Com apenas 17 anos, atleta da APA Petrolina conquista o bronze no lançamento de dardo no Campeonato Brasileiro Sub-20

O atleta Pietro Pereira, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), conquistou a medalha de bronze na prova de lançamento de dardo do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, realizado neste fim de semana, no Recife (PE). Com a marca de 63,31 metros, o jovem garantiu um lugar no pódio entre os melhores da competição.

A conquista ganhou ainda mais relevância porque Pietro tem apenas 17 anos e competiu em uma categoria acima da sua faixa etária, enfrentando adversários mais experientes.

LEIA MAIS

Joelson Dhioka conquista a medalha de prata nos 800m no Troféu Brasil e faz história com a APA Petrolina

O atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Joelson Pereira, conhecido como Dhioka, conquistou a medalha de prata nos 800 metros rasos do Troféu Brasil de Atletismo.

A final da prova foi disputada nesta sexta-feira (1), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, onde acontece a competição. O meio-fundista cruzou a linha de chegada com a marca de 1min47s20.

LEIA MAIS

Justino e Mirela, da APA Petrolina, são vice-campeões na SP City Marathon e no Pan-Americano

Os atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Justino Pedro e Mirela Saturnino, foram vice-campeões da SP City Marathon 2025, realizada neste domingo (27), em São Paulo.

A edição deste ano também valeu como Campeonato Pan-Americano de Maratona, e os dois atletas pernambucanos conquistaram a medalha de prata nas duas classificações: geral e pan-americana.

LEIA MAIS

Petrolinense Pietro Pereira conquista medalha de ouro e quebra recorde no Ibero-Americano Sub-18

O atleta Pietro Pereira, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), conquistou a medalha de ouro na prova do lançamento de dardo no Campeonato Ibero-Americano Sub-18, realizado em Assunção, no Paraguai. Com a marca de 75,53 metros, o jovem também se tornou o novo recordista da competição.

Natural do Núcleo 10 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho (N10), na zona rural de Petrolina (PE), Pietro integra o projeto de atletismo da APA e foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para representar o Brasil no torneio, após ser campeão brasileiro da prova em junho. Com o resultado, Pietro reafirma sua posição como uma das promessas do atletismo brasileiro.

LEIA MAIS

APA Petrolina terá dois maratonistas no Pan-Americano em São Paulo

Os maratonistas José Márcio Leão e Mirela Saturnino, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Maratona, que será realizado no dia 27 de julho, em São Paulo, durante a Maratona Municipal de SP. A convocação foi anunciada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Animado com mais uma chance de defender os núcleos do país, José Marcio destacou que o foco agora é intensificar a preparação. “É uma honra representar novamente o Brasil. Agradeço o apoio da equipe da APA Petrolina e dos patrocinadores Nubank, Seiva do Vale e GDM. Agora é trabalhar forte nos treinamentos para buscar um bom resultado no Pan-Americano”, afirmou Leão.

Mirela Saturnino também celebrou a convocação e vê na maratona uma oportunidade de superação. “Fiquei muito feliz com a notícia. Minhas expectativas são altas e vou dar meu melhor nessa maratona. Quero melhorar meu tempo e fazer um bom resultado pelo Brasil e pela minha equipe, APA Petrolina”, projetou.

O Campeonato Pan-Americano junto com a Maratona Municipal de SP vai reunir cerca de 20 mil corredores nas distâncias da meia maratona e maratona. A largada dos 42.195 Km será na Praça Charles Miller, no Pacaembu, passando por 18 bairros, até a chegada no Jockey Club de São Paulo, Cidade Jardim.

Ascom

Atletas da APA Petrolina são convocados para o Ibero-Americano Sub-18

Dois atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) foram convocados para defender o Brasil no II Campeonato Ibero-Americano de Atletismo Sub-18, que acontece nos dias 19 e 20 de julho, em Assunção, no Paraguai. Pietro Pereira Silva e Rychardy Davy Moura Valença integram a lista oficial divulgada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Pietro garantiu sua convocação após conquistar a medalha de ouro no lançamento de dardo no Campeonato Brasileiro Sub-18, realizado no início deste mês de junho, com um arremesso de 71,52 metros.

LEIA MAIS

Atleta da APA Petrolina, Justino Pedro da Silva é o melhor brasileiro na Maratona do Rio 2025

O maratonista Justino Pedro da Silva, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), foi o melhor brasileiro na Maratona do Rio de Janeiro 2025, realizada neste domingo (22).

Aos 40 anos, o atleta cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h19min35s e conquistou o 3º lugar geral na prova, ficando atrás apenas dos quenianos Joshua Kipkemboi Kogo e Josphat Kiprotich.

Justino já havia vencido a Maratona do Rio em 2021 e 2022, e mais uma vez mostrou sua força e regularidade em uma das provas mais tradicionais da América Latina.

LEIA MAIS

Promessa da APA brilha no lançamento de dardo e conquista o ouro no Campeonato Brasileiro Sub-18

O atleta Pietro Pereira, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), conquistou, neste domingo (8), a medalha de ouro na prova do lançamento de dardo no Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub-18, realizado em Cuiabá (MT).

Pietro, que reside e treina no Núcleo 10 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho (N10), na zona rural de Petrolina (PE), havia sido vice-campeão da prova no ano passado, com a marca de 62,63 metros. Nesta edição, mais experiente, alcançou 71,62 metros, subindo ao lugar mais alto do pódio e estabelecendo sua melhor marca pessoal.

LEIA MAIS

Atleta da APA Petrolina é campeão brasileiro sub-18 nos 400m

O atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Rychardy Davy Moura, natural de Trindade–PE, conquistou neste sábado (7) a medalha de ouro na prova dos 400 metros rasos do Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub-18, realizado em Cuiabá, Mato Grosso.

Com a marca de 47s99, Rychardy garantiu o topo do pódio e se destacou como um dos grandes nomes da nova geração do atletismo brasileiro.

LEIA MAIS

Com mais de 100 medalhas, APA Petrolina domina o Meeting Paralímpico em Recife

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) teve uma atuação de grande destaque na etapa Recife do Meeting Paralímpico, realizada no último fim de semana no Centro Esportivo Santos Dumont, na capital pernambucana.

A equipe alcançou um desempenho expressivo, conquistando 102 medalhas no total, sendo 68 de ouro, 21 de prata e 13 de bronze.

Com mais de 70 paratletas, a APA levou a maior delegação à competição e dominou boa parte das provas de pista e campo. Segundo o coordenador da delegação, o técnico Givanildo Marcos, o desempenho da equipe refletiu o trabalho consistente de preparação dos atletas.

LEIA MAIS

APA Petrolina conquista 25 medalhas no Campeonato Pernambucano de Atletismo

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) mostrou mais uma vez a força do interior ao conquistar 25 medalhas na disputa do Campeonato Pernambucano de Atletismo, realizado no último final de semana, no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife.

A equipe sertaneja voltou para casa com 9 medalhas de ouro, 7 de prata e 9 de bronze, somando 333 pontos na classificação.

Com esses resultados, a APA garantiu o 3º lugar geral por equipes. No desempenho por categoria, a equipe masculina foi vice-campeã, enquanto a feminina conquistou o 3º lugar.

LEIA MAIS

APA Petrolina anuncia Seiva do Vale como patrocinadora do projeto Escolinhas de Atletismo Sem Fronteiras

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA Petrolina) anunciou que a empresa Seiva do Vale é a nova patrocinadora do projeto “Escolinhas de Atletismo Sem Fronteiras”.

A parceria tem como objetivo apoiar as atividades do programa que oferece aulas gratuitas de atletismo para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com e sem deficiência.

O projeto social possui cinco polos de atuação e atende cerca de 400 alunos. As atividades ocorrem nas cidades pernambucanas de Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri e Santa Maria da Boa Vista, e em Remanso, na Bahia.

LEIA MAIS

Atletas formados nas escolinhas da APA são convocados para semana de treinamentos da Seleção de Base

Brayand Vicktor de Souza e Marcos Vinicius Vieira, formados nas escolinhas de atletismo da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), foram convocados para a 2ª Semana de Treinamentos da Seleção de Base, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As atividades acontecem de 12 a 17 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

A semana de treinamentos reúne atletas em fase de desenvolvimento, com avaliações físicas e técnicas voltadas à preparação para o alto rendimento.

Brayand, de 17 anos, que compete na classe T11 (deficiência visual), avalia a convocação como uma oportunidade crucial para sua evolução no atletismo. “É uma chance de aprender, ganhar experiência e continuar evoluindo. Estou motivado para aproveitar ao máximo os treinos”, afirmou.

LEIA MAIS

APA Petrolina conquista seis medalhas no Circuito Paralímpico de Atletismo

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) garantiu seis medalhas na disputa do Circuito Paralímpico de Atletismo – Fase Internacional, realizado no último fim de semana no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

A competição reuniu mais de 200 paratletas de diferentes nacionalidades, como Brasil, Chile e Colômbia.

No Circuito, foram disputadas provas de pista e de campo, nas quais os atletas tiveram a oportunidade de buscar o índice A, um dos critérios para a qualificação ao Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado em Nova Déli, na Índia, de 27 de setembro a 5 de outubro.

LEIA MAIS

Associação Petrolinense de Atletismo conquista quatro pódios na New Balance 42K Porto Alegre

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) demonstrou mais uma vez sua força no cenário nacional das corridas de rua ao conquistar quatro pódios na disputa da New Balance 42K Porto Alegre.

A competição foi realizada neste domingo (27), na capital gaúcha, e os atletas da equipe pernambucana garantiram pódios na maratona e na meia maratona.

Na maratona masculina, o destaque da APA foi José Márcio Leão, que foi vice-campeão da prova, completando os 42 km com o tempo de 2h15min55s.

LEIA MAIS
12345