Presidente nacional do DEM, ACM Neto quer Oposição unida em Juazeiro

A eleição em Juazeiro (BA) deve ser acirrada nesse ano. No domingo (23) o Blog mostrou o interesse do músico Targino Gondim (PV) em disputar a Prefeitura em outubro. Outra pessoa de olho no pleito municipal é ACM Neto, presidente nacional do DEM.

O prefeito de Salvador quer unir a Oposição contra o atual gestor de Juazeiro, Paulo Bomfim. A meta é unificar opositores em torno de um único nome, ainda não escolhido. E as conversas já foram iniciadas.

“Tenho conversado com Jorge Khoury [superintendente do Sebrae da Bahia e ex-deputado federal], com Joseph [Bandeira, ex-prefeito de Juazeiro] e também falei com o deputado Adolfo Viana para que trouxesse Suzana Ramos para uma conversa e que envolva o PSDB. E tem o nome sendo ventilado, que é de fora da política, que é o Coronel Anselmo Bispo [atual comandante do Batalhão de Juazeiro]”, disse ao Bahia Notícias.

Considerado um “outsider”, Anselmo Bispo poderia ainda ter Targino Gondim como seu vice. O policial militar já disse que tem interesse em servir Juazeiro e poderia fazê-lo se candidatando.

Targino Gondim revela interesse em disputar eleições à Prefeitura de Juazeiro

Músico já disputou eleições para deputado federal (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Filiado ao PV, Targino Gondim não descarta concorrer à Prefeitura de Juazeiro (BA) em outubro. O sanfoneiro esteve no carnaval de Salvador no sábado (22) e disse que pretende continuar investindo na carreira política.

“Fui candidato a deputado federal, tive uma votação bacana. Tive pouco tempo de trabalho, porque resolvi em cima da hora, por desejo de tentar mudar algumas coisas que eu vejo acontecer perto da gente”, disse ao Bahia Notícias.

Uma das possibilidades, segundo o próprio músico, é que ele saia como candidato a vice-prefeito na chapa do comandante da PM, Anselmo Bispo. Independente de qual caminho seguir, Targino tem interesse em “mudar a história de Juazeiro e mudar a vida de algumas pessoas como deputado federal”.

Pré-candidato a prefeito de Orocó, Ismael Lira afirma que atual gestor “virou as costas para todo mundo”

Ismael Lira criticou atual prefeito (Foto: Blog Waldiney Passos)

A eleição municipal de Orocó, Sertão de Pernambuco, em outubro deve ser movimentada. Pré-candidato da Oposição para a disputa, o vereador Ismael Lira participou do programa Super Manhã com Waldiney Passos nessa quarta-feira (19) e criticou o atual prefeito Gueber (PT).

LEIA TAMBÉM

Orocó: de olho em 2020, vereador anuncia desfiliação e monta grupo para eleições de outubro

“Nas outras eleições nós passávamos e existia uma rejeição aos prefeitos, era uma rejeição natural porque nas cidades pequenas existe o partidarismo. Mas no caso que a gente vivencia hoje, com o atual prefeito, há uma rejeição muito maior. Há uma crítica e descrédito ao governo”, disse Lira.

LEIA MAIS

Gaturiano chama Gilberto Melo de “vereador Copa do Mundo”

Gaturiano não gostou do pedido de Gilberto (Foto: Blog Waldiney Passos)

O clima esquentou na Câmara de Vereadores de Petrolina na terça-feira (18), tudo por conta dos pedidos de Gilberto Melo (PR). Os membros da Situação opinaram que as Indicações são oportunistas e o mais firme foi Gaturiano Cigano (PRB).

LEIA TAMBÉM

Vereadores criticam Gilberto Melo por pedir obras previstas pela Prefeitura, mas aprovam Indicações

“O único vereador que deve se preocupar com si próprio é vossa Excelência que está sendo minado em todas as suas base e o povo tá vendo isso. Vossa Excelência é o famoso vereador Copa do Mundo, está deixando para andar agora e as coisas vão ficar difíceis“, disse o edil.

O presidente em exercício, Ronaldo Cancão (PTB) tentou acalmar os ânimos, contudo os vereadores continuaram batendo boca e Gaturiano disparou: “Quero lhe enfrentar no chapão, vamos ver quem é bom no chapão. Você está muito é despreparado“. Gilberto não deixou por menos e afirmou estar pronto para enfrentar o companheiro.

“A força política está aqui nesse palanque”, afirma Lucas Ramos em ato do PSB, em Petrolina

Lucas Ramos destacou força política da oposição

Aniversariante da sexta-feira (14), o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) fez um discurso firme contra o Governo Federal, destacou a atuação dos socialistas na oposição às matérias como reforma da Previdência e ironizou a chamada força política dos Coelho, cujo líder do Senado é Fernando Bezerra Coelho, pai do atual prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Pleiteando a Prefeitura local, Lucas foi firme. “Quando a gente liga o rádio, escuta o noticiário e lê o jornal ouve muito falar sobre a força política. A força política está aqui nesse palanque“, afirmou citando a presença dos prefeitos de Lagoa Grande, Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Santa Filomena e outros locais.

União da Oposição

Se o sertanejo é forte, ele precisa se unir e união é o que a gente vai pregar nessa cidade. As forças politicas de oposição de Petrolina, formadas por Odacy Amorim, Dulcicleide Amorim, Cristina Costa, Gabriel Menezes, Gilmar Santos, Julio Lóssio, Paulo Valgueiro, Elismar e ainda com a nossa força política e é exatamente o que a gente vai defender: união“, disse.

Lucas já deixou clara sua intenção de concorrer à Prefeitura e é o provável candidato do PSB, tendo inclusive o apoio do deputado federal Gonzaga Patriota, seu colega de partido. Porém, a Oposição ainda não bateu o martelo se irá com uma única candidatura ou apresentará várias em Petrolina.

Prefeitos do Sertão se filiam ao PSB com presença de Paulo Câmara e lideranças socialistas

Prefeitos do Sertão se filiam ao PSB (Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois de vários compromissos em Petrolina, a passagem de Paulo Câmara (PSB) pela cidade na sexta-feira (14) foi encerrada com a filiação de prefeitos ao partido. O evento contou com a presença de deputados federais e estaduais, lideranças do PSB, além de pré-candidatos a Câmara de Vereadores.

LEIA TAMBÉM

Presente em ato de filiação do PSB, Julio Lóssio fala em “unir forças” pelo Brasil

Josimara Cavalcanti, prefeita de Dormentes; Humberto Mendes, prefeito de Santa Maria da Boa Vista; Cleomatson Vasconcelos de Santa Filomena; Rafael Cavalcanti de Afrânio e Vilmar Cappellaro de Lagoa Grande agora estão lado a lado com o Governo de Pernambuco, já que integram o PSB.

“Quero cumprimentar todos os novos filiados. É bonito você chegar numa sexta-feira de noite, numa semana que não deve ter sido fácil pra ninguém e é um evento político. O que é muito importante num ato como esse é a gente continuar acreditando, acreditando que as mudanças tão necessárias para melhorar a vida do nosso povo, nós vamos fazer juntos, fazendo a boa política”, afirmou.

Além dos gestores – que buscarão a reeleição – pleiteantes a vagas no Poder Legislativo também se filiaram. O nome mais celebrado da noite foi o de Leninha, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados (STTAR) de Petrolina.

Recadastramento biométrico em Santa Cruz e Santa Filomena termina nesta sexta-feira

Prazo termina na sexta-feira, 14/02 (Foto: Internet)

Eleitores de Santa Cruz e Santa Filomena têm até essa semana para fazer o recadastramento biométrico. Quem está apto a votar no mês de outubro tem até sexta-feira (14) para fazer a biometria em qualquer posto de atendimento da Justiça Eleitoral. Aquele que perder o prazo terá o título cancelado e ficará impedido de, por exemplo, receber o Bolsa Família.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, Santa Cruz já está 93,19% biometrizado, em Santa Filomena 90%. O atendimento nos postos da Justiça Eleitoral podem ser feitos via internet, no site da própria instituição. Quem vota em Santa Cruz deve procurar a 82ª Zona Eleitoral (vinculada a Ouricuri), na Av. Três de Maio, 256, Centro, das 8h às 14h.

Já em Santa Filomena o atendimento é feito na Praça Geni Lemos, 66, Centro, também das 8h às 14h. Nesse ano os eleitores voltam às urnas para escolha do prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Eleitores têm até 6 de maio para procurar cartório e regularizar situação eleitoral

(Foto: Internet)

Para votar nas Eleições Municipais de 2020, os eleitores devem estar atentos ao prazo de 6 de maio, que é o último dia para regularizar a situação na Justiça Eleitoral. A partir do dia 7 de maio até o final da eleição, o Cadastro Eleitoral ficará fechado – período em que nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor –, sendo permitida somente a emissão da segunda via do título.

Diversos serviços podem ser solicitados diretamente nos cartórios eleitorais, sem a necessidade de intermediação de terceiros. São eles: emissão do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, revisão dos dados e cadastramento biométrico, entre outros. Todos esses serviços são gratuitos. Dia 6 de maio também é a data-limite para o cidadão procurar o cartório para pedir a mudança de domicílio eleitoral e regularizar sua situação, estando apto a exercer o direito de voto.

É possível verificar a regularidade do título acessando o Portal do TSE. Basta clicar em Serviços ao Eleitor e, depois, em Situação Eleitoral. As informações necessárias são nome completo e data de nascimento.

Pilão Arcado: Orgeto Bastos vence eleição suplementar e assume comando da cidade até o final do ano

Orgeto Bastos assume até 31 de dezembro de 2020 (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A eleição suplementar para a Prefeitura de Pilão Arcado (BA) terminou com vitória de Orgeto Bastos (Patriota). Após a apuração de domingo (2), Orgeto venceu com 69,16% dos votos válidos (12.335 votos). O candidato Raimundo Nonato Dias, o Mundoca, conseguiu apenas 30,84% (5.500 votos).

LEIA TAMBÉM

TSE cassa diplomas do prefeito e vice de Pilão Arcado, município deverá fazer nova eleição

No balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, o pleito foi tranquilo, sem filas e sem a necessidade de troca das urnas de votação. Mais de 74% dos eleitores aptos compareceram à votação, outros 25,25 se abstiveram de eleger o prefeito. Orgeto Bastos será diplomado no dia 14 e assume Pilão Arcado até o final desse ano.

A votação suplementar foi solicitada após o prefeito e vice eleitos em 2016 terem seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e, junho de 2019, acusados de abuso de poder político, econômico e de autoridade. Em nota, Mundoca reconheceu a vitória do adversário.

De olho em outubro, Lóssio adota cautela sobre pré-candidatura à Prefeitura de Petrolina

Ex-prefeito ainda esconde o jogo (Foto: Arquivo)

O ex-prefeito de Petrolina e candidato a Governador de Pernambuco em 2018, Julio Lóssio (PSD) reuniu a imprensa nesse sábado (1º) buscando voltar aos holofotes da política local. Ainda sem confirmar sua pré-candidatura em outubro, Lóssio teceu críticas à atual gestão, lembrou suas ações enquanto gestor e falou da oposição.

Nos bastidores ele já se encontrou com vários possíveis pleiteantes à Prefeitura e não escondeu o jogo. “Quando se tá na corrida você não pode botar o pé para atraplhar. Numa eleição com possibilidade de segundo turno é normal e é salutar que nós tenhamos vários candidatos. Nós temos conversas. Já conversei com Odacy Amorim, com Lucas Ramos, com Gabriel [Menezes] e com Gonzaga [Patriota] que têm preocupações no desmonte da área social”, afirmou.

A respeito de sua pré-candidatura, Lóssio foi cauteloso. “Pode acontecer tudo, inclusive nada. A gente vai tomar a decisão na hora certa. Todo ex-prefeito é um candidato natural. Todo mundo fica muito ansioso, mas a ansiedade atrapalha as coisas. Nós vamos construir junto com os demais pré-candidatos um jogo que permita um jogo salutar a cidade“, disse.

Reunião de grupo ligado a Miguel Coelho aquece articulações para eleições de 2020

Encontro chamou atenção nos bastidores da política (Foto: Reprodução/Tribunna)

As eleições municipais acontecem apenas em outubro, porém, nos bastidores da política as articulações estão intensas. Em Petrolina, um “encontro de amigos” na quinta-feira (30) chamou atenção. Nela estavam presentes o ex-prefeito e deputado federal Guilherme Coelho (PSDB), os vereadores Alvorlande Cruz (PSL) e José Batista da Gama (PDT), além do secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando e o assessor especial da Prefeitura, Orlando Tolentino.

A reunião do quinteto chama atenção pelo momento de véspera eleitoral, mas segundo a jornalista Cinara Marques do Portal Tribunna, na pauta estava a montagem dos partidos para o segundo semestre. O grupo está alinhado com o prefeito Miguel Coelho (MDB), Simão inclusive teve seu nome especulado como possível candidato a vice do atual gestor.

Eleições 2020

Nesse ano Petrolina pode ter, pela primeira vez, segundo turno. Miguel já afirmou que buscará continuar seu trabalho à frente da Prefeitura, no lado da oposição surgem nomes como Lucas Ramos (PSB), Odacy Amorim (PT) e Julio Lóssio (PSD). O PT ainda não definiu se lançará candidatura solo ou permanecerá aliada ao PSB.

Candidato a vereador em três ocasiões, Augusto Ribeiro faz alerta a eleitores: “A gente precisa ter consciência do voto que vai dar”

Representante dos bancários não quer mais carreira política (Foto: Blog Waldiney Passos)

Presidente Sindicato dos Bancários de Petrolina e Região (SEEB), Augusto Ribeiro não quer mais ingressar na vida política. Candidato a vereador de Petrolina em três ocasiões – 2000, 2004 e 2008 – sempre filiado ao PV, partido no qual ingressou há 24 anos e ainda permanece, o servidor público alega o descontentamento com o atual sistema político como razão para não pleitear uma vaga em 2020.

“Tenho pessoas que me admiram, continuo no PV. Tenho 24 anos no PV, postulei três vezes. Papai do Céu não me quis, não quero mais de forma nenhuma. A gente busca fazer uma campanha exitosa, procura espaço na Câmara de Vereadores e a gente não tem uma estrutura financeira ou padrinhos políticos“, disse no programa Super Manhã com Waldiney Passos dessa quinta-feira (30), na Rádio Jornal Petrolina.

Sistema é caro

Na visão de Augusto, que é representante dos bancários da cidade, o eleitor é inteligente, mas o sistema político torna a votação “comprada”. “Nunca tive padrinhos políticos de me patrocinar e contribuir. O eleitor é um eleitor que ajuda, o povo é inteligente, mas a política do Brasil é muito difícil, se tornou cara e comprada. Tem que se ter dinheiro e estrutura“, pontuou.

Por fim, ele deixou um recado aos petrolinenses que vão às urnas em outubro. “Existe o eleitor que você tem o voto de opinião, mas você termina entrando numa rota diferente do que a política essencialmente foi criada. Arrumar cargos, empregos, oportunidades empresariais. Isso nunca foi meu objetivo. Há 38 anos sou funcionário da Caixa Econômica Federal, entrei pelo concurso público e eu acho que a meritocracia deve existir na política. A gente precisa ter consciência do voto que vai dar“, finaliza.

Presidente estadual do PT não descarta aliança com PSB em Petrolina

Doriel citou possibilidade para pleito de outubro (Foto: Jarbas Araújo/Alepe)

Enquanto os membros do PT e PSB não decidem qual rumo tomarão nas eleições de 2020 – uma candidatura própria ou aliança como em 2018 – o presidente da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Doriel Barros não descarta uma união aqui em Petrolina. Em entrevista por telefone ao programa Super Manhã na Rádio Jornal dessa quarta-feira (29), Barros foi enfático: há sim uma possibilidade de junção com Lucas Ramos (PSB).

LEIA TAMBÉM

Odacy Amorim propõe discussão sobre aliança entre PT e PSB para 2020

A ideia da Executiva Nacional é lançar o máximo de candidaturas possíveis em outubro, contudo em Pernambuco há um cenário peculiar, tanto na capital quanto em Petrolina. Nesses municípios há pleiteantes – Marília Arraes e Odacy Amorim – galgando candidaturas próprias, ideia ainda não aprovada pelo partido.

LEIA MAIS

Eleição em Belém do São Francisco pode ter empresário disputando Prefeitura

As movimentações nos bastidores da política sertaneja seguem intensas. Na eleição de outubro para Prefeitura de Belém do São Francisco, o empresário Calby Cruz, ainda sem partido, pode lançar seu nome para o cargo mais alto da cidade.

Ele é dono do Bônus Supermercado, em Petrolina, e da fazenda Caraibeiras. Calby chega como um outsider no universo político. No município, seu nome vem sendo ventilado por parte da população e pleiteantes que apostam na renovação em 2020. Ainda não há informações concretas se Calby de fato concorrerá a algum cargo.

O nome do empresário já chegou a ser lembrado em pesquisas políticas. O próximo passo da sua investida política é se filiar a um partido ainda nesse semestre. Ele pode repetir o caminho de Clebel Cordeiro (MBD), em Salgueiro, que chegou à Prefeitura depois te ser se consolidado no município como empresário e dirigente esportivo.

Orocó: de olho em 2020, vereador anuncia desfiliação e monta grupo para eleições de outubro

Lira e aliados buscam forças em 2020 (Foto: Divulgação)

As articulações políticas em todo Sertão movimentam os bastidores da política e em Orocó (PE) não seria diferente. Atualmente ocupando uma cadeira na Câmara de Vereadores, Ismael Lira busca aliados para lançar seu nome à Prefeitura da cidade. Eleito ao Poder Legislativo com apenas 21 anos, agora mais experiente na política ele sonha alto.

A busca pela Prefeitura foi anunciada ainda no final de 2019, quando ele deixou clara sua intenção para o pleito desse ano. Nessa caminhada ele não mais estará no PSD, partido pelo qual foi eleito em 2016. Lira afirmou à nossa reportagem que “no momento oportuno irá anunciar o partido que ingressará”, na janela partidária.

Especula-se em Orocó que o Solidariedade seja sua próxima casa, fato ainda não confirmado. A elaboração do partido para 2020 inclui a filiação de 16 candidatos a vereador, articulados por Lira. Atualmente hoje ele exerce a função de Líder da Oposição na Câmara.