Dia da Consciência Negra é celebrado hoje em todo o país

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta segunda-feira (20). (Foto: Reprodução)

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta segunda-feira (20) e marca a morte de Zumbi dos Palmares na mesma data, em 1695. Nesta data a questão do racismo ganha protagonismo em diversas discussões em todo o país.

A data deve ser celebrada com o reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, cultura afro-brasileira, dentre outros.

O relatório Atlas da Violência 2017, divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revela a necessidade de dar visibilidade aos impactos do racismo.

Os números da violência contra os negros são alarmantes. Nas últimas décadas os homicídios contra jovens negros tiveram um crescimento tímido (sendo 2,5% só no ano 2000, por exemplo), entre 2005 e 2015, no entanto, houve um aumento de 17,2% na taxa de homicídio de negros entre 15 e 29 anos. O perfil típico das vítimas, aponta a pesquisa, é sempre o mesmo: homens, jovens, negros e com baixa escolaridade.

Embora o assunto percorra diversas pautas ao longo do mês, o combate à discriminação é diário. Em rede social, o cantor Gilberto Gil publicou uma mensagem onde reconhece as mudanças, tece críticas e reforça a importância do povo negro para o Brasil.

“No Brasil ainda tem preconceito. Ainda tem desigualdade específica dos negros, mas as coisas diminuíram. A possibilidade de inserção aumentou. De certa forma, há até mais cordialidade, compreensão, interracialidade e intersociabilidade na sociedade brasileira do que em outras. Tem um lado que é superação de problemas, e isso inclui resistência política, luta por cidadania, luta por inclusão e auto-reconhecimento. Por outro lado, há uma outra dimensão, que é de integração, comunhão e regozijo por estarmos em processo de reconhecimento profundo da importância do negro na vida brasileira”, escreveu o cantor.

O presidente Michel Temer usou o Twitter para falar sobre a data, com uma curta mensagem sobre o combate ao ódio contra negros. “Aproveito a celebração do #DiaDaConsciênciaNegra para convocar todos os brasileiros para a construção de um Brasil harmônico, baseado no respeito à diversidade. Queremos um País sem ódio, sem preconceitos. Hoje é dia de desejar que todos tenham paz em seu coração”, escreveu Temer.

Programa Cidade Mais Limpa inicia mutirão nesta segunda-feira em Petrolina

(Cartaz Divulgação)

Conforme divulgação da prefeitura de Petrolina, a partir desta segunda-feira (20) até domingo (26), um Mutirão de Limpeza, dentro do programa Cidade Mais Limpa, atenderá oito localidades do município. O atendimento também será feito nas Ilhas do São Francisco.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) já recolheu, com os mutirões, 65 mil toneladas de lixo. Esta semana as equipes do Mutirão de Limpeza vão visitar os bairros Jardim Maravilha e Gercino Coelho. Neste mesmo período, será realizada a limpeza dos canais dos bairros Cohab VI e Rio Corrente, além do canal que corta a Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no centro. Ações de limpeza e manutenção também vão ser realizadas na zona rural. A partir do dia 21, o C1 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho passa por uma limpeza geral, assim como o Serrote do Urubu, a partir do dia 23.

O atendimento nas ilhas começou na Ilha do Massangano, que no último dia 17 recebeu diversos serviços voltados para ampliar o conforto aos banhistas e demais frequentadores, como catação e roçagem. A próxima ilha a contemplada pelo programa é do Maroto, a partir do dia 24.

Miguel Coelho participa de anúncio da criação do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento

Além do BIESP, foi anunciada criação de uma companhia independente de policiamento para Afrânio e Dormentes. (Foto: Divulgação)

Uma solenidade, nesta sexta-feira (17), no Palácio do Campo das Princesas marcou o anuncio da criação do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP) para Petrolina. O prefeito Miguel Coelho participou do evento e comemorou a novidade.

O 2º BIESP vai contar com cerca de 300 policiais e 30 viaturas para atender Petrolina, Afrânio e Dormentes. A unidade contará com companhias especializadas como a Rocam, Choque e Radiopatrulha.

“Havíamos cobrado ao governador desde a época de deputado por mais policiais e neste ano pedimos a criação de uma unidade do BIESP em Petrolina como ocorreu em Caruaru. Este é um passo importante para enfrentar a violência em nossa cidade e a Prefeitura terá papel importante nessa política de segurança atuando com a Guarda Municipal, melhorias na iluminação, ações de combate a drogas entre outras medidas. Acreditamos que somente atuando juntos, Prefeitura, Governo e sociedade, será possível superar esse desafio”, ressaltou Miguel Coelho.

Além do BIESP, foi anunciada criação de uma companhia independente de policiamento para Afrânio e Dormentes. Atualmente, as duas cidades são atendidas pelo 5º Batalhão de Polícia Militar, que fica em Petrolina.

“Essa é outra ação importante. Desde a época em que era deputado que solicitava uma companhia independente para Afrânio e Dormentes. A ideia é melhorar a segurança dessas duas cidades, e ao mesmo tempo fazer com que o 5º Batalhão fique menos sobrecarregado, atendendo melhor Petrolina”, explicou o prefeito.

Em Petrolina, bairro João de Deus recebe concerto itinerante neste sábado

(Cartaz Divulgação)

Neste sábado (18) o projeto “Concertos Itinerantes” terá apresentação no bairro João de Deus, em Petrolina. A comunidade é a primeira a ser visitada pelo projeto que deve seguir para outros bairros.

A apresentação acontecerá na Praça da Juventude, às 17h. O projeto é promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) de Petrolina e pretende aproximar a música instrumental do público.

“É com grande alegria que chegaremos ao bairro João de Deus. A proposta do projeto é levar a arte onde as pessoas estiverem. É torná-la mais próxima dos cidadãos. Por isso, aguardamos ansiosos por essa apresentação”, afirma a secretária de Cultura Turismo e Esportes, Maria Elena de Alencar.

Na próxima segunda (20), a Camerata Jovem 21 de Setembro vai se apresentar, às 18h, na Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos, em Petrolina.

Prefeitura remove barracas da ‘Prainha da Marinha’ para obras do Parque Fluvial em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

Terminou hoje (16) a remoção das barracas instaladas na ‘Prainha da Marinha’, para dar espaço as obras do Parque Fluvial em Juazeiro. A remoção foi iniciada na segunda-feira (13) conforme acordo com barraqueiros.

“Todos os barraqueiros estavam cientes da necessidade da remoção das estruturas. A Associação dos Barraqueiros e a Prefeitura dialogaram várias vezes sobre o assunto e contamos com a parceria da Federação das Associações. Todo o processo foi feito com muita transparência e democracia. Sabemos que esse período de obras será difícil para nós comerciantes, mas será por uma boa causa e logo estaremos recebendo novas estruturas, com todas as condições de conforto e higiene”, declara o presidente da Associação de Barraqueiros da Prainha da Marinha, Magno Costa

De acordo com o engenheiro da SEDUR, Lucas Souza, com a remoção das barracas será iniciada a construção do campo de futebol e recuperação ambiental da margem do Rio no local.

Projeto de lei garante multa para assediadores em Fortaleza

Câmara Municipal de Fortaleza. (Foto: Reprodução)

Foi aprovado nesta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Fortaleza, um projeto de lei que prevê multas de até R$ 2 mil para pessoas que cometerem atos de assédio contra mulheres na cidade.

Pela lei aprovada, fica vetado todo tipo de “comentários abusivos, insinuações ou sons e expressões verbais de cunho sexista alusivas ao corpo, a ato sexual ou situação sexual humilhante”. O projeto é de autoria do vereador Célio Studart.

A lei vem depois de denúncias de casos de assédio sexual contra mulheres em ônibus de Fortaleza. Em outubro, um homem ejaculou em uma passageira da linha Parangaba-Siqueira. Um retrato falado do criminoso foi feito, mas a polícia ainda não conseguiu prendê-lo.

A lei prevê punição para “gestos obscenos, formas fálicas e insinuações de atos de natureza sexual”. Segundo o texto, “ficam sujeitos à sanção abordagens intimidadoras ou todo tipo de contato corporal sem consentimento”. O valor das multas será destinado a projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome.

Agenda Cultural: confira a programação deste final de semana

Sexta-feira (10/11)

  • Concertos Itinerantes e Populares: Philarmônica e Camerata Jovem 21 de setembro faz apresentação, às 19h, no monumento “Eu Amo Petrolina”, na Orla de Petrolina.

Sábado (11/11)

  • Cine Raiz: Dentro da mostra ‘Coleção Sergio Leone: Velho Oeste’, será exibido às 18h, o filme ‘Por um Punhado de Dólares’. A exibição é gratuita e acontece no espaço Janela 353, localizado no Centro de Petrolina.
  • Vidas: O cantor Nilton Freittas lança o seu novo CD em evento, às 21h, na Chácara Bougainville em Juazeiro.

Cinema

  • Petrolina

Missão Cegonha (Dub)
Tempestade: Planeta em Fúria (Dub/Leg)
A Noiva (Dub/Leg)
Dona Flor e seus Dois Maridos (Nac)
Thor: Ragnarok (Dub/Leg)
Pica Pau (Dub)
Pai em Dose Dupla 2 (Dub)

  • Juazeiro

Minha Mãe É Uma Peça 2 (Nac)
Thor: Ragnarok (Dub 3D)
D.P.A – Detetives do Prédio Azul (Nac)
Bingo: O Rei das Manhãs (Nac)
Tempestade: Planeta em Fúria (Dub)
Meus 15 Anos (Nac)
Divórcio (Nac)
Lino (Nac)
Polícia Federal – A Lei é Para Todos (Nac)
Liga da Justiça (Dub 3D)
Dona Flor e Seus Dois Maridos (Nac)
Eu Fico Loko (Nac)
Gosto se Discute (Nac)

SECULTE convoca selecionados do Festival Edésio Santos para sorteio da ordem de apresentações

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro, iniciou a convocação dos artistas selecionados na 20ª edição do Festival Edésio Santos da Canção para participar do sorteio da ordem de apresentação musical, na próxima terça-feira (14).

O sorteio acontecerá às 15h, na Secretaria de Cultura e Turismo na Avenida Carmela Dutra (Orla I), nº 683, Centro de Juazeiro.

Carrancas Futebol Americano promove seletiva em Petrolina

A seleção será realizada no Estádio Municipal de Petrolina, às 15h. (Cartaz Divulgação)

No dia 19/11 o time de Futebol Americano Carrancas promove uma nova seletiva em busca de atletas o time. As inscrições estão abertas até o dia 18/11. A seletiva e voltada para jovens a partir dos 16 anos.

Os interessados terão que realizar exercícios básicos do Futebol Americano, como: corrida de 40 jardas, agilidade nos 3 cones, salto horizontal estático, salto vertical estático, supino reto, agachamento livre e 5-10-5 drill, onde terão suas marcas de tempo, velocidade e força sendo avaliadas por nossa preparadora física Valéria Cristina e comissão técnica.

Para participar é preciso seguir os pré-requisitos: Idade mínima de 16 anos (para menores de 18 anos, é necessário apresentar autorização dos pais), apto fisicamente, disponibilidade de tempo para treino intensos no meio e no final de semana, disponibilidade para viagens no final de semana para jogos, comprometimento e disposição em ser um Carrancas dentro e fora de campo.

A inscrições poderão ser feitas na loja Dr. Shape (Av. Fernando Menezes Góes, Nº 300-B, Loja-3, Centro) ou online, com taxa de inscrição no valor de R$ 20,00. A seleção será realizada no Estádio Municipal de Petrolina, às 15h.

“Políticas de cultura nunca foram levadas a sério”, diz Gilmar Santos em entrevista

“Talvez a secretária nem lembre das leis das quais ela tem autoria”, diz Gilmar Santos. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na manhã de hoje (8) o vereador Gilmar Santos (PT) concedeu uma entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal. Em pauta, as políticas culturais do município, que segundo o vereador, estão sendo negligenciadas pelo poder público.

As políticas de cultura promovem intervenções na sociedade através da cultura, ocasionando em uma transformação social. Em Petrolina, segundo Gilmar, o Conselho Municipal de Políticas Culturais não está funcionando.

“Infelizmente o concelho não está funcionando. A secretária Maria Elena tentou, antes do São João, duas reuniões um tanto atropeladas. Os artistas compareceram, mas a gente percebeu uma falta de preparo, tanto da secretária quanto da equipe. Leis básicas que deveriam ser de conhecimento da secretária e equipe não foram apresentadas com segurança. Surgiram muitas dúvidas e questionamentos por parte dos artistas”, explica Gilmar Santos.

A primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura aconteceu em maio e a segunda em julho deste ano. Gilmar Santos afirma que a falta de continuidade nas atividades aconteceu devido aos preparativos do São João de Petrolina.

LEIA MAIS

‘A cada 23 minutos, um jovem negro morre no Brasil’, diz ONU

(Cartaz Divulgação)

A campanha “Vidas Negras” da Organização das Nações Unidas (ONU Brasil) foi lançada nesta terça-feira (7), em Brasília, e chama a atenção para morte de um jovem negro a cada 23 minutos no país. Os números são do Mapa da Violência, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

A campanha faz parte dos eventos que serão promovidos no mês da Consciência Negra e reúne uma série de vídeos que abordam temas como “filtragem racial”. Segundo a ONU, trata-se da escolha de suspeitos pela polícia com base “exclusivamente na cor da pele”. Outro tema é o “extermínio da juventude negra”.

Na campanha, os números os são apresentados por artistas como Taís Araújo, Elisa Lucinda e Érico Brás. Os vídeos deverão ser veiculados ao longo de um ano, nos meios de comunicação. Segundo o coordenador residente das Nações Unidas Niky Fabiancic, o objetivo da campanha é “incluir jovens negros na agenda do desenvolvimento sustentável”.

Com informações do G1

Novembro Negro: SEDES inicia programação nesta quarta-feira em Juazeiro

Dentro das atividades programadas ainda serão promovidos durante todo o mês seminários, rodas de conversas, sessões de cinema, entre outros. (Cartaz Divulgação)

As ações voltadas ao Novembro Negro serão iniciadas nesta quarta-feira (8) a partir das 19h no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. A iniciativa busca fortalecer a identidade do Povo Negro, combatendo o racismo e a intolerância religiosa dando visibilidade também às ações dos povos de terreiro da cidade.

A abertura conta com a exposição fotográfica “Candaces: Guerreiras Negras do São Francisco”. Também na quarta-feira terão início as inscrições para a seleção de modelos negros e negras que participarão de um desfile dentro da programação do Novembro Negro, que acontece no dia 20, Dia da Consciência Negra. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro na sede dos cinco CRAS da cidade, respectivamente, nos bairros Quidé, João Paulo II, Malhada da Areia, Tabuleiro e Itaberaba.

“Toda essa programação dá ao mês da Consciência Negra a dimensão que ele precisa ter. Juazeiro é uma cidade que tem 73% da população negra e o governo municipal compreende a necessidade do fortalecimento da identidade racial dessa parcela da população. Através dessas atividades conseguimos trazer para a discussão, por exemplo, temas importantes como o combate ao racismo, em todas as suas faces, e a intolerância religiosa”, destacou a diretora de Diversidade, Luana Rodrigues.

Dentro das atividades programadas ainda serão promovidos durante todo o mês seminários, rodas de conversas, sessões de cinema, entre outros.

Novembro Azul: Mutirão de saúde atende trabalhadores do Mercado do Produtor de Juazeiro

Cerca de 210 atendimentos foram realizados em alusão a campanha do Novembro Azul. (Foto: Divulgação)

Na manhã de hoje (6) a secretaria municipal de Saúde de Juazeiro promoveu um mutirão com diversos atendimentos e orientação a prevenção do câncer de próstata no Mercado do Produtor de Juazeiro.

Cerca de 210 atendimentos foram realizados em alusão a campanha do Novembro Azul, reforçando a importância de conscientização sobre o câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte por câncer da população masculina no Brasil.

“O homem precisa ficar mais sensível no que diz respeito aos cuidados com a saúde, tendo em vista que esse público ainda é um pouco resistente. Nosso objetivo é chamar atenção de toda sociedade”, disse a gerente da educação permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Clenilda Ananias.

Ministro anuncia o investimento de R$ 400 milhões no programa Minha Casa Minha Vida em Pernambuco

(Foto: Ilustração)

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou na manhã de hoje (06) o investimento de R$ 400 milhões para a contratação de 2.687 novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) para Pernambuco.

Recife ficou com a maior parte com cerca de 940 residências, a maior contratação da história do programa. “Desde 2015 e 2016, Pernambuco não recebeu contratações e a retomada dos investimentos é importante para que o programa continue. Pernambuco é o terceiro estado mais bem atendido pelo programa, apresenta cinco vezes mais o número de unidades desde a criação do projeto, e nós sabemos a importância que ele tem”, destacou o ministro Bruno Araújo.

Em todo o Estado serão atendidos 11 municípios nessa nova contratação, entre eles: Recife, Olinda, Santa Cruz do Capibaribe, Cabo de Santo Agostinho, Brejo da Madre de Deus, Chã Grande, Ribeirão, São Joaquim do Monte, Gravatá e Custódia.

Foram anunciados também novos critérios para escolha do Programa Minha Casa Minha Vida. Entre os novos critérios estão a necessidade de que as áreas construídas sejam próximas a escolas, agências bancárias, Correios, pontos de ônibus e lotéricas. Além disso, o município deve ter um déficit elevado e pouco atendimento e área em terreno de doação ou cessão.

Turismo Rural é tema de seminário nesta quarta-feira em Petrolina

Marcus Pomponet, diretor da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina (Seculte) (Foto: Blog Waldiney Passos)

Dentro da programação do VII Seminário Show, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina (Seculte) promove em parceria com a Embrapa, o “Seminário Turismo Rural” na próxima quarta-feira (8). O evento é gratuito e conta com 150 vagas.

A iniciativa é direcionada para pequenos e grandes produtores rurais da região. “O seminário é uma oportunidade de renda através de atividades voltadas para o turismo rural. É uma capacitação, para pequenos e grandes produtores para abrir as portas de suas prioridades para o turismo e incrementar a renda”, explica o diretor da Seculte Marcus Pomponet.

A programação começa às 8h30 e conta com apresentação de casos de sucesso e como desenvolver o turismo rural, com palestras de Andreia Roque, João Roberto Correia, Melânia Vieira e Cynthia Clause. A iniciativa acontece através de uma parceria entre a SECULPE, Embrapa, IF Sertão e a Criatur. O seminário irá ocorrer no auditório Macambira, localizado na Embrapa.

34567