Diretor-presidente da Ammpla apresenta projetos para melhoria urbana ao Senador Fernando Bezerra Coelho e anuncia construção de rotatórias

(Foto: Reprodução/Instagram)

Por meio das redes sociais, o Diretor-presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), Edilson Leite, divulgou uma foto com o Senador Fernando Bezerra Coelho, na última semana. Segundo o post, Edilsão esteve com FBC para apresentar, a pedido do prefeito Miguel Coelho, alguns projetos de melhoria para a mobilidade da cidade.

“Pretendemos realizar a construção de várias rotatórias, retirando os semáforos delas para “destravar” o trânsito de Petrolina”, diz um trecho da postagem.

De acordo com Edilsão, no total  estão sendo planejadas quatro rotatórias, sendo três na Avenida da Integração, nos cruzamentos com a Avenida Nilo Coelho (M. Maga), com a Avenida das Nações (Sementeira) e com a Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio (G.Barbosa), esta também deve receber mais uma no acesso à Avenida Tancredo Neves.

Polícia Militar erradica cerca de 30 mil pés de maconha no N-4

No último domingo (6), foram erradicados cerca de 30 mil pés de maconha, no Núcleo 4, do perímetro irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina (PE).

De acordo com informações do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), no referido núcleo foram localizadas seis roças de maconha e coletadas 50 kg da droga pronta para o consumo. Durante a ação policial, os responsáveis pelo plantio empreenderam fuga.

Dia das Crianças: Prodecon dá dicas para compras seguras em Petrolina

Comércio na Rua Dom Vital. (Foto: ASCOM/ Prefeitura de Petrolina)

Para livrar os consumidores petrolinenses das dores de cabeça com as compras do Dia das Crianças, celebrado no próximo sábado (12), o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) dá algumas dicas importantes para a hora das compras.

A primeira dica é fazer um planejamento sobre o que comprar e quanto gastar para não comprometer o orçamento mensal. Segundo o diretor presidente do órgão, vinculado à prefeitura, Dhiego Serra, alguns consumidores acabam se envolvendo com o clima atrativo das lojas e ultrapassam o valor estimado para gastos o que pode ocasionar novas dívidas.

“É muito importante que as pessoas não comprem por impulso, é sempre bom pesquisar e procurar adquirir o produto dentro do seu orçamento e assim evitar se endividar. Muitas dívidas de cartão de crédito e negativação do nome do cliente, por exemplo, decorrem de períodos festivos nos quais o consumidor se empolga com as facilidades e depois acaba não conseguindo quitar o débito o que se transforma numa bola de neve”, destaca.

LEIA MAIS

Comunidade Irmã Dulce realiza ato pela sua Canonização neste domingo em Juazeiro

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Diocese de Juazeiro (BA), em júbilo pela Canonização de Irmã Dulce, realiza Missa de Ação de Graças na comunidade de mesmo nome da Beata, no Residencial São Francisco neste domingo (13), a partir das 16h.

A programação contará com momento de acolhida, louvor, animação, meditação do terço e às 17h a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Beto Breis, OFM.

LEIA MAIS

Com recorde de votos válidos, juazeirenses elegem conselheiros tutelares 

Os juazeirenses acordaram mais cedo no último domingo (6) e foram às urnas para a eleição dos conselheiros tutelares que atuarão no quadriênio 20/23. Além da organização no processo eleitoral conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o que chamou a atenção foi o número de votantes que chegou a marca dos 6 mil, o dobro da eleição passada.

Foram 22 candidatos habilitados após processo seletivo e os eleitores puderam votar em apenas um. Todo o dia de votação foi acompanhado por representantes do Ministério Público, Guarda Municipal e Polícia Militar.

“Tudo correu como planejado desde o início do processo eleitoral, culminando na eleição. Os acontecimentos do dia foram normais dentro de uma eleição, tivemos um público bem acima do esperado, mas a tranquilidade foi registrada durante todo o processo”, disse o presidente do CMDCA, Vicente de Paula.

LEIA MAIS

Homem é preso por tráfico de drogas nas proximidades da Rodovia Salitre, em Juazeiro

(Foto: Divulgação/76ª CIPM)

Um homem foi preso, na manhã desta segunda-feira (7), acusado de tráfico drogas, em Juazeiro (BA). A prisão aconteceu, por volta das 11h, nas proximidades da Rodovia Salitre.

Ao realizar rondas com abordagens, nas proximidades do local conhecido como “Brega de de Zefinha”, uma guarnição PETO da 76ª CIPM avistou uma pessoa em atitude suspeita. Durante abordagem pessoal, os policias encontraram no bolso do suspeito duas trouxinhas de maconha e uma carteira preta com R$120,00 e $1,00 dólar americano.

LEIA MAIS

Resultado das eleições para conselheiros tutelares de Petrolina deve ser divulgado até sexta-feira

(Foto: Ilustração)

A eleição para conselheiros tutelares ocorreu em todo o Brasil, no último domingo (6). Em Petrolina (PE), são disputadas dez vagas para o cargo no Conselho Tutelar, órgão público autônomo e permanente, presente nos municípios como ferramenta principal de proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes.

Diferentemente da maioria dos municípios da região, Petrolina ainda não tem o resultado das eleições. De acordo com a Comissão Eleitoral, o resultado ainda está sendo contabilizado e deve ser divulgado até sexta-feira (11).

“Esta eleição foi nos moldes antigos, com urna de lona e cédula de papel. A contagem começou na manhã de hoje[7], no Fórum, e provavelmente até sexta-feira[11], a gente pode estar ou não encerrando a apuração. Estamos aqui todos os dias, estamos virando a noite”, afirma Carlos Eduardo, membro da Comissão Eleitoral.

LEIA MAIS

Moradores do povoado de Pau Ferro denunciam falta de água e cobram providências da Compesa

Moradores do povoado de Pau Ferro, zona rural de Petrolina (PE), estão sem água há 14 dias. A população local denuncia o desabastecimento e cobra providências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

“Alunos não estão indo à escola devido por conta da falta de água. Idosos passando por situação complicada. A única caixa de água que o distrito tem está desativada há mais de três anos, e a mesma corre risco de desabar em cima da escola ou residência devido ferrugem”, disse um morador.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Compesa, para saber o que provocou a falta de água, bem como a previsão para a normalização do abastecimento. Até o momento a Companhia não se pronunciou sobre a denúncia.

Caixa Econômica Federal promove Semana Nacional de Conciliação para negociação de débitos

(Foto: Internet)

De hoje (7) até sexta-feira (11), cerca de 120 mil clientes da Caixa Econômica Federal em todo o país, com dívidas cobradas na Justiça, poderão renegociar os débitos. O banco promove a Semana Caixa de Conciliação, que facilitará a regularização das dívidas com descontos de até 90% para pagamentos à vista.

A ação abrange 71 mil pessoas físicas, das quais um quarto poderá quitar dívidas à vista por menos de R$ 1 mil, e 50 mil pessoas jurídicas, das quais mais de 44% poderão pagar à vista com valores inferiores a R$ 10 mil. Mesmo se o devedor não puder liquidar a dívida à vista, a Caixa oferecerá descontos e condições especiais que variam conforme a situação do contrato e o tipo de operação de crédito.

LEIA MAIS

Após revitalização, Miguel Coelho inaugura monumento do Centenário na entrada de Petrolina 

(Foto: Jonas Santos)

A partir de agora, quem chegar em Petrolina verá na entrada da cidade uma bandeira gigante expressando o orgulho dos sertanejos. O pavilhão foi um dos destaques da requalificação da rotatória e do monumento do Centenário. O conjunto arquitetônico foi inaugurado pelo prefeito Miguel Coelho na noite da sexta-feira (4).

Construído em 1995, o monumento foi um marco pelos 100 anos de Petrolina, contudo, estava abandonado. As esculturas que formam o conjunto arquitetônico foram restauradas. A peça de maior porte, esboçada pelo artista Silvio Maniçoba, ganhou vida nova. As estátuas de Nilo Coelho, Dom Malan e Irmã Luizinha Pasi também foram revitalizadas.

LEIA MAIS

Membro da Diocese de Juazeiro sofre infarto durante evento no Vaticano

(Foto: Divulgação)

Roberto Malvezzi, mais conhecido como Gogó, membro da Diocese de Juazeiro (BA) e assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Rede Eclesial Pan Amazônica (Repam), sofreu um infarto neste final de semana no Vaticano, em Roma. Gogó participava como perito-convidado das atividades do Sínodo para a Amazônia, aberto ontem (6) pelo Papa Francisco.

“Apesar do susto, Gogó está se recuperando. Ele teve um infarto, no início da noite de hoje (domingo), aqui em Roma. Como disse um dos médicos que conversamos, um ‘infarto seguro’, também porque foi atendido imediatamente e foi feito o procedimento de colocar um stent”, informou Leon Patrick Souza, membro da Rede Eclesial Pan Amazônica, também participante do Sínodo.

Segundo informações recebidas na manhã de hoje (07) pela CPT Juazeiro, através da Irmã Irene Lopes dos Santos, também da REPAM, Gogó está se recuperando bem e agradeceu a oração de todos.

LEIA MAIS

Acelga é destaque na cotação dos produtos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta segunda-feira

A acelga é um alimento muito nutritivo, de baixa caloria, com boa quantidade de vitamina K, magnésio e potássio, como também contém vitamina E, vitamina A, C, e ferro. Seu consumo está associado a um menor risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Nesta segunda-feira (7), o consumidor pode encontrar a caixa de 20 kg de acelga por R$30,00 e o quilo por R$1,50. Clique aqui e confira a cotação completa dos produtos comercializados no entreposto. As cotações são monitoradas diariamente pelo setor de estatística do Mercado do Produtor de Juazeiro

Festival de Modalidades dos Jogos Escolares começa na próxima quarta-feira em Juazeiro

(Foto: Ascom)

De 09 a 29 de outubro, a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC inicia as competições da segunda etapa da 41ª edição dos Jogos Escolares 2019 – o Festival de Modalidades, no Ginásio de Esportes Aluísio Viana e no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro (BA).

Com o tema ‘Educação Inclusiva através do Esporte’, este ano o evento vai realizar pela primeira vez o Festival de Atletismo Inclusivo, com a participação de estudantes com deficiência das redes municipal, estadual, privada e da APAAE. Os interessados em participar das provas do atletismo inclusivo deverão fazer as inscrições de 10 a 18 de outubro, das 8h às 18h no Ginásio de Esportes, e a competição acontece no dia 25 de outubro no Estádio Adauto Moraes.

Nesta segunda etapa os atletas vão competir nas modalidades coletivas de handebol, futsal, basquete, society. atletismo pré-mirim e inclusivo e baleô, nos gêneros masculino e feminino. De acordo com a coordenação são 39 escolas inscritas, coma participação de 2.500 mil atletas da sede e do interior do município. Clique aqui e confira a tabela dos jogos.

Fernando Filho consolida alianças no Agreste Pernambucano

(Foto: Ivaldo Reges)

O deputado federal Fernando Filho (DEM) cumpriu, na última sexta-feira (4), uma extensa agenda na região Agreste de Pernambuco, onde recentemente firmou novos apoios. O parlamentar, em seu quarto mandato na Câmara Federal, visitou as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Pesqueira, Orobó e Ferreiros, onde se reuniu com os respectivos prefeitos, secretários municipais e lideranças locais para discutir as demandas de cada município.

“Estou no meu quarto mandato de deputado federal, e sempre tivemos uma atuação muito mais voltada para o Sertão do Estado. Começamos a expandir a partir da eleição passada, com uma penetração maior no Agreste, onde tivemos apoios em Santa Cruz do Capibaribe e Orobó. Agora firmamos alianças novas em Pesqueira e Ferreiros, até de forma diferente, porque está bem distante das eleições para deputado, então teremos tempo para mostrar nosso trabalho e ajudar esses grupos políticos que se apresentarão para as eleições municipais do ano que vem, com serviços prestados. Vamos dar a nossa contribuição e aí teremos tempo para nos apresentar em 2022, e tenho convicção de que temos tudo para fazermos alianças duradouras”, explicou Fernando Filho.

A agenda de Fernando Filho começou em Santa Cruz do Capibaribe, onde participou, ao lado do prefeito Edson Vieira (PSDB), de sorteio para a entrega de 500 casas populares. Em seguida, esteve com a prefeita de Pesqueira, Maria José (PRP), o ex-prefeito João Eudes (PP) e secretários municipais para discutir os pleitos do município. Em Orobó, acompanhado do prefeito Chaparral (PSD), Fernando Filho participou a inauguração de um posto de saúde. A agenda foi finalizada em Ferreiros, juntamente com o prefeito Bruno Japhet (MDB), no Festival da Cana de Açúcar.

Profissionais da rede municipal de ensino que que atuam no Atendimento Educacional Especializado em Petrolina divulgam carta aberta denunciando medidas tomadas pela prefeitura

(Foto: Reprodução/Internet)

Uma carta aberta dos profissionais da Educação Inclusiva/Educação Especial da Rede Municipal de Educação de Petrolina (PE) que atuam no Atendimento Educacional Especializado-AEE e os profissionais psicopedagogos que trabalham na avaliação diagnóstica no Núcleo de Apoio Psicopedagógico as Pessoas com Deficiência – NAPPNE, está sendo disseminada nas redes sociais.

No documento, a categoria manifesta publicamente indignação e revolta diante das medidas tomadas pela gestão da Educação Municipal. De acordo com os profissionais, “medidas autoritárias estão sendo tomadas pela Coordenação de Educação Inclusiva/Educação Especial, encaminhando para as escolas os profissionais que atuam no NAPPNE para assumirem salas de aulas no ensino regular (sala comum), e em visitas as escolas deixa claro que os professores que atuam no AEE devem assumir o ensino comum”.

“Como não bastasse todo esse descaso, a partir do salário de março até agosto fomos surpreendidos com mais uma arbitrariedade, cortes das gratificações de regência e aula atividade em nossos proventos, somando uma perda salarial de quase mil reis, sem nenhuma justificativa, deixando subentender que não somos considerados professores regentes, como rege na Lei 1441/04 no seu artigo 1º é vedado o pagamento de gratificação de regência (pó de giz) e aula atividade a professores lotados que desempenham outras funções, exceto os com problemas de saúde e os cedidos.  Percebe-se tamanha despreparo dessa gestão, pois na nossa categoria tem professores cedidos e permutados que também perderam suas gratificações”, diz um trecho do texto.

LEIA MAIS