problemas estéticos e dificuldade nas relações sexuais. Ainda de acordo com o cirurgião, 90% dos casos estão associados ao vírus, que inicialmente causa somente uma inflamação, e depois de alguns anos se transforma em tumor, se não diagnosticado e tratado no início. Quando descoberto em fase inicial o câncer é curável em quase sua totalidade chegando a mais de 90% de cura.

O tratamento da doença é realizado de modo individualizado, considerando a fase em que o câncer foi descoberto e a capacidade física da pessoa em tolerar os tratamentos propostos. Ele compreende desde a cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “Nos tumores iniciais muitas vezes são feitos tratamentos menos agressivos que não deixam sequelas. Normalmente a cirurgia é o suficiente. Dependendo do grau da doença são associados outros tratamentos”, explica Martins.

Educação ambiental: até caixão é jogado no lixo em Petrolina

Lixo 03

Preservar o meio ambiente é, ou deveria ser, obrigação de todos e não apenas do Estado. Infelizmente muitas pessoas acham que o cuidar do meio ambiente se restringe ao desmatamento das florestas, as tartarugas ou ao mico leão dourado, não é verdade? Engano, meio ambiente é bem mais do que se imagina!

Lixo 01

A questão ambiental, não se restringe a falar ou cuidar de “bicho” e de “mato”, vai muito além disso. É necessário cuidar bem do meio em que você vive, da sua casa, sua rua, seu bairro, sua cidade etc.

Lixo 04

São vários aspectos envolvidos e que se encontram na pauta de discussões. O lixo  por exemplo, muitos atribuem apenas ao Poder Público a obrigação de cuidar do lixo, mas e sua obrigação enquanto cidadão como fica?  Pense bem!

Lixo 02

O pensamento de parte da população de Petrolina é esse,”não presta joga no lixo”! Joga-se de tudo: vaso sanitário, colchões velhos, mesas, para-choque de carro e até caixão, poie é, até caixão foi encontrado em um lixão no bairro da Cohab Massangano.

Lixo 05

É preciso mais respeito, mais cuidado com o meio em que vivemos. Por outro lado, compete as gestões municipais também fazerem sua parte, realizar um trabalho educativo ou efetivo no sentido de oferecer uma cidade mais limpa aos seus munícipes.

Curso debate inclusão escolar em Petrolina – PE

Curso Plenos

O profissional de educação frente à deficiência e os desafios práticos para uma instituição escolar inclusiva. Estes são os principais temas do curso Inclusão Escolar – Desafios e Possibilidades, realizado pelo Plenus Colégio e Curso, que teve inicio ontem (26) e segue até esta quarta-feira (27).

Curso Plenos 02O evento, dirigido a professores da Educação Infantil e Fundamental I, além de coordenadores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, começou com uma palestra da professora Karla Daniele Luz. Após apresentar algumas percepções pessoais, a professora Doutora da Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco falou do conceito social e participação da família, detalhando algumas especificidades das deficiências, a exemplo da surdez, cegueira, deficiência intelectual, física e múltipla.

No turno da tarde, a psicóloga da Univasf Danielle Azevedo abriu os trabalhos discutindo o papel do profissional de educação frente à deficiência, com ênfase para o TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o Distúrbio Neurobiológico da Dislexia. De acordo com o coordenador do evento e psicólogo do Plenus Colégio e Curso Bruno Ramos, a proposta busca incentivar um posicionamento crítico do professor para com a inclusão e uma reflexão sobre como essa questão repercute no contexto educacional atual. “Precisamos cada vez mais incentivar as discussões sobre a inclusão e possibilitar ao professor uma reconstrução da sua forma de ensinar pautada em uma educação inclusiva e  capaz de formar alunos que respeitem as diferenças. A inclusão escolar é uma questão que não pode mais ser ignorada”, completou Ramos.

No segundo dia do curso, o professor Doutor Marcelo Silva de Souza vai ocupar a manhã desta quarta-feira (27) com o tema Desafios Práticos para uma Instituição Escolar Inclusiva. Dividida em vários tópicos, a palestra vai tratar, por exemplo, de como a escola deve se preparar para inclusão; o que fazer com os diagnósticos de TDAH, DCM, Dislexia e o relacionamento adequado com os demais atores. Depois da palestra, serão organizados grupos e distribuídos textos para discussões. Após o almoço, os participantes compartilharão as tarefas em oficinas debatendo as experiências vividas em sala de aula e fazendo uma grande avaliação do evento.

Mulheres que querem realizar laqueadura devem procurar unidades de saúde do bairro

programa laqueadura

Outra etapa para realização de cirurgia de laqueadura é iniciada em Petrolina, sertão de Pernambuco.   Desta vez, 34 mulheres participaram de palestras nesta terça-feira (26) e já saíram com exames agendados. No total, 196 estão sendo preparadas e 21 cirurgias foram realizadas.

Este procedimento é ofertado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, através do Programa Municipal de Laqueadura.

Para participar, a paciente deve residir em Petrolina, ter mais de 25 anos, pelo menos dois filhos com mais de seis meses de idade e o consentimento do companheiro. O passo seguinte é procurar a unidade de saúde do seu bairro e informar que deseja participar do Programa.

DNIT envia nota esclarecendo que rachadura não compromete estrutura da ponte

 

Pontilhão Ponte Presidente Dutra

“O DNIT vem informar à população de Petrolina que a rachadura mostrada na reportagem deste Blognão oferece risco de desabamento ou de outro problema que venha a comprometer a segurança do viaduto sobre a Av. Cardoso de Sá, na rodovia BR-407/PE. Uma equipe do DNIT esteve no local e fez uma inspeção em todo o viaduto, incluindo o local da rachadura.

Existe um contrato de manutenção atualmente na BR-407 e o DNIT vem atuando para reparar os problemas encontrados em toda a extensão da rodovia, que aumentam durante períodos chuvosos, e irá atuar também para reparar este problema encontrado no viaduto. E reitera que o mesmo não oferece risco à segurança da estrutura do viaduto e das pessoas que utilizam a rodovia.”

Baque Opará realiza ensaio geral nas Ruas de Petrolina e Praça da 21 de setembro no sábado

Cartaz 8 Prévia curvas-alta resoluçao

Uma semana antes do carnaval oficial, o grupo de percussão Baque Opará de Petrolina e Juazeiro fará sua oitava prévia de carnaval nas Ruas de Petrolina em direção à Praça da 21 de setembro.

O cortejo do evento neste sábado terá concentração às 17h na Rua Antônio Santana Filho, Centro da Cidade. De lá o cortejo sai tocando maracatu de baque virado pela Avenida  Joaquim Nabuco até a Praça da 21 de setembro onde tocará mais maracatu.

Segundo uma das organizadoras do evento a turismóloga, Roberta Duarte, “chegando à Praça, parte do grupo começará um segundo momento da folia com músicas típicas do período carnavalesco nordestino como o afoxé, o coco e a ciranda. A brincadeira pretende se estender até às 22h e será totalmente gratuita”, destaca.

O Baque Opará esse ano trará uma novidade que será o corpo de baile, composto por seis dançarinos à frente do grupo, que farão a batucada ficar ainda mais animada, bonita e colorida. Já a parte percussiva contará com trinta integrantes distribuídos entre alfaias, caixa, agbê, agogô, gonguê e ganzá.

Ainda segundo Duarte a prévia de carnaval está recebendo apoio da Prefeitura de Petrolina através da Secretarias de Executiva de Cultura e Eventos, Infraestrutura, Ordem Pública, Agência Municipal de Meio Ambiente e da EPTTC e da Polícia Militar que colaboram na segurança pública.

Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais é debatido em reunião no Igeprev

Sindsemp Petrolina 1

Em reunião na manhã desta segunda-feira (25), no auditório do Igeprev em Petrolina (PE), com a participação de representantes da prefeitura, o Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) debateu a campanha salarial 2016.

De acordo com o presidente da entidade, Walber Lins, desde que a nova diretoria foi empossada, em outubro do ano passado, começaram as discussões para a campanha salarial deste ano. “Essa proposta foi um grande passo. Essa inter-relação que parte da gestão para o servidor por uma provocação que já houve e partiu do próprio sindicato. É uma situação nova e demonstra um avanço”, disse.

Na oportunidade, foi declarada oficialmente a formação de Comissão de implantação do PCCV’s. “Indicaremos cinco nomes que representarão o sindicato, para que deem continuidade a esse debate para a finalização da minuta do Plano de Cargo e Carreira que atenda aos servidores e principalmente a população petrolinense, bem como os demais Planos de Cargos e Carreiras que já estão prontos e só precisam ser formalizados”, explica Lins acrescentando que as discussões até março serão finalizadas.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão Geraldo Júnior, apresentou a primeira minuta de Plano de Cargo e Carreira de todo o nível elementar do município e de alguns cargos de nível médio. “Esse diálogo que temos tido com representantes do Sindsemp evidencia a clareza na relação da prefeitura com o conjunto de servidores. Entregar a minuta para o sindicato é a realização de um sonho de vários meses de trabalho”, frisa que o diálogo traz clareza e abre as possibilidades em benefício dos servidores.

Socialistas criticam infraestrutura de Petrolina durante Agenda 40

Agenda 40 Cosme

O encontro realizado na noite desta segunda-feira (25), no bairro Cosme e Damião em Petrolina (PE) organizado pelo PSB, debateu com a população temas estratégicos da cidade como à infraestrutura.

Entre as reclamações mais constantes apresentadas pelos participantes do evento político, foram citadas a falta de pavimentação, iluminação deficiente e a precariedade do sistema de transporte público. A segurança nos bairros também foi apontada como um problema prioritário.

O presidente do PSB em Petrolina, Miguel Coelho, resumiu o clima de insatisfação como um reflexo do abandono da gestão municipal em relação a demandas básicas da população. “Infelizmente, o que a gente mais tem visto é crítica pelo descaso da prefeitura com até coisas fundamentais, que são obrigação realizar. Nós temos falado que a cidade está abandonada e o que existe é uma maquiagem malfeita e propaganda. Conversando com a população, a gente apenas comprova.” Disse o parlamentar que figura como pré-candidato a prefeito de Petrolina em 2016.

“ Estou bebendo água da torneira”, afirma gerente regional da Compesa em Petrolina

João Rafael

Para dar a versão da Compesa sobre os motivos da mudança no gosto da água que está sendo oferecida nas torneiras dos petrolinenses, que reclamam da mudança do gosto do precioso líquido que está salobro, após problemas estruturais com a base Estação de Tratamento do Riacho da Vitória. A Companhia esclareceu alguns pontos.

Em entrevista ao radialista Waldiney Passos, em seu programa matinal Bom Dia Vale, na manhã desta terça-feira, 26, na rádio Jornal Petrolina (PE), o gerente regional da Compesa, João Rafael, destacou que, “ a água é potável, porém ela está com gosto diferente do que estava, não estávamos acostumados a beber essa água com uma quantidade de cloreto elevada que provoca esse sabor diferente”, pontuou o gerente da Compesa, informando que água é potável e pode ser consumida.

Rafael disse ainda que a diferença na água é temporária até que as chuvas parem e o riacho baixe o seu nível, “ a cor está alterada porque a concentração de ferro e metais é muito elevada apesar de estar a baixo do nível de dureza, o ministério da saúde exige que a gente tenha dureza a baixo de 500mm, nós estamos com aproximadamente 400mm de dureza, estamos com 20% abaixo do limite que MS exige”, destacou.

Questionado se é seguro a população consumir dessa água com gosto salobra, João Rafael argumentou que, “ a água pode ser consumida pelo povo, estou bebendo água da torneira mesmo com o gosto diferente”, afirmou.

Prefeitura de Petrolina rebate nota da Compesa e considera a Companhia ineficiente

Prefeitura_Municipal Petrolina

A Prefeitura de Petrolina vem esclarecer que a responsabilidade da captação e manutenção da qualidade da água ofertada ao município é da COMPESA.

Infelizmente, a empresa, historicamente, tem usado os recursos dos petrolinenses para financiar seu sistema que em Petrolina tem sido ineficaz e ineficiente. Agora inova querendo transferir para município a responsabilidade do barramento das águas utilizadas pela própria Compesa.

O Município está inteiramente à disposição para reassumir o sistema até porque constitucionalmente o sistema pertence ao município.

Mestrado da UPE em Petrolina oferece 25 vagas

UPE Petrolina

Começam no dia 1º de fevereiro e seguem até o dia 4 de março as inscrições do processo seletivo para pós-graduação Strictu Sensu em nível de Mestrado da Universidade de Pernambuco (UPE) no Campus Petrolina, no sertão pernambucano. 25 vagas estão disponíveis.

A inscrição deve ser feita pessoalmente na sala da Coordenação Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa da UPE em Petrolina ou pelos Correios. A sala funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A inscrição é no valor de R$ 100 e o pagamento deve ser feito através de depósito na conta bancária do mestrado.

Os candidatos devem entregar a ficha de inscrição anexa no edital preenchida, uma foto 3X4 recente, currículo vitae atualizado nos últimos seis meses, cópia autenticada do diploma, certidão ou certificado de conclusão do curso de graduação, do histórico acadêmico, da declaração atualizada que comprove o exercício em atividades do magistério, RG, CPF, Título de Eleitor e comprovantes das últimas votações, Certidão de Casamento ou de Separação.

Devem levar também comprovante de quitação militar para os candidatos do sexo masculino e passaporte no caso de ser estrangeiro. Também devem ser entregues duas cópias do pré-projeto. As cópias terão que ser autenticadas em cartório ou na Coordenação do Mestrado.

A seleção acontecerá em quatro etapas: análise do pré-projeto, prova de conhecimento, arguição oral e análise do currículo vitae. O resultado dos aprovados no processo seletivo será divulgado no dia 20 de junho e a matrícula acontece de 27 de junho a 1º de julho, das 8h às 16h. As aulas estão previstas para iniciar no dia 8 de agosto às 8h. (Com informações do 60 Graus).